FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto que regulamenta crime de alienação parental será analisado pelo Senado Federal

Já está na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal o projeto de lei de autoria do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) que dispõe sobre a alienação parental e altera o artigo 236 da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. O termo alienação parental refere-se à interferência promovida por um dos pais na formação psicológica da criança para que, especialmente em casos de separação conjugal, repudie o outro, causando prejuízos ao estabelecimento ou à manutenção de vínculo e laços afetivos da criança com o pai ou a mãe que venha a ser alvo dos ataques promovidos pelo outro.
O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, depende agora de aprovação do Senado Federal para tornar-se lei. A proposta foi entregue à CDH na última terça-feira (13/04/10) e aguarda a distribuição para um relator que deverá levar o caso para ser discutido pelo plenário da Comissão.

O deputado Regis de Oliveira espera que a proposta entre em pauta no Senado até o final do mês para contemplar as comemorações do "Dia Internacional da Conscientização sobre a Alienação Parental" que acontece em 25 de abril. O deputado lembra que a aprovação do projeto ainda este ano é de suma importância, considerando também que 2010 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o "Ano da Igualdade Parental".

"Nosso propósito é exclusivamente minimizar os efeitos traumáticos de uma dissolução conjugal, protegendo, assim, o maior interessado: a criança", destaca o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.