FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Água é tema de Congresso do ILSI-Brasil

Ao completar 20 anos no Brasil, o International Life Sciences Institute debate a importância da água para a sustentabilidade do planeta; na abertura do evento, haverá o lançamento do livro sobre as bases científicas em defensivos agrícolas

O International Life Sciences Institute, ILSI, marcará os 20 anos de presença no Brasil com a realização do I Congresso Nacional do ILSI Brasil, entre os dias 7 e 9 de abril. O encontro, que acontecerá em Águas de São Pedro, interior paulista, terá como tema "Água: Saúde e Meio Ambiente". A proposta é discutir o assunto sob ponto de vista de seu uso múltiplo no meio ambiente e saúde. O encontro será aberto e as inscrições podem ser feitas através do site: www.ilsi.org.br/20anos. Durante o Congresso, será lançado o livro Bases Científicas para a Avaliação da Toxicidade de Agrotóxicos.

Sobre o ILSI
O principal objetivo do International Life Sciences Institute é manter um fórum permanente de atualização de conhecimentos para solução de problemas técnico-científicos que contribuam para a saúde da população e sejam de interesse comum às empresas, aos órgãos do governo, universidades e institutos de pesquisa. Criado em 1978, o Instituto é afiliado à Organização Mundial da Saúde, OMS, e órgão consultivo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO.
O ILSI está sediado em Washington, D.C., nos Estados Unidos, e possui as seções regionais: África do Sul, América do Norte, Argentina, Brasil, Europa, Índia, Japão, Coreia, México, Norte da África e Região do Golfo, Norte Andino, Sul Andino, Sudeste Asiático (englobando Austrália e Tailândia) e um ponto focal na China. O ILSI realiza também a publicação de artigos, monografias e livros de interesse técnico-científico, nas áreas de alimentos, produtos químicos de ação ambiental, toxicologia e avaliação de risco.
A fundação do ILSI Brasil, em 1990, coincidiu com o início da epidemia do cólera no continente americano. O marco inicial das atividades do ILSI Brasil foi a organização de um seminário internacional que contou com a participação de mais de 500 pessoas e posterior publicação de livro visando contribuir com a prevenção e contenção da disseminação desta doença. O ILSI Brasil conta com 41 empresas associadas e tem suas atividades desenvolvidas por comitês científicos e forças-tarefas. Veja, abaixo, a programação completa do evento.

Mais informações:
Edna Vairoletti: (11) 8164-9863
vairoletti@ndata.com.br


I Congresso do International Life Sciences Institute, ILSI Brasil
Água: Saúde e Meio Ambiente
PROGRAMA
7 de abril
14h00 - 16h00 Assembléia Geral
16h00 - Abertura oficial
Presidente do ILSI Brasil - Dr. Aldo Baccarin
Presidente do Congresso - Dra. Ione Pellegatti Lemonica
´Uso múltiplo das águas´
- Políticas Públicas - Dra. Rosa Maria Mancini
(Diretora de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo)
- ILSI: Perspectivas e Parcerias Mundiais - Dr. Michael Knowles (Presidente do ILSI)
18h00 - Coral Unicamp Zíper na Boca
Regência e Direção Artística: Vívian Nogueira
Estagiários: Samuel Vieira Pontes (pianista) e Jorge Trabanco (técnica vocal)
18h30 - Coquetel de abertura ´Água que passarinho não bebe´
Palestrante: Dr. Jorge Horii
- Degustação de aguardente da região
- Lançamento do livro Bases Científicas para a Avaliação da Toxicidade de Agrotóxicos
8 de abril
9h00 - 12h00 Simpósio ´Biotecnologia e Meio Ambiente´
Coordenador: Dra. Deise M. F. Capalbo (EMBRAPA)
- Plantas resistentes à seca e uso racional da água na agricultura - Dr. Alexandre Nepomuceno (EMBRAPA)
- Biorremediação da água - Dr. Ronaldo Biondo (USP)
12h00 - 14h00 Intervalo para almoço
14h00 - 17h00 Simpósio ´Simpósio Qualidade da Água para Consumo Humano´
Coordenador: Dr. Flávio Zambrone (PLANITOX)
- Qualidade Microbiológica da Água - Dr. Romeu Cantusio Neto
(Laboratório de Microbiologia da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento, SANASA)
- Contaminantes emergentes da água - Dr. Wilson F. Jardim (UNICAMP)
- Critérios para a qualidade da água - Dra. Gisela de Aragão Umbuzeiro (UNICAMP)
17h30 - 18h30 Caminhada
9 de abril
9h00 - 12h00 Debate Interativo - ´Nutrição e Estilos de Vida Saudáveis´
Coordenadores: Dr. Franco Lajolo (USP) e Dr. Mauro Fisberg (UNIFESP)
Debatedores:
Dra. Paula A. S. Gaiolla (UNESP - Botucatu)
Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira (USP Ribeirão Preto)
- Água adicionada de nutrientes
- Água como veículo para ingredientes funcionais
- Águas de diferentes composições
- Como viabilizar uma ingestão adequada de água?
- Água: mitos e fatos

LIVRO
Rigor científico
Publicação apresenta bases científicas para a avaliação de toxicidade de produtos
No dia 07 de abril, durante a abertura do I Congresso do International Life Sciences Institute, ILSI Brasil, em Águas de São Pedro, interior paulista, será lançado o livro Bases Científicas para a Avaliação da Toxicidade de Agrotóxicos. Os estudos são assinados por quatro autores, que participam da abertura do evento e do lançamento da obra: Cristiana Leslie Corrêa, Ione Pellegatti Lemonica, Flavio Ailton Duque Zambrone e João Lauro Viana de Camargo.
A publicação reúne subsídios técnico-científicos para auxiliar na avaliação de toxicidade de substâncias químicas. O tema é explorado com o objetivo de avaliar os estudos toxicológicos empregados na investigação da toxicidade dos agrotóxicos, abordando a maneira como são conduzidos, sua aplicabilidade e interpretação, assim como as limitações envolvidas quando da avaliação dos potenciais perigos à saúde humana.
A proposta é ser um guia inicial de Avaliação de Toxicidade que contribua na orientação e fornecimento de subsídios técnico-científicos para os avaliadores de toxicidade. Entre os temas apresentados estão Toxicidade Aguda, Sobreaguda e Subcrônica, Identificação de Potencial Cancerígeno, Neurotoxicidade e Toxicologia da Reprodução.
O Brasil se transformou num grande player na produção de frutas, proteínas de origem animal e vegetal, de grãos e de fibras. "Com isso, a questão dos agrotóxicos ganhou um espaço diferente na agenda do país. Muitos de nós, porém, não percebemos essas transformações", avalia Gonçalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP.
Vecina Neto foi convidado a prefaciar o livro como reconhecimento ao seu trabalho na área de toxicologia e criador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. "Na saúde deve predominar, obviamente, a preocupação sanitária sobre a econômica. Porém, a forma como se constroi essa relação deve ter muita razoabilidade, além de respeitar o conhecimento, instrumento básico para construir as decisões na área de avaliação toxicológica", afirma ele. Veja, abaixo, a programação completa do I Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.