FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 21 de abril de 2010

MOSTRA DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS TRAZ SOLUÇÕES PARA OS RESÍDUOS DE COURO

Evento paralelo ao da Conferência Internacional do Instituto Ethos, a Mostra acontece de 12 a 14 de maio, em São Paulo, no Hotel Transamérica. Entrada gratuita

A economia de baixo carbono que promove inclusão social, equilíbrio ambiental e resultado econômico com responsabilidade precisa de novas tecnologias para emergir. Estas tecnologias já estão sendo usadas em escala por muitos países.
No Brasil, estas ainda não são tão populares quanto deveriam. No entanto, muitos inventores estão criando soluções diferentes para enfrentar problemas novos. E algumas destas soluções já estão sendo aplicadas pelas empresas. Uma delas aproveita resíduos de couro para criar um negócio lucrativo e sustentável:

Couro vira tijolo – A CouroEcol é uma empresa localizada em Franca, interior paulista, considerado um dos maiores pólos da indústria calçadista do país. Verificando as montanhas de resíduos de couro encaminhadas a aterros sanitários, o custo deste envio para as empresas e o passivo ambiental para a sociedade, surgiu a ideia de criar um negócio lucrativo utilizando, justamente, este material descartado.
Hoje, a CouroEcol desenvolve uma linha completa de produtos derivados dos resíduos de couro, que vão de brindes comerciais, objetos de decoração até uma linha completa de materiais para a construção civil. Estes produtos que estarão expostos na Mostra de Tecnologias Sustentáveis. São blocos, lajotas e revestimentos fabricados a partir das aparas e resíduos de couro gerados pela produção de calçados. Estes resíduos são moídos e, depois, recebem a adição de um aglutinante à base de água (não poluente). Esta massa é transferida para moldes, prensada e encaminhada para secagem natural (ao ar livre), ao contrário dos tijolos tradicionais, cuja secagem é feita em fornos, a alta temperatura, com emissão de gás carbônico.

Os produtos apresentam vantagens sobre os tradicionais: o processo de fabricação não gera resíduos, os blocos têm maior capacidade de isolamento térmico, mais resistência e custo menor, barateando a obra. Para as empresas do setor calçadista, o bloco ecológico resolve o problema dos resíduos e aparas de couro. Em vez de pagar para levar e manter os resíduos em aterros especiais, impermeabilizados, as empresas encaminham este material à CouroEcol.

Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2010 do Ethos

Data: dias 12 e 14 de maio
Horário: das 9h às 20h
Local: Hotel Transamérica
Endereço: Avenida das Nações Unidas 18.591 – São Paulo

Inscrições gratuitas no site: www.ethos.org.br/mostra2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.