FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Jogos do SESI viram oportunidade de negócios

O gerente de Recursos Humanos da Marcopolo, Osmar Piola, acompanha os Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI), em Bento Gonçalves, de olho no desempenho dos atletas e atento às possibilidades de negócios para a companhia. “É uma oportunidade de nosso pessoal se integrar com representantes do setor. Já conhecemos pessoas e trocamos experiências. Com essas conversas, já chegamos a visitar outras empresas”.

Com sede em Caxias do Sul, a Marcopolo é uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo. Ao longo de 61 anos, ampliou sua participação no mercado ao deixar de ser apenas uma fábrica e tornar-se um poderoso grupo com cinco empresas e sete instalações espalhadas em três continentes. No ano passado, produziu 19.384 ônibus e registrou uma receita líquida de R$ 2,3 bilhões.

Só no Brasil, a companhia tem dez mil funcionários. Para eles, a diretoria de recursos humanos oferece um programa de qualidade de vida por meio da Fundação Marcopolo.

Uma das ações mais importantes, em parceria com o SESI, é o projeto Vida, que disponibiliza para colaboradores e familiares tratamentos de combate ao alcoolismo e consumo de drogas. “Oferecemos até internação, temos grupos de auto-ajuda, que se reúnem semanalmente; há toda uma orientação com psicólogos e médicos. Muitas pessoas retomaram sua vida normal”, explica Piola. Representam a Marcopolo nos Jogos Nacionais do SESI 33 atletas, das modalidades vôlei masculino e feminino e futebol master, para jogadores acima de 35 anos.

Relacionamento

Essa e outras experiências administrativas e de negociações, a Marcopolo costuma dividir com empresas durante eventos esportivos promovidos pelo SESI. Nos jogos estaduais, representantes da companhia e do grupo Voges, fabricante de motores elétricos e de fundição também sediado em Caxias do Sul, aproveitaram para debater políticas de gestão de recursos humanos.

“Como nossos atletas foram juntos para o torneio do SESI, trocamos muitas informações. É um espaço para fomentar novas ideias de gestão e amadurecer oportunidades de negócios”, conta a diretora de relações do trabalho do grupo Voges, Eduviges Rossa.

O grupo foi constituído somente há dois anos, mas sua trajetória começou em 1992 com a fundação da Metalcorte Aços Planos. Atento à necessidade de oferecer aos seus trabalhadores benefícios e projetos de qualidade de vida, ele criou um departamento de esporte há seis anos.

“No mesmo período, começamos a participar dos jogos do SESI. Pensamos sempre na valorização das pessoas.”, diz Eduviges. Hoje, 130 trabalhadores-atletas de 17 modalidades levam as cores da companhia em eventos esportivos de classe. Nos Jogos Nacionais do SESI representarão o grupo as atletas Simone Ribeiro, que vai disputar a prova de 100 metros, e Dione das Chagas Varreira, nos 400 metros rasos.

Acompanhe a cobertura dos Jogos Nacionais no site: www.sesi.org.br/jogosdosesi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.