FIQUE POR DENTRO

domingo, 11 de abril de 2010

Previna o câncer com alimentos naturais - Mundo Verde

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Mundo Verde indica alimentos com propriedades protetoras contra o câncer

O câncer é uma doença multicausal crônica. Deve-se ao crescimento excessivo e desordenado das células que, devido a este crescimento, adquirem progressivamente características que lhe permitem invadir os tecidos do organismo.
Principal causa de mortalidade no mundo, seus principais fatores de risco estão relacionados ao estilo de vida: tabagismo, uso de entorpecentes e de bebidas alcoólicas em excesso, sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares. Fatores ambientais e a exposição a tipos específicos de vírus, bactérias e parasitas, além do contato frequente com algumas substâncias carcinogênicas, como produtos de carvão e amianto, também são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.

Invista em alimentos fontes de antioxidantes
Muitos alimentos contêm compostos benéficos com propriedades protetoras contra o câncer. Os vegetais, por exemplo, contêm, além de vitaminas e minerais, diversos compostos fitoquímicos que possuem propriedades contra a má formação das células. Uma alimentação baseada no consumo regular de alimentos ricos nestes compostos representa a melhor arma para a prevenção do câncer.
Vegetais como brócolis, couve-flor ou repolho contêm sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. Seu consumo é associado a um risco menor de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.
A soja e seus derivados, fontes de isoflavona (substância que apresenta semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos), protegem contra vários tipos da doença, destacando-se o de mama e o de próstata. A linhaça também tem suas propriedades protetoras, pois é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, próstata e colo do útero.
Frutas e temperos
Frutas como tomate, goiaba e melancia contêm licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha destes alimentos. O licopeno age na prevenção do câncer de próstata. Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas) são fontes de vitamina C e limonóides, substâncias antioxidantes que também apresentam efeito preventivo contra o câncer.
A uva, do tipo vermelha, assim como seu suco e o vinho tinto, contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer. Bebidas como o chá verde e o chá branco são ricos em compostos polifenóicos de efeito anticancerígeno. As catequinas dos chás verde e branco atuam inibindo a iniciação e o desenvolvimento de tumores como os de pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon.

O tempero mais usado nas refeições, o alho, é fonte de alicina, que inibe a formação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo. O azeite de oliva extravirgem traz antioxidantes fenólicos, que reduzem o risco de câncer de mama e de pulmão. Outro tempero, a cúrcuma – popularmente conhecida como açafrão –, é fonte de curcumina, que é um potente antioxidante que atua na prevenção do câncer, pois induz a morte das células malignas.
Os organismos vivos
Os probióticos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, trazem benefício à saúde da pessoa, e podem ser componentes de alimentos industrializados, como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas. Eles reduzem o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Uma alimentação variada, rica em hortaliças, frutas e cereais integrais, associada ao controle das calorias e a prática de atividades físicas com o objetivo de evitar o excesso de peso, constituem um meio simples e eficaz para a prevenção do câncer.
Nas lojas Mundo Verde, você encontra diversos alimentos protetores contra o câncer, como soja e derivados, cápsulas de licopeno (tomate), linhaça, chás verde e branco, suco de uva, cápsulas de óleo de alho, probióticos e azeite de oliva extravirgem.

Fonte: Bruna Murta - Nutricionista da rede Mundo Verde


Sobre a Mundo Verde

O segredo de sucesso da Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Em 22 anos de existência, a Mundo Verde se consolidou como pioneira e líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Hoje, a rede Mundo Verde recebe diariamente mais de 120 mil pessoas em suas 150 lojas espalhadas pelo Brasil, incluindo uma franquia em Portugal. Aos adeptos da filosofia “verde” a rede oferece cerca de 30 mil itens: o mix de produtos inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten e sem lactose, dieta Kosher), complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta.

Alô Nutricionista

A rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o Alô Nutricionista, disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528. O serviço também pode ser acessado pelo e-mail alonutricionista@mundoverde.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.