FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Prefeitura inicia o plantio de árvores em ruas da região central da Cidade

Nos próximos dias terá início no Centro da Cidade o plantio de centenas de árvores. A região da Sé será a primeira a receber as novas árvores, ganhando cerca de 400 ipês-roxos e amarelos, espalhados por 24 ruas. O plantio é parte da compensação ambiental da Marginal Tietê e incluirá também a região da Bela Vista e da Barra Funda.
Para determinar os locais de plantio, a Secretaria do Verde e a Subprefeitura Sé consideraram os pedidos da sociedade civil organizada nesses locais e promoveram um levantamento das ruas das proximidades do local de onde partiram as solicitações.
No caso do Centro, a demanda inicial foi do Espaço Matilha Cultural, localizado na rua Rego Freitas, e a partir disso foram mapeados outras 23 ruas para o plantio. Já no caso da Bela Vista, a solicitação inicial de plantio partiu da Rede Social Bela Vista. Lá serão plantadas cerca de 88 árvores em vias locais que estão sendo vistoriadas pelos técnicos. Na Barra Funda, o ponto de partida foi o Albergue Boracéia, e ainda estão sendo realizados os levantamentos para promover o plantio e determinar a quantidade de árvores.
Em 2009, a cidade de São Paulo recebeu 202.949 novas árvores no âmbito do Programa Municipal de Arborização Urbana. Estas árvores foram plantadas por equipes das secretarias do Verde e de Coordenação das Subprefeituras, por meio de parcerias ou originadas de compensações ambientais. Desde 2005, quando foi iniciado o programa, já são cerca de 800 mil árvores novas na Cidade.
A compensação ambiental pela obra da Marginal do Tietê inclui o plantio de 83 mil árvores nas subprefeituras que compõem o entorno da Marginal, contribuindo para reduzir as ilhas de calor e melhorar os índices de umidade relativa do ar com repercussões positivas para a saúde dos habitantes dos bairros. Outras 4.900 árvores serão plantadas na própria Marginal, que dobrará assim sua própria cobertura arbórea.
Mais 63 mil mudas deverão ser plantadas na região da Área de Proteção Ambiental do Tietê, no território da cidade de São Paulo. O início do plantio se dará na estrada parque e ciclovia do Parque Linear do Alto Tietê, que vai desde a Penha até suas nascentes em Salesópolis. Este será o maior parque linear urbano do mundo, que permitirá preservar e ampliar as áreas de várzeas protegidas para combater as enchentes na região metropolitana (grande ação de adaptação às mudanças climáticas) e reurbanizar toda uma região bastante empobrecida e carente de serviços, proporcionando opções culturais, ambientais, de lazer e econômicas, que possibilitarão maior integração dessa população.

Confira os locais de plantio na região da Sé
1. Rua Amaral Gurgel, do nº 145 ao 287
2. Largo do Arouche - canteiro central
3. Rua Bento Freitas
4. Rua Rego Freitas
5. Rua Santa Isabel
6. Rua General Jardim
7. Rua Cesário Mota Jr.
8. Rua Teodoro Baima
9. Rua Epitácio Pessoa
10. Rua do Triunfo
11. Rua Aurora
12. Rua dos Andradas
13. Rua Vitória
14. Rua General Couto de Magalhães
15. Rua Mauá
16. Estação da Luz
17. Rua Casper Líbero
18. Rua Timbiras
19. Rua Gusmões
20. Rua General Osório
21. Avenida Rio Branco (da avenida Duque de Caxias ao Largo Paissandu)
22. Largo Paissandu

Um comentário:

  1. Acho interessante o esforço que a prefeitura vem fazendo na arborização, porém acho que a Zona Leste deveria ter prioridade por possuir algumas regiões extremamente áridas. Em lugares como Sapopemba, Pq S.Lucas, Itaim, Guaianases, Aricanduva pode-se andar vários quarteirões sem achar uma única árvore... Enquanto em Alto de Pinheiros por exemplo, em algumas ruas nem se encherga o céu, literalmente, de tanta árvore!

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.