FIQUE POR DENTRO

domingo, 18 de abril de 2010

Indra participara da Reatech 2010

O evento será uma excelente vitrine para a difusão do Headmouse e do Teclado Virtual, soluções criadas no marco das Cátedras de Tecnologías Acessíveis, que a Indra desenvolve em conjunto com a Fundação Adecco e prestigiosas Universidades da Espanha


A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina, participará da próxima Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade - Reatech 2010 - evento que acontecerá entre os dias 15 e 18 de abril, em São Paulo.

Durante o encontro, a multinacional apresentará o Headmouse e o Teclado Virtual, soluções desenvolvidas no marco das Cátedras de Tecnologias Acessíveis que a empresa desenvolve junto à Fundação Adecco e prestigiosas universidades espanholas.

O Headmouse é uma solução tecnológica que permite à pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse através dos movimentos da cabeça (função "arrastar") e com gestos faciais (função "click"). Complementando esta aplicação, o Teclado Virtual facilita a escrita de textos sem a necessidade de utilizar as mãos, já que capta os movimentos faciais do usuário, replicando-os sobre um teclado virtual.


Ambas aplicações estão disponíveis de forma gratuita em: http://www.tecnologiasaccesibles.com/pt/descarregar.htm e podem ser instaladas em qualquer computador equipado com uma webcam de baixo custo.

A Reatech será uma excelente oportunidade para difundir as aplicações no país, uma vez que foram desenvolvidas para dar um maior grau de autonomia para pessoas com alguma deficiência, em termos de vida independente, acesso à educação e ao mercado de trabalho, entre outros.

Para massificar no país esse tipo de solução e serviços inovadores na área de acessibilidade, a Indra firmou recentemente um acordo de colaboração com a AACD- Associação de Assistência à Criança Deficiente, para o uso do Headmouse e do Teclado Virtual nos tratamentos de reabilitação nas unidades da instituição em todo o país. Além disso, a companhia estabeleceu um acordo com a ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vinculada ao Ministério das Comunicações, para colocar à disposição em seus sites o download gratuito das tecnologias.

Mais de 50 mil visitantes são esperados na Reatech 2010, além de representantes do governo e de entidades relacionadas à sustentabilidade e inclusão social.
A Indra estará com o estande nº 120, na rua 100 do Centro de Exposições Imigrantes.

Um mouse inovador

O Headmouse incorpora um grande número de inovações que facilitam às pessoas com deficiência motora o acesso às tecnologias da informação e comunicação. Graças ao uso de algoritmos de visão artificial desenvolvidos para a área da robótica móbil, o usuário é capaz, sem nenhum tipo de formação ou conhecimento prévio, de utilizar de maneira intuitiva e natural o mouse virtual. Uma vez instalado o software, não se requer nenhum tipo de ajuda para acessar à configuração, nem para alterar os parâmetros que o sistema oferece.

O HeadMouse pode ser utilizado por qualquer usuário, já que não tem definido nenhum idioma de aplicação e dispõe de um manual de ajuda.


Teclado intuitivo

O uso do Teclado Virtual, que complementa o HeadMouse, também não requer formação prévia e funciona através de um aplicativo que aparece na tela do computador e que permite a escrita de textos mediante a pulsação de teclas virtuais. O sistema incorpora inovações tecnológicas que facilitam ao máximo a escrita para pessoas com mobilidade reduzida que não podem utilizar teclados convencionais. O Teclado Virtual conta com funções de predição de palavras, cujos algoritmos aprendem com o modo de escrever do usuário e melhoram exponencialmente suas taxas de acerto. As provas realizadas escrevendo textos literários entre 15.000 e 20.000 palavras demonstram uma economia de até 40% nas pulsações de teclas necessárias para escrevê-las, aproximadamente 7.000 palavras a menos.

O Teclado Virtual conta com um sistema de aprendizagem automático que permite ampliar sua base de palavras e criar novos dicionários em qualquer idioma baseado no alfabeto romano. Assim, o estilo de escrita dos usuários se atualiza automaticamente e permite ao aplicativo utilizar vários dicionários em um mesmo idioma e adaptá-los para usos específicos otimizados: redação de e-mails, redação técnica, literária, entre outras.




Indra no Brasil

A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.

A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde a multinacional tem se posicionado como referência, apontando o crescimento de seus profissionais e tecnologia de ponta. No Brasil possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes.

Do mesmo modo, a Indra trabalha no Brasil com importantes companhias de setores como telecomunicações e indústria e consumo, além disso, mantém contrato de BPO com importantes companhias aeres do país.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina. É a segunda companhia européia por capitalização em bolsa de seu setor e também a segunda empresa espanhola que mais investe em P&D. Em 2009 suas vendas alcançaram os 2.513 M?. Conta com mais de 29.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.