FIQUE POR DENTRO

domingo, 18 de abril de 2010

Mexer em espinha pode gerar problema de visão

Chama-se celulite orbitária a inflamação que ocorre nas pálpebras e dentro da cavidade orbital e pode evoluir para o cérebro provocando até perda de visão. As origens são diversas.

Brasília, 15/2/2010 - Não resistir ao aperto daquele pontinho branco inflamado, que incomoda no rosto, pode ter como consequência sérios problemas de visão. É melhor deixar a espinha seguir seu processo natural, aconselha a oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Patrícia Moitinho, ao comentar que unha suja em contato com o ponto inflamado pode resultar em uma celulite orbitária. "Trata-se de uma inflamação do tecido em volta do olho, dentro da cavidade orbitária", define.
O quadro de celulite orbitária tem diferentes causas. Um trauma ocular, uma sinusite ou mesmo uma espinha mexida sem higiene adequada podem levar a bactéria para esse tecido e causar a celulite.
Causas - Até uma gripe mais agressiva é considerada entre as causas possíveis de uma celulite orbitária ou mesmo uma renite, destaca a oftalmologista. Segundo a médica do HOB, são agentes da celulite orbitária as bactérias estreptococos, estafilococos e o vírus haemophilos influenza.
A evolução de um diagnóstico de celulite orbitária é tão grave que diante da sua presença confirmada, o médico determina internação imediata com tratamento a base de antibióticos e antivirais quando a origem for viral.
Os casos que evoluem para o comprometimento neurológico e perda de visão são raros, mas acontecem se o paciente não for tratado, alerta Patrícia. A médica acredita que os casos de perda de visão ou evolução para um abscesso cerebral com indicação de intervenção cirúrgica neurológica mostram-se raros, "porque o portador de celulite orbitária não consegue conviver normalmente com seus sintomas".
Sintomas - Inchaço palpebral, vermelhidão, edemas, hiperemia, dor ocular, olho saltado, dificuldades para abrir e movimentar os olhos, trombose no seio cavernoso e amaurose (perda parcial ou total da visão) com comprometimento do nervo ocular são sinais de celulite orbitária que incomodam demais seus portadores, diz a oftalmologista.
Quando os sinais de presença da celulite orbitária se manifestam é preciso procurar atendimento médico, pois o ritmo da sua evolução vai depender do comportamento da bactéria ou do vírus que a causou e às vezes é rápido.
Tratamento - Normalmente, após exame clínico, o médico solicitará o internamento para o tratamento intravenoso com antibióticos específicos, pois o quadro pode ter evolução rápida e agressiva. Conforme a oftalmologista, esse tratamento é feito durante sete a 14 dias. Hemograma e um exame de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, também são solicitados frequentemente, uma vez que indicarão a presença e a extensão exata do quadro infeccioso provocado pela celulite orbitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.