FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CISA alerta para os perigos do consumo do álcool durante a gestação

O CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no País sobre o tema, alerta para os problemas para a saúde do feto e da própria mãe ocasionados pelo consumo de álcool durante a gravidez. Estudo* realizado com 4.088 mulheres grávidas norte-americanas indicou que cerca de 30% das entrevistadas beberam em algum momento da gravidez. O comportamento, além de prejudicar a saúde do feto, também pode levar a mãe a óbito precoce. De acordo com pesquisa realizada nos EUA, em 2008, **, houve um aumento da mortalidade geral entre mulheres que beberam no período de gestação.
Entre as consequências relacionadas ao consumo de álcool durante a gravidez, a mais grave e comum é a Síndrome Fetal Alcoólica (SFA), apontada como a maior causa evitável de retardo mental em crianças. A gravidade dos sinais e sintomas do problema sofre influência da quantidade, frequência e tempo de consumo de álcool pela mãe durante a gravidez. No entanto, evidências científicas sugerem que mesmo doses pequenas de álcool podem levar à síndrome.
A criança com SFA apresenta baixo peso ao nascer, alterações faciais, déficit neurocognitivos e comportamentais. As alterações neurológicas mais comuns são hiperatividade, impulsividade, déficit de atenção, aprendizado e memória, problemas com a visão espacial e dificuldades em compreender as consequências dos seus atos.
Portanto, para ter uma gravidez com saúde para mãe e bebê, a principal recomendação do CISA é evitar totalmente o álcool durante a gravidez.



*Fonte: Ethen MK, Ramadhani TA, Scheuerle AE, Canfield MA, Wyszynski DF, Druschel CM, Romitti PA.Alcohol consumption by women before and during pregnancy. Matern Child Health J. 2009 Mar;13(2):274-85.

**Fonte: Berg JP, Lynch ME, Coles CD. Increased mortality among women who drank alcohol during pregnancy. Alcohol. 2008 Nov;42(7):603-10.



Sobre o CISA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool - CISA, organização não governamental lançada em 2004 pelo psiquiatra e especialista em dependência química Arthur Guerra de Andrade, é hoje a maior fonte de informações no País sobre o binômio álcool e saúde. Por meio de seu website (www.cisa.org.br), o CISA dispõe de um banco de dados com mais de 1.600 títulos, desde publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, dados oficiais, até notícias publicadas em jornais e revistas destinados ao público em geral. Além de estar comprometido com o avanço do conhecimento na área de saúde e álcool, o Ce ntro também atua na prevenção do abuso e nos problemas do uso indevido da substância, por meio de parcerias e elaboração de materiais de apoio a pais e educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.