FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Costurando o Futuro

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, irá qualificar 7 mil pessoas na área de confecção dos mais variados tipos de vestuário e de manutenção de máquinas e acessórios para confecção, além de dar assistência a 1170 empresas que participam do projeto São Paulo Costurando o Futuro. A capacitação das costureiras será feita em oficinas-escolas implantadas nas subprefeituras da Zona Leste em parceria com Senai, Sebrae, EACH USP Leste - Universidade de São Paulo e Singer do Brasil. O lançamento do projeto ocorreu na USP Leste no dia 29/4. O projeto São Paulo: Costurando o Futuro terá duração de 40 meses. Serão sete cursos com duração de 100 horas divididas em quatro horas/aula diárias para turmas de 16 alunos. As primeiras oficinas começam a funcionar em Itaquera, Cidade Tiradentes e Itaim Paulista. No final, os participantes serão certificados como operador de máquina de costura.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, a criação de oficinas-escolas atenderá às necessidades das pequenas confecções. "Alguns dos nossos objetivos são melhorar os produtos e, conseqüentemente, ampliar a oferta dessa mão-de-obra; qualificar adolescentes para ingressar no setor; aumentar a produtividade; auxiliar o aprendizado para manejo das máquinas e desenvolver o senso de cidadania, com o estímulo para a elaboração de projetos autônomos. Pretendemos estimular o cooperativismo, a formação de grupos profissionais e a criação de micro e pequenas empresas", explica o secretário.
O setor têxtil é um dos mais importantes da economia da cidade de São Paulo. No caso da produção de artefatos têxteis e de confecções, a capital paulista é o maior distribuidor de produtos, com expressiva concentração de estabelecimentos comerciais atacadistas em três bairros da cidade - Brás, Bom Retiro e Sé (Rua 25 de março).
No entanto, os produtos comercializados são produzidos em outras localidades, na forma de prestação de serviços por micro e pequenas empresas. Atualmente, São Paulo tem registradas 4 mil indústrias que empregam 80 mil trabalhadores formais, além de centenas de costureiras que trabalham informalmente.
Na primeira fase do projeto serão criadas três unidades que farão à capacitação de 192 pessoas, além de 180 empresas assistidas pelo curso de empreendedorismo do Sebrae nas subprefeituras de Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Itaquera. Ainda esse ano, serão em mais quatro subprefeituras: Ermelino Matarazzo, Guaianases, São Miguel Paulista e São Mateus. Após a qualificação, as agências do São Paulo Confia oferecerão financiamento por microcrédito para aquisição de equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.