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quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vans, a chegada de uma marca ícone ao mercado brasileiro

O lançamento da VANS no país foi alavancado pela visita ao Brasil, entre os dias 14 e 17 de abril, do co-fundador e embaixador da marca, Steve Van Doren, filho do fundador, que realiza a “Van Doren & Legends Tour 2010”, acompanhado por dois dos mais importantes skatistas de todos os tempos: os legends Tony Alva e John Cardiel.

A VANS é hoje a marca líder em market share no segmento de action sports norte-americano. Ela acompanha e participa ativamente da história do skate desde seus primórdios e é admirada pelos amantes do esporte, sejam eles skatistas ou apenas simpatizantes do skate lifestyle, que engloba, além do esporte, música e arte urbanas.

Luiz Arthur Gouvêa de Oliveira declara: “Estamos confiantes no sucesso da VANS no mercado brasileiro porque a marca possui dois atributos essenciais: identidade e percepção de hegemonia de marca em seu segmento”. E continua: “Outro fator determinante para a nossa confiança é o fortalecimento da tendência de uso de calçados esportivos casuais, que se traduz em tênis com visual lifestyle; há alguns anos, era comum vemos as pessoas usando tênis de performance em situações casuais, o que é cada vez mais raro hoje em dia”. “A VANS valoriza o estilo individual de cada um, por isso não se prende às tendências, mas é incorporada pela moda, que valoriza cada vez mais seu atributo de identidade” completa o empresário.

O investimento para a entrada da marca no mercado brasileiro foi de R$ 20 milhões. Em ações que incluem a campanha publicitária institucional “This is”, que destaca a essência, originalidade e autenticidade da VANS, que lançou mundialmente os famosos – e amplamente copiados - tênis com solado waffle, em 1966; a visita de Steve Van Doren, filho do fundador da VANS, e dos skatistas legends Tony Alva e John Cardiel ao Brasil; festa com show de três bandas, no Inferno Club.

Durante a realização da etapa da “Van Doren & Legends Tour 2010” em São Paulo foi realizado também o anúncio do patrocínio ao jovem skatista brasileiro Pedro Barros, de apenas 15 anos e hoje uma das maiores promessas mundiais do esporte. Pedro venceu as duas edições já realizadas do Bowl-A-Rama em 2010: a etapa de abertura na Nova Zelândia e a etapa da Austrália. O “Bowl-A-Rama” é um dos maiores festivais de skate do mundo, que também inclui atividades de lazer e cultura. A etapa da Nova Zelândia, realizada na primeira quinzena de fevereiro, foi válida também como abertura da “World Cup Skateboarding 2010”.

A primeira coleção da VANS para o mercado brasileiro – outono/inverno 2010 - será lançada no dia 22 de abril, apenas com produtos masculinos (calçados e vestuário). A coleção verão 2011, com lançamento previsto para outubro/2010, já irá incorporar também produtos femininos e infantis. A distribuição da marca não será realizada em lojas convencionais de materiais esportivos e utilizará quatro canais: Core Shops (especializadas em skate), Action Board Shops (especializadas em surf e skate), sneaker stores (calçados esportivos casuais) e boutiques (lojas fechadas). Cada um desses canais irá comercializar uma linha específica da VANS. No total, serão 350 pontos-de-venda em todo o país.

“Esta distribuição segmentada é um dos ingredientes do sucesso da VANS e uma das estratégias mais importantes definidas para a marca pela VF Corporation, que detém hoje os direitos mundiais sobre a marca”, destaca Luiz Arthur Oliveira.

O skate no mercado brasileiro


O Brasil é o segundo maior mercado de skate do mundo e, segundo pesquisa realizada pela Datafolha em 2006, cerca de 3,2 milhões de domicílios brasileiros têm pelo menos um morador que possui um skate, o que corresponde a aproximadamente 6% do total de domicílios. O mercado brasileiro de skate faturou R$ 250 milhões segundo pesquisa realizada em 2005 e o Brasil é um dos poucos países que produzem equipamentos, vestuário e calçados para a prática de esporte.

VANS, skate e música

A ligação da VANS com o movimento do skate remonta aos primeiros anos da marca, na cidade de Anaheim, na Califórnia (EUA), quando lançou o primeiro tênis com solado vulcanizado para action sports (com o solado ‘waffle’), amplamente copiado por marcas de todo o mundo, inclusive no Brasil. Seu atributo de resistência logo agradou aos skatistas pioneiros, conhecidos mundialmente como “Z-Boys”, que destacavam nomes como os de Tony Alva, Jay Adams e Stacy Peralta. A VANS desenvolveu cores e detalhes diferenciados para os skatistas profissionais pioneiros, antecipando a valorização dos produtos customizados já na década de 60 e dividindo desde o início seus produtos nas linhas core (para profissionais do esporte e skatistas em geral) e board (para os simpatizantes).

O vínculo com os skatistas permanece ao longo dos anos, tanto por meio de patrocínio quanto com o lançamento de linhas desenvolvidas com a participação de vários deles e batizadas com seus nomes, como com Steve Caballero (umas das maiores lendas do esporte, cujo tênis comemorou 20 anos de vendas em 2009), Tony Trujillo e Geoff Rowley (que batizou a linha de tênis para skate mais vendida no mundo em todos os tempos).

Importante destacar também a ligação da VANS com a música, por meio do “VANS Warped Tour”, primeiro evento voltado à revelação de garage bands, promovido pela VANS nos Estados Unidos há 15 anos e que já revelou muitas bandas hoje reconhecidas mundialmente como Green Day, Blink e Suicidal Tendences, e a Social Distortion, que se apresentou no Brasil no mesmo período da visita de Van Doren. A edição 2010 do evento já conta com mais de 100 bandas inscritas.







http://www.vansdobrasil.com.br/

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