FIQUE POR DENTRO

domingo, 18 de abril de 2010

Apagando as marcas do verão

É época de cuidar da pele e tratar os sinais resultantes da falta de cuidados durante a estação mais quente do ano

Com a chegada de frentes frias e o clima típico do outono, o verão fica definitivamente para trás, deixando apenas as lembranças do tempo de praia e férias. Infelizmente, as marcas da estação não ficam apenas na memória. “A maioria das pessoas não cuida devidamente da pele durante o verão e o resultado é o aparecimento de manchas, queimaduras, micoses e outras seqüelas que precisam ser tratadas”, explica a dermatologista Dra. Annia Cordeiro Lourenço.

Segundo a especialista, isso acontece porque a exposição ao sol sem proteção ou com proteção inadequada aumenta a pigmentação da pele e, além de facilitar o aparecimento de novas manchas, as marcas já existentes tendem a piorar. “A cada verão, tem aumentado o número de mulheres com manchas escuras no rosto, chamadas de melasma, também consequência da exposição sem cuidados ao sol, calor e luz”, aponta.

Mesmo apresentando esses e outros sinais, muita gente resolve ignorar as manchas e esperar que diminuam com o tempo. Entretanto, esse pode ser o primeiro passo para um agravamento do problema. “Mesmo com o fim do verão, o sol está presente o ano todo e causa um dano cumulativo na pele. No caso das manchas, elas pioram cada vez que a pessoa expõe-se aos raios solares. As manchas do rosto, por exemplo, tendem a se agravar, pois ficam continuamente expostas”, ressalta a dermatologista.

Com o fim definitivo da estação mais quente, o início outono é o momento mais indicado para avaliar o impacto do verão na pele e iniciar os tratamentos necessários. Para as manchas, é possível realizar clareamento com ácidos, peelings e medicações antioxidantes. Há ainda a possibilidade de usar laser para tratar o melasmas– manchas escuras. Os tratamentos são novos e bastante eficientes. “Mas é muito importante que o especialista conheça bem o problema, bem como o tratamento. Se a pele não estiver devidamente preparada ou se o laser for muito agressivo, a mancha pode piorar”, alerta.

Após o verão, há também um aumento da incidência de acne resultante principalmente do uso de cremes e protetores solares oleosos. Nesses casos, são indicados peelings com ácidos antiinflamatórios e anti-seborreícos, limpeza de pele, além de antibióticos, se necessário”.

Dano invisível
É no verão que a pele mais sofre os danos pela exposição aos raios solares, o que resulta no envelhecimento precoce e aparecimento de rugas. Mesmo que as indesejáveis linhas não apareçam no rosto, logo no mês de março, isso não significa que a pele saiu ilesa do verão.

Dra. Annia explica que é possível realizar um diagnóstico preciso e avaliar as áreas mais danificadas pelo sol, identificando as rugas e manchas que ainda irão despontar na pele e então prevenir o seu aparecimento. “Por meio de um aparelho específico, é possível ter uma ideia clara se o paciente protege-se dos raios solares e como o faz e, assim, utilizar técnicas para retardar o aparecimento dos sinais consequentes dessa falta de cuidado”.

O equipamento, Reveal Imager, possibilita o mapeamento detalhado da pele, detectando manchas, vasos, rugas e outros sinais que ainda estão invisíveis a olho nu. É tecnologia aliada para salvar a pele danificada pelos dias de verão.

Sobre a doutora Annia Cordeiro Lourenço
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, fez estágios em hospitais de Miami e Barcelona. Atualmente, atende em seu consultório, localizado na Avenida Silva Jardim, 2.042, no Batel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.