FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Seminário Disseminação de conhecimentos básicos para inovação farmacêutica

A Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) promove nos dias 31/01 e 01/02 o seminário “Disseminação de conhecimentos básicos para inovação farmacêutica”, em São Paulo. O evento, que tem o objetivo de difundir a cultura da inovação, abordará, entre outros temas, os instrumentos de incentivo existentes, a proteção da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia, as fontes de informações tecnológicas para o processo de inovação nas empresas e o marco legal da inovação. O seminário é promovido também pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Produtos Farmacêuticos (IPD-Farma) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT-IF). Mais informações no telefone (21) 3077 0800 ou pelo site www.protec.org.br



Serviço



Seminário: “Disseminação de conhecimentos básicos para inovação farmacêutica”

Data: 31/01 e 01/02

Horário: 8h às 18h

Local: Sindusfarma - Alvorada, 1280 – Vila Olímpia – São Paulo/SP

Informações: (21) 3077 0800 ou www.protec.org.br

Shopping Anália Franco traz o clima do Egito Antigo em sua atividade de férias

Com entrada gratuita, a atividade Aventuras no Templo do Faraó propõe uma forma divertida de aprendizado para crianças




Durante as férias de janeiro, o Shopping Anália Franco oferece um programa divertido para crianças de 4 a 12 anos. A atividade infantil Aventuras no Templo do Faraó apresentará aos pequenos a cultura, os costumes e a sabedoria do povo do Egito Antigo de forma lúdica e divertida. A atividade, que é gratuita, ficará instalada na praça de eventos do Shopping de 12 a 30 de janeiro.
A brincadeira, em formato de circuito, aborda temas como as Pirâmides de Gizé, a Esfinge, os deuses e deusas e o sarcófago, entre outros. Para começar, as crianças deverão resgatar amuletos-talismã no rio Nilo. Eles garantirão a sorte durante toda a sua jornada de aventuras.
Logo no início os participantes são convidados a cruzar o Vale das Serpentes Venenosas. Depois chegarão ao Vale dos Reis, onde conhecerão as divindades e poderão ver as tumbas dos Faraós. Os corajosos desbravadores deverão então escalar uma pirâmide, atravessar uma ponte suspensa móvel e escorregar para chegar ao Sarcófago do Faraó, onde encontraram uma múmia. Tudo isso acompanhados de promotores preparados para contar histórias sobre este povo com a ajuda de um cenário repleto de detalhes.
Os pequenos, de 2 a 4 anos também poderão conhecer o espaço e fazer seus amuletos ou desenhos em papel que remete aos papiros antigos.
“Mesmo durante as férias, as crianças podem se divertir e aprender coisas novas”, diz Fabíola Soares, gerente de marketing do Shopping. “Esse tipo de atração com forte conteúdo cultural agrada muito aos pais”, completa.

Sobre o Shopping Anália Franco

O Shopping Anália Franco se tornou referência em moda, estilo e sofisticação na Zona Leste de São Paulo. Inaugurado em 1999, além do mix de lojas completo e qualificado, alguns de seus principais diferenciais são os serviços oferecidos e a preocupação com a ambientação – paisagismo, iluminação natural, lounges, corredores largos e pé direito alto – que tornam a estada no estabelecimento um momento extremamente agradável. O Shopping Anália Franco possui 329 lojas e inaugurou, em agosto de 2009, a sua primeira expansão, com o novo piso Lírio, repleto de novidades para os seus clientes. Entre as opções, estão redes como Carrefour, Companhia Atlhetica, Laboratório Fleury, Tok & Stok, Outback SteakHouse e UCI Cinemas, com 9 salas, além de marcas como Osklen, Animale, Calvin Klein, VR, Lacoste, Starbucks, Le Lis Blanc, Jorge Alex, Mandi & Co., Luigi Bertolli, Ricardo Almeida, Cecília Dale, Ecko Unltd, entre outras.
SERVIÇO
Atividade Infantil Aventuras no Tempo do Faraó no Shopping Anália Franco
Local: Shopping Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1.739 – praça de eventos
Data: de 12 a 30 de janeiro
Horário: de domingo a sexta, das 12h às 19h30, e sábado, das 10h às 19h30
Entrada Gratuita

Idade:
Circuito completo - crianças de 4 a 12 anos
Atividade de desenho e arte – de 2 a 4 anos, acompanhados dos pais
Informações: www.shoppinganaliafranco.com.br ou (11) 4003-4133

Shopping Anália Franco tem novo espaço para crianças

Ambiente é uma opção segura de lazer para os pequenos


O Shopping Anália Franco inaugura um novo espaço dedicado à diversão da garotada. O Play Space é um ambiente especialmente desenvolvido para despertar a curiosidade e proporcionar muita diversão às crianças de 1 a 12 anos, por meio de atividades como oficinas de arte, shows de mágica e de fantoche, gincanas, fantasias e espaço Nintendo Wii.
De segunda à quinta, das 17h às 19h, o Play Space oferece ainda um divertido chá da tarde, com biscoitinhos e suco servidos em mini xícaras e pratinhos. Esta e outras comodidades, como camarim com cabeleireiro, são serviços já inclusos no valor cobrado pelo período.
Localizado no piso Acácia, ele foi projetado para garantir também a segurança dos pequenos e tranquilidade dos pais. Todas as atividades são supervisionadas por monitoras treinadas e algumas adaptações arquitetônicas, como paredes, móveis e brinquedos sem quinas, tornam a hora da brincadeira mais segura.
O serviço é cobrado por hora e as brincadeiras variam de acordo com o interesse e idade das crianças.

Sobre o Play Space
Criado há 10 anos, o Play Space foi o primeiro espaço de São Paulo a oferecer lazer e entretenimento, de
forma segura e atraente, para as crianças enquanto os pais fazem compras no shopping. Com atividades monitoradas e adaptadas às características de cada idade, o espaço é uma opção de lazer para crianças na faixa etária de 1 a 12 anos.

Serviço

Play Space - Shopping Anália Franco – Piso Acácia
Endereço: Av. Regente Feijó, 1739 - Jd. Anália Franco
Tel: (11) 2076-0818
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h
Valores: R$ 15 no período de 30 minutos – todas as atividades estão incluídas no valor
Idade: crianças de 0 a 12 anos (menores de 2 anos deverão permanecer acompanhados no espaço)
Informações: (11) 4003-4133 ou www.shoppinganaliafranco.com.br

Informações para imprensa
In Press Porter Novelli

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS PERIGOS DO SALTO ALTO

Já está disponível no Brasil, técnica que alivia dores causadas pelo uso do salto alto

Ter uma boa saúde é fundamental para a realização das atividades do dia a dia. Dentre vários, um dos principais problemas que atormenta a vida dos brasileiros é a má postura, conhecida principalmente como a grande vilã que causa dores nas costas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. Mas a postura inadequada pode ser causa de várias outras lesões, como dores de cabeça freqüentes e tensão muscular, geralmente associada ao estresse, mas que pode ser um alerta para problemas posturais no trabalho.
Mas se engana quem pensa que os problemas posturais se restringem somente ao ambiente de trabalho. É preciso prestar atenção nas atividades em que ficamos muito tempo na mesma posição, como sentamos ou em tarefas repetitivas a fim de evitar a má postura. Além disso, a prática de alongamento, de duas a três vezes por semana, associado a algum tipo de exercício físico, são atitudes bem-vindas ao corpo e à saúde.

Outro inimigo da saúde postural é o uso de sapatos de salto alto, peças-chave no guarda-roupa feminino e que fazem parte da rotina das mulheres há décadas. Ao usar o salto alto, a mulher exerce maior peso e pressão nos dedos dos pés, o que pode causar o encurtamento nos músculos da panturrilha (batata da perna), tendinite, fraqueza muscular, ruptura de ligamentos, entorse (virada de pé), esporões de calcâneos e tornozelos, além do aumento da lordose lombar, dores nos joelhos, calosidade, joanetes e unhas encravadas, caso o sapato tenha bico fino.

Com o tempo, outros problemas também podem surgir como problemas no quadril, gerando deformidades, desequilíbrio e mudanças na marcha, causando quedas.

“O salto mais recomendado para as mulheres que não conseguem viver fora das alturas são os sapatos de salto meia pata, pois ele proporciona um conforto maior para os pés. O salto mais indicado é o Anabela, pois a descarga de peso nos pés tem uma distribuição mais adequada”, declaram os fisioterapeutas Vidigal Gasparini e Mauro Pedroni Júnior.

Para ajudar a solucionar tais problemas, surgiu a Podoposturologia, técnica francesa da área da fisioterapia que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que geram a prescrição de palmilhas proprioceptivas, que podem ser usadas tanto na prevenção como no alívio das dores e sintomas. A técnica corrige vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde tanto de atletas quanto de pessoas sedentárias.

As palmilhas são confeccionadas com um tipo de EVA, material usado em calçados esportivos de última geração que propicia sensação de conforto e bem estar. A avaliação podoposturológica é realizada pelo fisioterapeuta através de várias etapas.

Os fisioterapeutas Mauro Pedroni Júnior e Vidigal Gasparini são especializados em Podoposturologia e estão a disposição para cooperar em matérias sobre o assunto.

Saiba mais através dos sites http://www.fisioclinicalondrina.com.br/ e  http://www.corpoequilibrio.com.br/

UNIFESP RECRUTA VOLUNTÁRIOS

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:

PESQUISA SOBRE INSÔNIA E EXERCÍCIOS FÍSICOS

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) da Unifesp está recrutando voluntários para uma pesquisa sobre efeito do exercício físico no padrão de sono.

Serão recrutados 30 voluntários, de ambos os sexos, com idade entre 30 e 55 que sofram de insônia. Não podem participar do estudo portadores de doenças crônicas ou problemas ortopédicos que impeçam a prática de exercícios físicos. O estudo tem duração de quatro meses.

Inscrições: Os interessados podem entrar em contato com Carolina ou Alexandre pelo telefone (11) 5572-0177 ou e-mail insonia.exercicio@gmail.com.

MEMÓRIA, ESTRESSE E ENVELHECIMENTO

O Departamento de Psicobiologia, da Unifesp, recruta voluntários com mais de 60 anos, para avaliar a relação entre o declínio da memória e os hormônios do estresse.

Não podem participar idosos com menos de quatro anos de escolaridade, que tenham doenças neurológicas ou psiquiátricas, e que sejam fumantes.

Inscrições: Os interessados devem ligar de segunda à sexta-feira para (11) 3061-7544 / 9803-5624, das 10h às 17h (falar com Juliana), ou (11) 4135-3353, das 14h às 18h (falar com Deborah).

EFEITOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM HIPERTENSOS

O Departamento de Medicina Translacional da Unifesp está recrutando voluntários para pesquisa sobre os efeitos de suplementos alimentares (aminoácido L-arginina) na pressão arterial pós-exercício, em indivíduos hipertensos. Podem se candidatar às vagas homens hipertensos, com idade entre 30 e 55 anos, não fumantes, que não façam uso de nenhum tipo de suplemento alimentar, sem problemas ortopédicos e que não pratiquem exercícios físicos (sedentários).

Os voluntários devem ter disponibilidade na parte da manhã para realização dos testes. Serão realizados exames de sangue e avaliação física gratuitamente. Há 10 vagas disponíveis.

Inscrições: Os interessados podem entrar em contato com Marcos Antonio do Nascimento pelo telefone (11) 4653-5597 (às terças e sextas-feiras e aos sábados) ou pelo e-mail marcosanascimento@uol.com.br.

TRATAMENTO DE DROGAS PARA JOVENS

A Unidade de Dependência de Drogas oferece 20 vagas no ambulatório de orientação aos pais de jovens entre 12 e 15 anos que consumam álcool, cigarro ou qualquer outro tipo de droga em excesso, mesmo que não sejam dependentes. O ambulatório oferece oito sessões semanais gratuitas às quintas feiras, em horário comercial.

Inscrições: Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 5549-2500. O serviço está localizado na Rua Napoleão de Barros, 1038, próximo ao metrô Santa Cruz.

Sobre a Unifesp
Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.

Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.

Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 2,7 mil discentes em 50 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.

A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.

No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.

SANGRAMENTO SEMELHANTE À MENSTRUAÇÃO PODE INDICAR GRAVIDEZ

Com precisão de 99,4%, teste da linha Confirme detecta gravidez mesmo que haja sangramento.

Quando o assunto é o corpo da mulher não param de surgir dúvidas e questionamentos a respeito. Que o corpo feminino esta sujeito a mudanças e curiosidades todo mundo sabe, mas quando a mulher esta gestante, a probabilidade disso acontecer é maior. Uma série de sensações e sinais aparece para dizer que uma outra vida esta a caminho.

Normalmente o primeiro sinal de alerta à gravidez é a ausência da menstruação, porém existem mulheres que mesmo grávidas apresentam um sangramento semelhante ao do ciclo menstrual.

O sangramento que ocorre durante a gravidez é diferente do normal. A gestante pode confundir o aparecimento de algumas manchas de sangue com a menstruação regular, por isso é preciso ficar atenta à diferença. “Se o sangue for escuro e o aparecimento for esporádico, a gravidez é quase certa.” Explica a Dra Carolina Ynterian que é bioquímica e diretora da Linha Confirme de autotestes. Essas manchas escuras são resultado do sangue de ciclos passados. Este sangue fica agarrado ao colo do útero e é expulso para a proteção do embrião.

Há mulheres que apresentam uma menstruação "diferente", em termos de duração ou quantidade e ficam em dúvida sobre a possibilidade de gravidez: “felizmente, a partir do 15º. dia após a relação sexual já é possível identificar se a mulher está grávida”, explica Carolina. A bioquimica afirma ainda que mesmo com sangramento, se existir gravidez o resultado do teste será resultado positivo.

O Confirme Gravidez é uma opção segura e prática para o diagnóstico. O autoteste da Linha Confirme detecta a presença do hormônio GCH (Gonodotrofina Coriônica Humana) na urina. As quantidades deste hormônio aumentam durante os primeiros três meses de gravidez. O teste pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso do período menstrual
Para fazer o teste, a mulher deve remover a tampa e aponta-lo próximo ao jato de urina. É necessário manter o teste nesta posição durante 10 segundos, para que a urina penetre na membrana absorvente. Depois, o teste deve ser tampado novamente. Após 5 minutos, a tampa deve ser removida e o resultado surgirá. Duas linhas indicam resultado positivo, neste caso, a mulher deve procurar seu médico.

A praticidade de confirmar a gestação é mais que um auxílio para as mulheres. Nem sempre há a disponibilidade de recorrer ao médico de imediato. O autoteste Confirme Gravidez tem precisão de 99,4% e facilita a vida das candidatas a futuras mamães: “não é necessário usar a primeira urina do dia, o teste pode ser realizado a qualquer hora”, destaca Carolina Ynterian.

O autoteste está disponível em farmácias ou através do site: http://www.confirme.com.br/.
Sobre a Analitic:

A Analitic tem como principal missão oferecer produtos de qualidade a um custo acessível. A empresa é líder absoluta no mercado de autotestes para diagnosticar gravidez. A linha Confirme é composta pelos autotestes Confirme Fertilidade, Confirme Gravidez, Confirme Menopausa, e Tiras de Glicose. Além disso, seus produtos acompanham todas as fases da mulher.

Carolina Ynterian – diretora da Linha Confirme de autotestes, Bacharel e Mestre em Bioquímica com especialização em Biologia Molecular e profunda conhecedora das etapas de vida da mulher.

RECICLAGEM DE JÓIAS

Recicle suas jóias antigas e transforme-as em novas

Começou a nova temporada de reciclagem de jóias no atelier da designer de jóias Patricia MB Gotthilf. Jóias em ouro ou prata que estão guardadas nas gavetas podem ser renovadas, modernizadas ou mesmo até transformadas em algo único. Basta levar as peças até o estúdio, que juntamente com a designer novas e exclusivas peças podem desenvolvidas.

Até o dia 24 de janeiro o atelier estará com uma promoção que dá direito a um desconto de 15% na reciclagem das peças. O agendamento de visitas deve ser feito pelo telefone (11) 3031-1417.

Sobre a designer

Patrícia MB Gotthilf é uma artista arrojada que trabalha sua arte em várias linguagens, como a pintura, a gravura e a escultura. Suas peças são confeccionadas sob o olhar auspicioso de uma designer multifacetada. As jóias em ouro e prata são objetos que evocam o desejo e a contemplação, traduzidos pela mistura de pedras brasileiras com diferentes materiais e sempre inspirados na natureza. Em 2009 conquistou o primeiro lugar do Premio IDEA na categoria jóias. Suas peças estão expostas em vários lugares no mundo como símbolos do design brasileiro. Para mais informações visite http://www.patriciambgotthilf.com.br/ ou ligue (11) 3031-1417.

Serviço
Horário: das 10h as 20h
Local: Rua Diogo de Moreira, 132, Pinheiros
Confirmações pelo telefone (11) 3031-1417

Sudeste tem mais de sete mil casos da doença

Nesta segunda-feira (24/01), é celebrado o Dia Mundial do Hanseniano. No Brasil, há aproximadamente 45 mil casos de hanseníase diagnosticados, sendo 7.400 na região Sudeste. De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Cleo Borges, ainda existem pontos que dificultam o tratamento, especialmente no setor público, como acessibilidade, falta de capacitação dos profissionais e a falsa idéia de que a hanseníase "acabou" em algumas partes do País.

Com isso, o especialista explica que a hanseníase acaba se tornando uma doença negligenciada pelos gestores municipais, com pouco investimento e falta de atenção devida. “Este cenário contribui para uma baixa adesão ao tratamento, por parte do próprio paciente, que enfrenta ainda o preconceito da doença, referenciada como ‘coisa ruim’, ‘morte’, epidemia, exclusão, pobreza”, explica.

No enfrentamento da hanseníase, o médico de família e comunidade (MFC) atua como agente promotor de qualidade de vida ao paciente e na detecção precoce da hanseníase. “O MFC é capaz de fazer um diagnóstico precoce de qualquer alteração dermatológica e, nos casos confirmados de hanseníase, pode usar uma ferramenta de grande importância: o exame dos contactantes”. Borges ressalta a necessidade promover ações diárias e vigilância contínua por meio de um programa de trabalho anual que contemple o diagnóstico de novos casos e o término do tratamento dos já existentes.

Sobre a hanseníase

Doença transmissível através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala, espirro e também do contato direto com as lesões da pele de uma pessoa com hanseníase que não está em tratamento. A hanseníase é causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae), e afeta principalmente a pele e os nervos, o que causa limitações de mobilidade em seus portadores.

Orquestra Jovem de Guarulhos (SP) abre inscrições para bolsistas

As inscrições vão de 21 de fevereiro a 11 de março; vagas são oferecidas a jovens com idade entre 14 e 25 anos

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (Grande São Paulo) recebe entre os dias 21 de fevereiro e 11 de março inscrições para a seleção de jovens bolsistas de violino, violas, violoncelos, contrabaixos, clarinetes, oboés, fagotes, flautas, tuba, trompetes, trombones, trompas, piano e percussões; e nas áreas de arquivo e montagem..
Serão selecionados jovens com idade entre 14 a 25 anos, que não recebam qualquer outro benefício social no município. É necessário comprovar ser estudante de música do instrumento para o qual está pleiteando a vaga. Os bolsistas receberão uma ajuda de custo.
Os interessados devem comparecer ao Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos (Av. Tiradentes, 2.529, 1º andar, Vila São Jorge) até este sábado (19), com original e cópia dos seguintes documentos:
· Cédula de identidade;
· CPF;
· Comprovante de residência (em nome do participante ou responsável);
· Documento que comprove o estudo da música em escola pública ou privada, ou ainda declaração de professor particular.
As inscrições podem ser feitas de segunda a sábado, das 9 às 20 horas.. Mais informações pelo telefone 2087-7440 ou pelo site www.guarulhos.sp.gov.br.

Palestra “Cooperativismo ao Alcance de Todos”

Local: Sede da Uniodonto – Rua Correia Dias, 185 – Paraíso – São Paulo/SP
Data: 28/1/2011 - sexta-feira
Horário: das 8h às 12h30
Inscrições gratuitas e devem ser feitas pelo telefone: (11) 3146-6200 ou pelo site: www.sescoopsp.org.br


No dia 28/1, sexta-feira, às 9h, acontecerá a palestra gratuita “Cooperativismo ao Alcance de Todos”, com o objetivo de apresentar o sistema cooperativista como alternativa às pessoas que desejam montar um negócio próprio. Promovida pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem em São Paulo), será realizada na sede da Uniodonto (cooperativa de dentistas), na rua Correia Dias, 185, Paraíso, São Paulo/SP.

A palestra, proferida pela coordenadora do Núcleo de Constituição e Registro do Sescoop-SP, Andrea Pinheiro, aborda o cooperativismo, que é um sistema econômico fundamentado na reunião de pessoas e não no capital, alternativa ideal para aqueles que desejam ter seu próprio negócio, mas não dispõem de todo o capital. Otimizar recursos, reduzir despesas e aumentar a vantagem competitiva são alguns dos benefícios que o empreendedor encontra no sistema cooperativista.
Essa estrutura, em que todos os cooperados são também donos do negócio, se difere das empresas tradicionais, especialmente por ter como principal objetivo o desenvolvimento social das pessoas que interagem com a cooperativa e não o lucro. Nas cooperativas, as sobras positivas são revertidas aos cooperados, proporcionando uma distribuição de renda mais justa.
No estado de São Paulo, o cooperativismo está presente em 10 ramos de atividade – Agropecuário,Consumo, Crédito,Educacional, Especial,Habitacional, Infraestrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte, Turismo e Lazer. São ao todo, no estado de São Paulo, 969 cooperativas associadas à Ocesp.

ONDE ENVIAR AS DOAÇÕES PARA AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

DOAÇÕES PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES – COMO AJUDAR

Muita gente está se mobilizando para colaborar com as vítimas das enchentes, mas muitos estão perdidos, sem saber os pontos mais próximos para doação. Aqui tem várias dicas de informações de recebemos.

Nos kits de alimentação, a solicitação é incluir açúcar, café, óleo, molhos para massas, arroz e feijão, além de outros alimentos prontos, que não precisam de preparo para serem consumidos, como biscoitos, goiabada, enlatados, etc. Os desabrigados também precisam de lençóis, cobertores e colchões, além de banheiras para bebês, mamadeiras e leite em pó específico para crianças em idade de amamentação.

Segundo a Defesa Civil e a Cruz Vermelha, outros dos principais itens pedidos são os de higiene pessoal (sabonete, pastas, escovas), limpeza (cloro, água sanitária, álcool líquido e em gel, detergente, esponjas) além de fósforo, velas, lanternas e pilhas, sacos para lixos, sacos para cesta básica, embalagem de quentinhas, roupas íntimas e de cama, toalhas de banho, fraldas infantis e geriátricas, travesseiros, fogão, botijão de gás, pano de prato, papel higiênico, pano de chão, vassouras, rodos, leite em pó, óleo, arroz, feijão, café, açúcar, tempero, sal, carne seca, linguiça e salsicha.

POSTOS DE ARRECADAÇÃO:

WALMART – SP e RJ
As lojas do Walmart, Sam’s Club, Maxxi e Todo Dia da Grande São Paulo e no estado do Rio de Janeiro instalaram postos de coleta para doações para as vítimas das enchentes. As arrecadações estão sendo enviadas diretamente para a Defesa Civil. Para fazer a doação, basta ir a qualquer loja do Walmart no RJ e na Grande SP. Para saber qual a loja mais próxima, ligue 0800-7055050 ou acesse http://www.walmartbrasil.com.br/

HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ - SP
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, iniciou campanha para arrecadação de materiais a serem enviados às vitimas das enchentes na região Serrana do Rio de Janeiro. São cinco postos de coleta dentro da Instituição, preparados para receber água, alimentos não-perecíveis, roupas e calçados, cobertores e artigos de higiene pessoal.
As doações podem ser entregues nas recepções dos Blocos A e B do Hospital, localizado na Rua 13 de Maio, 1815, no bairro do Paraíso, Zona Sul de São Paulo. Todas as arrecadações serão encaminhadas à Cruz Vermelha para distribuição nos locais atingidos.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz – http://www.hospitalalemao.org.br/

CONTINENTAL SHOPPING - SP
Sensibilizada com a situação dos moradores da região afetada pelas chuvas, a diretoria do Continental decidiu receber as doações de todos os moradores solidários da região do shopping. “Temos acompanhado toda essa tragédia e, diante desse quadro, é impossível não se mobilizar para tentar amenizar a dor dessas pessoas. Decidimos usar nossa infraestrutura e contar com o apoio de nossos clientes e lojistas para ajudar de alguma maneira”, diz Carlos Roberto Santos, Superintendente do Continental Shopping. A partir de hoje, quem quiser fazer suas doações pode dirigir-se ao 2º Piso do Continental, em frente ao SAC. A administração pede à população que leve apenas leite em pó, alimentos não perecíveis e de consumo imediato, água mineral, produtos de limpeza e kits de higiene para adultos e crianças. As doações arrecadadas pelo Continental Shopping serão encaminhadas ao Rotary Clube de Nova Friburgo e à Cruz Vermelha de São Paulo.
Serviço
Doações para a Região Serrana do Rio de Janeiro
Continental Shopping – 2º Piso – em frente ao SAC
Av. Leão Machado, 100 – Jaguaré
Fone: 11. 3769-3769
http://www.continentalshopping.com.br/
http://www.blogcontinentalshopping..blogspot.com/

HOSPITAL DO CÂNCER
Hospital do Câncer I – Praça Cruz Vermelha, nº23 – Centro.
Hospital do Câncer II – Rua Equador, nº831 - Santo Cristo.
Hospitais do Câncer III e IV, Rua Visconde Santa Isabel, nº274 – Vila Isabel.

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO RJ
Contando com a coordenação local de juízes das cidades atingidas, a Amaerj abriu uma conta para receber doações em dinheiro: Itaú, agência 6002, conta corrente 37428-5. Em parceria com as prefeituras, os juízes Paulo Wagner, de Nova Friburgo, Josimar Miranda Andrade, de Teresópolis, e Ronaldo Pietri, de Petrópolis, estão trabalhando para ajudar no atendimento aos mais necessitados em suas cidades. A Associação também está recebendo doações em sua sede, como alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal – como escova e pasta de dentes e papel higiênico – e roupas, principalmente de crianças. A Amaerj fica no 4º andar, Bloco J, da Lâmina II do Fórum do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na Av. Erasmo Braga, 115, Centro. Telefone: (21) 3133-2315.

SHOPPING TATUAPÉ - SP

Metrô Tatuapé – SP – Piso Térreo

SHOPPING METRÔ ITAQUERA - SP
Está recebendo preferencialmente água e produtos de higiene pessoal.
As doações deverão ser entregues no balcão de informações localizado na praça de eventos na entrada principal.
Horário de funcionamento: 2ª a sábado das 10h as 22hs e domingos das 10hs às 20hs

O Hipermercado Extra dentro do Shopping Itaquera também está recolhendo doações


SHOPPING ANÁLIA FRANCO - SP

O Shopping Anália Franco está recebendo doações para os desabrigados das tragédias que afetaram a Serra Fluminense e a região metropolitana de São Paulo. Os itens arrecadados serão encaminhados para a Cruz Vermelha, que direcionará o material de acordo com as necessidades das vítimas das chuvas. Os que desejarem colaborar com a campanha devem depositar mantimentos não-perecíveis, água e artigos de higiene e limpeza em uma caixa localizada no piso Acácia, em frente à agência do Bradesco. O prazo de arrecadação não ainda foi determinado pela Cruz Vermelha.

SERVIÇO
Shopping Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1.739 



CRUZ VERMELHA - SP

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo está recebendo doações de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal e limpeza para auxiliar os atingidos pelas chuvas no Estado de São Paulo.
As doações podem ser entregues na sede da Cruz Vermelha de São Paulo, localizada na Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis (próximo ao aeroporto de Congonhas), de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
A Cruz Vermelha é uma organização internacional, tradicional no mundo inteiro pela sua atuação em casos de desastres naturais e conflitos armados.
Para mais informações acesse o site: http://www.cvbsp.org.br/

OAB – ITAQUERA – SP
Está arrecadando doações para a Cruz Vermelha
Av. Pires do Rio, 3740 – Itaquera - (11) 2052-8800 / 2052-0451

METRÔ – CPTM - EMTU
A Secretaria de Estados dos Transportes Metropolitanos informa que, a partir desta quarta-feira, dia 19, o Metrô, a CPTM e a EMTU/SP iniciam campanha para arrecadar donativos às vitimas das chuvas. Os interessados em colaborar podem doar roupas, alimentos não perecíveis [embalados em caixas, latas ou sacos e que não sejam refrigerados] e material de higiene pessoal, incluindo fraldas descartáveis, até o dia 2 de fevereiro.

As caixas coletoras estarão localizadas nas estações mais movimentadas do sistema metro-ferroviário e nos terminais metropolitanos do Corredor ABD da EMTU [São Mateus - Jabaquara], numa parceria entre a EMTU e a Concessionária Metra, operadora do Corredor ABD.

Cada posto de coleta terá duas caixas, uma para doações de peças de vestuário e outra para receber alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. Os produtos arrecadados serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Governo e de Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo [Fussesp], que os enviará às comunidades atingidas pelas chuvas nos municípios paulistas e na região serrana.

Confira os pontos de arrecadação de donativos:

STM
Prédio Administrativo - Cidade II, Rua Boa Vista, 175 - Centro

Metrô
Estação Sé: Linhas 1-Azul e 3-Vermelha
Estação Paraíso: Linhas 1-Azul e 2-Verde
Estação Tucuruvi: Linha 1-Azul
Estação Tatuapé: Linha 3-Vermelha

CPTM
Estação Barra Funda: Linha 8-Diamante
Estação Santo Amaro: Linha 9-Esmeralda
Estação Luz: Linha 10-Turquesa
Estação Brás: Linha 11-Coral

EMTU
Terminal Metropolitano São Mateus
Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo

Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo
Rua Domingo Ballotin, s/nº - Centro - São Bernardo do Campo

Terminal Metropolitano Santo André Leste
Rua Itambé, s/nº - Centro - Santo André

Terminal Metropolitano Santo André Oeste
Rua Visconde de Taunay, s/nº - Centro - Santo André

Terminal Metropolitano Piraporinha
Av. Piraporinha, altura do nº 1.956 - Piraporinha - Diadema

Terminal Metropolitano Diadema
Av. Conceição, 7.000 - Parque Mamede - Diadema

Terminal Metropolitano Sônia Maria
Rua Ataulfo Alves, s/nº - Jardim Sônia Maria - Mauá

Terminal Metropolitano Ferrazópolis
Rua Pedro Henry, 250 - Vila Olga- São Bernardo do Campo

Terminal Metropolitano Jabaquara
Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira [entre as ruas dos Comerciários e Nelson Fernandes] - Jabaquara [ao lado do Terminal Rodoviário do Jabaquara]


SINDICARGA e NTCeLOGÍSTICA
Seis empresas voluntárias se uniram à Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística, ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga) e à Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga) para ajudar as vítimas de enchente no estado. Até o momento, foram doadas dez toneladas de produtos.

O grupo está arrecadando água, alimentos não perecíveis e de fácil preparo, além de roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal (sabonete, pasta dental, fralda descartável, absorvente). Os interessados em colaborar devem entrar em contato com Soraia Souza ou Baldomero, pelos telefones (21) 3194-5555 / 8436-1030 e (21) 7840-5992, respectivamente.

As colaborações também podem ser entregues às seguintes empresas:

Transita Transportes
Av. Castelo Branco, 300 - Penha Circular
Rio de Janeiro - RJ, 21012-000
(21) 2290-0326

Utilíssimo Transportes
Rodovia Washington Luiz, 2569, Quadra C- Armazéns 05 a 09
Duque de Caxias – RJ
(21) 3266-4450

Transportes Carvalhão
Rodovia Washington Luiz, 5049, Km 4,5 – Jardim Gramacho
Duque de Caxias, RJ
(21) 2775-1700

Sibelly Transportes
Rua Cidade de Agrolongo, 145 – Penha
Rio de Janeiro - RJ, 21020-190
(21) 3976-3932

Jantex Transportes
Rua Guilherme Frota, 189 – Bonsucesso
Rio de Janeiro – RJ, 21042-750
(21) 3289-1117

Botafogo Transportes
Rua Castelo Branco, 117 – Penha
Rio de Janeiro - RJ, 21072-480
(21) 2560-0929


DOAÇÕES EM DINHEIRO:

REDECARD - MASTERCARD
A Redecard, em parceria com a MasterCard®, está recolhendo doações, por meio de cartão de crédito, em prol das vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro.
Os interessados podem doar de R$ 5,00 a R$ 100,00 com cartões de crédito MasterCard®. Para isso, basta entrar no Portal Redecard (www.redecard.com.br), clicar no banner “Você também pode ajudar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro” e fazer a doação.

GRUPO PÃO DE AÇUCAR
O Grupo Pão de Açúcar abriu espaço na internet para que os clientes possam comprar produtos a preços especiais e doa-los às vitimas da região serrana do Rio de Janeiro. Além da aquisição de produtos pelo site http://www.paodeacucar.com.br/ ou pelos telefones (11) 3055- 6767 (SP capital) e o 4004-6070 (demais localidades), o Grupo Pão de açúcar disponibiliza 330 lojas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que estão recebendo doações de alimentos e produtos de limpeza e higiene. A rede fará a entrega diretamente ao Governo do Estado (Conab) que distribuirá os itens nas regiões afetadas. Através do site as compras poderão ser realizadas por qualquer pessoa, desde que cadastradas e não existe valor ou quantidade mínima de compra. Não importa a localização do cliente, ele pode acessar o site de qualquer cidade, estado, ou país. Não haverá cobrança de frete e o http://www.paodeacucar.com.br/ enviará a todos os clientes uma carta de agradecimento com a nota fiscal. A ação é válida até 31 de janeiro.

SOS Teresópolis – Donativos
Banco do Brasil
Agência: 0741-2
C/C: 110000-9
CNPJ – 29.138.369/0001-47

SOS Teresópolis – Donativos
Caixa Econômica Federal:
Agência: 4146
C/C: 2011-1
CNPJ – 29.138.369/0001-47

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Defesa Civil – RJ
Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Viva Rio (organização não-governamental)
Banco do Brasil
Agência:1769-8
Conta-corrente: 411396-9
CNPJ: 00343941/0001-28


DOAÇÕES PARA ANIMAIS:
A WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal, disponibiliza duas formas para as pessoas interessadas em contribuir neste momento: em dinheiro ou em forma de produto, doando rações e medicamentos veterinários para os animais.
As doações em dinheiro podem ser feitas por depósito em nome de:

Defensores dos Animais
CNPJ: 04.363.242/0001-09
Banco Bradesco
Agência: 0279 Dígito: 8
Conta-poupança: 172813-0

Esta conta é coordenada pela WSPA e todos os recursos serão empregados na prestação de socorro e prevenção de doenças em prol do bem-estar dos animais.

Caso você queira doar alimentos para cães e gatos ou medicamentos, veja no site http://www.wspa.org/ os endereços para entrega na própria região atingida.

FESTAS BENEFICENTES:

CLUB Z

A festa beneficente acontece no próximo dia 24 de janeiro (2ª feira), a partir das 23h30 ao som da talentosa Luna Bassi que agita a mulherada levando o melhor dos sons dos anos 1980, 1990, MPB, Pop Rock. Já o line up do piso superior fica por conta dos DJ’s residentes Mauricio SB e Junior Dub que agitam a pista até altas horas da madrugada.
Para fazer parte desta campanha de solidariedade, basta levar roupas em bom estado, brinquedos, água mineral, alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza; estas doações, numa quantidade mínima de 2 peças ou 2 Kilos, lhe dão o direito de entrar na casa e curtir a noite.
A sua entrada no Club Z é a sua doação. No dia posterior a festa, o proprietário da casa Edison, seguirá rumo a Cruz Vermelha de São Paulo para entregar os donativos arrecadados com a ajuda de todos.

CLUB Z
Endereço| Rua Augusta, 430 – Consolação
Funcionamento|Sextas e Sábados – 23h30
Telefone| (11) 2239-8764
Cartões| Todos os cartões, exceto Amex
Possui ar condicionado| Sim
Área para fumantes| Sim
Acesso para deficientes| Sim
Estacionamento l R$20,00
Capacidade| 900 pessoas
Entrada| Doações ou R$ 35,00.
*Quem não puder participar da festa e quiser contribuir, basta levar as doações no Club Z.
Nessa quarta edição, o público pode aproveitar para fazer doações para vítimas das enchentes do Rio de Janeiro. A Secretaria vai receber alimentos não perecíveis (com exceção de sal e açúcar), além de materiais de higiene pessoal e de limpeza, pois vai montar um posto de coleta da Defesa Civil de São Paulo.

Serviço:

O IV Vale da Participação e Parceria comemora o 457º aniversário de São Paulo com grandes atrações

Data: 25 de Janeiro
Hora: das 9 às 18 horas
Endereço: Vale do Anhangabaú - Centro

Programação:
Palco Principal
09h Ponto Zero (Pop)
10h João Pedro e Banda - Fruto do Meu Suor
11h40 Chimarruts (Reggae)
14h Turma do Pagode (Pagode)
15h Samprazer (Samba)
17h Michel Telo (Sertanejo)

Tenda Cultural
10h Baile da Melhor Idade
14h Baile Black

DOAÇÃO DE SANGUE

Doação de sangue e plaquetas
Diante da resposta imediata da população, as doações de sangue e plaquetas para as vítimas da Região Serrana, poderão ser agendadas pelos telefones (21) 2506-6021, 2506-6021, 2506-6580 e 2506-6064. O ideal é que a população aguarde até a próxima semana para voltar a doar, já que o sangue estocado tem validade de 35 dias e as plaquetas, apenas cinco.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, evitar alimentos gordurosos (não é necessário estar em jejum), pesar mais de 50 Kg e ter entre 18 e 65 anos.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Itaquera terá seu mercado municipal

O prefeito Gilberto Kassab assinou um decreto que tornou o terreno particular na esquina ruas Augusto Carlos Bauman e Sábado D'Ângelo, próximo ao 32º Distrito Policial, como de utilidade pública para fins de desapropriação para construção do Mercado Municipal de Itaquera.

O decreto 52.072, de 6 de janeiro último, publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, no dia posterior, é o primeiro passo para realização de um antigo sonho da comunidade itaquerense, de enfim ter seu "Mercadão". O terreno de 15.996,23m² foi indicado pelo subprefeito Roberto Tamura e fica no coração de Itaquera, numa área privilegiada, próximo à nova sede da Subprefeitura, terminal de ônibus, redes de bancos, comércios e serviços.

COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Cérebro Melhor traz 7 dicas nada convencionais de como estimular a criatividade

Por Cérebro Melhor*

Podemos dizer que todos somos criativos, ou seja, possuímos a habilidade de pensar em ideias e desenvolver conceitos originais. Mas e quando há momentos em que nos encontramos sem a menor inspiração, começamos a andar em círculos e nos vemos em um beco sem saída? Para tentar solucionar esses esporádicos bloqueios criativos, o portal Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com.br), referência em treinamento para o cérebro por meio de jogos online, traz a seguir sete técnicas nada convencionais, baseadas em pesquisas científicas, para turbinar a criatividade.

1) Mantenha distância psicológica

Quando nos encontramos em impasses criativos, as pessoas geralmente recomendam a separação física do problema, como fazer uma pausa, dar uma volta. Mas a distância psicológica pode ser tão útil quanto. Tente se imaginar distante do problema, desconectado do local em que você se encontra. Isto deve estimular o pensamento em nível mais elevado.

2) Projete-se no tempo

Assim como a distância psicológica, a distância cronológica também pode melhorar a criatividade. Quando pensamos em soluções em médio e longo prazo, incitamos nossa mente a pensar de forma mais abstrata e, consequentemente, mais criativa. Por exemplo, tente visualizar seu problema daqui a um ou dez anos.

3) Vá além, estimule o absurdo

A mente é desesperada para fazer sentido ou conexões com as experiências vividas. Quanto mais absurdos ela experimenta, mais duro ela tem que trabalhar para encontrar sentido. Leia livros que façam sua mente ficar lutando por explicações, como Alice no País das Maravilhas ou algum livro de Kafka. O absurdo desenvolve a habilidade subconsciente para reconhecer padrões escondidos.

4) Use o mau humor, junto com o bom humor

Estados emocionais positivos aumentam a resolução de problemas e o pensamento flexível, e geralmente são considerados mais condutivos para a criatividade. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, se canalizadas, as emoções negativas também têm o poder de turbinar a criatividade.

5) Busque o caminho mais difícil

Quando pessoas tentam ser criativas, elas geralmente vão pelo caminho de menor resistência, construindo sobre ideias existentes. Isto não é um problema, desde que você não ligue para variações sobre um mesmo tema. Se você quer algo com maior grau de ineditismo, entretanto, pode ser limitador você apoiar seu raciocínio no que já existe. O caminho de “maior” resistência pode levar a soluções mais criativas.

6) Pense no amor, de bem com a vida

Quando nossos pensamentos estão voltados para o amor, como quando vivemos um romance, nós sempre estamos mais felizes. Porém, esses sentimentos vão muito além da felicidade, as pessoas com pensamentos no amor são mais criativas. O amor nos faz ter pensamentos de longo prazo, então, nossa mente diminui o zoom e raciocinamos de forma mais abstrata e analógica.

7) Viva o agora!

Para aumentar a criatividade, sempre ouvimos sobre os benefícios de sonhar acordado para incubar as ideias. Isso não é necessariamente verdade! O benefício de incubar ou aguardar pode ser apenas o tempo para esquecer todas as nossas ideias iniciais ruins, para dar lugar a ideias melhores. Além disso, incubação só funciona se o inconsciente já tem muitas informações para incubar, em outras palavras, se você já dedicou muito trabalho ao problema. Pare de sonhar acordado e comece a agir!

* O Cérebro Melhor é referência em treinamento cerebral por meio de jogos online. Para saber mais, acesse: www.cerebromelhor.com.br

**Conteúdo autorizado para publicação apenas com citação da fonte

Sobre o Cérebro Melhor:

Lançado oficialmente em maio de 2010, o Cérebro Melhor é uma empresa licenciada do Grupo SBT/Happy Neuron (Scientific Brain Training), com mais de 10 anos de experiência no mercado de desenvolvimento cognitivo por meio de jogos e uma equipe de cientistas reconhecidos no meio acadêmico. Com desafios online que estimulam as cinco principais funções cognitivas do ser humano: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial, o portal atende ao mercado corporativo que busca programas de desenvolvimento para aprimorar a capacidade cognitiva de seus colaboradores, e pessoas físicas que desejam exercitar o cérebro tanto para prevenir o declínio cognitivo natural como para melhorar a qualidade de vida dos que já sentem os efeitos deste declínio. O Cérebro Melhor é chancelado por Suzana Herculano-Houzel, consultora científica do portal e neurocientista com diversos livros publicados relacionados à neurociência e bem-estar. Para mais informações, acesse: www.cerebromelhor.com.br

* NICOLE BARROS

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Governo entrega mais duas pontes e um viaduto na Marginal Tietê

Novas ligações aumentarão a fluidez do tráfego entre a Marginal e
as regiões da zona leste e central. Foto: Gilberto Marques
Novas ligações aumentarão a fluidez do tráfego entre a Marginal e as regiões da zona leste e central

O governador Alberto Goldman e o secretário de Transportes, Mauro Arce, entregaram nesta quarta-feira, 22, a segunda parte do Complexo Cruzeiro do Sul e a complementação do Complexo Tatuapé. As obras integram o projeto de readequação viária da Marginal Tietê. "São obras que vão facilitar ainda mais o tráfego nessas marginais e o acesso delas ou para elas vindo de várias regiões da cidade de São Paulo. Vamos terminar em março com a ponte estaiada. Nós teremos praticamente o fim dessas três etapas que haviam sido previstas para o Tietê", afirmou Goldman.

No Complexo Cruzeiro do Sul foi entregue uma ponte com 380 metros de comprimento, localizada ao lado da já existente, que faz a conexão entre a Marginal Tietê sentido Ayrton Senna-Castello Branco para acesso ao centro da cidade pela pista central.

No Complexo Tatuapé foi erguido um novo corredor ligando a Avenida Salim Farah Maluf (zona leste) à Marginal Tietê. No sentido Castello Branco, a nova ponte que passa sobre o rio Tietê tem 405 metros de extensão, terminando na pista central.

Na direção da rodovia Ayrton Senna foi erguido um viaduto de 185 metros que conduz o tráfego para a pista expressa.

O que já foi entregue

As obras de readequação viária da Marginal Tietê tiveram início em junho de 2009. A primeira fase consistiu na construção de 46 km de uma nova pista central, com três faixas de rolamento, liberada ao tráfego em 27 de março de 2010.

Entre maio e junho deste ano, foram liberados ao tráfego uma ponte de 200 metros sobre o Rio Tamanduateí, no sentido Ayrton Senna; e o Viaduto Tatuapé, parte integrante do Complexo Tatuapé, que está sendo concluído agora, com os novos viaduto e ponte.

No Complexo Cruzeiro do Sul, o primeiro viaduto concluído, que liga as Avenidas Tiradentes e Santos Dumont à pista central da Marginal Tietê, teve a obra antecipada e foi entregue ao tráfego na primeira etapa, ainda em março. Com isso, os usuários passaram a acessar diretamente a pista central, ganhando tempo e agilidade em seus deslocamentos.

Também foram entregues, realocadas, as alças de acesso das pontes Vila Maria, nos dois sentidos; Tatuapé, nos dois sentidos; Bandeiras sentido Castello Branco e Casa Verde e Freguesia do Ó no sentido Ayrton Senna. Foram feitas intervenções em cinco pontes da via: Limão, Casa Verde, Freguesia do Ó, Vila Maria e Bandeiras. As pontes foram prolongadas para criar um vão de 16 metros por onde passa a nova pista.

Até o final do primeiro semestre de 2011 estará concluída a ponte estaiada, parte final do Complexo Bandeiras, que ligará a Avenida do Estado à Marginal Tietê no sentido da rodovia Castelo Branco.

Estado nutricional de idosos hospitalizados é tema de pesquisa

Equipe de nutrição do São Cristóvão Saúde avalia o papel dos profissionais da área em relação à recuperação do estado nutricional dos idosos internados e quanto isso interfere em sua alta e em novas internações

Com o objetivo de identificar se há relação entre o estado nutricional de pacientes da terceira idade com o tempo de internação, reinternação e óbitos em hospitais privados, uma equipe de nutricionistas do São Cristóvão Saúde realizou um estudo com 186 idosos que estavam hospitalizados entre os meses de maio a julho deste ano.

Segundo Fátima Corradini, supervisora de gastronomia e nutrição do São Cristóvão Saúde e uma das pesquisadoras, os grupos de pacientes foram submetidos à avaliação nutricional para identificar o quanto essa recuperação interfere em sua alta e em reinternações futuras. A literatura usada como base aponta que idosos com risco nutricional ou desnutridos evoluem com a piora do quadro clínico geral. “Estudamos dois grupos hospitalizados, sendo um eutróficos (bem nutridos) e o outro em risco nutricional e notamos que a realidade condiz com o material teórico. O resultado nos mostrou que é importante o acompanhamento nutricional na recuperação dos internados e que o nutricionista é o profissional mais preparado para acompanhar e intervir na evolução do quadro”, afirma.

Os dados da pesquisa apontam que o grupo de pacientes eutróficos tem os melhores índices de tempo de internação (9 dias em média), menos ocorrência de óbitos (5,4%) e de reinternação (7,6%). Os pacientes considerados em risco nutricional passam mais dias internados (12,6), têm mais chances de óbito (25,5%) e de reinternação (26,6%).

A nutricionista comenta ainda que a manutenção do estado nutricional é importante para a recuperação da saúde dos pacientes internados, já que pode atenuar mudanças decorrentes do envelhecimento e favorecer o sistema imunológico. “Embora não haja relação entre a desnutrição e a permanência no hospital, pacientes desnutridos tendem a ser submetidos a internações mais prolongadas e até mesmo ter algum tipo de complicação em seu quadro clínico”, explica.

Por isso, a identificação precoce e a intervenção desses fatores podem representar benefícios no desfecho clínico, com redução de custos e do tempo de internação, redução das taxas de morbidade e mortalidade, evolução clínica favorável e melhora na qualidade de vida. “Ressaltamos a importância do profissional de nutrição em acompanhar a evolução de seus pacientes e interferir de forma positiva na sua melhora”, esclarece Fátima.

São Cristóvão Saúde - Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelo Hospital e Maternidade, Plano de Saúde e Hotel Recanto São Cristóvão, instalado em Campos do Jordão. Tradicional no atendimento aos moradores da Zona Leste paulistana, o São Cristóvão Saúde completa 100 anos, em 2011, e vem promovendo uma grande modernização em sua estrutura de atendimento, investindo em equipamentos, tecnologia da informação e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade São Cristóvão contam com 220 leitos, além do Centro Ambulatorial que realiza, diariamente, mais de mil consultas, proporcionando qualidade assistencial ao Plano de Saúde.

domingo, 16 de janeiro de 2011

INSENSATO CORAÇÃO - PRÓXIMOS CAPÍTULOS

15/02 - Natalie faz ensaio sensual para revista

Marina deixa o hospital com Léo. Carol se declara para André. Irene joga fora as flores que Marina deu para Pedro. André avisa à Marina, sua nova chefe, que vai viajar, mas volta no dia em que ela inaugurar o escritório. Marina decide falar com Pedro, mas é novamente rejeitada. Eunice e Júlio conversam com Leila. Carol sofre por causa de André, e Alice a conforta. Léo reclama com Wanda da falta de atenção de Raul.

Nando diz para Irene que ela voltará com ele para Porto Alegre. Norma fica ansiosa à espera de notícias de Dalva e Celso. Depois de retirar o dinheiro do banco, Dalva morre, e Celso foge. Roni acompanha Natalie em sua nova sessão de fotos. Milton é entrevistado por Bia, repórter de um site da internet.

Vitória almoça com Gilda no mesmo hotel em que seu ex-genro está hospedado. Pedro afirma a Silvio que nunca vai esquecer Marina. Norma descobre que Dalva está morta. Leila aceita almoçar com Afonso. Clarice confidencia a Vitória que seu marido está tendo um relacionamento extraconjugal com uma moça mais jovem.

Carol (Camila Pitanga) teve uma discussão com André (Lázaro Ramos) e acabou confessando que estava apaixonada por ele. O conquistador sentiu o baque da revelação e ficou mexido, mas não voltou atrás na sua premissa de nunca se envolver.

Arrasada, Carol conversa com Alice (Paloma Bernardi) sobre o que aconteceu: “ Tentei esconder até de mim mesma, não adiantou... ia continuar fingindo pra quê? Tô apaixonada mesmo!”. Ela diz que se sente aliviada por ter desabafado: “Esse tempo todo eu fiquei negando, dizendo que não queria envolvimento... Eu tava era me protegendo. Mas quando a gente para de se proteger e se joga de cabeça, se sente mais forte, mais corajosa. É até meio assustador.”


Carol está indignada com AndréAlice suspeita que André também possa estar assustado com tudo isso. Carol não só garante que sim, mas que o pegador está tão apaixonado quanto ela. Mas, é “covarde” demais para entrar num relacionamento.

Carol diz que desistiu de André e que ainda sofre com isso, mas que vai partir para outra sem trauma: “Ainda vou conhecer um cara legal”, diz a morena, decidida. Alice fica orgulhosa da irmã: “Assim que se fala”. Mas Carol não parece tão firme assim: “Mas até lá... tenho medo do meu coração nem aguentar... tá doendo tanto, tanto...”




16/02 - Norma descobre que sofreu golpe de Dalva e Celso

Bia conversa com Cortez para tentar confirmar o seu relacionamento com Andressa. Clarice teme ver o marido com a amante. Clarice fala com Paula e não desconfia que ela sabe do romance extraconjugal do pai. Rubens e Clóvis acreditam que ainda vão descobrir muita coisa sobre o caso de Dalva.

Leila confessa a Cecília que está gostando de Afonso, mas não está apaixonada de verdade. Vitória incentiva Marina a contratar Júlio para seu novo escritório. Clarice observa o relacionamento de Cortez com Rafa e fica comovida com a amizade entre pai e filho.

Raul e Wanda trocam olhares ao ouvir Pedro falar animado sobre o casamento dos pais. Eunice fica eufórica ao saber do telefonema de Marina para Júlio. Wanda pede para Raul desistir de sair de casa por causa de Pedro. Norma descobre que sofreu um golpe de Dalva e Celso.

Horácio transa com a amiga de sua filha

O banqueiro Horácio Cortez, interpretado por Herson Capri, entra nesta semana na trama de Insensato Coração já aprontando. Ele é casado com com Clarice (Ana Beatriz Nogueira), pai de Paula (Tainá Müller) e Rafa (Jonatas Faro), e não tem princípios quando o assunto é negócios e mulheres.

Interessadíssimo em Natalie (Deborah Secco), ele vai matando o tempo com as amigas da filha enquanto não consegue nada com a ex-musa de reality show. O problema é que sua mulher já desconfia dos casos do marido.

Andressa (Natália Rodrigues) é umas dessas amigas de Paula, que além de filha mais velha é aliada de Cortez em suas atividades escusas. No quarto do hotel luxuoso onde Andressa está hospedada, os amantes se encontram às escondidas e começam a se despir. Mas Cortez se preocupa: “Você vai ter de se mudar daqui, meu amor. Está cheio de gente conhecida". Ela quer ficar, e promete que vai mostrar a ele que merece: “Eu preciso demais do teu carinho”, diz Andressa.

Andressa pede o carinho do pai da amiga
Cortez se rende, e os dois caem na cama aos beijos. Será que Clarice ainda vai descobrir as puladas de cerca do marido?


17/02 - Marina contrata Julio

Pedro manda Irene ir embora. Eunice se reconcilia com Zuleica e a convida para morar com ela no Rio de Janeiro. Júlio chega ao grupo Drumond para uma reunião com Marina. Cortez diz a Andressa que não pode circular com ela pela cidade. Marina contrata Júlio. Haidê reclama do filho para Dorival. Douglas conhece Matilde, uma corretora de imóveis. Haidê repreende Natalie por ter gastado seu dinheiro com ela.
Patrick conhece Andressa na piscina do hotel. Zuleica assina a documentação para abdicar de sua parte no apartamento de Luciana e Pedro. Rubens e Clóvis pedem para Norma reconhecer o corpo de Dalva no IML.
Pedro pede para Werner retirar o processo contra Raul e afirma que ele também é culpado pelo acidente com o avião. Gabino dá o telefone de Haidê para Carol e Alice. Léo comenta com Zeca que vai tentar conseguir dinheiro com Afrânio. Norma vê Léo na rua ao sair do IML.


Com o acidente de Pedro (Eriberto Leão) e a consequente morte de Luciana (Fernanda Machado), Irene (Fernanda Paes Leme) vê o caminho livre para investir no piloto. Ainda mais depois de descobrir que ele não quer rever Marina (Paola Oliveira).

Ela decide ir para o Rio de Janeiro ver como está o primo, que já se recupera em casa, e deixa Nando (Pedro Garcia Netto) muito contrariado: "Você para de atazanar o Pedro! Ele não tá nem aí pra você!” Irene reage: “Agora! Mas vai ficar!”



Pedro diz que ama Marina
Já na casa do amado, ela entra no quarto do piloto com a desculpa de oferecer ajuda. Pedro diz que não precisa e que vai se virar bem sozinho. Irene se aproxima: “Pedro, conta comigo pra qualquer coisa que você...”. Ele corta: “Eu já entendi, Irene, eu sei o que você quer. Agora é a sua vez de entender o que eu quero.Tira essas idéias da sua cabeça. Tô num momento da vida em que a última coisa em que eu penso é em me relacionar com uma mulher.”

Pedro continua dizendo que sua prioridade é fazer fisioterapia e conseguir provar sua inocência, mas Irene diz que ele precisa do carinho de uma mulher. “Esse lugar é da Marina. É a única mulher que eu amo. Ela só não tá aqui porque eu não posso ficar com ela. E ninguém pode substituir", rebate ele. Abatida, mas nunca se dando por vencida, Irene responde: "Tudo bem, Pedro, eu volto pra Porto Alegre. Mas vai chegar uma hora em que você vai precisar de mim, eu tenho certeza.”



18/2 - Norma persegue Léo mas ele consegue fugir

Norma parte em direção ao carro, mas Léo consegue fugir. Célia apresenta Matilde para Júlio e eles saem para ver um apartamento. Afonso beija Leila. Norma dá a placa do carro onde Léo estava para o delegado Rubens. Léo teme que a polícia encontre Afrânio. Júlio almoça com Oscar e Gilda. Henrique sugere que Cortez peça ajuda a Marina para criar um novo logotipo para o banco.

Wanda fala com Pedro sobre a separação. Norma conversa com Décio, um defensor público que passa a cuidar de seu caso. Raul explica a Pedro que não pode mais ficar com Wanda. Pedro sofre ao pensar em Marina. Henrique fica encantado com Marina. Pedro evolui nas sessões de fisioterapia. Walter cobra as diárias atrasadas a Milton. Andressa manda Patrick se esconder quando Cortez chega em sua suíte.

Durante a audiência, todas as testemunhas defendem Raul das acusações de Werner. Haidê vai à casa de Carol. Natalie implora para Roni conseguir um convite para a festa de Helmut Borman. Borges e Wanda tentam convencer Raul a se retratar publicamente a Werner, mas ele se recusa. O juiz informa que já tomou sua decisão sobre o processo.

19/02 - Léo tenta convencer Pedro a desistir de Marina


Raul é condenado e Werner sorri vitorioso. Júlio volta a Florianópolis e Marina pede notícias de Pedro. Gustavo comenta com Carol que acredita que Vitória esteja pensando nela para substituí-lo num alto cargo gerencial. Eunice afirma que vai fazer de tudo para que Pedro seja condenado pela morte de Luciana. Patrick convence Andressa a conseguir um convite para a festa de Helmut. Rafa confidencia a Clarice que não está feliz cursando economia na faculdade.

Afonso e Leila passam a noite juntos. Natalie consegue um convite para ir à festa de Helmut. Walter avisa a Milton que sua conta no hotel foi encerrada e que ele não pode mais continuar hospedado ali. Marina desdenha Henrique ao chegar à festa e Carol a critica. Cortez chega à festa acompanhado por Clarice e Paula. Andressa também vai à festa. Bibi se insinua para Douglas. Léo tenta convencer Pedro a desistir de Marina.

Clarice e Paula veem Andressa e ficam aflitas. Vitória, Bibi e Gilda ficam indignadas ao ver Andressa na festa. Milton tenta convencer Walter a deixá-lo entrar em sua suíte. Paula leva Andressa para fora da festa e Cortez exige que ela vá embora. Patrick tenta confortar Andressa e Bibi flagra os dois aos beijos.

21/02 - Henrique flerta com Marina

Patrick tenta se explicar para Bibi depois de beijar Andressa. Henrique flerta com Marina. Natalie se insinua para Nelson. Raul aconselha Pedro a pensar em sua relação com Marina. Cortez fica impressionado com o jeito que Natalie fala com ele. Bibi termina com Patrick. Vitória aconselha Walter a deixar Milton ir embora do hotel. Cortez pede a Paula para ir ao quarto de Andressa.

Paula confisca os presentes que Cortez deu para Andressa. Andressa vende um anel para Patrick e volta para Macaé. Cortez teme que a imprensa saiba que ele está sendo investigado pela Polícia Federal. Douglas ajuda Patrick a alugar um quarto com Fabíola. Bibi paga a conta de Milton no hotel e o convida para morar com ela.

Norma tem seu pedido de liberdade provisória negado. Léo pede que Raul o demita e exige que ele lhe pague todos os seus direitos como funcionário. Léo sugere que Raul peça dinheiro para Umberto e Wanda concorda. Léo questiona os pais sobre o motivo da separação.

22/02 - Raul decide sair de casa

Raul e Wanda se recusam a contar para Léo o motivo da separação e Raul decide sair de casa. Patrick diz a Bibi que vai cobrar na justiça seus direitos como marido. Marina afirma a Carol que lutará por Pedro. Raul tem o mesmo pesadelo com um de seus filhos lhe pedindo ajuda. Eunice fica frustrada por não poder ir ao julgamento de Pedro. Marcelo avisa à Daisy que Kléber escreveu uma reportagem sobre a investigação contra Cortez.

Cortez orienta Henrique a tentar subornar Kléber. Pedro empresta novamente o seu carro para Léo. Décio pede para Norma lembrar algum detalhe que possa ajudar a localizar Armando/Léo. Léo arma o roubo do carro de Pedro. Ao prestar queixa na delegacia Léo vê Norma.

Daisy comenta com Kléber e Olívia sobre a confusão que a reportagem causou em seu escritório. Clarice tenta ajudar Rafa a decidir o que ele quer fazer se abandonar a faculdade. Raul desconfia de que Léo foi o responsável pelo roubo do carro de Pedro e questiona o filho.

sábado, 15 de janeiro de 2011

ANTIGO EGITO NO SHOPPING ANÁLIA FRANCO

Shopping Anália Franco traz o clima do Egito Antigo em sua atividade de férias



Com entrada gratuita, a atividade Aventuras no Templo do Faraó propõe uma forma divertida de aprendizado para crianças

Durante as férias de janeiro, o Shopping Anália Franco oferece um programa divertido para crianças de 4 a 12 anos. A atividade infantil Aventuras no Templo do Faraó apresentará aos pequenos a cultura, os costumes e a sabedoria do povo do Egito Antigo de forma lúdica e divertida. A atividade, que é gratuita, ficará instalada na praça de eventos do Shopping de 12 a 30 de janeiro.
A brincadeira, em formato de circuito, aborda temas como as Pirâmides de Gizé, a Esfinge, os deuses e deusas e o sarcófago, entre outros. Para começar, as crianças deverão resgatar amuletos-talismã no rio Nilo. Eles garantirão a sorte durante toda a sua jornada de aventuras.
Logo no início os participantes são convidados a cruzar o Vale das Serpentes Venenosas. Depois chegarão ao Vale dos Reis, onde conhecerão as divindades e poderão ver as tumbas dos Faraós. Os corajosos desbravadores deverão então escalar uma pirâmide, atravessar uma ponte suspensa móvel e escorregar para chegar ao Sarcófago do Faraó, onde encontraram uma múmia. Tudo isso acompanhados de promotores preparados para contar histórias sobre este povo com a ajuda de um cenário repleto de detalhes.
Os pequenos, de 2 a 4 anos também poderão conhecer o espaço e fazer seus amuletos ou desenhos em papel que remete aos papiros antigos.
“Mesmo durante as férias, as crianças podem se divertir e aprender coisas novas”, diz Fabíola Soares, gerente de marketing do Shopping. “Esse tipo de atração com forte conteúdo cultural agrada muito aos pais”, completa.

Sobre o Shopping Anália Franco

O Shopping Anália Franco se tornou referência em moda, estilo e sofisticação na Zona Leste de São Paulo. Inaugurado em 1999, além do mix de lojas completo e qualificado, alguns de seus principais diferenciais são os serviços oferecidos e a preocupação com a ambientação – paisagismo, iluminação natural, lounges, corredores largos e pé direito alto – que tornam a estada no estabelecimento um momento extremamente agradável. O Shopping Anália Franco possui 329 lojas e inaugurou, em agosto de 2009, a sua primeira expansão, com o novo piso Lírio, repleto de novidades para os seus clientes. Entre as opções, estão redes como Carrefour, Companhia Atlhetica, Laboratório Fleury, Tok & Stok, Outback SteakHouse e UCI Cinemas, com 9 salas, além de marcas como Osklen, Animale, Calvin Klein, VR, Lacoste, Starbucks, Le Lis Blanc, Jorge Alex, Mandi & Co., Luigi Bertolli, Ricardo Almeida, Cecília Dale, Ecko Unltd, entre outras.

SERVIÇO
Atividade Infantil Aventuras no Tempo do Faraó no Shopping Anália Franco
Local: Shopping Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1.739 – praça de eventos
Data: de 12 a 30 de janeiro
Horário: de domingo a sexta, das 12h às 19h30, e sábado, das 10h às 19h30
Entrada Gratuita
Idade:
Circuito completo - crianças de 4 a 12 anos
Atividade de desenho e arte – de 2 a 4 anos, acompanhados dos pais
Informações: www.shoppinganaliafranco.com.br ou (11) 4003-4133

USP demitirá ilegalmente funcionários contratados via CLT, afirma especialista

A reitoria da USP (Universidade de São Paulo) anunciou que demitirá cerca de 250 funcionários contratados pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que pediram aposentadoria, mas permanecem na ativa, conforme noticiado no jornal Folha de São Paulo, em 04 de janeiro.
Para a advogada Crislaine Vanilza Simões Motta, especialista em Direito do Trabalho e sócia da Innocenti Advogados Associados, a medida adotada pela USP é ilegal, pois mesmo sendo contratados sem concurso público os profissionais passam a ter estabilidade após determinado tempo de prestação de serviço e a demissão só poderia ocorrer após processo administrativo.

“No caso dos empregados da USP, existe a necessidade de fazer um processo administrativo para sua dispensa, pois a universidade é uma empresa pública não exploradora de atividades econômicas. Portanto, no ato de demissão dos empregados da USP devem estar expressas as causas e os elementos que motivaram o administrador público a assim proceder, bem como o dispositivo legal em que se funda, seja através de um inquérito judicial ou processo administrativo”, afirma Crislaine.
A USP possui atualmente cerca de 15 mil servidores técnico-administrativos parte concursada e parte contratada via CLT. Estão na lista de corte, profissionais como contadores, encarregados de gestão de recursos humanos, entre outros.

SENAI-SP ABRE 32 VAGAS GRATUITAS PARA CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

A proposta deste novo curso é formar profissionais que atenderão setores da Tecnologia da Informação como os de programação, desenvolvimento de software e suporte técnico.
Inscrições vão até dia 19 de janeiro para turma matutina e a o processo seletivo será realizado no próximo dia 30.


São Paulo, 14/01/2011 – Até 19 de janeiro, a Escola SENAI de Informática - Santa Cecília está com inscrições abertas para novo curso técnico em Informática, totalmente gratuito. Serão oferecidas 32 vagas para o período da manhã. A prova de seleção será aplicada no dia 30 de janeiro na escola (Al. Barão de Limeira, 539), a partir das 8h.
Inédito, o curso tem o objetivo de habilitar profissionais para desenvolver programas de computador, aplicando metodologias e processos e utilizando sistemas operacionais, banco de dados e ambientes integrados de desenvolvimento de sistemas. Este profissional atuará nos setores de programação, desenvolvimento de software, testador de software, técnico de manutenção de sistemas, suporte técnico e consultoria para empresas de Tecnologia da Informação.
As inscrições serão realizadas apenas na escola e o candidato deve comparecer pessoalmente portando os seguintes documentos originais: RG, CPF e declaração de conclusão do Ensino Médio (ou comprovante de matrícula no 2º ano ou declaração de conclusão do 1º ano do EM). No mesmo local será retirado boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição (R$ 37) e, depois, o candidato deverá imprimir no site (www.sp.senai.br/processoseletivo) a guia de inscrição, documento essencial para a realização da prova.
Os resultados serão divulgados em 2 de fevereiro pela internet e na secretaria da escola. Os aprovados devem comprovar o ingresso na 2ª série do ensino médio no ato da matrícula, que será realizada entre os dias 2 e 5 de fevereiro. E as aulas já começam no dia 7 do mesmo mês.
Vale lembrar que não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI-SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.

Saiba mais


O objetivo dos Cursos Técnicos do SENAI-SP é proporcionar habilitação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial. O curso tem duração de 1.600 horas (equivalente a dois anos), incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório.
Os cursos da entidade estão sintonizados com as tendências mais modernas do mercado de trabalho no setor industrial, o que se reflete nos índices de absorção dos formandos. Segundo pesquisa feita com ex-alunos após um ano da conclusão, 82% estavam empregados.


Ø Inscrições:


· Abertas até 19/01/2011, na secretaria da Escola SENAI de Informática.
· Pagar taxa de R$ 37, a partir do boleto bancário retirado na escola no ato da inscrição.
· A inscrição será efetivada somente após o pagamento do boleto na rede bancária e emissão, via site www.sp.senai.br/processoseletivo, da guia de inscrição.


Ø Prova:


· Dia 30 de janeiro de 2011 (domingo), às 8h - com duração de 2h30.
· A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha (20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências da Natureza / Física, Química e Biologia), em nível de Ensino Médio.
· O candidato deve comparecer munido do guia de inscrição (impressa pela Internet no endereço www.sp.senai.br/processoseletivo), cédula de identidade original ou outro documento oficial de identidade que contenha fotografia do candidato, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.


Ø Resultados:


· O gabarito será divulgado no endereço www.sp.senai.br/informatica a partir das 14h do dia 2 de fevereiro de 2011.
· A lista dos aprovados poderá ser consultada no endereço www.sp.senai.br/informatica ou na secretaria da escola, a partir das 14h do dia 2 de fevereiro de 2011.
· Os aprovados na primeira chamada deverão comparecer na escola para matricular-se nos dias 2 e 3 de fevereiro e os candidatos suplentes, dias 4 (2º chamada) e 5 (3º chamada). No ato da matrícula deve ser apresentado documento original de identidade com foto, CPF e declaração emitida pela escola regular que comprove o ingresso na 2ª série do Ensino Médio ou Histórico Escolar de conclusão dos estudos.


INFORMAÇÕES – www.sp.senai.br

Tel. (11) 3528-2000 (Capital e Grande SP)
Tel. 0800 551000 (Outras Localidades)

Serviço:
Curso Técnico em Informática
Local: Escola SENAI de Informática – Alameda Barão de Limeira, 539 – Santa Cecília
Tel.: (11) 3273-5000
Informações gerais: (11) 3528-2000

Centro Regional para Formação no Combate ao Crack‏

Estão previstos quatro cursos, sendo um de aperfeiçoamento e três de atualização; todos oferecerão 70 vagas

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi confirmada, no final de dezembro, como o único Centro Regional de Referência para formação permanente de profissionais que atuam no combate ao crack e outras drogas do interior do Estado de São Paulo. O projeto, coordenado pelo professor José Manoel Bertolote, do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB, será financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, vinculada à Presidência da República, que destinará R$ 250 mil à faculdade.
Estão previstos quatro cursos, sendo um de aperfeiçoamento e três de atualização. Todos oferecerão 70 vagas. A área de abrangência será os 68 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6).
Dois deles terão início em fevereiro e serão voltados a profissionais da rede básica de Saúde. Além disso, também serão abertas inscrições para capacitação voltada a agentes comunitários e redutores de danos (com duas turmas de 70 alunos).

Em abril, começam outros dois cursos para funcionários que atuam em hospitais gerais. Também haverá treinamento para profissionais das redes SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social).Todas as aulas serão realizadas na própria FMB, ministradas por professores da faculdade e também convidados.
Em todo o Brasil, a qualificação através de centros de referência terá a disposição R$ 140,9 milhões. A previsão era que fossem criados de 25 à 30 centros no País, incluindo a FMB.
“Esse projeto faz parte do esforço nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas. A FMB teve o privilégio de ser uma das escolhidas. Será bom tanto para a faculdade como para toda a região”, declara professor Bertolote.

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR INICIA DOAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

As cidades atingidas receberão caminhões com mantimentos, desinfetantes e colchões

O Grupo Pão de Açúcar vai doar mantimentos às vitimas das chuvas na região Serrana do Rio de Janeiro. As cidades de Teresópolis , Nova Friburgo e Teresópolis começaram a receber as primeiras cargas nesta manhã. Foram três caminhões contendo alimentos e itens de higiene e limpeza . Outros donativos seguirão ao longo dos próximos dias, incluindo colchões e desinfetantes.

O Grupo usará sua estrutura logística para fazer chegar esse material às cidades afetadas e que serão entregues no Ginásio do Pedrão (Teresópolis), Escola CIEP (Petrópolis) e 11° Batalhão no Centro, em Friburgo.
A seleção dos produtos foi feita a partir de um levantamento junto às áreas de defesa civil de cada cidade que identificou como itens de primeira necessidade os alimentos de consumo imediato, como bolachas / biscoitos, água e leite, itens de higiene pessoal e desinfetantes de alta eficácia, além de colchões.

Além das doações realizadas diretamente pelo Grupo, a empresa mantém desde terça-feira (12) uma campanha para captação de donativos em mais de 330 lojas das redes Pão de Açúcar, CompreBem, Extra Supermercado e Hipermercado e Assaí na Grande São Paulo e no Estado do Rio de Janeiro. Os clientes podem doar água, alimentos não perecíveis, roupas e cobertores até o dia 26 de janeiro. A entrega será realizada pela área de logística da Companhia nas áreas mais afetadas nos dois Estados (S. Paulo e Rio de Janeiro).
Ao longo de sua história o Grupo Pão de Açúcar tem se mobilizado para auxiliar as vítimas de desastres como a que ocorreu em Angra dos Reis e São Luis do Paraitinga, em janeiro de 2010, em que entregou 1500 cestas básicas e mais 365 toneladas em mantimentos doados por clientes. Ainda em 2010, quando aconteceu o terremoto no Haiti, o Grupo ajudou na reconstrução daquele País com a doação de R$ 1,6 milhão. Em 2009, o Grupo arrecadou mais de 740 toneladas de donativos entre alimentos, roupas e águas para o Estado de Santa Catarina.
Social Media News Room - http://imprensa.grupopaodeacucar.com.br/category/gpa/
Twitter! @imprensagpa

Unifesp oferece 12 vagas para mestrado em Ciências Sociais

As inscrições podem ser feitas de 17 de janeiro a 9 de fevereiro e o início das atividades está marcado para o dia 21 de março de 2011


O Campus Guarulhos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está com inscrições abertas para seu curso de mestrado em Ciências Sociais e oferece12 vagas.
As linhas de pesquisa oferecidas pelo programa abordam temas como corpo, sexualidade e práticas simbólicas; arte, cultura e teoria social; e pensamento social e político, estado e ação coletiva.
O processo seletivo é composto por três etapas: prova de conhecimentos em Ciências Sociais, prova de proficiência em língua estrangeira, além de entrevista e análise do projeto de pesquisa.
O mestrado em Ciências Sociais do campus Guarulhos oferece uma sólida formação nas suas disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. O curso proporciona um ambiente intelectual no qual o diálogo interdisciplinar é estimulado, tanto por meio dos temas abordados em suas disciplinas, quanto por meio de projetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa que o compõem.
Por fim, almeja capacitar investigadores na elaboração e condução de projetos de pesquisa com a sofisticação que a atual produção acadêmica exige, tendo também como meta o fomento de um diálogo profundo entre as diferentes áreas do conhecimento, condição fundamental para a abordagem dos problemas sociais contemporâneos.
Informações completas sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital do site http://www.humanas.unifesp.br/ciencias_sociais

Sobre a Unifesp

Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 que foi federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. No Vestibular 2011, a instituição oferece 2.669 vagas em 33 cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do campus avançado de Extensão Universitária da Unifesp, o primeiro deste tipo no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. O campus avançado de extensão universitária da região de Santo Amaro, na capital paulista, também inicia suas atividades no começo de 2011.