Nossos Vídeos

sábado, 30 de janeiro de 2010

Por que limpar sua língua?

Língua limpa é essencial para um hálito fresco

Você deseja controlar o mau hálito? Não se esqueça da língua! “Todas aquelas protuberâncias e sulcos da língua são o paraíso para as bactérias e podem estar contribuindo com o seu mau hálito por causa dos gases que são liberados, a língua, bem como os dentes ,devem ser constantemente higienizados. A parte dorsal posterior (fundo) da língua da maioria das pessoas têm uma camada de milhões de microorganismos (bactérias e outros)”, afirma o cirurgião dentista Flávio Luposeli.

É importante cuidar da língua, segundo o Luposeli, "raspar a língua pode realmente reduzir o número dessas bactérias e pode ajudar muitas pessoas com mau hálito".

Durante as refeições, resíduos dos alimentos ingeridos depositam-se nessa área, resultando em uma camada branca acinzentada (formada por resíduos alimentares e restos de microorganismos). “Se estes restos forem deixados na língua eles irão produzir, devido à degeneração dos mesmos, substâncias responsáveis pelo mau hálito”, completa Flávio.

Apesar de existir várias causas para o mau odor oral, tem sido estimado que 90% dos casos de mau hálito são consequência dos restos alimentares “esquecidos” na boca.

Embora haja dificuldade para provar cientificamente, foi considerado que muitos organismos patogênicos (que provocam doenças) da língua podem contribuir significantemente na cárie dental e na doença periodontal.

Mas qual é a melhor maneira de higienizar a língua?

Os raspadores de língua são eficazes na redução da halitose, pelo menos em curto prazo. Porém, segundo o Flavio Luposeli, uma escova dental pode funcionar tão bem quanto o raspador, desde que você se lembre de escovar a parte média e posterior da língua, onde as populações microbianas podem ser especialmente altas. Se você achar que escovar ou raspar a língua provoca ânsia de vômito, ele recomenda que você segure a língua com a mão livre. “Estabilizar um pouco a língua facilita a raspagem ou a escovação da superfície”, afirma Luposeli.

Embora escovar a língua não tenha um efeito duradouro sobre o mau hálito, esse é um passo importante para manter a boca toda saudável. Flavio ressalta que o mau hálito pode ser sinal de um problema de saúde, como uma infecção do trato respiratório, sinusite crônica, diabetes, distúrbio gastrintestinal e doenças de fígado ou rins.

A limpeza da língua pode ser feita com a escova dental e da seguinte forma:

1 - coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)

2 - coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas), pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.

3 - repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxague a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto a pessoa acostuma-se com o tempo.

Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro.

Serviço:
Flávio Luposeli
Cirurgião dentista- Reabilitação oral estética.
11- 38858685
Rua Oliveira Dias, 38- Itaim – São Paulo
www.luposeli.com.br

Sobre Flávio Luposeli:
Cirurgião Dentista, especialista em Estética do Sorriso. Pós graduado em Ortodontia pela SPO e Pós graduado em Disfunções Têmporomandibulares e Dor Orofacial pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Mestrado em Disfunções Têmporomandibulares e Dor Orofacial pela UNIFESP, Escola Paulista de Medicina. Fellowship em Reabilitação Oral com Próteses sobre Implante na University of Texas. Membro Diretor do Comitê de Empreendedorismo da Fiesp.
*
*
*
PUBLICIDADE:
Preço e estoque por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0