FIQUE POR DENTRO

domingo, 31 de janeiro de 2010

Vencedores do Concurso Filma Brasil começam a rodar seus filmes

Os temas do curta e média metragem são: diabetes na adolescência e alfabetização de idosos. “Iquietude” e “A,B,Ser” serão veiculados pelo canal Futura

Após o anúncio dos vencedores do Concurso Filma Brasil, em dezembro de 2009, os autores dos roteiros “Inquietude” (curta), de Douglas Siqueira e “A,B,Ser” (média), de Mariana Luiza Macedo iniciam a produção de seus filmes.

“A, B, Ser” será um documentário de estilo poético que retrata a importância da leitura na qualidade de vida das pessoas. Os personagens são alunos da turma de alfabetização para idosos do Grupo Amor e Fraternidade, com idades entre 50 e 74 anos, que compartilham diariamente o prazer em aprender a escrever uma nova palavra.

“Sem dúvida é uma realização poder retratar a história de pessoas especiais que eu convivo. Estou na fase de produção. A partir do dia 2 de fevereiro os alunos voltam e poderei agendar as entrevistas. Quero trabalhar muito e entregar um o filme completo”, comenta a carioca Mariana, de 28 anos, que foi premiada com R$ 70 mil, valor que será revertido para a produção do filme, de acordo com o edital do concurso.

O vencedor da categoria curta metragem, Douglas Siqueira, paulistano de 25 anos, vai contar a história de um jovem diabético que nega a doença e ao mesmo tempo convive com a dor em “Iquietude”. “Tenho um amigo com a doença e convivência com ele despertou minha atenção para a importância do tema. Quero que meu filme cumpra o papel de informar e alertar para o tratamento da diabetes”. A categoria curta metragem do Filma Brasil foi premiada com R$ 40 mil.

Os filmes devem ser finalizados em maio deste ano e serão exibidos pelo Canal Futura. “Acreditamos que o resultado será de excelente qualidade, garantindo novas edições do concurso. Apoiar o Filma Brasil é uma grande alegria, pois trata-se de uma ação de produção audiovisual democrática e, com o tema Qualidade de Vida, cidadã”, avalia Débora Garcia, Gerente de Conteúdo e Novas Mídias do Canal Futura.

Crianças, jovens e adultos de 20 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que participarão do projeto de cinema itinerante Visões da Vida II também poderão assistir aos filmes. O projeto inicia suas atividades em agosto e encerra as exibições em setembro deste ano.

Para Jorge Muzy, presidente da Muzy Corp, o Filma Brasil atingiu seus objetivos. “Além de abrir espaço para o surgimento de novos talentos no cinema nacional por meio de realização de concursos inteligentes, nossa ideia sempre foi trazer a qualidade de vida por meio da sétima arte”, afirma. “Os roteiros foram surpreendentes, e deixaram os jurados muito impressionados. Agora estamos ansiosos para assistir aos filmes”, conclui Muzy.

O concurso faz parte de um circuito de ações de fomento à produção audiovisual promovido pela Muzy Corp, consultoria especializada em projetos culturais composto pelos projetos Criação Audiovisual, Filma Brasil e Visões da Vida: o primeiro capacita jovens para o mercado com oficina completa de cinema e tem como resultados 5 curta metragens sobre qualidade de vida, ainda em curso. O segundo promove um concurso de roteiros de curta e média metragens com o mesmo tema, que são produzidos após o concurso e o último é um cinema itinerante que exibe as obras produzidas durante o Criação Audiovisual e Filma Brasil em comunidades de baixa renda.
*
*
*
Publicidade:
Empregos Manager Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.