FIQUE POR DENTRO

domingo, 17 de janeiro de 2010

Cinesul abre inscrições para sua 17ª edição

FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA E VÍDEO RECEBE TRABALHOS ATÉ 20 DE MARÇO

De 20 de janeiro a 20 de março estão abertas as inscrições para o Cinesul 2010 – 17° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que acontece no Rio de Janeiro de 15 a 27 de junho. Para a mostra competitiva poderão se inscrever obras em qualque suporte de ficção ou documentais divididas nas seguintes categorias: longa-metragem (mais de 61 minutos) e curta e médias-metragem (até 60 minutos). Os trabalhos deverão ter sido finalizados entre 2008 e 2010 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Um filme que já tenha sido inscrito, porém não tenha sido selecionado, pode se inscrever novamente. E não há número limite de inscrições de um mesmo realizador. O Cinesul terá exibições no Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Cinemateca do MAM, Ponto Cine e nos pólos de exibição no interior do estado do Rio de Janeiro.

As inscrições vão até o dia 20 de março e devem ser feitas em formulário disponível no site www.cinesul.com.br . Até a data de postagem do dia 20 devem ser encaminhados por correio os seguintes materiais: ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo realizador ou produtor; e uma cópia do filme ou vídeo proposto no formato DVD (região zero ou 4). O endereço é Pulsar Artes & Produção /Cinesul 2009 (Rua da Lapa, 200 – sala 201 – Centro – Cep: 20021-180 - Rio de Janeiro – Brasil).

A ficha de inscrição deve também ser enviada por e-mail para o endereço festivalcinesul@gmail.com O prazo limite para o recebimento dos trabalhos é 20 de março. A confirmação do recebimento da inscrição será através de e-mail. O resultado da seleção será comunicado a todos os participantes a partir do dia 22 de abril, também por correio eletrônico. O regulamento completo está disponível no site do festival.

A História do Cinesul

O Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo foi criado, em 1994, no Rio de Janeiro como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filme em todos os suportes.

No ano passado, 695 filmes foram inscritos no festival, tendo participado da mostra competitiva 74 obras, entre longas, curtas e médias-metragens. Outros 150 filmes foram exibidos em mostras paralelas, vindos de países como Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai, Espanha, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Venezuela, Uruguai e Cuba. O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e professora Ângela José do Nascimento e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.