FIQUE POR DENTRO

domingo, 31 de janeiro de 2010

CONTRATAÇÃO DE APRENDIZES PELO CIEE CRESCE 43%

A contratação de aprendizes por empresas parceiras do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) cresceu 43% em 2009, totalizando 16 mil jovens contratados para capacitação profissional em dezembro último, ante 11,2 mil registrados no balanço de 2008.
De acordo com Everton S. Mendes, gerente do Programa Aprendiz do CIEE, as empresas parceiras da entidade puderam comprovar as vantagens de contar com aprendizes, a relevância social do programa e a qualidade dos cursos oferecidos pelo CIEE, que está apto a cuidar do recrutamento, seleção e capacitação teórica dos jovens. "Inúmeras empresas, embora desobrigadas das cotas, vêm utilizando os programas de Aprendizagem como estratégia de formação e desenvolvimento de talentos", afirma.
A Lei 10.097, de 19/12/2000, obriga empresas de médio e grande porte a contratar aprendizes em cotas correspondentes de 5% a 15% do quadro de empregados. Outra exigência é que eles recebam aulas de capacitação teórica, formatadas de acordo com a área de atuação, concomitantemente ao treinamento prático. "O CIEE oferece essas duas facilidades, pois, além de ter um cadastro com jovens com o perfil exigido pela lei, é uma entidade capacitadora, habilitada a ministrar os cursos teóricos durante o período de vigência do contrato", explica Mendes.
Informações e inscrições para o Programa - Para obter mais informações ou candidatar-se às vagas de aprendizagem oferecidas por empresas parceiras do CIEE, os interessados podem se inscrever pelo site www.ciee.org.br, devendo atender aos seguintes pré-requisitos: idade entre 14 e 24 anos incompletos e cursar ou ter concluído o ensino médio. Para participar dos cursos de capacitação teórica, os jovens precisam, necessariamente, serem contratados por empresas, de acordo com a Lei 10.097/2000.
Para o gerente do Programa Aprendiz, as perspectivas da adesão de empresas ao programa neste ano são ainda mais promissoras. "Deveremos chegar ao final de 2010 superando a marca de 20 mil jovens em capacitação em todo o país", destaca. De acordo com ele, as empresas estão mais sensíveis à responsabilidade de qualificar os futuros profissionais, melhorando suas condições de empregabilidade.
Sobre o CIEE
Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos. Nessas quatro décadas, já encaminhou 10 milhões de jovens estudantes para oportunidades de estágio e 15 mil jovens para programas de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica para o estágio: a Lei 11.788/2008.
*
*
*
Publicidade:
DIPLOMINHAS - BRINDES - LEMBRANCINHAS - PORTA RETRATOS - APRESENTAÇÕES
IMÃS PARA GELADEIRA - PREÇOS ESPECIAIS INCLUINDO A TIRAGEM DE FOTOS NAS ESCOLAS - SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE SITE - EDIÇÃO DE VÍDEOS CASEIROS
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.