FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Instituto do Câncer dá dicas para pacientes que pretendem viajar no período de férias

Algumas orientações devem ser seguidas por quem passa por tratamento oncológico

Pensando no bem-estar dos pacientes com câncer que querem aproveitar o período de férias longe de casa, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado a Secretaria de Estado da Saúde, preparou uma série de dicas e orientações voltada especialmente para quem passa por tratamento oncológico.
Em primeiro lugar, é muito importante que o médico saiba e esteja de acordo com a decisão do paciente em viajar. Estando comunicado, não há impedimento algum para que a pessoa com câncer aproveite alguns dias viajando. Outra importante recomendação é que pacientes em tratamento quimioterápico devem proteger-se do sol com uso de filtro solar e roupas adequadas, que devem incluir chapéus ou lenços na cabeça.
Ficar atento à alimentação também faz parte da rotina de cuidados. É importante que o paciente sempre consuma alimentos frescos e de procedência confiável e beba bastante líquido. Outra dica é não esquecer de levar consigo todos os medicamentos que estejam em uso, assim como os sintomáticos, utilizados em caso de febre, dor e vômito, por exemplo.
“É imprescindível que o paciente siga todas as recomendações dadas pelo médico que o acompanha. Algumas dicas essenciais podem – e devem – ser seguidas”, comenta Maria Del Pilar Esteves, oncologista clínica do Instituto do Câncer.
É importante ressaltar que se durante a viagem o paciente apresentar febre igual ou superior a 37,8ºC (medida nas axilas) e estiver em quimioterapia, deve procurar imediatamente o serviço local de saúde ou entrar em contato com o seu médico.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

*
*
*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.