FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nova rede social incentiva troca de livros

Iniciativa da ALE já conta com mais de 10 mil obras cadastradas

Compartilhar livros com vários leitores, cadastrar títulos, divulgar opiniões sobre eles e acompanhar o percurso de obras deixadas em locais públicos ou pontos oficiais de troca. Essas são algumas das possibilidades oferecidas pelo novo site do Livro para Voar (www.livroparavoar.com.br), projeto elaborado pela distribuidora de combustíveis ALE.

Reformulado recentemente, o site do projeto passou a ter funcionamento semelhante ao das redes sociais, como a internacional GoodReads (site em que quase 300 milhões de internautas compartilham informações sobre obras literárias). No livroparavoar.com.br, os interessados podem se inscrever gratuitamente e criar um perfil com fotos e preferências pessoais. Após o cadastro, é possível pesquisar obras por meio do título, autor, ISBN (International Standard Book Number), tema ou mesmo pelo RG do livro (código que funciona como identidade de cada livro cadastrado). O site também revela o trajeto que a obra já percorreu e exibe comentários dos leitores.

Junto às opções de pesquisa, o portal do Livro para Voar ainda permite o cadastro de novas obras. Basta registrar o título, imprimir a etiqueta que o site disponibiliza e colar no livro. Após registrá-lo, é preciso libertá-lo e informar em seguida o local onde foi deixado, para que outros leitores possam fazer o mesmo. Além dos postos ALE, há pontos de troca oficiais em prefeituras, escolas e empresas das cidades participantes. Também se pode criar um novo ponto no próprio site do Livro para Voar, informando o endereço completo do local.

O site possibilita verificar os livros mais lidos, leitores que mais libertaram e convidar amigos a participar do movimento. Funciona como um ponto de encontro entre fãs de literatura, onde é possível compartilhar interesses comuns e, também, fazer novas amizades.

Bookcrossing brasileiro

O Livro para Voar é uma iniciativa da distribuidora de combustíveis ALE, a quarta maior do país em número de postos, que trouxe para o Brasil o conceito de bookcrossing. A ideia, originada nos Estados Unidos, promove a libertação de livros, deixados em locais públicos para qualquer leitor. Desde outubro de 2008, quando o projeto começou, foram distribuídos mais de 10 mil livros em 130 cidades participantes por todo o Brasil. O objetivo é incentivar a leitura e incluir cidades de todos os Estados do país no movimento cultural

*
*
*
Publicidade:

MENSAGEM DE OTIMISMO

Parabéns! Você recebeu uma telemensagem!
05 - Otimismo - Voz Feminina


Enviamos esta mensagem para qualquer telefone do Brasil e do Mundo.
Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.