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domingo, 31 de janeiro de 2010

Dicas de postura para evitar problemas nas articulações

Instituto de Fisioterapia Analítica apresenta cartilha com 10 dicas de posturas adequadas

Ler um livro, falar ao telefone, digitar no computador, limpar a casa ou simplesmente dormir. Estas simples atividades do cotidiano precisam ser feitas da maneira correta para não prejudicar as articulações. 'A longo prazo, a repetição de algumas atividades realizadas de forma errada pode causar sérios problemas articulares', comenta a fisioterapeuta Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica.

A fim de prevenir futuros problemas, o instituto elaborou uma cartilha com 10 orientações práticas para a população.

1. Não realize atividades prolongadas com a cabeça abaixada.
Ao ler um livro, por exemplo, eleve o livro até a altura dos olhos, apoiando os cotovelos nos braços da poltrona;

2. Evite atividades que inclinem a cabeça durante o trabalho.
Ao falar ao telefone, por exemplo, não segure o aparelho com o
ombro. Segure-o com a mão ou utilize um equipamento com suporte na cabeça;

3. No trabalho, evite movimentos repetitivos em rotação da cabeça e/ou do tronco.
Ao trabalhar no computador, mantenha o monitor de frente para os olhos e numa altura suficiente para que a cabeça fique reta;

4. Não durma de bruços.
A posição ideal para dormir é de lado, com uma almofada entre os joelhos;

5. Evite travesseiros muito altos ou muito baixos.
O travesseiro deve respeitar o espaço entre a cabeça e o ombro, mantendo o alinhamento da cabeça com a coluna;

6. Evite sentar 'escorregando' na cadeira.
A coluna deve estar apoiada por inteiro no encosto da cadeira;

7. Evite curvar a coluna para pegar um objeto no chão.
O correto é dobrar os joelhos e abaixar com a coluna na posição vertical;

8. Evite cruzar as pernas quando estiver sentado;
O ideal é manter as coxas apoiadas na cadeira e os dois pés sempre apoiados no solo;

9. Evite situações que solicitem flexão prolongada dos joelhos.
Ao praticar uma atividade de jardinagem, por exemplo, utilize um banquinho baixo, com os pés apoiados no chão e a coluna reta;

10. Evite atividades prolongadas com o tronco inclinado para frente.
Ao varrer o chão, por exemplo, use um cabo da vassoura comprido e evite dobrar a coluna para frente. Faça intervalos de descanso.

A Fisioterapia Articular Analítica, fundamentada no Conceito Sohier, é um método de normalização articular totalmente manual que melhora a estabilidade do aparelho locomotor, trata e previne doenças, promovendo uma melhor qualidade de vida ao paciente. O Conceito Sohier chegou ao Brasil há 10 anos. Na Europa, a técnica é utilizada há 60 anos e tanto a população quanto a comunidade científica comprovam sua eficácia. No Brasil, o Instituto de Fisioterapia Analítica é pioneiro no Conceito Sohier, atendendo pacientes e formando fisioterapeutas de todo o país na prática clínica desta nova visão terapêutica.

Maria Luiza Pereira Gutierrez e Richard Biton - Diretores do Instituto de Fisioterapia Analítica
www.fisioterapiaanalitica.com.br - Tels.: (11) 4029.4485

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