FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS, de Lírio Ferreira


Estreia no dia 15 de janeiro de 2010 o longa-metragem O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira. O filme, produzido por Denise Dummont, filha de Humberto Teixeira, conta a história do baião, um ritmo nordestino que tomou conta do país e logo se espalhou pelo mundo, além de ser considerado por muitos artistas consagrados o som mais excitante e autêntico do Brasil.

Com fotografia de Walter Carvalho, direção musical de Guto Graça Mello e videografismos de Gringo Cardia e Fabio Arruda, O Homem Que Engarrafava Nuvens ganhou os prêmios de melhor roteiro, melhor som e ainda o prêmio Oscarito, da Câmara Municipal de Fortaleza, no 19º Cine Ceará, realizado em julho de 2009.

Sinopse
Do premiado diretor de Árido Movie, Cartola e Baile Perfumado, o documentário devolve a vida a uma década esquecida da música brasileira através da história de Humberto Teixeira.

Teixeira foi um dos compositores mais prolíficos na música popular brasileira e precursor da criação de um dos estilos mais importantes, o Baião. Ele foi responsável por clássicos como “Adeus Maria Fulo” e “Asa Branca”, a segunda canção mais popular no Brasil. A sua subida ao estrelato nos anos 50 foi meteórica, mas foi eclipsada pelo seu parceiro, Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira. Com a chegada da Bossa Nova, o Baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, a sua música só era ocasionalmente registrada, por exemplo, em resposta à ditadura militar de 1964.

O documentário acompanha a filha de Humberto Teixeira, Denise Dummont, em uma viagem para aprender mais sobre seu pai. O Homem Que Engarrafava Nuvens é uma celebração da obra artística e musical de Humberto Teixeira e de sua contínua influência, pois Teixeira tem expressiva importância não somente através de seu trabalho como advogado lutando pela proteção de direitos autorais dos artistas no Brasil, mas também pela sua devoção à divulgação da música brasileira no resto do mundo. É uma celebração do próprio Brasil. O Baião é redescoberto agora e registrado por algumas estrelas mais vibrantes do país.

O diretor: Lírio Ferreira
Co-diretor de Baile Perfumado (1996), realizado em parceria com o conterrâneo Paulo Caldas, uma biografia de Benjamim Abrahão, único fotógrafo e cinegrafista que fez registros do cangaceiro Lampião e seu bando. Premiado em Brasília, o filme é considerado uma das revelações da geração de cineastas brasileiros surgida em meados dos anos 1990.

Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, tem em sua filmografia os curtas O crime da imagem (1994), That's a Lero-Lero (1995), e Assombrações do Recife Velho (2000), em co-direção com Cláudio Barroso e Adelina Pontual, além do roteiro do curta Chá (1994), do amigo Paulo Caldas. Dirigiu e roteirizou videoclipes para vários artistas.

Em 2005, Árido Movie, o seu segundo longa-metragem, foi selecionado para a mostra Horizontes do Festival de Veneza e estreou no Brasil no Festival do Rio. No ano seguinte, o filme participou do 10º Cine PE, onde ganhou os prêmios de melhor filme, direção, ator coadjuvante (Selton Melo), fotografia, montagem e o prêmio da crítica, além de, no 10º Festival de Miami, ter ganhado o prêmio de melhor direção.

Em 2007, lançou a cine-biografia Cartola em parceria com Hilton Lacerda, premiado roteirista de Árido Movie (2004) e Amarelo Manga (2002).

Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Lírio Ferreira
Produtora: Denise Dummont
Produção Executiva: Iafa Britz
Produção: Good Ju-Ju
Co-Produção: Total Entertainment & Asylum Films
Co- Produtores: Matthew Chapman e Daniel Filho
Diretor de Fotografia: Walter Carvalho
Montagem: Mair Tavares e Daniel Garcia
Videografismos: Gringo Cardia e Fabio Arruda
Pesquisa de Imagem: Antonio Venâncio
Direção Musical: Guto Graça Mello
Produção Musical: Vinícius França
Som Direto: Zezé d’alice
Edição de Som: Waldir Xavier
Mixagem: Rodrigo Noronha
Produtores Associados: Ana Jobim, Cynthia Wainwright, Stephen Berger, Brooke Neidich e Lereby

Assista o trailler:

*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.