FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE COCO

É fato que o coco é a cara do nosso país. Está presente de forma abundante no território brasileiro. Além daqui, o coco é utilizado de várias formas por todo o mundo, seja na comida, no artesanato, cosméticos, remédios.
É um fruto rico nutricionalmente em proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas. No Brasil o consumo se faz pela água de coco e pela polpa.
Porém, seu consumo interno deveria ser mais estimulado, principalmente pela água de coco, pois seu consumo representa apenas 1,4% dentre os refrigerantes e bebidas isotônicas. (EMBRAPA)
Os estudos mais recentes comprovam os benefícios do consumo do fruto, por sua excelente composição nutricional,muito embora ela se diferencia dependendo da parte a ser utilizada.

Dentre os derivados do coco, merece destaque o óleo de coco. Pesquisas científicas recentes têm descoberto o seu alto poder nutricional. Rico em antioxidantes, ácidos graxos, vitamina E, é um forte aliado no controle de colesterol, emagrecimento, produção de energia, detoxificação, controle de fungos e bactérias, além de ser versátil e gostoso.
Por ser um óleo, faz parte do grupo dos lipídeos, os quais fornecem energia, compõe as estruturas celulares e participam na síntese hormonal e metabolização de vitaminas.
Os ácidos graxos são classificados de acordo com suas cadeias moleculares, tamanho e tipos de ligações. As gorduras chamadas saturadas (sem ligações duplas) são as mais prejudiciais ao nosso organismo principalmente por aumentar os níveis de colesterol no sangue e formação de placas de gorduras nas artérias. O óleo de coco é considerado uma gordura saturada porém de cadeia média e por isto, tem fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação no organismo (inclusive no meio ambiente).
Estas propriedades estão presentes quando o óleo é extraído a frio – extravirgem. A diferença do óleo de coco para os outros óleos vegetais é que estes são ácidos graxos de cadeia longa , os quais são armazenados mais facilmente no organismo , entopem as artérias e elevam o colesterol , diferente do óleo de coco o qual é utilizado como energia para o metabolismo.
Desta forma, estudos mundiais comprovam que uma dieta rica em óleo de coco (as quantidades são individuais) não aumenta o colesterol e nem o risco de cardiopatias, pois, ao contrário, favorece o aumento dos níveis de HDL (o bom colesterol). Além disso, o óleo de coco protege o fígado e reforça o sistema imunológico.

Propriedades Funcionais do Óleo de Coco
Antioxidante principalmente pela atividade da vitamina E
Ajuda na redução do colesterol LDL e elevação do HDL
Ajuda no emagrecimento por aumentar o metabolismo (termogênico), diminuir a compulsão por carboidratos (estimula a saciedade)
Fortalece o sistema imunológico
Tem efeito dermatológico contra queimaduras, cicatrizes, eczemas e dermatites
Auxilia no funcionamento intestinal por ser uma gordura
Controla os níveis de insulina no sangue
Age contra o estresse e a fadiga por normalizar os níveis de energia das células
Combate viroses e microorganismo infecciosos devido ao ácido láurico, que são capazes de destruir os vírus herpes e Epstein-Barr, além do mesmo combater a candidíase, giardíase e amebíase

Gordura Saturada: pode fazer bem à sua saúde!
O óleo de coco contém alta concentração de ácido esteárico, palmítico e principalmente Láurico. Os dois primeiros São fundamentais para a nutrição do coração e estão presentes na camada de gordura saturada que se localiza em volta do coração e a qual é muito requisitada em situações de estresse.
O ácido láurico é o principal ácido graxo encontrado no óleo de coco e também de fundamental importância à nossa saúde. Quando este ácido chega ao nosso intestino ele é transformado em monolaurina, um monoglicerídeo que tem ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. A monolaurina consegue destruir a membrana de lipídeos que envolvem os vírus, inativa as bactérias, leveduras e fungos.
O ácido láurico se torna ainda mais interessante por demonstrar que esta destruição que a monolaurina promove dos protozoários no organismo é somente contra os microorganismos patogênicos e não afeta as bactérias benéficas de nossa flora intestinal.
Estudos comprovam que este ácido encontrado no óleo de coco é um forte combatente à candidíase, um problema que ataca em proporção 60% das mulheres e contra apenas 20% dos homens. Ela é causada pela candida albicans. O ácido láurico que representa 50% do óleo de coco somado ao ácido caprílico do mesmo alimento combate praticamente todos os fungos, fortalece nosso sistema imunológico pela liberação que promove de interleucinas a qual aumenta a produção de leucócitos, nossas células de defesa. Além disso, inibe a produção local de prostaglandinas e interleucina 6, que são substâncias pró-inflamatórias, assim, também é um alimento antiinflamatório. Todos estes benefícios se somam a sua facilidade digestiva e podem ser facilmente alcançados, desde que seja consumido na quantidade adequada individualmente, com freqüência e inserido numa alimentação saudável.
Seu sabor é muito agradável, podendo ser consumido puro ou em qualquer preparação, doce ou salgada, fria ou quente. Recomenda-se iniciar com 1 colher de chá ao dia e ir gradativamente aumentado até chegar a 4 colheres de chás. Por produzir energia rápida pode ser consumido pela manhã, antes de exercícios físicos ou mesmo nas refeições.
Bontempo, Marcio. O poder medicinal do coco e do óleo de coco extra virgem. Ed. Alaúde, São Paulo 2008.

Crédito:
Dra. Roseli Rossi – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica (CRN 2084)
Clínica Equilibrio Nutricional
Tel.:(11) 2672-7300
E-mail: equilibrio@equilibrionutricional.com.br
Site: http://www.equilibrionutricional.com.br/
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.