FIQUE POR DENTRO

domingo, 31 de janeiro de 2010

Tratamento eficaz para a paralisia facial

Estudos comprovam que alterações estéticas na face podem ser tratadas por meio de exercícios. Disciplina do paciente é fundamental para rápida recuperação

Alterações na face em função da perda total ou diminuição gradativa dos movimentos dos músculos faciais é um problema que afeta diretamente quem sofre de paralisia facial, doença que atinge anualmente cerca de 25 pessoas a cada 100.000 indivíduos. O que poucos sabem é que o tratamento fonoaudiológico apresenta uma nova perspectiva de reabilitação para quem sofre deste problema. Estudos eletrofisiológicos, que são estimulos elétricos em células e tecidos, mostraram que as células nervosas apresentam uma capacidade de regeneração funcional de até os 21 dias seguidos do surgimento dos primeiros sintomas da paralisia facial, e as células musculares se mantêm no processo de reinervação por até 18 meses.

Caracterizada pela paralisia de todos ou de alguns músculos responsáveis pela expressão facial, a doença pode afetar o paladar e o olfato, além de causar o ressecamento dos olhos. Suas causas podem ser várias, dentre elas traumáticas, por infecção (meningite, otite, herpes zoster), por neoplasia (compressão ou destruição durante uma cirurgia), metabólica (diabético), congênita (nasce com a paralisia facial), vascular (bloqueio na circulação arterial que nutre o nervo), tóxica e idiopática (causa desconhecida).

A fonoaudióloga Aline Mara de Oliveira, mestranda em linguistica pela Universidade de São Paulo (USP), explica que o trabalho fonoaudiológico, quando iniciado o mais precoce possível, consegue evitar a atrofia muscular, pois prepara o músculo para a reinervação do nervo facial. O indivíduo com paralisia facial apresenta, além das dificuldades motoras e funcionais causadas pelas alterações do nervo facial responsável pela movimentação dos músculos da expressão facial, problemas de ordem psicológica, uma vez que se torna estigmatizado pela sociedade por causa das alterações estéticas que se tornam evidentes já que estão expostas na face.

Como tratar

A Fonoaudiologia tem sido bastante eficáz nos resultados de tratamentos da Paralisia Facial. “O tratamento fonoaudiológico engloba alguns tipos de exercícios: estímulo frio, massagens tonificadoras, massagens indutoras, exercícios isométricos, e massagens isométricas”, diz Aline. Os exercícios de aumento do tônus muscular e estimulo de unidades motoras são complementados com exercícios de manutenção e simetria.
É muito importante que o indivíduo realize também os exercícios em casa. Esse cuidado possibilita a recuperação mais rápida dos movimentos da face. “Os resultados podem ser observados de 30 a 60 dias após o início do tratamento, dependendo da causa da paralisia e da disciplina do paciente”, finaliza.

Aline Mara de Oliveira

Fonoaudióloga clínica, mestranda em Linguística da Universidade de São Paulo- USP, especialista em voz pela Santa Casa de São Paulo e graduada em fonoaudiologia pela UNICAMP
Empregos Manager Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.