FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Defensoria comemora Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa com lançamento de cartilha informativa

“Garantir a liberdade religiosa não é um favor, mas uma obrigação de todos e também do Estado”. É com base nesta afirmação que o Núcleo de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito da Defensoria Pública preparou uma cartilha para celebrar o dia 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O material explica para os leitores o que é religião e liberdade religiosa, quais as obrigações que o Estado e as pessoas têm para garantir que este direito seja respeitado por todos. “Viver numa sociedade multicultural como a brasileira é respeitar o outro nas suas mais diversas dimensões, inclusive a religiosa”, informa a cartilha. “O Estado não pode criar obstáculos para o exercício de qualquer religião e deve tomar atitudes para garantir que a liberdade religiosa seja respeitada por todos”, expressa.

A cartilha ainda diz quais as atitudes que devem ser tomadas em caso de discriminação pela religião ou pela falta dela, bem como os dispositivos legais que podem ser aplicados nesta situação. Por fim, o material traz, ainda, diversas instituições onde as vítimas podem buscar informações e atendimento no Estado de São Paulo.

A cartilha começará a ser distribuída nesta quinta-feira, após o tributo ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, promovido pelo Fórum Inter-religioso "Para uma cultura de Paz e Liberdade de Crença" e pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O evento está previsto para começar as 10h, no Espaço da Cidadania André Franco Montoro (Páteo do Colégio n.º 184 - Térreo - Centro - São Paulo/SP).

A partir desta semana as cartilhas estarão disponíveis no Núcleo de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito e no prédio da Defensoria Pública do Estado, na Rua Liberdade, nº 32. Em fevereiro, as cartilhas serão distribuídas em todas as unidades, em todo o Estado de São Paulo. A cartilha também pode ser acessada na internet, no Portal da Defensoria (clique aqui).
*
*
*
Publicidade:

MENSAGEM DE OTIMISMO
Parabéns! Você recebeu uma telemensagem!
05 - Otimismo - Voz Feminina

Para Ouvir esta mensagem clique AQUI
Enviamos esta mensagem para qualquer telefone do Brasil e do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.