Nossos Vídeos

segunda-feira, 19 de julho de 2010

São Paulo tem atendimento para deficientes auditivos em 15 subprefeituras

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, instalou nesta semana computadores e webcams nas Praças de Atendimento das Subprefeituras Casa Verde, Jabaquara, Jaçanã e Freguesia/Brasilândia, com o objetivo de promover aos deficientes auditivos acesso a todos os serviços oferecidos pelas subprefeituras. Com estas, já são 15 subprefeituras com Praças Acessíveis.
Até o final da próxima semana, todas as 31 subprefeituras do município terão computadores e webcams nas Praças de Atendimento, com o objetivo de promover aos deficientes auditivos acesso a todos os serviços oferecidos pelas subprefeituras. A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Mobilidade Reduzida, instalou nesta semana em quatro novas Praças de Atendimento.
Já estavam com os equipamentos instalados e com o atendimento funcionando as subprefeituras Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Ipiranga, Itaim Paulista, Lapa, Mooca, Pinheiros, Penha, São Miguel Paulista, Sé e Vila Mariana. Através dos equipamentos e dos profissionais capacitados em Libras (Língua Brasileira de Sinais), os usuários surdos ou com deficiência auditiva têm acesso facilitado a todos os serviços municipais. A Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes (Celig) conta com intérprete de libras que facilita o contato entre o munícipe surdo ou com deficiência auditiva presente no local e o atendente do órgão público, e também pode transmitir as informações disponíveis pelo serviço 156. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O projeto é um piloto e deve ser implantado também em outros equipamentos públicos, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

Rinite: como evitar as crises que vêm com o frio

De origem alérgica na absoluta maioria dos casos, a rinite está relacionada a fatores ambientais, mais frequentes nos dias frios

Basta mudar a temperatura, especialmente do calor para o frio, e o coro de espirros se faz ouvir nos ônibus, metrôs e até na pessoa que trabalha ao lado. O rosto parece congestionado e o nariz, quando não pinga como uma cachoeira, coça ao ponto de ficar vermelho de tanta irritação. É a rinite, atacando mais um inverno. Cerca de 40% da população mundial sofre da doença, que se caracteriza por uma inflamação da mucosa que reveste o interior do nariz, provocada em 90% das vezes por alergia a fatores ambientais, como poeira e ácaros.

O médico Milton Orel, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, especialista em alergia respiratória, explica que as crises são mais frequentes no frio porque as janelas ficam mais fechadas e as roupas de lã, com pelos, que estavam guardadas há muito tempo, vão direto do armário para o corpo, levando consigo milhares de ácaros. “O frio pede cuidados redobrados para evitar não só a rinite, mas todas as doenças respiratórias de fundo alérgico”, enfatiza.

Além do aumento da poeira e dos ácaros, o frio leva às crises de rinite também porque provoca uma mudança fisiológica: o organismo tende a aumentar a circulação de sangue no nariz, para aquecer o ar, e quem sofre de rinite responde a este aumento de temperatura com congestão nasal, coriza e coceira. “A pessoa saudável não percebe, mas para quem tem rinite, esse pouquinho que o nariz dilata internamente é suficiente para piorar a sensação de congestão nasal e acentuar ou iniciar uma crise”, explica o médico.

O diagnóstico passa por testes alérgicos, para identificar os agentes que causam a rinite, e é fundamental para determinar o tipo de tratamento que será adotado. Em geral, o paciente é submetido a imunoterapia, com vacinas específicas para o seu tipo de alergia, e medicamentos para melhorar a congestão nasal. Mas todo cuidado é pouco: se não for tratada adequadamente, a rinite pode evoluir para doenças mais sérias como a sinusite (inflamação dos seios da face), bronquite e asma. “A mucosa que envolve o pulmão é a mesma do nariz, assim os mesmos agentes que causam a rinite podem atingir o pulmão”, adverte Milton Orel.

O médico aconselha manter as janelas abertas, especialmente do quarto, mesmo no frio, para aumentar a circulação do ar no ambiente; abolir cortinas, tapetes e carpetes, trocar com maior frequência fronhas e lençóis, usar travesseiro e capa de colchão antiácaros (impermeáveis) e lavar peças de lã antes de usar. Ele recomenda ainda a prática da natação, preferencialmente no mar ou em piscinas de água com pouco cloro. É preciso cuidado, entretanto, para só nadar em praias não poluídas.

O uso exagerado de soro fisiológico adquirido em farmácia também merece um alerta do médico: “Algumas pessoas acabam viciadas neste medicamento e usam quase o dia inteiro. Mesmo sendo apenas soro fisiológico, é preciso muito cuidado, porque o uso descontrolado pode lesar a flora nasal”.

SOBRE O HOSPITAL CEMA
Referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta, o Hospital CEMA fica na Rua do Oratório, 1.369, Mooca, onde mantém o único pronto-socorro de Oftalmologia e Otorrinolaringologia de São Paulo aberto 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Saúde vem do berço!

Como os cuidados com a higiene bucal ainda na primeira fase de vida do bebê podem proporcionar dentes saudáveis e bonitos

Quando pensamos em higiene bucal logo associamos a questão aos adultos, adolescentes e crianças maiores. Nem lembramos dos bebês. Isso mesmo. Eles também merecem atenção especial neste quesito. Quem fala mais sobre o assunto é a Dra. Fátima Caldeira, diretora-clínica do SPA Dental, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

A especialista afirma que é ainda na barriga da mãe que os dentes dos bebês começam a ser formados. "A partir da 6ª semana os dentes de leite começam a se formar e os dentes permanentes a partir do 5º mês de vida intra-uterina", diz. "É nesta fase que a gestante precisa suprir seu organismo de grande quantidade de cálcio, vitamina D, fósforo e flúor. Neste período também devem ser evitados antibióticos à base de tetraciclina capazes de causar alterações nos dentes permanentes, como manchas acinzentadas no esmalte", conclui.

Outro cuidado que a gestante deve ter é em relação à ingestão de flúor. Essa ação deve ser sempre orientada pelo seu médico ou dentista, pois o excesso da substância pode levar a uma fluorose, caracterizado pela presença de manchas brancas ou acastanhado nos dentes, além de deixá-los quebradiços e porosos.

A amamentação natural não faz somente bem para a saúde física e mental do bebê. Ela também é importante para a saúde dos dentes. Segundo a Dra. Fátima, esse hábito favorece o desenvolvimento adequado dos músculos faciais, estimula a respiração nasal e o correto posicionamento da língua durante a deglutição, o vedamento labial, e ainda promove o correto desenvolvimento da cavidade oral, impedindo o estabelecimento da má oclusão, evitando o uso de aparelhos ortodônticos no futuro.

Quando o bebê começar a ingerir outros alimentos, além do leite materno, é importante cuidar da higiene bucal. Para isso, é necessário fazer a limpeza da gengiva com uma gaze umedecida em água enrolada no dedo da mãe.

Após o aparecimento do primeiro dentinho, por volta do seis meses de vida, faz-se necessário uma higienização com escovas tipo dedeiras, feitas de silicone, que facilitam a escovação destes primeiros dentes pela mãe. Neste período, também se torna necessário à visita regular ao odontopediatra.

A escovação após a ingestão de alimentos é fundamental, principalmente se a criança tiver o hábito de mamadeiras noturnas, que, sempre que possível, devem ser evitadas.
Existem no mercado vários tipos de escova, divididos por faixas etárias, o importante é a escolha da pasta dental: até os sete anos de idade, período de formação da dentição definitiva, deve-se usar pastas sem flúor, pois a ingestão destas pastas pode levar a uma fluorose.

Receita para promover uma saúde bucal do seu bebe:

• Ter uma boa alimentação durante a gestação;
• Não ingerir antibióticos ou vitaminas com flúor sem orientação medica durante a gestação;
• Amamentar seu bebê de forma natural até os seis meses de idade;
• Evitar mamadeiras contendo líquido açucarado;
• Eliminar as mamadeiras noturnas;
• Não utilizar chupetas adoçadas em mel, açúcar, etc.
• Cuidar da higiene bucal do bebe, mesmo quando ainda não existem dentes;
• Utilizar dentifrícios próprios para a idade, evitando pastas com flúor até os sete anos de idade;
• Visitar o dentista regularmente.


Dra. Fátima Caldeira
(11) 2293-9113
www.spadental.com.br

Happy Hour Cultural recebe importantes nomes da educação no bairro do Tatuapé em São Paulo

O evento realizado pela Eloin, empresa de educação, cultura e sustentabilidade, que desenvolve projetos para redes de ensinos, escolas e empresas, recebeu no último dia 30 a presença de renomados núcleos de coordenadores da educação dos bairros Tatuapé e Mooca.
O Happy Hour contou com pockets de apresentações teatrais e um resumo da programação de eventos que farão parte da programação do segundo semestre do ano de 2010.
O colégio Anglo Mooca foi representado pelas coordenadoras Silvia Ancetti e Elaine Cristina Oracic Ala, outra presença importante foi da coordenadora Rosana Zaramello e equipe, do colégio Ressurreição. Além disso, esteve presente a Diretora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação de Arujá, Cristiane de Freitas e Selma Maria Bezerra e Gisele Kubo, Coordenadoras de projetos educacionais da Secretaria de Educação de Embu das Artes. Representantes dos Colégios Casagrande, Inovação e a EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, também estiveram no evento.
Uma das principais atrações do Happy Hour cultural foi a ilustre presença da escritora Lô Gallaso, autora do livro “Mão de ventos e olhos de dentro”, que falou um pouco sobre a satisfação em ver seu livro se transformar em peça teatral por meio dos projetos realizados pela Eloin.
Agradecimentos:


Sobre a Eloin:
Criada em 2001 a Eloin, é uma empresa de cultura, educação e sustentabilidade que desenvolve projetos através da experimentação para redes de ensino, escolas e empresas, com o objetivo de proporcionar um novo despertar para cada desafio, estimulando a pesquisa, a observação, a interação, a sociabilidade e a cooperação.Além de projetos personalizados, que visam atender as necessidades do conteúdo pré-estabelecido pelos clientes, a Eloin busca parcerias com o objetivo de oferecer um vasto leque de opções para projetos que vão de estudos do meio, aulas de campo, treinamentos, sensibilizações, vivências, integrações e muito mais, abrangendo diferentes temas como; meio ambiente diversidade cultural, ética e cidadania, objetivando a formação de cidadãos autônomos, responsáveis e solidários na construção de um mundo melhor.

Casa:

MUNDO VERDE SANTANA E TATUAPE AGORA NO TWITTER

Seguidores podem ganhar até 40% de desconto nos produtos anunciados na rede social


São Paulo, 19 de julho de 2010 – Quem não abre mão de se alimentar com produtos naturais, e quer ficar por dentro dos melhores preços e promoções que este segmento oferece, agora conta com um novo aliado. As lojas Mundo Verde Santana e Metro Tatuapé, ingressaram no ultimo sábado (dia 17) na rede social Twitter. O endereço é www.twitter.com/PromocaoVIP.

De acordo com a nutricionista Alessandra Toledo, gerente das duas unidades e responsável pelo atendimento aos clientes na unidade Santana “A idéia é realizar ações pontuais de marketing, valendo-se de que a ferramenta é um excelente meio de comunicação, porque podemos encontrar pessoas com interesses semelhantes e premiar através de descontos os clientes fiéis das lojas”, explica e especialista, que terá o apoio nos trabalhos da Fabiana Seki, nutricionista que atua na unidade do Metro Tatuapé.

No total, são mais de 3 mil itens que, semanalmente, um a um, ganharão seu dia de super desconto. Para participar, basta seguir a promoção anunciada no twitter e ir até uma das lojas com uma senha de identificação, para adquirir o produto com o desconto.


Os produtos em oferta nesta semana de 19 a 24 de junho (somente) via Twitter serão:

- Fibras de Frutas e Cereais (uva roxa, maça e linhaça dourada) - Sanavita 250g de R$ 22,10 por R$ 19,20 - sem glúten
- Linhaça Dourada - Lino Live 250 g - de R$ 15,90 por R$ 10,90 - sem glúten
- Divine Shen Equilibrium n1 - de R$ 166,00 por R$ 144,90


Sobre Mundo Verde Santana
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª – 9h15 às 19h / sábados 9h15 às 18h15
Cartões de crédito: Mastercard / Visa
Cartões de débito: Visa Electron / Rede Shop / Visa Vale Alimentação / VR Refeição
Estacionamento: espaço para 6 carros
Espaços Alternativos: espaço para 40 pessoas - sala para palestra.
Descontos Oferecidos e não cumulativos:
15% para Nutricionistas com apresentação de CRN
10% para pacientes de nutricionistas com apresentação do receituário
5% para quaisquer compras de caixas fechadas
10% para clientes participantes do Programa de Fidelidade com apresentação do chequinho Vale Saúde
Nutricionista responsável: Alessandra Toledo
*A loja conta também com sistema de delivery



Sobre o Mundo Verde Metrô Tatuapé
Horário de funcionamento: De 2ª a sábado – 10h às 22h / Domingos – 13h às 20h/ Feriados – 14h às 20h
Cartões de crédito: Mastercard / Visa
Cartões de débito: Visa Electron / Rede Shop / Visa Vale Alimentação / VR Refeição
Estacionamento: no shopping
Descontos Oferecidos e não cumulativos:
15% para Nutricionistas com apresentação de CRN
10% para pacientes de nutricionistas com apresentação do receituário
5% para quaisquer compras de caixas fechadas
10% para clientes participantes do Programa de Fidelidade com apresentação do chequinho Vale Saúde
10% para os funcionários das lojas e do shopping METRÔ Tatuapé com apresentação do crachá de identificação
10% para as pessoas participantes do Projeto Caminhada com apresentação do crachá de identificação
Nutricionista responsável: Fabiana Seki
*A loja conta também com sistema de delivery

Subprefeito de Itaquera visita posto do SEBRAE Móvel no centro

Ao longo da semana passada, de 05 a 08 de julho, cerca de 180 pessoas pediram informações e receberam orientação nos quatro dias de atendimento do Sebrae Móvel, estacionado na Praça da Estação, no centro de Itaquera. A maioria dos cadastrados mostrou interesse em formalizar um negócio, abrir empresa ou melhorar a gestão de uma empresa já em operação. O subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura, fez questão de visitar a unidade e conversar sobre o serviço, oferecido gratuitamente.

"É uma iniciativa muito valorosa esta: trazer a oportunidade de informar de perto, olhando nos olhos, sobre as vantagens que um microempreendedor tem de conquistar cidadania e ter todos seus direitos garantidos. Precisamos insistir nessa missão e mostrar aos que ainda estão informais os benefícios de contribuir", destaca o administrador.

O maior foco de interesse foi de empreendedores por conta própria, que buscaram informações sobre o sistema MEI (Microempreendedor Individual), que facilita a formalização e gestão de negócios sem sócios com faturamento de até R$ 36 mil ao ano. Também foi significativo o atendimento a pessoas jurídicas (13% dos cadastrados), a maioria procurando orientação para melhorar a gestão de um negócio já formalizado.

A gerente do ER Capital Leste II, que está em estruturação e será inaugurado até o fim do ano, Maria Alice Alves Moreira, destaca que a iniciativa teve apoio da Subprefeitura de Itaquera. "A colaboração da Subprefeitura foi fundamental para o sucesso do trabalho, garantindo o espaço para a realização do atendimento e ajudando na divulgação das visitas", afirma.

"A unidade móvel do Sebrae-SP facilita o acesso ao atendimento, devido à proximidade com o local de trabalho ou de residência das pessoas. Empresários e potenciais empreendedores podem esclarecer suas dúvidas e buscar conteúdo para melhorar a gestão de seus negócios. É uma forma de estarmos mais próximos, contribuir para o surgimento de novas empresas e melhorar a sua competitividade", acrescenta Maria Alice.

O motorista de ônibus Giovani de Andrade, um dos atendidos pela unidade móvel, contou que há seis anos vem estudando a perspectiva de montar um pequeno negócio próprio na área de confecção. "Minha ideia é começar já formalizado, como microempreendedor individual. E consegui muita informação sobre o MEI com o pessoal que me recebeu na van, estacionada pertinho do meu trabalho", diz Andrade.

Trabalhador poderá "limpar o nome" também nos CATs em Itaquera e Interlagos

A partir do dia 23 de julho o Pacet - Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, será implantado nos CATs - Centros de Apoio ao Trabalho - das unidades de Itaquera e Interlagos, assim o trabalhador dessas regiões poderá limpar o nome da lista de devedores de forma ágil e gratuita. Desde sua implantação em 2008, o Pacet já realizou 23.561 atendimentos, sendo 8.157 só este ano, além de ter agendado 11.885 conciliações e firmado 4.444 acordos.

O serviço é uma parceria da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Governo do Estado de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura e Associação Comercial de São Paulo. Seu objetivo é facilitar, ao trabalhador que tem seu nome inscrito na lista de inadimplentes do SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito, a renegociação de suas dívidas e, consequentemente, permtir o acesso ao crédito e ao emprego.

O atendimento no Pacet, que já funciona nos CATs Luz, Lapa e Santana, é dividido em três etapas: A primeira é a consulta ao banco de dados do SCPC - sistema usado para ver se o nome do trabalhador está restrito. Caso seja constatada a existência, é feito o agendamento da conciliação - que tem um prazo médio de 25 dias para acontecer, e, por fim, a própria conciliação, que conta com a presença do trabalhador, além de um representante da empresa credora e um conciliador do Pacet para se chegar a um acordo.

Nesses novos postos que irão começar a funcionar no dia 23 de julho, poderão ser feitos a consulta ao SCPC e o agendamento de conciliação. Somente no dia 23 de agosto que terão início as audiências de conciliação.

Circuito Popular de Corrida de Rua em Vila Prudente recebe mais de 1.000 pessoas

Circuito de corridas de rua - Etapa Vila Prudente

No último dia 18 de julho, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, realizou a Etapa Vila Prudente do Circuito Popular de Corrida de Rua e Caminhada da Cidade de São Paulo 2010. Ao todo, circularam durante o evento, cerca de 1.600 pessoas.

O ponto de partida e chegada foi a entrada do Clube Escola Vila Alpina (Arthur Friedenreich), aonde foi montada a saída e chegada dos corredores e caminhantes que percorreram um circuito de 5 quilômetros. Para o subprefeito Wilson Pedroso, a importância de um evento desses está relacionada ao estímulo dado às pessoas para que se exercitem. "Mesmo nessa manhã fria de domingo, as pessoas vieram e participaram. É uma atitude saudável que reflete diretamente na saúde de cada um", comenta.

Agostinho dos Santos e Edinalva da Silva Nunes - Campeões

Depois de 16 minutos e 01 segundo, Agostinho dos Santos cruzou a linha de chegada como vencedor da categoria masculina. Aos 19 minutos e 55 segundos de prova, apareceu a primeira mulher. Edinalva da Silva Nunes, mesmo com dores no joelho, saiu da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte, para sagrar-se vencedora desta etapa do circuito na zona leste.

Campeãs femininas
Foram premiados os 5 primeiros colocados da corrida, masculino e feminino. Os ganhadores, Agostinho e Edinalva, receberam troféu, medalha, e um vale compra de 500 reais, oferecido pelo Central Plaza Shopping, um dos apoiadores da corrida.
Para o corredor Agostinho dos Santos, que ano passado ficou em 6º colocado, mais do que a vitória, fica a participação como grande ganho. "Correr é a minha vida. Treino direto no Parque do Carmo, porque sou de Itaquera, e é muito gratificante ver o resultado desse esforço ser recompensado com uma vitória como a que consegui esse ano em Vila Prudente", disse o atleta, que integra a equipe RGJ.

Ganhadores - masculino

A alegria de Edinalva era evidente, bem como a simplicidade e sinceridade de suas palavras: "Estou muito contente com a organização da corrida, porque a gente não paga nada e ainda consegue sair com o prêmio". E disse que já ia sair de lá para comprar um tênis novo, já que o usado em treinos e na corrida estava até com um buraco.

Todos os participantes inscritos que completaram o percurso receberam medalhas e um kit com camiseta especial da prova. Também participaram do sorteio de prêmios oferecidos pelos parceiros deste ano: Colégio João XXIII, Folha da Vila Prudente, Central Plaza Shopping, Sabesp, Nike, Montevergine.

O Circuito Popular é constituído de 23 provas, com 192 quilômetros de corrida e caminhada, que deve beneficiar 96 mil pessoas.

Além do apoio logístico a centenas de provas que acontecem anualmente no município, a Secretaria de Esportes do Município criou o Circuito de Corridas de Rua da Cidade de São Paulo. A idéia é oferecer provas de pedestrianismo com estrutura profissional, gratuitamente, em regiões da capital, e resgatar as grandes corridas de rua, bem como o hábito saudável de se praticar esportes nos grandes centros urbanos.