Nossos Vídeos

domingo, 2 de janeiro de 2011

Convênio para a instalação do Parque Várzeas do Tietê é estendido até 2012

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado ampliaram por dois anos o convênio que promove a implementação do Parque Linear Várzeas do Tietê. O termo foi assinado na semana passada e passou por avaliação, ontem, em reunião, na sede da Prefeitura, entre o prefeito e os secretários estaduais Dilma Pena (Saneamento e Energia) e Francisco Luna (Economia e Planejamento).

Essa iniciativa foi celebrada pelo prefeito, que vê no trabalho conjunto um instrumento vital para o desenvolvimento da Zona Leste da Capital. "Avaliamos o que está sendo feito e assinamos esse novo convênio. Ele nos permitirá continuar essa importante obra, que é o Parque Várzeas do Tietê. Essa área tem uma amplitude muito grande e trará conseqüências muito positivas para a Cidade e para a Região Metropolitana".

Na cidade de São Paulo, a Prefeitura e o Governo do Estado investem recursos e trabalham em parceria na proteção das áreas de mananciais, na prevenção de enchentes e no apoio às famílias que têm sido atingidas pelas inundações. Como exemplo do trabalho conjunto, o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras citou as ações realizadas neste ano no Jardim Romano, Zona Leste.

De acordo com o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, o ponto mais importante da extensão do contrato será a abrangência do acordo. "O convênio da Prefeitura com o Estado visa também expandir os serviços prestados na Zona Leste para as áreas mais atingidas por enchentes na Zona Sul", destacou.



O projeto


Idealizado pelo Estado, o Parque Várzeas do Tietê, com 75 quilômetros de extensão e 107 km² de área, será o maior parque linear do mundo. Ele beneficiará diretamente a população dos municípios da Bacia do Alto Tietê: São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. O projeto prevê recuperar e preservar a função ambiental das várzeas, assegurar o controle de cheias, criar opções de lazer, turismo e cultura.

O programa será implantado em três etapas e beneficiará diretamente três milhões de pessoas na Zona Leste da Capital. Na primeira, terá 25 quilômetros de extensão, ao longo das margens do rio Tietê, desde a barragem da Penha até a divisa com Itaquaquecetuba, envolvendo os municípios de São Paulo e Guarulhos. A conclusão dessa etapa está prevista para 2012.

Já a segunda fase, com 11,3 quilômetros, abrange a várzea do rio em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, com previsão de término em 2014. O terceiro trecho, de 38,7 quilômetros, que vai de Suzano à nascente do Tietê, em Salesópolis, deverá ficar pronto em 2016. Essa parte final abrange os municípios de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim.

Cérebro Melhor traz os 7 Mitos sobre o Cérebro Humano

1. Humanos têm o cérebro maior que todos os outros animais. Embora nós sejamos os mamíferos mais inteligentes, nós não temos os maiores cérebros do planeta. Baleias e elefantes têm cérebros maiores que humanos, mas seus cérebros são obviamente menos desenvolvidos. O que nos torna únicos é a nossa relação entre peso cerebral e peso corporal, que gira em torno de 1:50 para humanos. Para os outros mamíferos é em torno de 1:180, enquanto para a maioria dos pássaros é 1:220.


2. As dobras do cérebro aumentam à medida que se aprende. O cérebro de todo mundo tem dobras. As dobras do nosso cérebro permitem ao cérebro ter uma área superficial maior num espaço pequeno. Cientistas acreditam que a grande área superficial proporcionada pelas dobras é uma das razões que nos torna melhores pensadores do que outros mamíferos no reino animal. Ao longo dos anos, nosso cérebro muda em várias áreas, mas as dobras que nosso cérebro desenvolveu permanecem iguais até o dia de nossa morte.
3. Você pode aprender por osmose. Quem não gostaria de poder aprender coisas novas apenas por absorção de mensagens, como ouvindo a mensagens subliminares, ao invés de ter que estudar? Estudos recentes têm demonstrado que ver ou ouvir mensagens subliminares por uma fração de segundo não necessariamente ajuda no aprendizado. Outros estudos têm desafiado a afirmativa de que você pode aprender um idioma enquanto dorme simplesmente ouvindo a gravações. Infelizmente, praticamente todo aprendizado requer esforço consciente.

4. Um cérebro danificado nunca sara. Uma lesão cerebral leve, como uma concussão, geralmente sara por completo. Aqueles que sofrem danos severos por AVC, sangramentos e lesões físicas podem se recuperar, pelo menos parcialmente, e mesmo pessoas em coma durante anos tem ocorrido de acordarem. Nosso cérebro possui habilidades maravilhosas de se reparar. Mas é importante também desenvolver suas reservas funcionais e exercitar suas habilidades cognitivas.

5. Drogas e álcool criam buracos no cérebro. O uso intenso de narcóticos pode certamente danificar seu cérebro, porém não forma buracos no tecido cerebral. Outra falácia é que células cerebrais morrem por causa do consumo de álcool. O que realmente acontece é que o abuso de álcool e drogas retarda a atividade em certas áreas do cérebro e, como resultado, imagens do cérebro parecem mostrar buracos nessas áreas. Portanto, essas imagens representam simplesmente que essas áreas do cérebro têm níveis de atividade reduzidos... o que já não é uma boa coisa. A clínica do Dr. Amen é famosa por este tipo de imagem e várias delas podem ser encontradas aqui.

6. Usamos apenas 10% do nosso cérebro. Embora você nunca utilize toda a sua capacidade cerebral ao mesmo tempo, o valor de 10% é simplesmente um mito. No artigo da Scientific American, intitulado Do People Only Use 10 Percent of Their Brains? (As pessoas usam apenas 10% do cérebro?), o neurologista Barry Gordon da Escola de Medicina John Hopkins em Baltimore explica, “Na verdade nós usamos virtualmente todas as partes do cérebro e o cérebro (quase todo) está ativo o tempo todo.” E acrescenta, “Vamos colocar dessa forma: o cérebro representa 3% do peso corporal e utiliza 20% da energia corporal.”

7. Nosso cérebro é cinza. Embora seja verdade que uma parte do nosso cérebro seja cinza claro – todos já ouvimos o termo “substância cinza”, que se refere aos corpos celulares dos neurônios – outras partes do nosso cérebro são brancas, vermelhas, rosadas e mesmo pretas. A “substância branca” consiste de feixes nervosos que conectam as células nervosas, enquanto as áreas vermelhas e rosadas possuem essa cor por causa do sangue e dos vasos sanguíneos. As áreas pretas são encontradas no diencéfalo e têm essa cor por causa da neuromelanina, que é similar ao pigmento no nosso cabelo e pele.

Para saber mais, acesse: http://www.cerebromelhor.com.br/

*O Cérebro Melhor é referência em treinamento cerebral por meio de jogos online. www.cerebromelhor.com.br

Sobre o Cérebro Melhor:

Lançado oficialmente em maio de 2010, o Cérebro Melhor é uma empresa licenciada do Grupo SBT/Happy Neuron (Scientific Brain Training), com mais de 10 anos de experiência no mercado de desenvolvimento cognitivo por meio de jogos e uma equipe de cientistas reconhecidos no meio acadêmico. Com desafios online que estimulam as cinco principais funções cognitivas do ser humano: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial, o portal atende ao mercado corporativo que busca programas de desenvolvimento para aprimorar a capacidade cognitiva de seus colaboradores, e pessoas físicas que desejam exercitar o cérebro tanto para prevenir o declínio cognitivo natural como para melhorar a qualidade de vida dos que já sentem os efeitos deste declínio. O Cérebro Melhor é chancelado por Suzana Herculano-Houzel, consultora científica do portal e neurocientista com diversos livros publicados relacionados à neurociência e bem-estar. Para mais informações, acesse: http://www.cerebromelhor.com.br/

Sub Itaquera muda de endereço

Informamos que a Subprefeitura de Itaquera já está funcionando em seu novo prédio, localizado à Rua Augusto Carlos Bauman, 851 (antigo Mini-Shopping Itaquera), próximo ao Hospital Waldomiro de Paula (Hospital Planalto).

Hospital A.C.Camargo indica hábitos de vida que podem trazer mais saúde e prevenção de câncer para a população em 2011

Manter uma alimentação saudável, sem exageros, comendo bem, mas com moderação! Ficar longe do cigarro e quantos às bebidas alcoólicas, evitar principalmente os destilados e, com vinho e cerveja, moderação sempre. Evitar também exposição exagerada aos raios solares, começando assim o próximo ano com bem-estar e qualidade de vida

Responsável por mais de 60% da produção científica sobre oncologia em todo o país, com mais de cem artigos publicados nos principais periódicos do mundo sobre tratamento de diversos tipos de câncer , como o de mama, cabeça e pescoço, pulmão e infantil, além de descobertas em Oncogenética - a ciência que estuda e diagnostica tumores antes mesmo que eles apareçam - o Hospital A.C.Camargo relaciona para a população os principais hábitos de vida para prevenção de câncer e exames que auxiliam no diagnóstico precoce.

Os pesquisadores aconselham iniciar 2011 com realização regularmente de caminhadas e atividades físicas, que vão lhe trazer bem estar. Manter uma alimentação saudável, sem exageros, comendo bem, mas com moderação! Ficar longe do cigarro e quantos às às bebidas alcoólicas, evitar principalmente os destilados e, com vinho e cerveja, moderação sempre.

O consumo de bebidas alcoólicas e de carne vermelha está relacionado à doença e deve ser moderado. Elimine de sua alimentação embutidos e defumados, que contêm conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno. Confira as principais dicas para diminuição de riscos dos tipos mais comuns de câncer:

Mama - No mais frequente entre os tumores femininos, 90% dos casos podem ser curados quando há diagnóstico precoce. Por isso, o melhor caminho é a realização do exame de mamografia a partir dos 40 anos, com repetição anual. E para quem tem casos na família, como a mãe, tias, avós e irmãs, é fundamental visitar mais cedo o aconselhamento genético, que em conjunto com o mastologista vão apontar as melhores formas de acompanhamento.

Mas você pode fazer muito, também: esforce-se ao máximo fazendo caminhadas e atividades físicas diversas e tenha uma alimentação saudável, sem exageros. Ou seja, coma bem, mas com moderação! E nem precisa dizer que você deve ficar longe do cigarro, certo? Quanto às bebidas alcoólicas, evite principalmente os destilados e, com vinho e cerveja, moderação sempre.

Colo do útero - Este também apavora as mulheres, mas não há motivos para tanto. Isso porque é altamente prevenível com o uso de preservativos nas relações sexuais (já que é causado por um vírus, o HPV) e a visita regular ao ginecologista. Ele vai indicar o papanicolau, um exame simples e coberto por qualquer sistema de saúde. E saiba também que o cigarro e a má higiene genital estão ligados à infecção por HPV.

Intestino - Os tumores de intestino e reto estão entre os cinco mais frequentes em homens e mulheres e pode ser evitado com hábitos saudáveis na alimentação. Quando ocorre, alcança elevados índices de cura se o diagnóstico é precoce - no A.C.Camargo, o índice de cura em fases iniciais é de 95%! Mais comum acima dos 50 anos, a prevenção ocorre com dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e pobre em gorduras animais. O consumo de bebidas alcoólicas e de carne vermelha está relacionado à doença e deve ser moderado. Elimine de sua alimentação o consumo de embutidos e defumados, que contém conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno.

Pele - Os tumores de pele são os que mais ocorrem no mundo e também no Brasil, onde cerca de 120 mil homens e mulheres são diagnosticados a cada ano. Apesar de seu alto índice de cura, o diagnóstico precoce é fundamental, pois uma de suas manifestações, o melanoma, é extremamente agressiva e letal. Por isso, sempre que notar o aparecimento ou crescimento de pintas irregulares em seu corpo, não hesite: procure um especialista e, se for o caso, uma equipe experiente e interdisciplinar para o tratamento.

E lembre-se: a exposição ao sol deve ser evitada principalmente entre 10h e 16h. Na praia e caminhadas, não deixe de usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção a partir de 15. E coloque em sua rotina o exame de dermatoscopia digital, fundamental para o rastreamento e diagnóstico seguro.

Pulmão - Com alta incidência entre fumantes (mais de 90% dos homens e mulheres com este tumor são tabagistas), o câncer de pulmão é o que mais faz vítimas no Brasil. Por isso, não tem conversa: abandone o cigarro e passe a fazer exames anuais por meio de radiografia do tórax, que pode ser complementada por tomografia computadorizada, conforme avaliação de seu pneumologista. Só com este acompanhamento você pode se livrar da doença. E esta visita ao especialista vale também para quem não fuma, pois um em cada dez casos não está relacionado ao tabaco. Pratique exercícios regularmente e sinta o bom funcionamento de seu corpo.

Estômago - Mais comum a partir dos 50 anos, o câncer de estômago pode ser evitado com uma dieta e hábitos saudáveis. Vegetais, legumes e frutas cítricas, sempre bem lavados, alimentos ricos em fibras e cuidados com os excessos com bebidas alcoólicas, além do sempre mal vindo cigarro são fundamentais para ficar livre da doença. Não há um idade indicada para realização da primeira endoscopia. O A.C.Camargo aconselha a procura de um médico no caso de persistência de sintomas como azia, má digestão e dor abdominal.

Esôfago - O câncer de esôfago está diretamente associado ao tabagismo e ao alto consumo de bebidas alcoólicas. Há relação de maior incidência também por lesões cáusticas no esôfago, deficiência de ferro e agentes infecciosos. Também contam a existência de casos de câncer na família, por isso procure um oncogeneticista se este é seu caso. Assim como indicado para a boa saúde de seu estômago e intestino, é importante adotar uma dieta rica em frutas e legumes, evitar consumo frequente de bebidas quentes e de alimentos defumados. O refluxo, outro fator de risco para esse câncer e que atinge mais de 20 milhões de brasileiros, precisa ter acompanhamento adequado de um especialista.

Boca - A melhor forma de evitar o câncer de boca é fugir do fumo, seja ele em charutos, cachimbos, cigarros ou folha mascada, e do consumo desenfreado de álcool, sobretudo destilados. Tenha como regra uma higiene bucal adequada e, em caso de próteses dentárias, cuide para que estejam sempre bem ajustadas. E evite o uso de enxaguantes bucais com álcool, que podem provocar irritações na mucosa.

Mais comum a partir dos 40 anos, seu principal sintoma é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma ou duas semanas, ulcerações superficiais e indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Situações mais extremas, como dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço podem ser sinais de câncer de boca. Procure rapidamente um especialista.

Tireóide - O câncer da tireóide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e é três vezes mais frequente nas mulheres. Pode ser observado pela presença de nódulo tireoidiano associado à rouquidão ou a gânglios linfáticos aumentados no pescoço. Histórico familiar da doença é importante sinal de alerta.

Retina - O retinoblastoma é um tumor ocular originário das células da retina, sendo que em 90% dos casos acomete crianças de até cinco anos de idade. Pode aparecer em apenas um ou nos dois olhos, por isso é importante estar alerta ao estrabismo e sinais como pupila do olho branca ao invés de vermelha na presença de luz - isso pode ser observado em fotografias com flash. Evidentemente, a presença desses sinais nem sempre é sinal do retinoblastoma. Por isso, consulte um especialista. Histórico familiar de retinoblastoma ou tumor ósseo requer um aconselhamento genético feito por uma equipe especializada.

Leucemia - Tumor mais frequente na infância, sobretudo dos 2 aos 5 anos, a leucemia é altamente curável. No A.C.Camargo, quatro em cada cinco crianças se vêem livre da doença com o tratamento especializado. Não há sintomas claros para seu diagnóstico, mas vale a pena estar alerta a sinais como anemia repentina, fadiga, cansaço, desânimo, dificuldade para andar, sangramentos e febres ocasionais. A avaliação dos sintomas deve sempre ser feita por seu pediatra de confiança.

Consultoria: diretor de Cirurgia Pélvica, Ademar Lopes; urologista Gustavo Guimarães; diretor de Cirurgia Torácica, Jefferson Luiz Gross; diretora de Pediatria, Cecília Costa, diretor de Ginecologia, Glauco Baiocchi Neto; diretor de Cirurgia Abdominal, Felipe Coimbra e diretor de corpo clínico e da Oncologia Cutânea, João Duprat Neto.

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados em centros oncológicos da América do Norte e Europa.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, e é responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: http://www.accamargo.org.br/ - No twitter: http://twitter.com/haccamargo

Mais de 2 milhões de pessoas festejaram o Ano Novo na avenida Paulista

Foto: Fernando Pereira / Secom

Foto: Fernando Pereira / Secom
O prefeito Gilberto Kassab comemorou nesta sexta-feira (31) a virada do ano com mais de 2 milhões de pessoas na avenida Paulista. Considerada uma das maiores festas de fim de ano do mundo, o Réveillon na Paulista animou o público com 6 shows, queima de fogos e muitos efeitos especiais.
"Receber em uma festa milhões de pessoas com segurança e conforto é uma grande responsabilidade. E o Réveillon na Paulista deste ano foi espetacular, um dos maiores eventos do país", afirmou Kassab.
O Prefeito visitou o centro operacional da Polícia Militar, onde eram monitoradas as 10 câmeras de vigilância com acionamento por controle remoto. No total, 2.900 agentes da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e seguranças particulares atuaram em toda a região da avenida Paulista com o apoio de viaturas, motocicletas, bases comunitárias e do helicóptero Águia da Polícia Militar.
Em seguida, Kassab foi para o palco da festa, onde participou da contagem regressiva, com o ator Luigi Baricelli, mestre de cerimônias, e os cantores Zezé di Camargo e Luciano. A chegada de 2011 foi marcada por um show de luzes e 15 minutos de queima de fogos de artifício, com 100 mil tiros e sete mil bombas multicoloridas, além de efeitos especiais como uma chuva de cinco milhões de confetes metalizados.
Com o tema "São Paulo, a nossa obra de arte", o Réveillon deste ano homenageou os habitantes da cidade, que contribuem para o progresso e produção de arte na capital. Seis horas de shows ocorreram no palco de 800 m² e foram transmitidas em 13 telões de LED.
A festa começou às 20h, com o show da banda sertaneja Barra da Saia. Em seguida, se apresentaram Fiuk com a banda Hori e o cantor Fábio Júnior. Após a contagem regressiva, Capital Inicial e a Escola de Samba Rosas de Ouro animaram a comemoração.
A grande novidade desta edição foi a transmissão on line e ao vivo de toda a festa, por meio de uma câmera instalada próxima ao Masp. Em parceria com o site Earthcam.com, internautas do mundo todo acompanharam o Réveillon pelo site http://www.cidadedesaopaulo.com/.
A expectativa é que a festa tenha atraído a vinda à capital de 150 mil turistas, que devem movimentar R$ 130 milhões na cidade.

Guarapiranga

O Reveillon 2011 teve comemoração inédita na Represa da Guarapiranga, zona sul da cidade. Desde as 19h, mais de 10 mil pessoas participaram da festa. Em um palco de 360 m² instalado nas proximidades da Árvore de Natal da represa, se apresentaram Padre Marcelo Rossi, Roger e Robson, Calcinha Preta, Nanda Bel e a escola de samba Mocidade Alegre.

GERALDO ALCKMIN ASSUME O GOVERNO DE SÃO PAULO

Prefeito Kassab cumprimenta o novo Governador de São Paulo / Foto: João Luiz G. Silva/Secom
O prefeito Gilberto Kassab acompanhou neste sábado (1º) as cerimônias de posse e de transmissão de cargo do governador de São Paulo Geraldo Alckmin e do vice-governador Guilherme Afif Domingos. As solenidades aconteceram respectivamente na Assembléia Legislativa, onde o governador assinou o Termo de Posse, e no Palácio dos Bandeirantes, no qual Alberto Goldman oficializou a transferência de cargo para Alckmin.

Em discurso no plenário da Assembléia Legislativa Geraldo Alckmin falou sobre o desafio de governar São Paulo. "É uma grande responsabilidade assumir o Governo de São Paulo, pela variedade de sua riqueza, dimensão de sua economia e sua população de 41 milhões e 500 mil habitantes. Esses números não são apenas dados estatísticos e sim uma complexa informação social", disse.

Após a cerimônia na Assembléia Legislativa, o novo governador foi recebido no Palácio dos Bandeirantes por Alberto Goldman, de quem recebeu o Pavilhão do Governo do Estado, oficializando assim a transmissão do cargo.
Após a solenidade de despedida de Goldman, ocorreu a cerimônia de posse dos 20 novos secretários de Estado. Foram empossados: Lourival Gomes, na Secretaria Estadual de Administração Penitenciária; João de Almeida Sampaio Filho, em Agricultura e Abastecimento; Paulo Alexandre Barbosa, em Assistência e Desenvolvimento Social; Sidney Beraldo, na Casa Civil; Coronel Admir Gervásio, na Casa Militar; Andrea Matarazzo, em Cultura; Guilherme Afif Domingos, em Desenvolvimento; Edson Aparecido, em Desenvolvimento Metropolitano; Linamara Rizzo Battistella, em Direitos da Pessoa com Deficiência; Emanuel Fernandes, em Economia e Planejamento; Herman Jacobus Cornelis Voorwald, em Educação; Davi Zaia, em Emprego e Relações do Trabalho; José Aníbal, em Energia; Jorge Roberto Pagura, em Esporte e Lazer; Júlio Semeghini, em Gestão Pública; Andrea Sandro Calabi, em Fazenda; Silvio França Torres, em Habitação; Eloisa de Souza Arruda, em Justiça e Defesa da Cidadania; Saulo de Castro Abreu Filho, em Logística e Transportes, e Bruno Covas, em Meio Ambiente.