FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cursos profissionalizantes na área odontológica são oportunidades de ingresso rápido no mercado de trabalho

Quem já concluiu ou está cursando o último ano do ensino médio pode se candidatar a uma vaga de Auxiliar ou Técnico em Saúde Bucal

Fazer um curso técnico é a opção de muitos estudantes que desejam e/ou precisam entrar rapidamente no mercado de trabalho. A carreira de um técnico é promissora e a empregabilidade dos alunos oriundos dos cursos técnicos é alta. Dados do MEC atestam que a empregabilidade dos alunos formados pelos cursos técnicos da rede federal é de 72% e, de cada dez alunos, seis têm salário na média da categoria. Diferentemente dos cursos do nível superior, um curso técnico só é criado para suprir a demanda de mão-de-obra de uma região. De acordo com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o alto crescimento das vagas nos cursos técnicos de saúde - 35,3% de 2003 a 2005 - ilustra esse processo.

A área que mais cresceu em todo o país- Saúde - é hoje a de maior peso no total das matrículas dos técnicos, com 31,5%. “O Conselho Federal de Odontologia exige qualificação técnica comprovada para que alguém possa trabalhar diretamente com um cirurgião dentista, auxiliando-o em procedimentos clínicos. Em função do aumento de uma clientela exigente e informada, os cirurgiões dentistas necessitam de uma equipe capacitada para oferecer um atendimento de qualidade. Desta forma, a demanda por auxiliares e técnicos em consultórios odontológicos cresce a cada dia”, destaca a Profª Renata Tucci, coordenadora dos cursos técnicos do CETAO.

Quem opta por fazer o curso técnico em Saúde Bucal tem ainda outra oportunidade para ingresso no mercado de trabalho: os concursos públicos. “O apoio dos governos Estaduais e Federais aos Programas de Saúde da Família e à melhoria da Saúde Pública aumentou consideravelmente o número de vagas ofertadas em concursos públicos para profissionais desta área. São carreiras estáveis e com remuneração interessante”, observa a Profª Carla Moreto dos Santos, que compartilha a coordenação dos cursos técnicos do Cetao.

CETAO forma técnicos
As carreiras de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) são ocupações da área da Saúde cuja formação está regulamentada nacionalmente pela Lei Nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008. O Técnico em Saúde Bucal e o Auxiliar em Saúde Bucal estão obrigados a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia em cuja jurisdição exerçam suas atividades.
“Hoje, o TSB e o ASB compõem a equipe de saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Atuam nas unidades e serviços de saúde públicos ou privados, conveniados ou não ao SUS, estando em expansão sua inserção em equipes de Saúde da Família”, explica Renata Tucci.
Curso ASB - Auxiliar de Saúde Bucal
Módulo I - Para alunos que estão iniciando
Início: 06 de abril
Término: 06 de agosto
3ª /4ª e 6ª das 19h às 22h
Carga Horária: 300 h

“Já o curso de TSB capacita e certifica o Técnico em Saúde Bucal. Este técnico promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário”, explica Carla Santos.

Curso TSB - Técnico em Saúde Bucal

Pré-requisito: Ter concluído 600h do curso de ASB
Início: 02 de agosto de 2010
Término: 08 de junho de 2011
2ª / 3ª/ 4ª/5ª e 6ª das 19h às 22h
Carga Horária: 600 h

SOBRE O CETAO:
O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
www.cetao.com.br
http://carreiraodontologica.wordpress.com
http://twitter.com/cetao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.