FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social recebe prêmio por ações inovadoras

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) recebeu o Prêmio Rosani Cunha, que premia ações integradas para proteção e promoção social. A solenidade de entrega ocorreu em 25/03, no memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília.
A secretaria concorreu na categoria Práticas de Governos Municipais e a indicação foi pelo trabalho desenvolvido em São Paulo com o "Programa BPC na Escola - uma experiência inovadora na cidade de São Paulo." Foram realizadas visitas domiciliares a cerca de 14 mil beneficiários, com um questionário que tinha como objetivo identificar as barreiras que impedem a criança e o adolescente com deficiência de 0 a 18 anos de freqüentar a escola e permanecer nela.
"Ao invés da contratação de pesquisadores, como fazemos nesse tipo de ação, os técnicos dos Centros de Referência (Cras) foram visitar as famílias. Isso nos proporcionou conhecer ainda melhor suas realidades", explica Fátima de Jesus Teixeira, integrante da equipe.
Segundo ela, por meio do trabalho que a secretaria desenvolveu, houve maior compreensão dos beneficiários sobre seus direitos e possibilidades de acesso às escolas municipais e isso aumentou a procura de vagas na rede pública de ensino. Esse trabalho contou com a participação das secretarias municipais da Saúde, Educação, de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Comissão Municipal de Direitos Humanos.
A premiação é uma homenagem a Rosani Cunha, ex-secretária nacional de Renda de Cidadania, do Ministério de Desenvolvimento Social, falecida em novembro de 2008. Nesta primeira edição, o evento registrou 438 inscrições sobre práticas de gestão e outras 73 de estudos acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.