FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Agenda de Eventos da Prefeitura - 6 de abril de 2010

SUBPREFEITURA DE PERUS FARÁ TESTES GRATUITOS DE SAÚDE
Data: 6 de abril
Subprefeitura de Perus
3396-8600/3917-0706

O Centro de Pesquisas Clínicas estará no dia 6 de abril na Subprefeitura de Perus (Rua Ylídio Figueiredo, 349, Perus) para promover testes gratuitos de saúde, como diabetes, hipertensão e prevenção cardiovascular, para servidores e moradores da região. Os testes acontecerão das 8h às 17h no estacionamento da subprefeitura. O atendimento médico, a medicação e os exames são inteiramente gratuitos. O diabetes é doença crônica caracterizada pela deficiência total ou parcial de insulina, que ocasiona aumento da glicose no sangue e levar a complicações crônicas em órgãos como coração, rim, olhos e nervos.

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM PRÊMIO DE MELHORES FOTÓGRAFOS
Data: 6 de abril
Secretaria de Educação
3396-0600

Nesta terça-feira (6/4), às 14h, os fotógrafos-mirins participantes do programa Recreio nas Férias serão premiados, no Espaço Catavento (Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, Centro), por seus trabalhos realizados durante o programa. Pelos próximos dois meses, as fotografias dos premiados ficaram expostas no local.

UMA PAZ REALIZA CURSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E MEIO AMBIENTE
Data: 6 de abril
Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura
5572-1004

A UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Av. IV Centenário, 1.268, Ibirapuera) irá promover o curso Mediação de conflitos e meio ambiente, que será realizado todas as quartas-feiras, até 6 de abril, das 14h às 17h. O curso é aberto a conselheiros do CADES, educadores e estudantes com mais de 18 anos, e pretende trabalhar a mediação de conflitos a partir dos problemas ambientais presentes na cidade, seus reflexos e conseqüências em nossas vidas e relações. Serão abordados temas como Água - Enchentes e Escassez; Lixo (resíduos); e, Diretos Humanos - Justiça Social e Consumo.

CDC TIDE SETUBAL ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE FOTOGRAFIA
Data: 6 e 7 de abril
Subprefeitura de São Miguel Paulista
2297-9200

O Clube da Comunidade Tide Setubal (Rua Mário Dallari, 170, São Miguel Paulista) está com inscrições abertas até o próximo dia 6 de abril para a Oficina Livre de Fotografia e Memória. O curso é resultado de parceria firmada com o Centro de Pesquisa e Documentação São Miguel Paulista. A oficina é voltada para iniciantes e busca formar fotógrafos, pesquisadores e produtores de conteúdos fotográficos, com focos em fotomemória e fotodocumentário. As aulas serão gratuitas e sempre às quartas-feiras, de 7 de abril a 9 de junho, das 13h45 às 16h45. Para se inscrever basta ter mais de 16 anos e possuir uma câmera analógica, digital ou celular que tire fotos.

SUBPREFEITURA PERUS PROMOVERÁ PALESTRAS SOBRE SAÚDE
Data: 6 a 8 de abril
Subprefeitura de Perus
3396-8600/3917-0706

A Subprefeitura de Perus, por intermédio da Supervisão de Gestão Pública, promoverá o Ciclo de Palestra da Saúde nos próximos dias 6, 7 e 8 de abril, das 10h às 12h, no auditório da entidade (Rua Ylídio Figueiredo, 349, Perus). Esse ciclo de palestras está programado para comemorar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril. A palestra "Educação Financeira - A Saúde do Bolso", apresentada por Letícia Goulart, abrirá o evento, que vai prosseguir no dia 7, com a palestra "Prevenção de Doenças Cardiovasculares - Fatores de Risco e Tratamento". O ciclo se encerrará com o tema "Auto-Estima e Motivação", orientado por Edna Antonia da Silva e Julie Reich, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail mprneves@prefeitura.sp.gov.

ESCOLA DE JARDINAGEM TERÁ PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Data: 8 de abril
Secretaria do Verde e Meio Ambiente
3396-3000

A Escola Municipal de Jardinagem, vinculada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (Rua do Paraíso, 387, Paraíso), vai promover uma palestra com o tema "Alimentação Saudável", no próximo dia 8 de abril, das 9h às 12h, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera). O objetivo da atividade é mostrar a importância da alimentação na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Será apresentada pelo engenheiro agrônomo Oswaldo Barretto de Carvalho, da Divisão Técnica da Escola Municipal de Jardinagem, e a iniciativa é dirigida para todos os públicos interessados. A lista principal de inscritos será confirmada no dia 5 de abril, até às 16h.

INSCRIÇÕES PARA O CURSO SOBRE GERAÇÃO BEAT
Data: até 8 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 8 de abril em interessados em participar do curso sobre a "Geração Beat", poderão se inscrever na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros). Durante o encontro, será promovido um debate sobre vanguardas, rebelião poética e o modo como os artistas se projetam na vida e na sociedade; consequentemente, sobre a atualidade da Geração Beat, e sua presença, inclusive no Brasil. Com início em 8 de abril, o curso se estende até dia 27 de maio, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h.

SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARTICIPA DO FASHION DOWNTOWN
Data: até 9 de abril
Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8000

Até 9 de abril, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participa do Fashion Downtown, que terá desfiles de moda inclusivos na Praça do Patriarca. O evento tem como objetivo iniciar uma aproximação com os lojistas do Centro de São Paulo, visando conscientizar sobre a necessidade de adaptar suas lojas para receber este público, que só na capital representa 1,2 milhão de pessoas.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CORRIDA DE RUA EM JAÇANÃ
Data: 9 de abril
Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé
2241-1122

No período até dia 9 de abril, no horário das 9h às 17h, estarão abertas as inscrições gratuitas para praticantes de corrida de rua na região de Jaçanã. Os interessados poderão se inscrever na Supervisão de Esporte da Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé (Rua Benjamim Pereira, 925, Jaçanã). O Circuito de Corridas no Jaçanã será realizado no dia 18 de abril, às 8h, na avenida Luis Stamatis. Para participar, os interessados precisam ter mais de 18 anos. O projeto tem por objetivo promover e incentivar o esporte e promoção da saúde, tornando a corrida de rua mais popular, gerando qualidade de vida.

PAVILHÃO DA BIENAL VAI RECEBER FEIRA DE ARQUITETURA CORPORATIVA
Data: até 9 de abril
São Paulo Turismo
2226-0400

Até 9 de abril, o Pavilhão da Bienal de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral,s/nº, Ibirapuera) irá sediar gratuitamente a Feira de arquitetura corporativa, a Super 13 Office solution Arquishow, que traz inovação e ofertas aos visitantes. Trata-se da maior feira de arquitetura corporativa da América Latina e trará novas tendências do mobiliário de escritório contemporâneo, com participação de mais de 180 empresas nacionais e estrangeiras. Além da mostra, acontecerão atividades especiais como lançamentos de livros sobre o setor, encontro entre presidentes de licitações e o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa.

CURSO VIVÊNCIAS CULTURAIS PRORROGA INSCRIÇÕES
Data: até 9 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 9 de abril os jovens interessados em participar do curso Vivências Culturais poderão se inscrever na Biblioteca Cora Coralina (Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases) ou no Instituto Tomie Ohtake (R. Faria Lima , 201, entrada pela R. Coropes, 88 Pinheiros). O curso Vivências Culturais para jovens tem como função principal unir interesses artísticos e culturais de jovens entre 18 e 24 anos a fim de capacitá-los para se tornarem monitores em equipamentos culturais. O projeto é realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, por meio do Fumcad e com patrocínio da CCR e Femsa.

CONVIDADOS COMENTAM FILMES SOBRE CIRCO
Data: 9, 16, 22 e 30 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nos dias 9, 16, 22 e 30 de abril o Centro de Memória do Circo (Avenida São João, 473, Centro), exibe uma mostra de filmes sobre as artes circenses. Após as sessões, marcadas às 18h30, convidados comentam as produções. As sessões são gratuitas. Confira a programação completa.

SEMINÁRIO DEBATERÁ ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR
Data: 10 de abril
Secretaria da Educação
3396-0173

No próximo dia 10, das 8h às 18h, será realizado o seminário "Atendimento em Classes Hospitalares", pelo Hospital do Câncer A. C. Camargo, que se destina a coordenadores pedagógicos e professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio. O atendimento educacional em hospital é garantido por lei para não prejudicar o aluno impossibilitado temporariamente de freqüentar a escola por razões de saúde. O seminário divulgará casos atendidos no hospital e mostrará como o hospital se organiza para esse atendimento. As inscrições devem ser feitas pessoalmente, das 14h às 16h, no Hospital do Câncer A.C. Camargo (Rua Tamandaré, 764, Liberdade). Mais informações pelo telefone 2189-5000, ramal 1540 ou 5078.

CIRCUITO CLUBE ESCOLA DE FUTSAL CONTINUA COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Data: 10 de abril
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Até o dia 10 de abril, estarão abertas as inscrições para participar da segunda edição do Circuito Esportivo Clube Escola de Futsal, promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Al. Iraé, 35, Vila Clementino). O torneio será dividido em duas séries, uma para as equipes dos Clubes Escola e outra para os convidados. Neste ano, são esperadas cerca de 250 equipes disputando os grupos sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, para as categorias femininas e masculinas. Os interessados devem se inscrever pelo site http://www4.prefeitura.sp.gov.br/semebiblioteca/CGPE/futsal/.

SÃO PAULO DE BRAÇOS ABERTOS SERÁ TEMA DA JORNADA FOTOGRÁFICA
Data: 10 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Com o tema "São Paulo de braços abertos", o projeto Jornada Fotográfica convida os participantes a registrarem cenas cotidianas, retratos ou paisagens que "tenham a cara da cidade". As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de abril pelo e-mail adouek@prefeitura.sp.gov.br. A expedição está marcada para dia 10, das 9h às 12h. A partir das 14h, o grupo seleciona e edita as imagens, sob coordenação do professor e fotógrafo André Douek. O ponto de encontro acontece na estação Sé do metrô. As imagens da última edição podem ser vistas no site da Jornada Fotográfica.

CORRIDA DE RUA NA REGIÃO DA CAPELA DO SOCORRO SERÁ EM JULHO
Data: 11 de abril e 10 de julho
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

O Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo terá início no próximo dia 11 de abril na região da Mooca. Trata-se de projeto lançado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação (Alameda Iraé, 35, Vila Clementino). A corrida de rua é modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos especialmente em São Paulo que tem incentivado a prática que vai muito além da competição. Para participar, o corredor precisa ter mais de 18 anos. Todos os inscritos receberão camiseta e quem concluir a prova ganha medalha. A corrida de rua na região da Capela do Socorro será a 13ª da temporada, prevista para o dia 10 de julho. Confira o calendário completo de provas.

CINEMA EM CONCERTO ENFOCA TRILHAS DE ALEXANDRE GUERRA
Data: 11 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

A Orquestra Experimental de Repertório (OER) realiza no dia 11 de abril, às 11h, no Teatro Bradesco (Rua Turiassú, 2100 - 3° piso, Pompéia), uma apresentação do "Cinema em Concerto". Na apresentação, os músicos interpretam, ao vivo, as partituras compostas, enquanto um telão atrás ao fundo do palco exibe cenas dos audiovisuais. A apresentação integra a programação de comemoração dos 20 anos da OER. Os ingressos custam R$ 30.

CIRCUITO DE RUAS 2010 COMEÇA EM ABRIL
Data: 11 de abril
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

No dia 11 de abril será dada a largada para o Circuito de Corridas de Ruas 2010. A primeira prova será realizada no bairro da Mooca, na Zona Leste. Para participar, os interessados precisam ter mais de 18 anos. O Circuito de Corridas de Rua terá algumas novidades neste ano. Além de ampliar no número de provas para 23, antes eram 22, o calendário conta agora com uma corrida noturna. A expectativa é que o Circuito chegue a 23 mil participações ao longo do ano e alcance o total de 192 quilômetros percorridos. As inscrições são gratuitas. Confira o calendário completo.

CURSOS GRATUITOS NO TEATRO CACILDA BECKER
Data: 13 de abril
Subprefeitura da Lapa
3396-7500/3864-7305

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de teatro e música no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa). As aulas do projeto "Vocacional" terão início a partir do dia 13 de abril e se estenderão até o mês de novembro. O curso de música acontecerá às terças-feiras, das 10h às 13h, e das 14 às 17h. Já a oficina de teatro será realizada as quartas-feiras, das 14h às 17h, para a turma 1, e 18:30h às 21:30h, para a turma 2. As inscrições podem ser realizadas no Teatro Cacilda Becker, das 10h às 17h, e os interessados devem ser maiores de 14 anos.

PAVILHÃO DO IBIRAPUERA RECEBE A EXPOSIÇÃO PURAS MISTURAS
Data: 13 de abril a 12 de setembro
Secretaria de Cultura
3397-0000

No próximo domingo (11), às 11h, será aberta, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Nova Conceição) a exposição "Puras Misturas". A exposição fica aberta para visitação do público de 13 de abril a 12 de setembro. A exposição celebrará a riqueza e diversidade da cultura do Brasil, apresentando um diálogo entre variadas formas de criação artística produzidas em diferentes tempos e lugares. Ocupando uma área de cerca de 2.500 m² contínuos, sem divisórias, a exposição se desdobrará em quatro módulos. A entrada franca.

INCLUSÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA REATECH 2010
Data: 15 de abril
Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8000

No próximo dia 15 de abril, das 14h às 18h, as secretarias da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Viaduto do Chá, 15, Centro) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Av. São João, 473, Centro) irão promover o programa de orientação "Sem Barreiras - inclusão profissional de pessoas com deficiência". A iniciativa vai acontecer durante a Reatech 2010 - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. A apresentação do programa será feita para profissionais de RH das empresas e interessados na implantação de programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência. O evento acontecerá de15 a 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Jabaquara).

OFICINA GRATUITA E LIVRE DE TEATRO NO GRAJAÚ
Data: 16 de abril
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

A parceria entre a Subprefeitura de Capela do Socorro e a escola de Teatro Trupe Artemanha irá levar para a região do Grajaú oficinas teatrais a fim de incentivar à produção cultural e despertar na população a vontade de conhecer mais a respeito da arte. O curso tem como objetivo iniciar a formação de atores a partir dos 16 anos em aprender técnicas de experimentações cênicas, exercícios, jogos e experiências sensoriais, através da consciência corporal e forma de expressão da arte. As aulas são gratuitas, com início em 16 de abril e acontecerão às sextas-feiras, das 19h às 22h, na Casa de Cultura Palhaço Carequinha (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 232, Grajaú).

CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO SE PREPARA PARA BAILE TRADICIONAL
Data: 16 de abril
Secretaria de Assistência Social
3291-9666

O Creci - Centro de Referência do Idoso (Rua Formosa, 215, Centro), equipamento voltado para a terceira idade e mantido pela Secretaria de Assistência Social (Rua Líbero Badaró, 561/569, Centro), está preparando em detalhes a realização do tradicional baile da terceira idade, que ocorrerá no dia 16 de abril, das 14h às 17h, com uma seleção musical ao vivo de vários ritmos e seleções saudosistas. O Creci tem horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.


SECRETARIA DE ESPORTES PROMOVE V CAMPEONATO ESCOLAR DE BEACH SOCCER
Data: 17 de abril
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), em parceria com a Federação Paulista de Beach Soccer, realiza o V Campeonato Escolar de Beach Soccer. Podem participar escolas públicas municipais e estaduais, colégios particulares, instituições sócio-esportivas e oficinas do programa Clube Escola. A competição conta com as categorias masculinas e femininas, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. Os interessados devem confirmar as equipes pelo e-mail campeonatoescolar@terra.com.br, até dia 10 de abril, fornecendo no ato da inscrição o nome da equipe, um responsável, telefones e e-mails, e a categoria (masculina ou feminina). Não existe taxa de inscrição, apenas uma solicitação para cada equipe doar 20 kg de alimentos não perecíveis.

ESPETÁCULO MOSTRA NÚMEROS DE CIRCO NO TEATRO PAULO EIRÓ
Data: 18 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Permanecerá em cartaz até o próximo dia 18 de abril, no Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro), o espetáculo solo Cadê todo mundo? V2.0, concebido e interpretado por Victor de Seixas, contando a trajetória de mais de 15 anos de um palhaço. Seixas iniciou a carreira artística profissional em 1992, integrando grandes núcleos e companhias, em São Paulo e em Londres, onde viveu de 2001 a 2007. Entre as principais técnicas, estudou mímica, música, dança contemporânea e pilates. Apresentações aos sábados e domingo, às 16h. O ingresso custa R$ 10.

ESPETÁCULO INFANTIL ENTRA EM CARTAZ NO TEATRO CACILDA BECKER
Data: 18 de abril
Secretaria da Cultura
3397-0000

A peça Melancia e coco verde, com representação do Núcleo Girândola, entra em cartaz neste sábado (13) no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) Escrita e dirigida por Natália Grisi, a peça conta a história da convivência entre quatro amigos e das descobertas infantis durante a rotina escolar. A montagem do Núcleo Girândola foi indicada ao Prêmio Femsa 2009, na categoria Revelação - Direção e texto original. A peça será apresentada aos sábados e domingos, às 16h, permanecendo em cartaz até dia 18 de abril, com entrada a R$10.

ESPETÁCULO MUSICAL EM CARTAZ NO TEATRO MARTINS PENNA
Data: 18 de abril
Secretaria de Cultura
3396-0345

Até o dia 18 de abril, a Cia. Pompa Cênica fará temporada da peça Estão voltando as flores, no Teatro Martins Penna (Largo do Rosário, 20, Penha). Nesse espetáculo, a temática central é a violência. Utilizando o amor e os relacionamentos como contraponto, a história resgata a importância da ternura nos tempos de guerra civil. Com música ao vivo, executada por Eric D'Avilla e João Paulo Soran, a trilha sonora é composta por ritmos da gafieira, que se misturam às canções de Adriana Calcanhoto e Chico Buarque, além de cantigas caipiras que complementam as cenas. A peça é recomendada para maiores de 14 anos e apresentada sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 10.

PEÇA BASEADA EM OBRA DE SHAKESPEARE ESTRÉIA NO TEATRO PAULO EIRÓ
Data: 18 de abril
Secretaria da Cultura
3397-0000

Ficará em cartaz até o dia 18 de abril a peça Sonhos de uma noite de verão, de Shakespeare, numa montagem de livre interpretação pelo "O Clã - Estúdio de Artes Cômicas", no Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro). A tradução de Bárbara Heliodora reconta a história dos quatro jovens enamorados que, em uma noite de verão, encontram-se e desencontram-se em uma floresta mágica. A peça será exibida nas sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 19h, sendo que o ingresso custa R$ 10.

SÃO PAULO RECEBE EM ABRIL ETAPA DOS JOGOS REGIONAIS DOS IDOSOS
Data: 21 a 24 de abril
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Nos dias 21 a 24 de abril, no Ginásio do Ibirapuera, será realizada a etapa de São Paulo dos Jogos Regionais dos Idosos, na sua 14ª edição. Na capital, os jogos terão promoção da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e realizado pela Secretaria de Participação e Parceria (R. Líbero Badaró, 119, Centro), por meio da Coordenadoria do Idoso. A cidade de Guarujá vai sediar a etapa final. Os JORI têm por objetivo proporcionar qualidade de vida, com inclusão social do idoso pela integração e interação com pessoas das demais gerações, convívio social e troca de experiências.

CCJ IRÁ SELECIONA ROTEIRO PARA ANIMAÇÃO SOBRE MÁRIO DE ANDRADE
Data: 22 de abril a 25 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Entre os dias 22 de abril e 25 de junho, estarão abertas as inscrições para interessados em criar um filme curta-metragem de animação, produzido no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha), a partir da figura do modernista e criador da Secretaria de Cultura, o poeta Mário de Andrade. O selecionado receberá R$ 10 mil e os direitos patrimoniais do roteiro serão transferidos ao CCJ Ruth Cardoso. Qualquer técnica de animação será considerada, como computação gráfica, desenho feito à mão, stop-motion ou quatro a quadro. As inscrições podem ser feitas, pessoalmente, no Centro Cultural da Juventude, entre terça e sexta-feira.

EM ABRIL, ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA JARDIM DA VIDA TERÁ NOVO SARAU
Data: 23 de abril
Secretaria de Assistência Social
3291-9666

No próximo dia 23 de abril, a partir das 14h, a Secretaria de Assistência Social (R. Líbero Badaró, 561/569, Centro) vai realizar no Espaço de Convivência Jardim da Vida II (Parque Dom Pedro II, s/nº, Centro) a terceira edição do Sarau Cultural, com enfoque especial nas mulheres por meio de música, poesia, teatro e outras atividades. Os usuários desse equipamento são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e de rua e poderão assistir apresentações de rap, música popular, capoeira, contadores de piadas, recital de poesias e teatro.

ESPETÁCULO INFANTIL ENTRA EM CARTAZ NO TEATRO JOÃO CAETANO
Data: 25 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 25 de abril, o Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino) irá exibir a peça infantil As aventuras de Pepino, de Ednaldo Freire, da Fraternal Companhia de Artes e Malas Artes. O espetáculo conta a história de Pepino, um menino ingênuo que segue ao pé da letra o que a Mama lhe diz, decidindo sair de casa e enfrentar desafios como resolver o problema de uma mulher chorona. Os figurinos, cenários, sotaques e sonoridades são inspirados na cultura italiana. A peça será apresentada aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone 5573-3774.

SANTANA/TUCURUVI PROMOVERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ALBERGUES
Data: 26 de abril
Subprefeitura de Santana/Tucuruvi
2987-3844

A sede da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi (Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi), através da Supervisão de Assistência Social, irá receber no próximo dia 26 de abril, às 9h, uma audiência pública para a instalação de Núcleo de Serviços com Albergue I, na região do Tucuruvi. Edital da audiência prevê que serão criadas 180 vagas para pessoas em situação de rua, sendo 130 para homens só em situação de rua e 30 para mulheres com ou sem filhos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 6987-3844, ramal 193.

ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM ENSINA MONTAR HORTA
Data: 29 de abril
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Até o dia 29 de abril, terá prosseguimento o curso Como fazer uma horta, promovido pela Escola de Jardinagem (Av Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Voltado para munícipes e funcionários públicos municipais interessados no tema, o curso tem por objetivo demonstrar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças, visando melhor aproveitamento das áreas disponíveis para produção de legumes e verduras de boa qualidade. As aulas vão acontecer às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo site http://www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem.

GRAFITE GRADATIVO É A NOVA ATRAÇÃO DA PASSAGEM LITERÁRIA
Data: 30 de abril
Subprefeitura da Sé
3397-1202/1204

Até o dia 30 de abril, a Passagem Literária da Consolação (Rua da Consolação cruzamento com Av. Paulista) vai receber gratuitamente a exposição denominada Em obras, onde 30 artistas se revezarão todos os dias deste mês para realizar trabalhos com a técnica de grafite a lápis. Dessa proposta artística inédita vai resultar uma série de imagens complementares que formarão um painel inusitado. Em abril, a dinâmica se inverte, e os artistas voltam ao espaço para apagar gradativamente a pintura, deixando a parede novamente vazia. Trata-se de realização da Associação Via Libris de livreiros, com apoio da Subprefeitura da Sé (Rua Álvares Penteado, 49, Centro). Essa obra poderá ser vista das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira; sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.

PARQUE LIONS CLUB TUCURUVI OFERECE OFICINAS GRATUITAS
Subprefeitura de Santana/Tucuruvi
2987-3844

O Parque Lions Club Tucuruvi (Rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Palmas do Tremembé) promove, durante o mês de abril, a oficina de cultivo de orquídeas, contação de histórias com origami, o varal de poesias e a exposição fotográfica: "A Natureza em Detalhes". Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação completa.

OBRAS DE CHICO XAVIER NAS BIBLIOTECAS SÉRGIO MILLIET E LOUIS BRAILLE
Secretaria Municipal de Cultura
3397-0000

No mês em que se comemora o centenário de nascimento de Chico Xavier (1910 - 2002), a divisão de bibliotecas do Centro Cultural São Paulo (Av. Vergueiro 1.000, Paraíso) coloca à disposição dos interessados, na área de filosofia e religião da Biblioteca Sérgio Milliet, várias obras de Chico Xavier, célebre divulgador do espiritismo. As obras mais procuradas são: Ação e Reação, Missionários da Luz, Nosso Lar, entre outras. Na Biblioteca Louis Braille, constam livros para deficientes visuais e audiolivros. Lá, é possível o empréstimo, sem ônus, de exemplares da obra de Chico Xavier para leitores de todo Brasil, por meio do cecograma (tarifa grátis do correio).

EXPOSIÇÃO MOSTRA PUBLICAÇÕES QUE SÃO OBRAS DE ARTE
Data: 2 de maio
Secretaria de Cultura
3396-0345

Até o dia 2 de maio, o Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso), em parceria com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo, vai apresentar Folheando: quatro décadas de livros e revistas de artista. A mostra gratuita reúne uma seleção de publicações de artistas espanhóis, produzidas ao longo de mais de quatro décadas. A exposição traz desde peças históricas, como as de Juan Hidalgo e José Luís Castillejo, integrantes do grupo Zaj, até trabalhos mais recentes de nomes como Lara Almarcegui, Miquel Barceló, Dora García, Antoni Muntadas e Javier Peñafiel. São cerca de 200 peças em exibição, além de 46 livros para consulta. A mostra ficará aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

ESCOLAS COM PRÁTICAS AMBIENTAIS EM EVENTO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Data: 12 de maio
Secretaria de Educação
3396-0345

As escolas da Rede de Ensino que desenvolvem Práticas Ambientais importantes já podem enviar seus trabalhos às Diretorias Regionais de Educação para participar da 9ª Conferência Municipal da Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas. O encontro acontecerá no dia 12 de maio com tema Economia Verde frente às Mudanças Climáticas, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda). A conferência prevê dois encontros onde serão discutidos temas voltados para a formação, capacitação e qualificação de mão-de-obra para os chamados empregos verdes. Os trabalhos serão expostos pela Secretaria da Educação, com 13 painéis, um para cada Diretoria Regional. Mais informações pelo e-mail eenogueira@prefeitura.sp.gov.br.

PESSOAS DA TERCEIRA IDADE TERÃO OFICINA LIVRE DE TEATRO EM SANTANA
Data: 12 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Até o dia 12 de maio, será realizada a Oficina Livre de Teatro para a 3ª idade no Clube Escola Santana (Av. Santos Dumont, 1.318, Santana). Assim, pessoas acima de 50 anos de idade poderão participar dessa oficina livre de improvisação teatral. As atividades acontecerão às quartas-feiras, das 10h30 às 12h. O curso é gratuito e não exige experiência prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2221-5214.

CONFERÊNCIA PRODUÇÃO MAIS LIMPA VAI DEBATER "ECONOMIA VERDE"
Data: 12 de maio
Secretaria de Relações Internacionais
3113-8514

A 9ª edição da Conferência Municipal de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas será realizada no dia 12 de maio, das 8h às 17h, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda), em São Paulo. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (Viaduto do Chá, 15, Centro) reunirá especialistas, empresários, representantes do poder público e da iniciativa privada, organizações não-governamentais (ONGs), estudantes, professores, jornalistas e cidadãos interessados em debater sobre temas ligados às mudanças climáticas. Seu objetivo é compartilhar, adquirir conhecimento e propor soluções práticas que podem ser implantadas na capital paulista.

CDC MORADA DO SOL GANHA CAMPO SINTÉTICO
Data: 18 de abril
Subprefeitura de Perus
3396-8600

A Subprefeitura de Perus através da Supervisão de Esporte inaugura no dia 18 de abril, a partir das 7h, o campo sintético do Clube da Comunidade (CDC) Morada do Sol (rua Arthur de Azevedo, 55, Morada do Sol). O evento contará com festival de futebol, shows e brincadeiras. A Coordenadoria de Obras da Subprefeitura efetuou a contratação de projeto e execução de obras de instalação de iluminação, obras de ampliação da quadra poliesportiva e colocação de grama sintética no campo de futebol. O local recebeu 1.147,50 m² de grama artificial.

EXPOSIÇÃO NA GALERIA OLIDO MOSTRA FOTOS INÉDITAS DA FAMÍLIA FERREZ
Data: 23 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

A Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro) prossegue exibindo a exposição fotográfica "Família Ferrez: novas revelações", que traz cerca 390 imagens inéditas do Rio de Janeiro e do Brasil, do Senegal e de diversos países europeus, realizadas na primeira metade do século passado. O trabalho é resultado de uma seleção de oito mil negativos que faziam parte do acervo documental da família Ferrez. Com entrada gratuita, exposição poderá ser vista até o dia 23 de maio, de terça a domingo, das 12h às 20h.

CURSO GRATUITO DE ARBITRAGEM É REALIZADO EM 2010
Data: 25 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de árbitros de futebol de campo. Organizado pela Associação Cuebla, em parceria com a Secretaria de Esportes, as aulas acontecerão no Conjunto Desportivo Baby Barioni (rua Dona Germaine Burchard, 451, Barra Funda), às segundas-feiras, das 9h às 11h e das 19h às 21h. Serão disponibilizadas até 100 vagas. Composto por duas fases, o curso terá aulas teóricas até o dia 25 de maio. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3805-4397, 3805-4398 e 3805-4399.

SÃO PAULO VAI SEDIAR COPA DO MUNDO DE JUDÔ 2010
Data: 29 a 30 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Nos próximos dias 29 e 30 de maio, São Paulo vai ser a sede da Copa do Mundo de Judô, que será realizada no ginásio do clube Hebraica (Rua Hungria, 1.000, Jardim Paulistano). Esse evento esportivo faz parte do Circuito Mundial, que conta com outras 26 competições. Em 2010, o Brasil será o único país a organizar dois eventos do Circuito Mundial: o Grand Slam, no Rio de Janeiro, e a Copa do Mundo, em São Paulo. Atletas do Japão, França, Coréia, China, Rússia, Holanda, Alemanha, entre outros, já confirmaram presença. São esperadas 50 delegações. O evento conta com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Al. Iraé, 35, Vila Clementino).

PERUS TERÁ PARTICIPAÇÃO NA GINCANA SÃO PAULO INCRÍVEL 2010
Data: 30 de maio
Subprefeitura de Perus
3396-8600/3917-0706

A Subprefeitura de Perus (R. Ylídio Figueiredo, 349, Perus) promoverá a etapa regional da Gincana São Paulo Incrível 2010 no dia 30 de maio, no Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1.000, Perus). Os vencedores dessa primeira etapa irão para a etapa municipal promovida pela Secretaria de Esporte, que ocorrerá no Vale do Anhangabaú. Nessa fase a disputa envolverá competição entre as subprefeituras. Os interessados em participar do evento devem montar uma equipe composta de 5 membros com no mínimo um integrante de sexo oposto aos demais e entrar em contato com a Supervisão de Esporte pelo telefone 3396-8645.

BIBLIOTECA TERÁ CURSO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS
Data: 13 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 13 de julho, a Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé) estará apresentando os trabalhos do curso básico de formação para contadores de histórias. As atividades são desenvolvidas sempre aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 2295-3447

BIBLIOTECA LENYRA FRACCAROLI TERÁ OFICINA DE QUADRINHOS
Data: 5 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 5 de agosto, das 9h30 às 12h30, a Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Nova Manchester) vai desenvolver, sempre as quintas-feiras, o projeto Fanzines nas zonas de Sampa. A oficina gratuita será ministrada pelo artista Ezê, dentro do projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, que tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, escrita e para a leitura. A aula será oferecida para interessados com idade superior a 12 anos. As inscrições e maiores informações podem ser obtidas na biblioteca.

SUBPREFEITURA REALIZA SEMINÁRIO CONTRA A VIOLÊNCIA
Data: 9 de junho
Subprefeitura de Santana/Tucuruvi
2987-3844

A Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, através de sua Supervisão de Assistência Social e Desenvolvimento, realizará no próximo dia 9 de junho, das 9h às 17h, o seminário "Não à violência". No seminário serão discutidos temas como violência doméstica, violência contra a criança e violência contra o idoso. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos telefones 6201-1089, 6201-3118 ou pelo e-mail mailto:sasst@prefeitura.sp.gov.br. O evento será realizado no auditório do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), na Avenida Zaki Narchi, 536.

Trânsito

NOVA FAIXA TRANSVERSAL M'BOI MIRIM
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

Visando melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais rapidez e conforto aos usuários, a SPTrans implanta uma faixa reversível na Estrada do M'Boi Mirim. A faixa que começa na Estrada do M'Boi Mirim, após a Rua José de Barros Magaldi e se estende até a Rua Amaro Velho, tem 1,5 km de extensão e funcionará de segunda à sexta-feira, das 6h às 8h. Com a nova faixa reversível, a capacidade de embarque nas paradas João de Abreu e Francisco Xavier, será duplicada, já que os usuários poderão utilizar os dois lados das paradas para embarque nos coletivos em sentido ao centro.

ENTREGA DE PROPOSTAS PARA GARAGENS VERTICAIS
Data: 26 de abril
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que a data limite para a entrega da documentação do Procedimento de Manifestação de Interesse para elaboração do projeto de Zona Azul Vertical (ZAV) para a cidade de São Paulo, será até 26 de abril. A medida se deve à grande procura por parte de empresas e consórcios nacionais e estrangeiros, que solicitaram mais tempo para elaboração dos estudos exigidos, a CET vai prorrogar o prazo por mais 60 dias. O Procedimento de Manifestação de Interesse é um mecanismo pelo qual as empresas interessadas em participar de um determinado projeto propõem um modelo, fornecendo à Administração Pública estudos referentes ao objeto a ser contratado.

ESTRADA DO M'BOI MIRIM TERÁ FAIXA REVERSÍVEL DE TRÂNSITO
Data: 15 de abril
Secretaria de Transportes
3396-6800

Até o próximo dia 15 de abril, a Secretaria dos Transportes (R. Boa Vista, 236, Centro), por meio da São Paulo Transportes, pretende implantar uma faixa reversível de trânsito, das 6h às 8h, de segunda-feira a sexta-feira, com o objetivo de aliviar o acúmulo de tráfego no corredor da Estrada do M'Boi Mirim, proximidades do Terminal Guarapiranga. A faixa irá começar na Estrada do M'Boi Mirim, altura da Rua José de Barros, e se estenderá até a Rua Amaro Velho, compreendendo as paradas João de Abreu e Francisco Xavier. O trecho escolhido para receber a nova faixa tem grande demanda devido ao Terminal Guarapiranga e presença de vias importantes, como as avenidas Guarapiranga e Guido Caloi e a Rua José Bruno Magaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.