FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Centro de Formação da Escola do Servidor na subprefeitura da Penha

Prefeito assina decretos que instituem políticas para a capacitação dos servidores e entrega prêmios a projetos inovadores
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, acompanhado dos secretários de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia, e de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, inaugurou nesta terça-feira (30), o Centro de Formação da Escola do Servidor Público Municipal na Subprefeitura da Penha, zona Leste, voltado à capacitação dos servidores da subprefeitura.
"À medida que capacitamos os nossos servidores e modernizamos os equipamentos públicos, avançamos em direção à inovação e à transparência. Além disso, melhoramos as condições de trabalho e trazemos a população para nos ajudar a aperfeiçoar a gestão da Prefeitura", disse Kassab.
A iniciativa faz parte do Inova Gestão - amplo programa de capacitação e desenvolvimento do servidor, criado pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização - e o objetivo é ampliar a rede de capacitação aos servidores, com a criação de centros de formação localizados nas subprefeituras que ofereçam os cursos regulares que atualmente são ministrados na Escola do Servidor, atendendo às demandas específicas de cada região.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação e da Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM), e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. A criação de centros de formação e capacitação de servidores em cada uma das subprefeituras é uma das ações previstas no plano de metas da Agenda 2012.
A Escola de Formação do Servidor Público é a responsável pela administração do programa de capacitação nos centros, programação dos cursos, disponibilização de equipamentos e treinamento de instrutores. A Escola também está realizando um cadastramento por região dos servidores que têm interesse em atuar como instrutores em diversos segmentos, ministrando cursos em suas unidades de trabalho.
No dia 5 de abril, terão início as aulas do curso de Informática Básica, que irá proporcionar a capacitação, aperfeiçoamento e reciclagem do conhecimento sobre as tecnologias de informação e comunicação aos servidores da subprefeitura. A estrutura do Centro conta com 20 computadores em rede e televisor LCD para apresentações em vídeo. A primeira turma é formada por vinte servidores, que farão as aulas duas vezes por semana e receberão certificado ao final do curso.
O primeiro Centro de Formação voltado para a capacitação de servidores das subprefeituras da cidade foi inaugurado na Subprefeitura do Itaim Paulista. Os próximos serão inaugurados nas subprefeituras de Santo Amaro, Lapa, Santana e Ipiranga.
O secretário Rodrigo Garcia apresentou um balanço do Programa Inova Gestão, lançado em 2009, que já capacitou cerca de quatro mil servidores até o momento, em diversos cursos promovidos pelo Programa, por meio da Escola do Servidor. "Pretendemos triplicar esse número até o final do ano. Só para o próximo trimestre, serão oferecidas cerca de três mil vagas em cursos de capacitação da Escola", declarou o secretário.
Com a inauguração dos centros de formação, será ampliado o programa de capacitação em informática, com cursos de Educação a Distância (EAD), o que deve beneficiar cerca de 50 mil servidores.

A Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização também vai ampliar para os servidores aposentados os benefícios dos convênios firmados por meio de chamamento público com instituições de ensino, que oferecem aos servidores municipais e seus dependentes descontos nas mensalidades de seus cursos, que vão desde a educação infantil até a pós-graduação, além de cursos técnicos e de idiomas. "Até o presente momento temos quinze parcerias formalizadas com instituições de ensino e aproximadamente quatro mil servidores beneficiados. Também estamos desenvolvendo um modelo de parceria para cursos "in company", o que trará mais benefícios aos servidores", conclui o secretário Rodrigo Garcia.

Projetos inovadores recebem o Prêmio Inova Gestão

O Programa Inova Gestão faz parte da Agenda 2012 e tem como meta a capacitação de até 50 mil servidores. Abrange os níveis estratégico, tático e executor com ênfase na inovação, racionalização e desburocratização dos processos de gestão e a melhoria dos serviços públicos prestados à população, além da motivação ao funcionalismo.

O curso de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação, que deu início ao Programa, junto com o curso de Gestão de Pessoas, foi dirigido aos gestores de nível estratégico da Prefeitura, indicados pelas secretarias municipais. Uma das características mais importantes desse curso envolveu a orientação para a elaboração de projetos inovadores que contribuam para a melhoria e a ampliação do leque de serviços à população. Os participantes foram distribuídos em equipes, cada uma responsável pela elaboração de um projeto.

Foram apresentados 23 projetos, avaliados por uma banca julgadora formada por profissionais da Fundap, que ministrou o curso, e da Prefeitura. Destes, foram selecionados os oito projetos melhor avaliados, que receberam das mãos do prefeito Gilberto Kassab e do secretário Rodrigo Garcia o Prêmio Inova Gestão, no valor de R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais) por equipe.

Os oito projetos premiados são: Compartilhando um Sonho - Com São Paulo Eu Tenho um Lar; Me Leva São Paulo; Parque Sustentável - Modelo de Sustentabilidade na Cidade de São Paulo; Poda Racional de Árvores e Aproveitamento de Resíduos; Inova Sub - A sua Subprefeitura em Rede; Rede Municipal de Cultura; Melhora Praça; Inova Bairro e O Espaço do Cidadão

Também foram entregues os certificados aos servidores que concluíram a capacitação em Tutoria em EAD. O Curso de Formação de Tutores de Ensino à Distância (EAD), realizado no Núcleo Educacional da PRODAM, capacitou a primeira turma de 44 servidores em técnicas para tutoria em Educação a Distância, por meio da ferramenta Moodle, uma das mais utilizadas no mundo. Eles poderão dar suporte aos cursos de educação a distância que serão disponibilizados pela Prefeitura. Uma turma de 66 servidores selecionados pela Comissão Municipal de Direitos Humanos passará pela mesma formação, com outro enfoque de educação.

Decretos instituem políticas para a capacitação de servidores
A capacitação permanente dos servidores municipais em prol de uma gestão pública de qualidade é uma premissa desta gestão e a Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização tem a atribuição de formular e dar uma unidade às políticas de capacitação e qualificação profissional dos servidores.
Neste sentido, foram assinados pelo prefeito Gilberto Kassab três decretos que instituem as políticas municipais de Capacitação, de Educação a Distância - EAD, e de Gestão do Conhecimento e Inovação, a serem implementadas pelos órgãos da administração direta da Prefeitura de São Paulo. Também foi anunciado um projeto para a instituição do pagamento de gratificação à atividade de instrutor concedida ao servidor que atue como instrutor em atividades de desenvolvimento, aperfeiçoamento e capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.