FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mutirão de Saúde e ações ambientais no Teotônio Vilela

Mutirão de Saúde e ações ambientais no Teotônio Vilela mudam a rotina dos moradores

A população do Teotônio Vilela, no Sapopemba, teve um sábado diferente e mais verde com as atividades realizadas pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria da Saúde do município, e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS.
Diversas tendas foram montadas na rua Teodoro Riccio, em meio ao conjunto habitacional, e tiveram como enfoque maior as questões ambientais com a exposição de produtos confeccionados a partir de material reciclado, inclusive o sabão ecologicamente correto, fabricado com óleo de cozinha remanufaturado.

Equipes de Vigilância Ambiental da Saúde, departamento conhecido como SUVIS, marcou forte presença com seus biólogos e técnicos que deram orientação ao público e fizeram e demonstrações dos animais sinantrópicos, tais como morcegos e escorpiões, muito comuns nessa região, e apresentações de filmes educativos. A equipe de controle da dengue recolheu denúncias do bairro e o pessoal da desratização aplicou raticida nos bueiros da redondeza.
A tenda muito visitada foi a da Zoonoses com os bichos em exposição, a Iguana fez muito sucesso.

A abertura teve a participação do secretário do Verde do município, Eduardo Jorge que, acompanhado do subprefeito Wilson Pedroso, saudaram as equipes e a população presente. Também estiveram presentes a supervisora técnica de Saúde de Vila Prudente / Sapopemba, dra. Selma Buff, e o dr. Eduardo Locks, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental da região. O secretário, em sua fala, lembrou da importância da parceria existente hoje entre os agentes de Saúde, do Programa Saúde da Família, e os agentes ambientais, que cuidam do combate à dengue e outros vetores.

Além das tendas, foi realizado um mutirão de multiserviços de remoção de entulho e cata-bagulho no entorno, e a via aonde ocorreu o evento recebeu melhorias na calçada e na viela, o que facilitou o dia a dia das pessoas.
No total, foram recolhidas 6 toneladas de entulho, 70 bocas de lobo e 50 metros de ramal foram limpos, e 1.000 metros de guias foram pintadas.

Já na parte de Educação Ambiental, foram dadas orientação sobre arborização e hortas, bem como sobre reciclagem.
Houve também o plantio de 400 mudas de árvores de diversar espécies, entre elas, Pata de vaca, Ipê Roxo e Amarelo, Quaresmeira, Dedaleiro, Jerivá e Aroeira.
Passaram pela Oficina de Brinquedos Recicláveis e mais os Brinquedos Infláveis, cerca de 300 crianças, que puderam brincar também com uma perna de lata.
Houve medição de pressão arterial e as pessoas foram incentivadas a depositar óleo de cozinha usado no container trazido pela ONG Trevo, de coleta de óleo, e parceira da Subprefeitura nessa ação. No total, 23 litros foram trazidos.

O trabalho de grafite no muro do estacionamento E-4, na Teodoro Riccio, foi uma intervenção realizada pelo Projeto Scutaí, que construiu um painel temático relacionado ao projeto Meu Bairro Mais Verde.

A exposição dos Projetos Reciclando com Arte e Mãos de Arte - Artesanato, também teve um público participativo, interessado em conhecer as técnicas artesanais para produzir peças com material reciclado. Além disso, o artesão João Del Valle expôs seus trabalhos de Origami, dobradura de papel, entre eles o jacaré, que está sendo analisado pelo Guiness, como o maior trabalho de dobradura já realizado.

Completou a programação, a participação do Senai Humberto Reis Costa, que prestou orientação profissional aos jovens estudantes e demais interessados, bem como a base móvel da Defesa Civil, que também prestou orientações à população.

O público circulante pelo evento girou em torno de 600 pessoas.

O evento integra o Programa Vila Prudente / Sapopemba SEMPRE VERDE, lançado em abril de 2009 pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, com o objetivo de melhorar os índices de cobertura vegetal na região e promover a mudança de comportamento das pessoas através de ações verdes e da educação ambiental. "Logo que entrei aqui, em 2009, percebi o grande déficit de áreas verdes e a questão do lixo, que demandava um processo de conscientização da população. Foi assim que resolvemos implantar esse projeto que já deu bons frutos", comenta o subprefeito Wilson Pedroso.


Projeto Vila Prudente / Sapopemba SEMPRE VERDE

Diversas ações vêm sendo realizadas desde 2009 como, plantio de árvores, em parceria com a Secretaria do Verde - SVMA, coleta de óleo de cozinha usado, em parceria com a ONG Trevo, Projeto Pedalando e Aprendendo, de capacitação de jovens do Ensino Médio para se tornarem aprendizes de montagem de bicicletas, numa parceria com a FUSSESP, órgão dirigido por Monica Serra, e o Senai São Paulo, através do Senai Humberto Reis Costa, localizado na Vila Alpina, e que ministrou aulas para a primeira turma que se formou no Jardim Elba, no Sapopemba, além de outras ações de incentivo à cultura do meio ambiente e de conscientização das pessoas.

Um comentário:

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.