FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

"Jogo de Damas" -Teatro Municipal (Suzano)

Comédia Jogo de Damas celebra a vida e a amizade na terceira idade
Foto: Marcelo Kahn
O espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, para montagens teatrais inéditas.

A comédia Jogo de Damas - estrelada pelas atrizes Arllete Montenegro, Beatriz Tragtenberg e Maria Eugênia De Domenico – faz única apresentação na cidade de Suzano, dia 11 de abril, domingo, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, às 19 horas. O enredo da montagem, que tem texto de José Eduardo Vendramini - que também dirige a peça em parceria com Marcelo Braga - conta a história de três senhoras de personalidades distintas que enfrentam os reveses da vida jogando cartas, evoluindo da tristeza das grandes perdas para a celebração da amizade e da alegria de viver.

A montagem lança mão do humor para enaltecer a amizade e mostrar o efeito da passagem do tempo sobre a vida das pessoas e suas relações. José Eduardo Vendramini coloca a terceira idade como ponto de partida para discutir questões maiores como amor, amizade, sexo e envelhecimento. Por isso a velhice é retratada de forma suave, brincalhona e descontraída, evitando a depreciação e afirmando a dignidade. O autor revela que “estamos diante de uma comédia de costumes bastante peculiar, onde o tema é sério, mas o tratamento é leve, comportando igualmente risos e lágrimas, realidade e magia”.

Vendramini e Marcelo Braga optaram pelo tratamento poético na concepção da encenação de Jogo de Damas. O cenário realista (não naturalista), assinado por Carlos Colabone (também figurinista) e os objetos de cena são resumidos ao essencial, valorizados pelos artifícios mágicos da iluminação de Paulo Oséas. A direção utiliza ainda projeções de fotos antigas das atrizes, buscando uma nostálgica identificação do público com o espetáculo.

Para reforçar o tom brincalhão do texto, os diretores apostaram na direção de atores (no caso, atrizes) e na experiência interpretativa de Arllete, Beatriz e Maria Eugênia. Eles ainda explicam que o “dinamismo da comédia se complementa nas emendas das cenas, na luz, na trilha sonora de Tunica (formada basicamente por clássicos da música nacional e internacional) e nas mudanças de cenário”. E Marcelo Braga complementa, em tom brincalhão: “O cenário e os objetos mudam, assim como mudam as coisas na vida, o tempo muda até os móveis de lugar”.

Vendramini criou situações cômicas que podem ser comparadas ao humor inglês: piadas em situações dramáticas, humor durante a tragédia. “Quero mostrar o efeito que a amizade tem sobre as dores das perdas e fazer um elogio às mulheres batalhadoras, por meio de um texto com tratamento absolutamente humano. Jogo de Damas torna-se assim um elogio à vida, celebrada e salva pelo nobre sentimento de amizade”, comenta o autor.

O dramaturgo tratou o tema da terceira idade com respeito, delicadeza e muito bom humor. Nada de melancolia, mas muita capacidade de superação. Ele brinca com as convenções morais e inverte os clichês. Esta comédia traz, literalmente, para o palco algumas das incontáveis surpresas da vida.

O enredo

Três senhoras, moradoras do bairro paulistano de Higienópolis, enfrentam os reveses da vida jogando cartas na casa de Antonieta (Beatriz Tragtenberg), que acabou de ficar viúva. Sofia (Arllete Montenegro) e Magaly (Maria Eugênia De Domenico), suas vizinhas de condomínio, acodem-na em sua solidão e passam a lhe fazer companhia. Antonieta melhora sensivelmente e sua casa se torna o refúgio para os dramas pessoais das amigas. Quando Magaly também fica viúva, Antonieta e Sofia a socorrem, aliviando seu sofrimento. Sofia e Magaly se tornam sócias, alcançam sucesso e passam a morar juntas para fazer economia. A história das três amigas evolui paralelamente à história de Polly, uma mini poodle que vai trocando de dona conforme os fatos vão se sucedendo.

Antonieta (80 anos), a mais velha das três, tem personalidade difícil, é muito ranzinza e autoritária, mas acaba se mostrando uma mulher generosa. Sofia (70 anos) precisa trabalhar muito em suas várias profissões (“bicos”) para sustentar um amante jovem e indolente; ela é uma senhora agnóstica e bastante contida, que encontrará pela frente os valores da espiritualidade. Já Magaly (60 anos), a mais nova, precisa malhar os músculos para permanecer jovem e com um amante rico, bem mais velho, que a sustenta e lhe dá boa vida. É dona de uma divertida espontaneidade e de uma inteligência bastante duvidosa (o que garante boas piadas durante a peça); seu desejo é um dia encontrar e saborear a sabedoria dos inteligentes.

Ficha técnica
Espetáculo: Jogo de Damas
Texto: José Eduardo Vendramini
Direção: Marcelo Braga e José Eduardo Vendramini
Elenco: Arllete Montenegro, Beatriz Tragtenberg e Maria Eugênia De Domenico
Cenografia e figurinos: Carlos Colabone
Iluminação: Paulo Oséas
Trilha sonora: Tunica
Programação visual: Marcelo Pestana e Carlos Cirne
Edição de vídeo e fotos: Marcelo Kahn
Operadora de som: Solange Mendes
Operador de luz: Rodrigo Palmieri
Contra-regra: Leandro Ivo
Coordenação geral e direção de produção: Neusa Andrade
Produção executiva: Geondes Antonio
Realização: Secretaria de Estado da Cultura (Prêmio ProAC) e Expressão e Arte Produções

Serviço
Única apresentação: 11 de abril - domingo - às 19 horas
Local: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré
Rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro/Suzano/SP - (11) 4759-1801
Ingressos: Grátis (distribuição 1h antes do espetáculo) - Duração: 1h30
Gênero: Comédia – Classificação etária: 14 anos. Capacidade: 328 lugares. Possui ar condicionado e acesso universal. Não possui estacionamento.

José Eduardo Vendramini - autor e co-diretor

José Eduardo Vendramini é dramaturgo, diretor, professor titular do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Iniciou sua trajetória artística em São José do Rio Preto, SP, onde teve intensa participação no movimento de teatro amador daquela cidade, de 1964 a 1976. Membro fundador do Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto, ele participou de praticamente todas as suas realizações anuais. Entre seus inúmeros textos de teatro, destacam-se: Lona Estrelada, O Canil, Baile de Debutantes, Eleonora, Viagem ao Interior, Sinfonia dos Ancestrais e Diálogo Com a Mãe. Dirigiu grandes textos da dramaturgia mundial como À Margem da Vida, de Tennessee Williams, Romeu e Julieta, de William Shakespeare, A Mandrágora, de Maquiavel, Liolá e Esta Noite Se Improvisa, de Pirandello (em Portugal), Não Se Brinca Com O Amor, de Alfred de Musset, A Disputa, de Marivaux, e Antígone, de Jean Anouilh, entre outras. Ganhou quatro prêmios Governador do Estado (como figurinista e cenógrafo) e várias Menções Honrosas, em concursos nacionais de dramaturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.