Nossos Vídeos

sábado, 2 de janeiro de 2010

Começar o ano com currículo novo é bom para a carreira

Quem quiser ingressar no mercado de trabalho no início de
2010 deve atualizar informações. Previsão é de 18 mil vagas.
Aproveitar o período das férias para dar um 'upgrade' nos dados profissionais pode significar um grande salto na carreira. Afinal, "a primeira impressão é a que fica", como diz o velho ditado. Um currículo bem elaborado é um diferencial para estimular o entrevistador a convidar o candidato para participar de um processo seletivo. Portanto, investir tempo em sua preparação é fundamental para se alcançar o sucesso.

Dados do Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube indicam uma realidade preocupante: de 20 candidatos em um processo seletivo, pelo menos cinco estão com o currículo desatualizado. De acordo com a gerente de treinamento do Nube, Carmen Alonso, isso é muito prejudicial para a imagem. Para quem não quer fazer parte desse grupo, ela dá dicas preciosas sobre o que o mercado de trabalho valoriza.

1. Dados pessoais colocados no início facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.

2. Crie um e-mail profissional. Evite os do tipo gatinha@provedor.com.br

3. Objetivo - Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos.

4. Qualificações - Lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.

5. Formação Acadêmica - Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a sequência: Curso, Instituição de Ensino, Ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado à formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação.

6. Experiências Profissionais - Mencione o nome da empresa e o período em que atuou. Colocar informações sobre a empresa mostra que você se preocupou em contextualizar quem analisa o currículo.

7. Atividades realizadas - Descreva sua experiência de forma objetiva, sempre respondendo à sigla CAR (Contexto, Ação e Resultado).

8. Idiomas - Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas.

9. Formação Complementar - Inclua os treinamentos e cursos já realizados, se tiverem afinidade com a futura área de atuação.

10. Atividades Complementares - Aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.

Há, ainda, outros aspectos consideráveis, apesar de muita gente não lhes dar a importância devida. Para saber quais são eles, basta acessar o site www.nube.com.br, na aba 'Dicas de currículo', onde também há um modelo passo a passo. Com essas informações, é possível elaborar um currículo conciso e atraente. "No entanto, o mais importante é ler bastante e se manter atualizado por meio de cursos, para fazer um bom trabalho também no processo seletivo", conclui Carmen.

Para quem ainda não conseguiu um estágio, a previsão do Nube no primeiro trimestre de 2010 é de 18 mil novas vagas em todo o Brasil.

Sobre o Nube
Há 11 anos no mercado, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Possui 5 mil empresas clientes, 8 mil instituições de ensino conveniadas em todo o país e já colocou mais de 150 mil estagiários no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário por meio de relatórios de atividades semestrais. Atualmente, o banco de dados conta com 2 milhões de estudantes cadastrados, que podem concorrer às milhares de oportunidades de estágio oferecidas mensalmente. O cadastro é GRATUITO e pode ser feito no site www.nube.com.br

famílias do Jardim Romano já mudaram para os apartamentos da CDHU

No total, 162 famílias já foram transferidas das áreas de alagamento para os conjuntos habitacionais Safira e Portal da Serra, em Itaquaquecetuba

Mais de 60 famílias do Jardim Romano mudaram em 28 e 29/12 para apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O conjunto habitacional Portal da Serra, na Estrada de São Bento, altura do nº 1.700, em Itaquaquecetuba, começou a receber os novos moradores ontem mesmo, quando a Companhia anunciou a liberação dos imóveis. No total, 162 famílias já foram atendidas pelo Governo do Estado.
A CDHU disponibilizou 20 caminhões, 12 vans para passageiros e 90 homens para auxiliar nas mudanças. Ontem, as primeiras 25 famílias foram para a nova casa. Hoje, até o final do dia, mais 37 famílias deixarão as áreas alagadas.
No início de janeiro, mais 60 imóveis devem estar concluídos e disponibilizados. Na semana passada, as primeiras 100 famílias mudaram para o Conjunto Habitacional Safira, na Estrada do Preju, altura do nº 600.
Além da liberação desses 340 imóveis, em caráter de urgência, o Governo do Estado vai construir 2.500 moradias para atender famílias da região.
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado: