FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Encontro empresarial sobre o Glonass

Coordenação de Comunicação Social/AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação da Rússia (Roscosmos) promovem, nesta terça-feira (6), na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo (SP), o Encontro Empresarial sobre o Global Navigation Satellite System (Glonass). O evento, que terá início às 10h, visa apresentar a empresários brasileiros possibilidades de cooperação na produção e comercialização de receptores GNSS e em serviços de monitoramento e rastreamento de veículos.
O encontro será dividido em duas partes. A primeira, realizada pela manhã, será composta de apresentações sobre a situação atual e as prospectivas do sistema Glonass e das oportunidades de cooperação. Na parte da tarde, as empresas interessadas se reunirão. São esperadas cerca de 50 pessoas. Nas as apresentações, haverá tradução simultânea do russo para o português.
Segundo o coordenador técnico-científico da Agência, Raimundo Mussi, o encontro é parte do “Programa de Cooperação no Campo da Utilização e Desenvolvimento do Sistema Russo de Navegação Global por Satélite entre a AEB e a Roscosmos”, assinado em 26 de novembro de 2008. “Um dos itens do acordo consiste em promover contatos entre instituições e indústrias do no setor espacial”, explica. Esse Programa tem, entre outras, as seguintes linhas de atuação: operacional, compreendendo, inclusive, a possibilidade de instalação de uma estação de monitoramento do Glonass no território nacional; cooperação científica, com a realização de projetos conjuntos de pesquisa e empresarial, por meio da produção e comercialização de receptores GNSS e na utilização desses sistemas no monitoramento e rastreio de veículos.
A cooperação com a Roscosmos sobre o Glonass trará ao Brasil aprimoramento tecnológico no conhecimento e gerenciamento de sistemas GNSS, a realização de projetos de pesquisa nos temas de interesse e a possibilidade de empreendimentos em parceira. O Glonass é o sistema russo de posicionamento global, equivalente ao americano GPS e ao europeu, Galileo. O sistema conta com 24 satélites divididos em três órbitas. A previsão é que o sistema fique pronto no final de 2012.

Encontro Empresarial sobre o Glonass
Data: 6 de abril
Horário: das 10h às 13h e das 15h às 18h
Local: Instituto de Engenharia - Av. Dante Pazzane, 120 - Vila Mariana - São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.