Nossos Vídeos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

UNIFESP IDENTIFICA GENE QUE CAUSA PARALISIA SÚBITA UNIFESP IDENTIFICA GENE QUE CAUSA PARALISIA SÚBITA

A descoberta ajudará a diagnosticar precocemente doença que ainda é confundida com quadros neuropsicológicos, como histeria, e tratada erroneamente com tranqüilizantes em cerca de 90% dos casos atendidos em prontos-socorros.


Estudo realizado pelos departamentos de Bioquímica e de Medicina da UNIFESP identificou o gene responsável por uma doença que acomete cerca de 2% da população com hipertireoidismo e que, até poucos anos atrás, era negligenciada: a Paralisia Periódica Hipocalêmica Tirotóxica (PPHT).
Com a descoberta do gene KCNJ18, o diagnóstico ficará mais fácil e evitará que os cerca de 90% dos pacientes que chegam a prontos-socorros com queixas de paralisia de pernas ou braços sejam tratados como quadros de histeria e medicados erroneamente com tranqüilizantes.
De causa hereditária, a PPHT pode se desenvolver em pessoas com níveis de hormônio da tireóide altos, principalmente quando essa condição se mantém por longos períodos, provocando ataques de fraqueza muscular ou paralisia de membros, alternados com períodos de função muscular normal. Esses ataques ocorrem com maior frequência durante a madrugada, após o sono, ao levantar ou mesmo no repouso. Também não é rara sua ocorrência durante após um período de exercício. “Essas crises podem ser diárias ou anuais; durar poucos minutos, horas ou persistir por dias”, explica o endocrinologista Magnus R. Dias da Silva, vice-chefe do Departamento de Bioquímica da Universidade e um dos autores do estudo. “Podem acometer só as pernas e ou braços, causando tetraplegia periódica”.

Riscos e desconfianças

De acordo com ele, o diagnóstico tardio pode gerar uma série de transtornos e riscos ao indivíduo. “É preciso tratar corretamente o problema para evitar que crises como essa acometam a pessoa quando ela está em situações que podem oferecer risco, como dirigindo um automóvel, durante a prática esportiva ou no trabalho”, afirma. “Apesar de rara, a morte súbita também pode acontecer devido ao rebaixamento dos níveis de potássio no organismo e, consequentemente, ao desenvolvimento de arritmia e paralisia do músculo cardíaco”.
Magnus explica que esses pacientes são, muitas vezes, olhados com desconfiança por profissionais da saúde, por acreditarem que as queixas são mentiras para se conseguir um atestado médico e não trabalhar naquele dia. “Para profissionais pouco esclarecidos com relação à doença é difícil acreditar que a pessoa apresentou paralisia nas pernas na madrugada e chegou andando no hospital horas ou minutos depois do episódio”.

Fatores desencadeantes
O pesquisador esclarece, entretanto, que não basta o indivíduo apresentar mutação no gene KCNJ18 para desencadear as crises. É preciso que haja a junção de outros dois fatores: o hormonal (hipertireoidismo) e o ambiental (ingestão abusiva de carboidrato). “A doença que antes era considerada tipicamente das populações asiáticas e orientais por ser até 10 vezes mais frequente, pode ser diagnosticada também em brancos, negros, mulatos e até mesmo em índios”.
Estudos também sugerem que a testosterona tenha papel facilitador para o desencadeamento das crises de PPHT, já que os homens, entre 16 e 40 anos, têm 30 vezes mais chances de apresentar o problema. Embora raríssimo em mulheres, é mais comum as paralisias acontecerem no período da menopausa ou em tratamento de reposição hormonal.
O tratamento para o problema é simples e na maioria dos casos é bastante efetivo. “Tanto as paralisias quanto as arritmias cessam com medicamentos para normalizar os níveis dos hormônios da tireóide”, explica o endocrinologista. “Nos casos mais graves, podem ser indicados a radioiodoterapia ou a cirurgia para a retirada da glândula”.

Sobre a Unifesp

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi criada oficialmente em 1994, a partir da Escola Paulista de Medicina, entidade criada em 1933 que foi federalizada em 1956. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006 foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação.

O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema).

Atualmente, a Unifesp conta com 4.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante), outros 8.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) e ainda 713 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.

A instituição tem em seu quadro 935 docentes, sendo que 94,2% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.

Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp localizado junto ao campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.

Ao longo de sua história, a Unifesp se consolidou como um dos principais centros de pesquisa e inovação da América Latina, tendo contribuído com 80.715 trabalhos de produção científica no período entre 2001 e 2009 em várias áreas do conhecimento.

Enfim teen mostra as novidades da coleção inverno 2010

A marca que faz moda para o público teenager oferece peças com numeração disposta do 10 ao 18.

A Enfim teen traz para a estação mais charmosa do ano, um mix de influências que resgata estilos emblemáticos de décadas passadas. College, Classic, Liberty e o bom e velho Rock n’ Roll foram fonte de inspiração para a coleção inverno 2010. A marca recria a moda de um passado bem distante para a galera que tem entre nove e 15 anos, mostrando as tendências da temporada que chega baseada nos anos 60’, 70’ e 80’.
Diretamente do túnel do tempo o xadrez e o matelassê são a tônica dos casacos e das blusas em algodão flanelado. Atemporal o pied-de-poule aparece nos charmosos casaquinhos, com babados, laços e maxi botões, mostra mais uma vez que o clássico nunca sai de moda. As garotas ainda terão a disposição estampas em florais miúdos permeando a coleção dos modelos em plush light, os quais fazem uma referência aos românticos cabans.
Batas em meia malha ajustadas na cintura abrem-se em um simpático evasê e, contam também com babados e estampas adoráveis. Ícone dos 80’ a jaqueta perfecto chega na versão moletom stretch. E para continuar no embalo, o estilo glam rock com suas tachas, glitter e acabamentos metalizados mostra que as meninas terão muito mais afinidades com a musa das adolescentes, Avril Lavigne.
Apostando em peças com um visual rock and roll comportado para os garotos, a Enfim teen adiciona nas camisetas em meia malha a técnica Estampa Belt, responsável pelos efeitos diferenciados sobre as costuras, emendas e relevos que variam de peça para peça. Bordados e apliques em alta definição deixam as polos, blusões e jaquetas com ar retro, remetendo também ao estilo college e nos esportes como rugby e football. Puro Nirvana é a combinação do jeans com a jaqueta em algodão xadrez flanelado que já vem com gorro.
A linha de jeanswear tem na lavagem o elemento chave. Provando que a cor é um excelente indicador do estilo vintage, a marca valoriza tons de preto e tonalidades do azul. Skinny continua a preferida das meninas, já os meninos: calças slim ou bem largonas no azul profundo ou no Black é uma boa pedida.

CONECTADA COM VOCÊ

Navegue pelo universo jovem no Enfimblog e fique por dentro das novidades do cinema, comportamento, música e muita moda, claro!
Para se conectar, acesse www.enfimblog.com.br e aproveite para baixar o aplicativo que permite levar este universo para a tela do iPhone.

Sac: (47) 3371-1155
http://www.enfim.ind.br/.

Projeto que regulamenta crime de alienação parental será analisado pelo Senado Federal

Já está na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal o projeto de lei de autoria do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) que dispõe sobre a alienação parental e altera o artigo 236 da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. O termo alienação parental refere-se à interferência promovida por um dos pais na formação psicológica da criança para que, especialmente em casos de separação conjugal, repudie o outro, causando prejuízos ao estabelecimento ou à manutenção de vínculo e laços afetivos da criança com o pai ou a mãe que venha a ser alvo dos ataques promovidos pelo outro.
O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, depende agora de aprovação do Senado Federal para tornar-se lei. A proposta foi entregue à CDH na última terça-feira (13/04/10) e aguarda a distribuição para um relator que deverá levar o caso para ser discutido pelo plenário da Comissão.

O deputado Regis de Oliveira espera que a proposta entre em pauta no Senado até o final do mês para contemplar as comemorações do "Dia Internacional da Conscientização sobre a Alienação Parental" que acontece em 25 de abril. O deputado lembra que a aprovação do projeto ainda este ano é de suma importância, considerando também que 2010 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o "Ano da Igualdade Parental".

"Nosso propósito é exclusivamente minimizar os efeitos traumáticos de uma dissolução conjugal, protegendo, assim, o maior interessado: a criança", destaca o deputado.

Aparelho similar ao "bafômetro" detecta câncer de pulmão a partir da respiração

O diagnóstico de câncer de pulmão poderá ser feito, em breve, através de uma maneira mais rápida e barata. Pesquisadores israelenses desenvolveram uma espécie de “bafômetro” capaz de detectar tumores no pulmão, inclusive em estágio inicial. A expectativa é que o aparelho ajude a salvar mais vidas por meio da identificação precoce da doença.

A nova ferramenta de diagnóstico foi apresentada esta semana na revista Nature Nanotechnology. Por meio da respiração, o aparelho registra altas concentrações de certos compostos orgânicos considerados biomarcadores do câncer de pulmão. Em pessoas saudáveis, a concentração desses compostos é de uma a 20 partes por bilhão (ppb). Já em doentes, as taxas atingem de 20 a 100 ppb.

O “bafômetro” desenvolvido pelos pesquisadores israelenses contém uma espécie de tela com sensores feitos de nanopartículas de ouro. Quando o ar expirado pelo paciente bate nos sensores, sinais elétricos são emitidos para um computador que monitora o sistema. Como cada biomarcador tem um efeito específico sobre os sensores, é possível distingui-los pela intensidade dos sinais. Assim, o médico pode checar rapidamente se há ou não células cancerosas no pulmão do paciente.

Voluntários com idades entre 28 e 60 anos testaram a eficácia do aparelho. No total, 96 pessoas participaram do exame: 56 eram saudáveis e 40 eram pacientes diagnosticados com câncer de pulmão por meio de métodos tradicionais. Os testes comprovaram a eficácia do aparelho para o diagnóstico rápido e não invasivo do pulmão. Um dos autores do estudo, o engenheiro químico Hossam Haick, do Instituto de Tecnologia de Israel, declarou ao jornal inglês Telegraph que os resultados do exame podem ser obtidos em apenas dois ou três minutos.

O grupo israelense prevê que os sensores de ouro, depois de aperfeiçoados, poderão servir para diagnosticar outros problemas, como falência renal e câncer de cólon. Haick espera que no futuro o aparelho seja usado nos hospitais como exame de rotina para todos os tipos de câncer. Isso permitiria a identificação precoce da doença e aumentaria as possibilidades de tratamento eficaz. “Os aparelhos desenvolvidos devem ser relativamente baratos, portáteis e acessíveis para uso difundido em triagem, o que os torna potencialmente valiosos no salvamento de milhões de vidas todo ano”, conclui.

A Lei do Inquilinato e a renovação do contrato de locação comercial

Mario Cerveira Filho e Daniel Alcântara Nastri Cerveira*

A Lei do Inquilinato prevê aos inquilinos de imóveis comerciais a possibilidade de ajuizar a chamada ação renovatória de contrato de locação. Referida ação é de suma importância, pois é o único meio de garantir a renovação do contrato e, por consequência, assegurar a permanência do lojista no ponto comercial.

A ação renovatória tem como objeto a renovação compulsória do contrato de locação e somente poderá ser proposta no prazo máximo de um ano, até seis meses (no mínimo) antes da data do encerramento da vigência do contrato. Assim, é imprescindível que até seis meses antes do término do contrato em vigor, o locatário possua um novo contrato por escrito e com prazo determinado de cinco anos ou mais. Do contrário, ele deverá, obrigatoriamente, ajuizar a ação renovatória, pois essa será a única forma de afastar o risco de perder seu ponto comercial.

Para proceder à renovação, o locatário do imóvel deverá ainda preencher alguns requisitos legais, como:

(i) prova de ter celebrado contrato por escrito e com prazo determinado e de que o prazo mínimo (ou a soma de prazos ininterruptos, por escrito) seja de cinco anos ou mais;

(ii) exploração do comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo de três anos;

(iii) prova do exato cumprimento de suas obrigações do contrato em curso (aluguéis, condomínios, fundos de promoção, seguros, impostos, taxas e etc.);

(iv) indicação clara e precisa das condições oferecidas para a renovação da locação e para o prazo contratual e a forma de reajuste (que atualmente é anual);

(v) declaração do fiador aceitando a renovação do contrato e os encargos da fiança (se for o mesmo). Conforme alteração procedida na Lei do Inquilinato, independentemente de o fiador apresentado ser o mesmo para a renovação do contrato, é obrigatória a qualificação completa do mesmo, bem como comprovação de sua idoneidade e solvabilidade, através de certidões forenses, certidões imobiliárias, entre outras.

Contudo, mesmo que o locatário ajuíze uma ação renovatória, a Lei do Inquilinato, em seu artigo 52, prevê algumas situações em que o locador não está obrigado a renovar o pacto locatício. São elas:

(i) quando, por determinação do Poder Público, tiver que realizar no imóvel obras que importarem na sua radical transformação ou para fazer modificações de tal natureza que aumente o valor do negócio ou da propriedade;

(ii) quando o imóvel vier a ser utilizado por ele próprio ou para transferência de fundo de comércio existente há mais de um ano, sendo detentor da maioria do capital o locador, seu cônjuge, ascendente ou descendente.

E em seu artigo 72, estabelece que o contrato não será renovado quando o locador apresentar uma proposta melhor de terceiro. No entanto, na réplica, o locatário poderá aceitar pagar o que foi ofertado.. E neste caso, o contrato será renovado nas bases propostas pelo terceiro.

Na impossibilidade de renovação, o locatário poderá, em alguns casos, solicitar indenização conforme determina a Lei do Inquilinato. O parágrafo 3º, do artigo 52 afirma ser devida indenização ao inquilino com relação às despesas com mudança, perda do lugar e desvalorização do fundo de comércio, na hipótese de a renovação não ocorrer em razão de proposta de terceiro em melhores condições. Ou caso o locador, no prazo de três meses da entrega do imóvel, não der o destino alegado ou não iniciar as obras determinadas pelo Poder Público ou deixar de cumprir o que declarou que pretendia realizar.

* Mario Cerveira Filho e Daniel Alcântara Nastri Cerveira - sócios do escritório Cerveira, Dornellas e Advogados Associados e especialistas no segmento locação comercial - mario@cerveiraedornellas.com.br/ daniel@cerveiraedornellas.com.br

Paulo Goulart Filho está no elenco do filme “ As Mães de Chico Xavier”

Mais uma produção sobre a vida e obra de Chico Xavier que promete emocionar o público

Paulo Goulart Filho embarca para Fortaleza (CE) para filmar “ As Mães De Chico Xavier” – uma iniciativa da Estação da Luz Filmes, a mesma que produziu “Bezerra de Menezes , o Diário de um Espírito”. Seu personagem chama-se Cassiano, ele é um espírito de luz que vem buscar Santiago – outro personagem – que desencarnou e não sabe.
Com produção cearense, o longa metragem traz Emmanuel Nogueira e Glauber Filho no roteiro e direção. O filme conta a história de três mães cujos filhos desencarnaram e que passaram a enviar cartas por intermédio de Chico Xavier. Ainda no elenco: Nelson Xavier, Herson Capri, Via Negormonte, Daniel Dias, Vanessa Gerbelli, Joelson Medeiros, Gabriel Pontes, Neuza Borges, Cristiane Goes, Caio Blat, Taina Muller, Gustavo Falcão e Silvia Bonet.
“ As Mães de Chico Xavier” é mais um filme que homenageia o maior médium do Brasil, tem estréia prevista para final deste ano.

Ficha Técnica:
As mães de Chico Xavier (Ficção, longa-metragem, 35mm)
Direção: Glauber Filho e Halder Gomes
Produtor: Eduardo Girão
Produtores Executivos: Amaury Cândido e Sidney Girão.
Produtor Associado: Gerson Sanginitto
Direção de Arte: Fábio Vasconcelos
Direção de Fotografia: Carina Sanginitto.
Direção de Produção: Dayane Queiroz
Som Direto: Alfredo Guerra
Produção: Estação Luz Filmes
Co-produção: ATC

EXPO NOIVAS & FESTAS COMEÇA NESSA SEMANA EM SÃO PAULO‏

Começa no dia 21 de abril (quarta-feira), em São Paulo, a Expo Noivas & Festas, maior feira de casamentos do Brasil, que atua há 16 anos no mercado com muito sucesso. A feira apresenta todas as tendências de serviços e produtos para o segmento, sempre apresentando ao público o que há de mais interessante e inovador no mercado de casamentos, desde os convites até a lua-de-mel. São mais de 180 empresas expositoras concentradas no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte entre os dias 21 e 25 de abril. O espaço será palco de muitas novidades de serviços e produtos para o setor, que movimenta no Brasil cerca de R$ 4 bilhões por ano. Entre as novidades, destacam-se:

Fotos e Vídeos de casamento em 3D: O sucesso do filme Avatar em 3D e a forte tendência dessa tecnologia atualmente fez com que a empresa Studio S3D desenvolvesse algo extremamente inédito e inovador. Agora a filmagem e as fotos do casamento podem ganhar a modernidade do 3D. A empresa desenvolveu uma técnica exclusiva que permite registrar todos os momentos em terceira dimensão, o que faz com que a visualização seja muito mais divertida e inusitada. Tanto para o vídeo como para as fotos, é preciso utilizar óculos eletrônicos que permite esse tipo de visualização. Os noivos mais moderninhos poderão conferir com os próprios olhos essa nova tecnologia.

Noivos confeccionam suas próprias alianças: A MW Jóias oferece um serviço que promete fazer a compra das alianças um momento ainda mais especial. Os noivos fazem um workshop com os experientes ourives da joalheria e podem confeccionar suas próprias alianças, criando ainda mais valor sentimento deste símbolo de compromisso.
Convite Save the Date: Para resolver o problema dos convidados mais esquecidinhos e até aqueles que tem a agenda lotada, a Papel & Estilo lança também durante a Expo Noivas & Festas o convite Save the Date, uma espécie de pré-convite que é enviado aos convidados assim que os noivos definem a data do casamento, mesmo que o local da festa ainda não esteja definido. NO tag vai o pedido para reservar a data com o nome dos noivos e a informação de que vão se casar. As opções são diversas e bem personalizadas. Podem vir até em formato de uma carta de baralho até um imã de geladeira. Agora os convidados não têm mais desculpas para faltar no casamento!

§ Buquê revela humor da noiva: A Expo Noivas & Festas, em parceria com a Geek Physical da Dinamarca, trouxe para essa edição com exclusividade um buquê inovador e inusitado. Chamado de Galvanic Skin Response Bouquet, o buquê possui LEDs que acendem conforme o humor da noiva no altar. Se ela estiver calma, ele fica azul. No caso dela ficar nervosa no altar, a luz emitida é branca. Isso é possível porque dois sensores são ligad os à noiva para medir batimentos cardíacos e temperatura corporal. Todos os dados são armazenados em um cartão de memória de 1 GB.

§ Convites aromatizados: A Papel & Estilo lança durante a feira uma linha de convites que promete conquistar o olfato de todos os convidados. A linha aromatizada é composta por alguns itens como canela, frutas secas e folhas com diversos aromas que transformam o momento do convite para o casamento ainda mais especial.

§ Bem-casado da Sorte: A Oficina do Açúcar traz como novidade para as noivas um bem-casado que, assim como os biscoitos chineses, traz mensagens de sorte. A idéia é que os convidados levem além do tradicional docinho uma mensagem positiva e ótimos pensamentos depois da festa.

§ Drinks exóticos para a festa: A Go Go Dance Bar lançará durante a feira dois drinks que vão surpreender noivos e convidados. Uma opção é a Caipirinha de Picolé, feita com o sorvete. O outro drink é composto por água de rosa, amoras, vodka, bermuti seco e rosas vermelhas comestíveis.

§ Wireless posta fotos do casamento automaticamente em site de relacionamento: A Foto Studio Equipe lançará durante a feira um serviço inovador e ainda desconhecido no Brasil. Um aparelho ligado à máquina fotográfica permite que todas as imagens clicadas pelo fotógrafo sejam enviadas automaticamente para o Facebook. Uma ótima dica para as noivas mais plugadas. E se os noivos são viciados no twitter, podem também contar com uma jornalista que é contratada especialmente para postar tudo que está acontecendo dur ante a cerimônia e a festa, para manter atualizados sobre o momento até aqueles que não puderam comparecer. Além disso, a Foto Studio também traz a transmissão de casamento pela internet.

§ Noite de Núpcias em alto mar: A empresa Núpcias a Bordo traz nessa edição um serviço muito diferenciado, para deixar a noite de núpcias ainda mais inesquecível. Os noivos podem passar a primeira noite como casados em um barco que está na Marina de Santos, com direito a jantar temático, um dia completo com passeio até o Guarujá e mergulho.

§ Vestidos de Noiva tradicionais, mas nem tanto: Estandes de alta costura também trazem novidades, apesar da preferência das noivas ainda ser o tradicional tomara-que-caia na cor branca e longo com cauda. É possível optar por modelos curtos, coloridos, jeans, sensuais e ousados.

Bolos: O show à parte fica por conta das cake designers e doceiras, que apresentam com muita inovação um dos personagens principais do casamento: o bolo. Para atender às expectativas das noivas, a criatividade não tem limites. Lá é possível conferir bolos coloridos, gigantes, tradicionais, personalizados e em formatos inusitados. Uma verdadeira exposição de obras de arte em açúcar. Além disso, os noivos podem degustar diversos sabores e já escolher aquele que mais agrada seu paladar na famosa Fábrica de Bolos, espaço tradicional destinado às cake designers que participam da feira.

Noivinhos/Topos de Bolo: Os topos de bolo também ganham destaque. Com o intuito de personalizar o máximo possível, os noivinhos ganham atitude e transferem exatamente a personalidade do casal. As opções variam entre apaixonados, baladeiros, roqueiros, sadomasoquistas, viciados em vídeo-game, entre tantos outros.

Convites: Os convites são remodelados e agora aparecem em quebra-cabeça, latas, garrafas, jornal, em formato de selo com foto, entre tantos outros modelos. A criatividade é do tamanho da idéia e do bolso do casal e as empresas garantem que podem produzir o que for necessário para atender ao sonho dos noivos.

Lembrancinhas: As lembrancinhas passam pelo tradicional chinelo personalizado, que fazem a alegria das mulheres no final da festa. A evolução do conforto se dá com a chegada da pantufa, muito mais gostosa para descansar os pés depois de muita farra e dança. As garrafinhas de água, vinho e isotônico com a foto no rótulo e informações sobre o casamento continuam em alta.

Decoração: A decoração ganha velas, flores de diversos tipos e folhagens para dar o toque final da estação. Do clássico ao inovador, as empresas se renovam para oferecer tudo que há de mais moderno e arrojado para cenografia das cerimônias e festas.


Sobre a Expo Noivas & Festas:

Há 16 anos no mercado, a feira já reuniu 1,7 milhões de visitantes e um volume de negociação de 300 milhões de reais. Em 2009 o número de expositores e visitantes bateu o recorde nos 15 anos de existência do evento: 992 expositores apresentaram seus serviços aos 191.757 visitantes afoitos por novidades.

Apesar de ser uma feira que abrange casamentos, festas de 15 anos, bodas e recepções, 62% do público são noivos, segundo pesquisa feita pela organização Goal. “Ao todo, 7 mil expositores mostraram seus lançamentos e tendências de vestuário, decoração, buffet, espaços de evento, iluminação, fotografia, eletrodomésticos, artigos para a casa e enxoval”, diz José Luiz de Carvalho Cesar, diretor geral da Goal.

A Expo Noivas & Festas disponibiliza tudo para o “grande dia”, com diversas lojas do segmento, mostrando desde o tradicional bem-casado até operadoras de turismo. Para os fornecedores de serviços e empresas ligadas ao ramo, a feira é a grande oportunidade de apresentar ao público tudo que existe de mais novo no país nesse segmento, cada vez mais explorado devido à grande demanda que existe atualmente.

Dados do IBGE
Segundo dados do IBGE de setembro de 2008, o número de casamentos, que havia decaído entre 1997 e 2002, teve essa tendência revertida até 2006. A taxa de nupcialidade legal (números de casamentos por habitantes), que estava em 6,4 por mil e decresceu para 5,7 por mil em 2002, voltou a crescer para 6,5 por mil em 2006. Segundo o IBGE, essa mudança é atribuída à renovação do código civil em 2002 e a iniciativas que facilitaram o acesso ao registro civil sob os aspectos burocrático e econômico.

PESQUISA RECENTE SOBRE O MERCADO DE CASAMENTO

Fonte: Uol

25/11/2009 - 10h00
Taxa de casamentos no Brasil atinge nível recorde desde 1995

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A taxa de casamentos no Brasil atingiu o maior nível desde 1995. É o que mostra a pesquisa anual Estatísticas de Registro Civil, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com dados atualizados de 2008.

A chamada taxa de nupcialidade legal atingiu 6,7 pontos -desde 1998, o número mais alto registrado havia sido 6,6 (em 1999). A taxa é obtida pela divisão do número de casamentos pelo de habitantes e multiplicando-se o resultado por 1.000. Em 1995, a taxa foi de 6,8 pontos.

Segundo a pesquisa, o total de casamentos diminuiu entre 1999 e 2002, mas tem crescido nos últimos anos, especialmente desde 2003. No ano passado, a chamada taxa de nupcialidade foi a maior dos últimos nove anos, atingindo 6,7%.

Entre os anos de 1998 e 2008, o percentual de crescimento dos casamentos de pessoas maiores de 15 anos ocorridos e registrados no mesmo ano, no país, foi de 34,8%

Em 2008, foram registrados 959.901 casamentos no país. Destes, 936.538 foram de indivíduos de 15 anos ou mais de idade, 4,5% superior ao observado no ano de 2007. Os demais envolviam pelo menos um cônjuge com menos de 15 anos ou foram realizados em anos anteriores ao do registro.

Divórcios crescem mais do que separações no país

Até o ano de 2004, as taxas aumentavam ou diminuíam na mesma proporção, segundo IBGE

No ano passado, Acre e Espírito Santo tiveram as maiores taxas de casamento, com 12 e 9,6, respectivamente. As menores taxas foram registradas no Pará (4,4) e no Rio Grande do Sul (4,5).

Em alguns Estados, como Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Piauí, por outro lado, houve redução da taxa.

O estudo atribui o aumento do número de casamentos registrados à melhoria no acesso aos serviços de justiça, mudanças no Código Civil, renovado em 2002, e ofertas de casamentos coletivos.

"Recasamentos"
As estatísticas mostram ainda que os casamentos entre solteiros ainda são a maioria, mas, aponta o crescimento do número de recasamentos, quando pelo menos um dos cônjuges tinha o estado civil divorciado ou viúvo e casa novamente. A taxa era de 10,3% do total de casamentos em 1998 e cresceu para 17,1%.

Nº de recasamentos, quando pelo menos um dos cônjuges tinha o estado civil divorciado ou viúvo e casa novamente, aumentou. Eram 10,3% do total de casamentos em 1998 e, hoje, são 17,1%

Além disso, as estatísticas revelam que o número de homens divorciados que se casaram com solteiras é maior do que o de divorciadas que se uniram formalmente a homens solteiros. São 7,4% contra 4,1%. Em ambos os casos, houve aumento desde 1998.

O Rio de Janeiro é o Estado com a menor proporção de casamentos entre solteiros (77,3%). O maior é o Piauí (92,9%).

Houve ainda aumento de casamentos entre cônjuges divorciados, de 1,1%, em 1998, para 2,7%, em 2008. O Rio, junto com Rondônia e São Paulo, está entre os que mais tiveram uniões entre divorciados (3,8%).

Homens e mulheres se casam mais tarde
Mais mulheres se casam dos 25 aos 29 anos. Em 1998, essa faixa etária representava 19,4% do total, passando para 28,4% em 2008. Já nas faixas etárias entre os 20 e 24 anos e dos 15 aos 19 anos, houve diminuição no número de ca samentos. No primeiro caso, passou de 31,6% para 29,7% no mesmo período e, no segundo, de 22,6% para 16,3%.

Os homens também se casam mais entre 25 e 29 anos -32,7% em 2008- contra 29,3% em 1998.

Serviço:

EXPO NOIVAS & FESTAS SP 2010
Local: Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte
Data: 21 a 25 de abril de 2010
Horário: das 14 às 22h
Ingressos: diretamente nas bilheterias
Ingresso individual: R$ 13,00
Maiores de 60 anos: 50% de desconto
Crianças até 10 anos não pagam
http://www.exponoivas.com.br/

Jovens de Cidade Tiradentes lançam grife de camiseta no Mercado Mundo Mix

A CT COHAB Wear pretende ser uma marca vendida a preços adequados ao orçamento dos jovens da região

Fotos: Beto Lima

A Estação da Juventude, com apoio da Subprefeitura Cidade Tiradentes lançará, no dia 24 de abril, a ‘grife CT COHAB Wear’, no conceituado Mercado Mundo Mix, que já lançou nomes como Alexandre Herchcovitch, Marcelo Sommer, Tais Gusmão, entre outros.

O projeto CT COHAB Wear, que nasceu na Estação de Juventude em Cidade Tiradentes, visa combater dois problemas: a influência da criminalidade sobre os jovens e o desemprego entre a população da região que chega quase a 20%.
Cidade Tiradentes é conhecida por abrigar o maior conjunto habitacional da América Latina com mais de 40mil apartamentos de habitação popular. Porém, a vulnerabilidade entre jovens de 15 e 19 anos é considerada uma das maiores na cidade de São Paulo, segundo dados da Fundação Seade.

Além disso, temos também o problema da criminalidade local que exerce forte influência na juventude de Cidade Tiradentes, despertando nos adolescentes o desejo de consumir marcas de roupas caras. Tal desejo, muitas vezes, leva a que esses jovens entrem para o mundo do crime, a fim de conseguir aumentar o poder de consumo, uma vez, que a renda média familiar local é de R$ 864 reais, e, assim, se torna quase impossível consumir seus caros objetos de desejo, ou então, a opção é o consumo de produtos piratas de má qualidade.
Com a intenção de tentar mudar essa realidade, nasceu em agosto de 2009, a Estação de Juventude, local que atende gratuitamente 180 jovens entre 15 e 23 anos, com aulas de DJ, grafite, teatro, dança, inglês, entre outros.

O desafio depois de inaugurada a Estação, é fazer com que os jovens utilizem o que aprenderam nos cursos para conseguir gerar renda. Daí surge a ideia de criar uma marca de roupas onde os jovens que freqüentam as aulas de grafite possam elaborar as estampas das camisetas.

A CT COHAB Wear pretende ser uma marca vendida a preços adequados ao orçamento dos jovens da região e que consiga manter o padrão das marcas desejadas pelos adolescentes, além de gerar renda e revelar talentos entre os alunos da Estação de Juventude.

O projeto conta com o apoio dos jornalistas Gilberto Dimenstein e César Giobbi, o diretor criativo da Semana de Moda – Casa de Criadores, André Hidalgo, a jornalista especialista em etiqueta e comportamento, Cláudia Matarazzo e o organizador do Mercado Mundo Mix Beto Lago, que posaram como modelo fotográfico para divulgação da ‘CT COHAB Wear’.

Serviço:

O quê é? Lançamento da Grife Cohab Wear
Quando? 24 e 25/04/2010 (sábado e domingo) – 12:00 às 21:00 horas
Onde? Mercado Mundo Mix
Endereço? Avenida Paulista, 735 – Metrô Brigadeiro.