FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CIRURGIAS ODONTOLÓGICAS COM ULTRA-SOM

Dra. MARISTELA MAIA LOBO
ÁREA DE ATUAÇÃO: ODONTOLOGIA ESTÉTICA
(DENTÍSTICA, PERIODONTIA E IMPLANTES)
SITE: http://www.maristelalobo.com.br/

A cirurgia óssea piezo-elétrica surge como alternativa às cirurgias odontológicas tradicionais.

Estamos numa era da odontologia que busca prevenir as doenças, e/ou tratá-las da forma menos invasiva possível. Hoje, pensa-se muito no conforto do paciente e do profissional, e na devolução da função, da saúde e da estética do sorriso através de técnicas cada vez mais práticas, simples e previsíveis, devidamente fundamentadas no universo científico. Dentro desse contexto moderno, surge a cirurgia óssea piezo-elétrica como uma alternativa interessante às cirurgias odontológicas tradicionais – realizadas com instrumentos rotatórios (brocas) ou cortantes. Esse tipo de cirurgia emprega a vibração ultrasônica para promover as modificações necessárias em osso ou gengiva.

A cirurgia óssea piezo-elétrica está indicada nos casos de extrações dentárias (incluindo os dentes do ciso), cirurgias de enxerto ósseo para a reconstrução dos tecidos perdidos, plastias ósseas, remoção e enucleação de cistos, implantes, e em outras técnicas específicas.

Um aparelho piezo-elétrico nada mais é do que um aparelho de ultra-som, daqueles utilizados em sessões de profilaxia e remoção de tártaro, que produz uma vibração específica (ultra-sônica) na ponta do aparelho, capaz de cortar o osso. Esses instrumentais começaram a ser empregados em cirurgias ortopédicas, e, em 2002, foi fabricado na Alemanha o primeiro aparelho piezo-elétrico específico para odontologia (PiezoSurgery, Mectron). A voltagem e a freqüência do aparelho capacitam-no apenas ao corte seletivo do osso, preservando os tecidos moles e duros adjacentes (gengiva, bochecha, lábos, raízes dos dentes, nervos). Essa característica é de extrema importância nas cirurgias odontológicas realizadas próximas ao nervo mandibular (alveolar inferior), ou ao assoalho do seio maxilar, ou a qualquer estrutura anatômica que deva ser preservada.

Adicionalmente, a vibração ultrasônica da ponta ativa do aparelho (osteótomo) promove um efeito cavitacional, que é potencializado pelo spray de soro fisológico utilizado para irrigar e resfriar a região da incisão óssea. Essa irrigação gera um campo cirúrgico limpo (livre de sangue), de fácil visualização e isento do risco de necrose do osso por aquecimento. As brocas, tradicionalmente empregadas nesse tipo de cirurgia, podem gerar queimaduras ósseas seguidas de necrose, e comprometer o resultado da cirurgia. Além disso, as cirurgias convencionais geram muito desconforto ao paciente. Durante a cirurgia, o uso de brocas e cinzéis cortantes é percebido negativamente pelo paciente em função do barulho, da pressão e da vibração exercida pelo instrumental e pelo próprio profissional. O osteótomo piezoelétrico reduz significativamente o barulho, a vibração, a pressão, o aquecimento, e o desconforto pós-operatório. Alguns estudos clínicos demonstram que a recuperação do paciente é muito mais tranqüila após uma cirurgia piezo-elétrica, porque a cicatrização óssea é acelerada e a ausência de aquecimento diminui a possibilidade de ocorrerem edemas.

Entretanto, toda técnica tem suas limitações. O ultra-som piezoelétrico específico para fins cirúrgicos tem custo elevado, exige uma curva de aprendizado (como todas as técnicas cirúrgicas) e não otimiza o tempo da cirurgia, que geralmente é mais demorada.

Independentemente disso, a cirurgia óssea piezo-elétrica, tanto na medicina quanto na odontologia, surgiu para facilitar a prática clínica e melhorar o conforto trans e pós-cirúrgico do paciente. Mais estudos se fazem necessários para desvendar porque a cicatrização óssea torna-se acelerada, e de que forma essa técnica pode contrubuir ainda mais para a odontologia moderna.

*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.