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quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sujinho às vezes, saudável sempre

Alguns cuidados - ou mesmo a "falta" deles - garantem à criança proteções naturais e necessárias contra doenças

É natural que pais e mães queiram os filhos sempre limpinhos e bem alinhados. Não menos corriqueiro do que isso, por vezes as crianças são repreendidas após atividades que representam perigo aos pais. Impedir que elas brinquem de pés descalços, subam em árvores ou rolem no chão, na ânsia de promover condições básicas de saúde, pode ser prejudicial aos pequenos. Apesar de bem intencionado, esse excesso de zelo impede que elas desenvolvam proteções criadas pelo organismo, os tão falados anticorpos.
Manter a casa e objetos limpos, tomar banho regularmente e escovar os dentes após todas as refeições, continuam sendo medidas básicas que devem ser seguidas para manter não só as crianças saudáveis, mas quaisquer pessoas. No entanto, todo excesso é nocivo, o que não é diferente nessa situação e, exageros, podem contrariar o objetivo dos pais. Para o pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein e do Instituto de Saúde Plena, Jorge Huberman, os cuidados devem ser tomados em doses precisas. "Ao se expor as agressões de bactérias e vírus, a criança esculpe defesas naturais", atesta o especialista.
Na realidade, o cuidado deve ser tomado primeiro com a higiene do local em que elas freqüentam. Entretanto, tanto uma exposição exagerada à limpeza, quanto à sujeira, fará mal aos filhos. Dr. Jorge aconselha conservar a higiene em casa, sobretudo no quarto e nos ambientes freqüentados pela criança. Desse modo, será evitada uma superexposição da criança a possíveis riscos, sem que seja necessário prejudicar seu desenvolvimento saudável. Fora a obtenção da imunidade de forma ativa no dia a dia, ele explica que também é preciso realizá-la no modo passivo. Isso significa que os cuidadores devem ficar atentos à carteirinha de vacinação dos filhos, para que eles possam ter anticorpos específicos contra - entre outras "doenças infantis" - sarampo, rotavírus e poliomielite.
Promover algumas situações é outro conselho dado pelo Dr. Jorge para que filhos freqüentem consultórios médicos apenas em ocasiões de praxe. Entre elas, ensiná-los a tirar os sapatos após chegar em casa, levá-los a parques e permitir que tenham contato direto com a grama e a terra, vacinar não só as crianças, mas também os bichinhos de estimação e assegurar que esses sejam os únicos animais com que elas tenham contato. Um ambiente propício ao surgimento de baratas, mosquitos e outros insetos pode colocá-las diante de uma fonte poderosa de várias doenças.

Programa de Obras 2010: R$ 57 milhões em reformas de equipamentos esportivos

Fotos: João Luis/Secom
Prefeito discursa durante apresentação do Programa de Obras


Nesta quinta-feira (1), o prefeito Gilberto Kassab acompanhou a apresentação do Programa de Obras 2010, plano destinado à reforma de equipamentos públicos esportivos que prevê a cobertura de quadras, obras em piscinas, troca do sistema de iluminação, entre outras medidas. O investimento, de R$ 57 milhões, é o maior já feito na área de esportes desde 2005. O prefeito também vistoriou a nova pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), a terceira de nível 1 do país. Reformada recentemente, ela poderá receber competições esportivas profissionais.

"Este é o maior Plano de Obras do esporte público na Cidade de São Paulo. O investimento é expressivo e será somado a tantos outros executados durante os cinco anos dessa gestão. O Centro Olímpico poderá sediar competições profissionais de atletismo e contribuir na formação de novos atletas, pois a pista será uma das mais modernas da América Latina e a terceira do país considerada de nível 1", disse Kassab.

Pista do COTP será a terceira de nível 1 do país

A diretora do COTP, Magic Paula, segunda maior pontuadora da Seleção Brasileira de Basquete, anunciou convênio entre o Centro Olímpico e a Confederação Brasileira de Atletismo. "Essa importante ação da secretaria permitiu a transformação da antiga pista em pista de nível 1. Isso significa que poderemos sediar jogos profissionais e oferecer um espaço de treinamento de excelência. Firmamos um convênio com a Confederação Brasileira de Atletismo para que atletas como a Fabiana Murer possam treinar aqui e servir de espelho para os iniciantes. Além disso, poderemos oferecer capacitação para os profissionais da Seme", anunciou Magic Paula.

Até o final deste ano, outras 114 unidades esportivas terão suas reformas concluídas. O compromisso faz parte da Agenda 2012, Plano de Metas da Prefeitura que prevê a revitalização de 274 equipamentos esportivos ao final dos próximos dois anos. Os R$ 57 milhões serão distribuídos pelas cinco regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), de acordo com o número de unidades esportivas e a população.

Fabiana Murer será uma das atletas que treinará
na pista do COTP
Convênio com a Eletropaulo reduz gasto com energia

Durante a cerimônia, o prefeito Gilberto Kassab assinou um convênio com a AES Eletropaulo para implantar o Programa de Eficiência Energética da concessionária em 30 centros esportivos da capital. O convênio prevê a modernização dos sistemas de iluminação das unidades por meio da substituição de luminárias e lâmpadas. As mudanças irão proporcionar a economia de aproximadamente 410 MWh/ano, o que equivale ao consumo anual de 150 residências.

Este é o terceiro convênio firmado entre a Prefeitura e a concessionária. O Programa de Eficiência Energética já foi implantado no Estádio do Pacaembu e em outros 15 centros educacionais esportivos da cidade.

Coral da Universidade Guarulhos abre vagas

Inscrições devem ser feitas pessoalmente, nos dias 19 e 26 de março. Programa é aberto a todos os interessados

O Coral UnG está com as inscrições abertas para novos integrantes. Podem participar alunos e funcionários da Universidade, além da comunidade externa. O único pré-requisito é ter idade a partir dos 18 anos.

As inscrições serão recebidas em duas sextas-feiras: 19 e 26 de março, das 19h às 22h, na Sala de Música (Prédio N da Unidade Guarulhos-Centro). Na ocasião, será feita uma audição seletiva, que avaliará o gosto pelo canto e a percepção musical do candidato.
De acordo com a professora Neli Demonico de Mello, regente do Coral, a metodologia do grupo inclui treinamento vocal por meio de exercícios e ensaios de repertório variado.

Os ensaios acontecerão todas as sextas-feiras:
• Das 15h às 17h – Técnica vocal e grupos de vozes
• Das 17h às 19h – Ensaio Geral

UNIFESP RECRUTA VOLUNTÁRIAS PARA TRATAMENTO DA MENOPAUSA

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reconhecida pelo desenvolvimento
de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:
TRATAMENTO PARA MENOPAUSA
O Ambulatório do Climatério busca voluntárias interessadas em participar de um tratamento, com medicamento a base de soja, para combater sintomas da menopausa. As voluntárias devem ter entre 40 e 65 anos, com atividade sexual ativa e que apresentem queixas sexuais, esquecimento e perda de memória. É necessário que as voluntárias apresentem ausência de menstruação por pelo menos um ano e não tenham utilizado nenhum tipo de terapia hormonal nos últimos três meses. Para iniciar o tratamento no ambulatório do Climatério serão realizados exames ginecológicos, antes da administração do medicamento por um período de seis meses.
Inscrições: de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h, pelo telefone (11) 5549-6174.
Endereço: Rua Embaú, 66 (próximo à estação Santa Cruz do metrô)
A Universidade não se responsabiliza por custos com transporte e alimentação.

CURSO DE SEXUALIDADE
Em 2010, o ambulatório do Climatério oferecerá mensalmente um curso gratuito de sexualidade que acontece nas três primeiras terças-feiras de cada mês dividido em: funcionamento do corpo; disfunções, questões emocionais e relacionamento; qualidade de vida e sexualidade. Além disso, são apresentadas dicas para melhorar a relação sexual entre os casais. A cada mês, uma turma diferente participará do curso e aqueles que sentirem a necessidade de entrar para o programa de tratamento poderão se inscrever no atendimento do ambulatório. Podem participar casais ou mulheres a partir de 18 anos.
Inscrições: (11) 5549-6174 – das 8h às 16h
Endereço: Rua Embaú, 66 (próximo à estação Santa Cruz do metrô)
Horário: três primeiras terças-feiras de cada mês – das 14h às 15h30
A Universidade não se responsabiliza por custos com transporte e alimentação.

Sobre a UNIFESP
Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), primeira universidade especializada em saúde no País, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação, a Unifesp implantou os campi de Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 26 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos), exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). Atualmente, a Instituição conta com 4.454 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.153 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante), outros 6.783 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) e ainda 675 discentes na residência médica. A Unifesp tem 906 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, hoje localizado dentro Campus São Paulo, instalado no bairro Vila Clementino.

Cursos profissionalizantes na área odontológica são oportunidades de ingresso rápido no mercado de trabalho

Quem já concluiu ou está cursando o último ano do ensino médio pode se candidatar a uma vaga de Auxiliar ou Técnico em Saúde Bucal

Fazer um curso técnico é a opção de muitos estudantes que desejam e/ou precisam entrar rapidamente no mercado de trabalho. A carreira de um técnico é promissora e a empregabilidade dos alunos oriundos dos cursos técnicos é alta. Dados do MEC atestam que a empregabilidade dos alunos formados pelos cursos técnicos da rede federal é de 72% e, de cada dez alunos, seis têm salário na média da categoria. Diferentemente dos cursos do nível superior, um curso técnico só é criado para suprir a demanda de mão-de-obra de uma região. De acordo com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o alto crescimento das vagas nos cursos técnicos de saúde - 35,3% de 2003 a 2005 - ilustra esse processo.

A área que mais cresceu em todo o país- Saúde - é hoje a de maior peso no total das matrículas dos técnicos, com 31,5%. “O Conselho Federal de Odontologia exige qualificação técnica comprovada para que alguém possa trabalhar diretamente com um cirurgião dentista, auxiliando-o em procedimentos clínicos. Em função do aumento de uma clientela exigente e informada, os cirurgiões dentistas necessitam de uma equipe capacitada para oferecer um atendimento de qualidade. Desta forma, a demanda por auxiliares e técnicos em consultórios odontológicos cresce a cada dia”, destaca a Profª Renata Tucci, coordenadora dos cursos técnicos do CETAO.

Quem opta por fazer o curso técnico em Saúde Bucal tem ainda outra oportunidade para ingresso no mercado de trabalho: os concursos públicos. “O apoio dos governos Estaduais e Federais aos Programas de Saúde da Família e à melhoria da Saúde Pública aumentou consideravelmente o número de vagas ofertadas em concursos públicos para profissionais desta área. São carreiras estáveis e com remuneração interessante”, observa a Profª Carla Moreto dos Santos, que compartilha a coordenação dos cursos técnicos do Cetao.

CETAO forma técnicos
As carreiras de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) são ocupações da área da Saúde cuja formação está regulamentada nacionalmente pela Lei Nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008. O Técnico em Saúde Bucal e o Auxiliar em Saúde Bucal estão obrigados a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia em cuja jurisdição exerçam suas atividades.
“Hoje, o TSB e o ASB compõem a equipe de saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Atuam nas unidades e serviços de saúde públicos ou privados, conveniados ou não ao SUS, estando em expansão sua inserção em equipes de Saúde da Família”, explica Renata Tucci.
Curso ASB - Auxiliar de Saúde Bucal
Módulo I - Para alunos que estão iniciando
Início: 06 de abril
Término: 06 de agosto
3ª /4ª e 6ª das 19h às 22h
Carga Horária: 300 h

“Já o curso de TSB capacita e certifica o Técnico em Saúde Bucal. Este técnico promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor. Realiza, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Supervisiona, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário”, explica Carla Santos.

Curso TSB - Técnico em Saúde Bucal

Pré-requisito: Ter concluído 600h do curso de ASB
Início: 02 de agosto de 2010
Término: 08 de junho de 2011
2ª / 3ª/ 4ª/5ª e 6ª das 19h às 22h
Carga Horária: 600 h

SOBRE O CETAO:
O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
www.cetao.com.br
http://carreiraodontologica.wordpress.com
http://twitter.com/cetao

BRQ se une a IT Mídia e Fundação Bradesco em prol da educação

BRQ irá ceder vagas de seu programa de estágio para candidatos do Projeto Profissional do Futuro

A BRQ IT Services, uma das principais empresas de serviços de TI do país, a Fundação Bradesco e a IT Mídia anunciam parceria para o Projeto Profissional do Futuro 2010, um programa de subsídio educacional para jovens carentes que estão na fase pré-vestibular e que se encontram em situação de exclusão social.

Esse ano o projeto contará com a colaboração da BRQ que irá destinar vagas de seu programa de estágio para candidatos do Profissional do Futuro, colaborando com a entrada destes estudantes no mercado de trabalho.

Para o curso de graduação tecnológica os candidatos a bolsistas deverão passar pelo processo seletivo das respectivas instituições, de forma que estejam aptos a acompanhar os cursos oferecidos. "O mercado de trabalho de TI é carente de mão de obra e vem se aquecendo cada vez mais com o passar dos anos, por isso sempre investimos em ações como essa. Sem dúvida poder fazer a diferença social e de mercado é uma de nossas missões como empresa. Dessa forma, participar de um projeto como esse é fundamental", afirma Benjamin Quadros, presidente da BRQ IT Services.

"A IT Mídia iniciou o projeto em 2007 e em 2009 nos tornamos parceiros da Fundação Bradesco, instituição responsável pela captação de candidatos. Nesse segundo momento nos unimos à BRQ IT Services em um passo importante na direção da empregabilidade desses estudantes no mercado de trabalho", comenta Adelson de Sousa, presidente da IT Mídia.

"O acesso ao ensino superior é um dos principais indicadores da excelência operacional que buscamos em nossas escolas e, portanto, essa parceria com a BRQ IT Services contribuirá de forma efetiva na proposição de valor e obtenção dos resultados desejados até 2012", comenta Mario Helio de Souza Ramos, diretor da Fundação Bradesco.


Sobre a BRQ
Fundada em 1993, a BRQ é uma das principais empresas de Serviços e Soluções de TI do país. Suas ofertas vão de consultoria à serviços de infraestrutura, passando por outsourcing, fábrica de software, soluções de CRM, BI, ERP, e distribuição de software de terceiros.
Com crescimento médio de 30% ao ano, atingiu o faturamento de R$ 200 milhões em 2009. Hoje, a empresa conta com 2 mil profissionais extremamente capacitados distribuídos nas filiais de São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, New York e Madrid.
Contando com parceiros como IBM, Microsoft, Oracle e Adobe, a BRQ possui clientes como: 3M, Bradesco, Bradesco Seguros & Previdência, Carrefour, Claro, GM, HSBC, IBM, Itaú-Unibanco, LG, Nissan, NYSE Euronext, Pão de Açúcar, Petrobras, Rapidão Cometa, Safra Nacional Bank, Santander, Societe Generale, SulAmérica, Telefônica, dentre outros.
Sobre a IT Mídia - Fundada em 1997, a IT Mídia, empresa líder em mídias de negócios, desenvolve soluções integradas de comunicação, constituída por publicações impressas e digitais, portais na internet, fóruns e pesquisas, atuando nos setores mais importantes da economia: Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Finanças e Saúde. A IT Mídia visa contribuir para o desenvolvimento de mercados e competências profissionais, integrando suas comunidades através da geração e distribuição de informações e conhecimentos essenciais aos negócios, sintetizando assim sua missão no trinômio: Conteúdo, Relacionamento e Negócios. | www.itmidia.com.br

Sobre a Fundação Bradesco - Criada em 1956, a Fundação Bradesco é um dos maiores e mais antigos programas de responsabilidade social do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento educacional, social e econômico das regiões onde está presente. Mantém 40 escolas próprias em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, oferecendo a 110 mil alunos, gratuitamente, Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada e Educação de Jovens e Adultos.
Para mais informações visite o site www.fundacaobradesco.org.br

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social recebe prêmio por ações inovadoras

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) recebeu o Prêmio Rosani Cunha, que premia ações integradas para proteção e promoção social. A solenidade de entrega ocorreu em 25/03, no memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília.
A secretaria concorreu na categoria Práticas de Governos Municipais e a indicação foi pelo trabalho desenvolvido em São Paulo com o "Programa BPC na Escola - uma experiência inovadora na cidade de São Paulo." Foram realizadas visitas domiciliares a cerca de 14 mil beneficiários, com um questionário que tinha como objetivo identificar as barreiras que impedem a criança e o adolescente com deficiência de 0 a 18 anos de freqüentar a escola e permanecer nela.
"Ao invés da contratação de pesquisadores, como fazemos nesse tipo de ação, os técnicos dos Centros de Referência (Cras) foram visitar as famílias. Isso nos proporcionou conhecer ainda melhor suas realidades", explica Fátima de Jesus Teixeira, integrante da equipe.
Segundo ela, por meio do trabalho que a secretaria desenvolveu, houve maior compreensão dos beneficiários sobre seus direitos e possibilidades de acesso às escolas municipais e isso aumentou a procura de vagas na rede pública de ensino. Esse trabalho contou com a participação das secretarias municipais da Saúde, Educação, de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Comissão Municipal de Direitos Humanos.
A premiação é uma homenagem a Rosani Cunha, ex-secretária nacional de Renda de Cidadania, do Ministério de Desenvolvimento Social, falecida em novembro de 2008. Nesta primeira edição, o evento registrou 438 inscrições sobre práticas de gestão e outras 73 de estudos acadêmicos.

Governo cria curso técnico de cuidador de idosos

O Centro Paula Souza vai oferecer vagas no segundo semestre de 2010 para o curso técnico de Cuidador de Idosos. O anúncio foi feito em 29/3, pelo governador José Serra, durante entrega do bloco pedagógico da Etec Paraisópolis, em São Paulo. O novo curso terá duração de 400 horas/aulas distribuídas em um semestre e tem como objetivo atender à demanda por profissionais preparados para cuidar da saúde e bem-estar da terceira idade.

A ideia é implantá-lo nas Etecs que já oferecem o curso técnico de Enfermagem. O processo seletivo será realizado por cada escola, mas ainda está em estudo o número de vagas e quais unidades vão oferecer vagas. Uma turma piloto com 40 alunos deve começar na Etec Parque da Juventude, utilizando o Centro de Reabilitação da Lapa para atividades práticas. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, diploma de conclusão do Ensino Médio e Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar de Enfermagem.

O técnico será habilitado a atuar diretamente com idosos portadores de necessidades especiais, acamados, ou não. Poderá verificar alimentação, medicação, higiene pessoal, cultura, inclusão, recreação e lazer da pessoa idosa. Também ajudará em situações de dependência, estimulando o autocuidado, a independência e a prevenção de incapacidades, baseado em fundamentos científicos e éticos. Poderá ainda integrar equipes multidisciplinares de profissionais de nível superior da área da saúde, em domicílios, hospitais, clínicas de repouso e instituições especializadas.

O Brasil tem hoje cerca de 19 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa mais de 10% da população do País. No Estado de São Paulo, são 4.499 milhões de idosos, e devem chegar a 7,1 milhões no ano de 2030.

Sobre o Centro Paula Souza -- Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia.

Imóveis de temporada como evitar problemas nos feriados

Nas regiões litorâneas, a locação de imóveis de temporada é crescente em feriados prolongados, período quando moradores e locatários enfrentam problemas que podem ser evitados com medidas simples. A principal delas é o respeito às regras condominiais.
Mais um feriado prolongado se aproxima e com ele uma série de problemas para quem mora em condomínios. Afinal, quem já não teve dor de cabeça com barulho, vagas de garagem e mau uso das áreas comuns dos prédios por locatários de imóveis de temporada ou até mesmo aquele parente que vem visitar seu vizinho?
O presidente do Sicon – Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista – explica que a solução dos problemas está no conhecimento e respeito às regras condominiais. “Os locatários ou ocupantes do imóvel assumem a função dos proprietários. São deles a responsabilidade pelo imóvel, entre elas tudo o que acontece além da porta da casa ou apartamento até o portão do prédio ou casa”, afirma Rubens Moscatelli.
Quem aluga ou cede um imóvel deve passar todas as normas condominiais a quem vai ocupar o imóvel, assim como a aplicação de advertências e multas.
O síndico também deve se precaver e providenciar sinalização sobre as principais regras em áreas comuns. “É função dele fazer cumprir as normas. Por isso, vale a pena investir na orientação de todos”, ressalta Rubens Moscatelli.

Principais orientações
O presidente do Sicon destaca como principais problemas em feriados o uso de garagem e o barulho. De acordo com o novo Código Civil, o proprietário tem direito sobre a vaga da garagem, porém sempre será necessário observar a convenção no que se refere à existência do direito à vaga (indeterminada) ou àquela vinculada a unidade autônoma e devidamente demarcada. Por isso, normas como restrição ou proibição de cessão da vaga são ilegais.
O barulho está relacionado a outros problemas como o não respeito ao número de ocupantes do imóvel e o respeito às regras de boa convivência. “Há casos de total abuso, como locatários que utilizam até os corredores do condomínio para dormir”, explica Rubens Moscatelli.
O presidente do Sicon finaliza alertando que a principal forma de evitar problemas é o bom senso e o respeito ao outro.

Prefeitura amplia serviço de licenciamento eletrônico na cidade

O prefeito Gilberto Kassab assinou nesta terça-feira (30) o decreto que permite o licenciamento eletrônico de condomínios comerciais que obtiveram o alvará de conclusão (habite-se) nos últimos cinco anos, independentemente da área construída, por meio do Sistema de Licenciamento Eletrônico de Atividades (SLEA).
Com isso, serão beneficiados todos os escritórios, consultórios, entre outros, instalados em prédios que foram construídos nos últimos cinco anos. O decreto também determina que todos os pedidos de licença de atividade para imóveis de até 1500m² sejam solicitados via internet. Mesmo que o sistema não permita o licenciamento eletrônico, o interessado terá em mãos um protocolo informando o zoneamento e quais as restrições encontradas. Com esse protocolo, ele juntará os documentos faltantes e dará entrada ao processo manual, facilitando o seu deferimento, pois os dados já terão sido consultados de forma eletrônica.
Para o secretário municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia, essa expansão do Sistema representa um grande avanço. "O objetivo é reduzir o prazo de licenciamento de atividades e legalizar as atividades empresariais existentes, permitindo que toda atividade instalada no município esteja devidamente licenciada, de modo fácil, claro, rápido e sem intermediações", declarou o secretário.
A Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização lançou, hoje, uma cartilha, desenvolvida em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, com um guia passo a passo para a obtenção do licenciamento eletrônico de atividades.
O Sistema de Licenciamento Eletrônico de Atividades (SLEA) faz parte do Programa "São Paulo Mais Fácil", da Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, que visa simplificar a vida do cidadão que precisa usar os serviços municipais.
O Sistema já está implantado em todas as subprefeituras da cidade e atende aos empreendedores que queiram abrir ou regularizar um negócio de baixo risco em imóveis de até 1500m². É possível obter a licença pela internet para atividades como cabeleireiros, clínicas, escritórios, quitandas, papelarias, confecções, farmácias, lanchonetes, caixas eletrônicos, entre outras. Para imóveis acima de 150 m² é necessário que um engenheiro ou arquiteto, inscrito no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), ateste as condições do local e conclua o licenciamento, tornando-se co-responsável, ao lado do comerciante, pelas informações prestadas.

Em poucos minutos, o cidadão interessado em licenciar uma atividade acessa o site www.prefeitura.sp.gov.br/spmaisfacil, preenche o formulário e, dependendo do caso, imprime o auto de licença de funcionamento na hora. Para isso, basta ter em mãos a senha web, o CCM e o número do contribuinte, que consta no IPTU.

O Sistema também identifica por que, em alguns casos, uma atividade não pode ser licenciada em determinado endereço - por exemplo, atividade instalada em imóvel irregular, tombado ou não permitida na zona de uso - e quais as providências necessárias para funcionar legalmente.
Além do licenciamento eletrônico, o Programa São Paulo Mais Fácil oferece, ainda, a Consulta Prévia de Funcionamento, um serviço on-line, gratuito, pelo qual o interessado pode verificar de forma fácil e sem custo, apenas com o endereço do imóvel, se uma determinada atividade é permitida no local, se o imóvel é irregular ou não, se há restrições de horários de funcionamento, vagas de estacionamento necessárias, possibilidades de uso do imóvel, entre outras informações.
A consulta não gera nenhum processo, apenas fornece uma informação prévia, muito útil para os profissionais do ramo imobiliário e aos empreendedores que pretendem abrir um negócio.
Já pela Consulta Preliminar, a pessoa tem acesso a dados cadastrais do imóvel consultado, sendo prontamente informada sobre a existência ou não de restrições de tombamento, se o imóvel está localizado em área contaminada, de manancial, de proteção ambiental, ou se possui pendências financeiras. Se precisar de uma informação mais refinada, o interessado pode solicitar a Ficha Técnica do imóvel, que agrega, além dos dados da consulta preliminar, dados de zoneamento, classificação viária, se está em área do plano de proteção aos aeródromos, coeficientes de aproveitamento do terreno, entre outros.

A Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização também inaugurou hoje na Subprefeitura da Penha o SAF - Sistema de Agendamento de Fiscalização - primeira etapa do Sistema de Gerenciamento da Fiscalização. O Sistema, que informatiza a agenda de fiscalização nas subprefeituras, foi implantado na Subprefeitura de Pinheiros na semana passada e, no próximo mês, será estendido para toda a cidade.

Centro de Formação da Escola do Servidor na subprefeitura da Penha

Prefeito assina decretos que instituem políticas para a capacitação dos servidores e entrega prêmios a projetos inovadores
O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, acompanhado dos secretários de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia, e de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, inaugurou nesta terça-feira (30), o Centro de Formação da Escola do Servidor Público Municipal na Subprefeitura da Penha, zona Leste, voltado à capacitação dos servidores da subprefeitura.
"À medida que capacitamos os nossos servidores e modernizamos os equipamentos públicos, avançamos em direção à inovação e à transparência. Além disso, melhoramos as condições de trabalho e trazemos a população para nos ajudar a aperfeiçoar a gestão da Prefeitura", disse Kassab.
A iniciativa faz parte do Inova Gestão - amplo programa de capacitação e desenvolvimento do servidor, criado pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização - e o objetivo é ampliar a rede de capacitação aos servidores, com a criação de centros de formação localizados nas subprefeituras que ofereçam os cursos regulares que atualmente são ministrados na Escola do Servidor, atendendo às demandas específicas de cada região.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, por meio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e Capacitação e da Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM), e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. A criação de centros de formação e capacitação de servidores em cada uma das subprefeituras é uma das ações previstas no plano de metas da Agenda 2012.
A Escola de Formação do Servidor Público é a responsável pela administração do programa de capacitação nos centros, programação dos cursos, disponibilização de equipamentos e treinamento de instrutores. A Escola também está realizando um cadastramento por região dos servidores que têm interesse em atuar como instrutores em diversos segmentos, ministrando cursos em suas unidades de trabalho.
No dia 5 de abril, terão início as aulas do curso de Informática Básica, que irá proporcionar a capacitação, aperfeiçoamento e reciclagem do conhecimento sobre as tecnologias de informação e comunicação aos servidores da subprefeitura. A estrutura do Centro conta com 20 computadores em rede e televisor LCD para apresentações em vídeo. A primeira turma é formada por vinte servidores, que farão as aulas duas vezes por semana e receberão certificado ao final do curso.
O primeiro Centro de Formação voltado para a capacitação de servidores das subprefeituras da cidade foi inaugurado na Subprefeitura do Itaim Paulista. Os próximos serão inaugurados nas subprefeituras de Santo Amaro, Lapa, Santana e Ipiranga.
O secretário Rodrigo Garcia apresentou um balanço do Programa Inova Gestão, lançado em 2009, que já capacitou cerca de quatro mil servidores até o momento, em diversos cursos promovidos pelo Programa, por meio da Escola do Servidor. "Pretendemos triplicar esse número até o final do ano. Só para o próximo trimestre, serão oferecidas cerca de três mil vagas em cursos de capacitação da Escola", declarou o secretário.
Com a inauguração dos centros de formação, será ampliado o programa de capacitação em informática, com cursos de Educação a Distância (EAD), o que deve beneficiar cerca de 50 mil servidores.

A Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização também vai ampliar para os servidores aposentados os benefícios dos convênios firmados por meio de chamamento público com instituições de ensino, que oferecem aos servidores municipais e seus dependentes descontos nas mensalidades de seus cursos, que vão desde a educação infantil até a pós-graduação, além de cursos técnicos e de idiomas. "Até o presente momento temos quinze parcerias formalizadas com instituições de ensino e aproximadamente quatro mil servidores beneficiados. Também estamos desenvolvendo um modelo de parceria para cursos "in company", o que trará mais benefícios aos servidores", conclui o secretário Rodrigo Garcia.

Projetos inovadores recebem o Prêmio Inova Gestão

O Programa Inova Gestão faz parte da Agenda 2012 e tem como meta a capacitação de até 50 mil servidores. Abrange os níveis estratégico, tático e executor com ênfase na inovação, racionalização e desburocratização dos processos de gestão e a melhoria dos serviços públicos prestados à população, além da motivação ao funcionalismo.

O curso de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação, que deu início ao Programa, junto com o curso de Gestão de Pessoas, foi dirigido aos gestores de nível estratégico da Prefeitura, indicados pelas secretarias municipais. Uma das características mais importantes desse curso envolveu a orientação para a elaboração de projetos inovadores que contribuam para a melhoria e a ampliação do leque de serviços à população. Os participantes foram distribuídos em equipes, cada uma responsável pela elaboração de um projeto.

Foram apresentados 23 projetos, avaliados por uma banca julgadora formada por profissionais da Fundap, que ministrou o curso, e da Prefeitura. Destes, foram selecionados os oito projetos melhor avaliados, que receberam das mãos do prefeito Gilberto Kassab e do secretário Rodrigo Garcia o Prêmio Inova Gestão, no valor de R$3.500,00 (três mil e quinhentos reais) por equipe.

Os oito projetos premiados são: Compartilhando um Sonho - Com São Paulo Eu Tenho um Lar; Me Leva São Paulo; Parque Sustentável - Modelo de Sustentabilidade na Cidade de São Paulo; Poda Racional de Árvores e Aproveitamento de Resíduos; Inova Sub - A sua Subprefeitura em Rede; Rede Municipal de Cultura; Melhora Praça; Inova Bairro e O Espaço do Cidadão

Também foram entregues os certificados aos servidores que concluíram a capacitação em Tutoria em EAD. O Curso de Formação de Tutores de Ensino à Distância (EAD), realizado no Núcleo Educacional da PRODAM, capacitou a primeira turma de 44 servidores em técnicas para tutoria em Educação a Distância, por meio da ferramenta Moodle, uma das mais utilizadas no mundo. Eles poderão dar suporte aos cursos de educação a distância que serão disponibilizados pela Prefeitura. Uma turma de 66 servidores selecionados pela Comissão Municipal de Direitos Humanos passará pela mesma formação, com outro enfoque de educação.

Decretos instituem políticas para a capacitação de servidores
A capacitação permanente dos servidores municipais em prol de uma gestão pública de qualidade é uma premissa desta gestão e a Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização tem a atribuição de formular e dar uma unidade às políticas de capacitação e qualificação profissional dos servidores.
Neste sentido, foram assinados pelo prefeito Gilberto Kassab três decretos que instituem as políticas municipais de Capacitação, de Educação a Distância - EAD, e de Gestão do Conhecimento e Inovação, a serem implementadas pelos órgãos da administração direta da Prefeitura de São Paulo. Também foi anunciado um projeto para a instituição do pagamento de gratificação à atividade de instrutor concedida ao servidor que atue como instrutor em atividades de desenvolvimento, aperfeiçoamento e capacitação.

Como se comportar no primeiro emprego?

Essa dúvida tira o sono de muitos jovens. O Nube traz dicas para auxiliá-los neste momento tão decisivo
Quais são os cuidados necessários para adquirir uma boa imagem no primeiro emprego? Como montar uma rede de relacionamentos, fazer marketing pessoal e valorizar o próprio trabalho? Muitos jovens em início de carreira sofrem com essas questões, mas há uma solução bem simples para isso. O estágio é uma das ferramentas mais apropriadas para proporcionar experiência.

A maioria dos estudantes não conhece o lado prático de uma organização e acabam confundindo o estágio ou emprego com a continuação do ambiente acadêmico. De acordo com Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube, "é de extrema importância manter uma postura como a de qualquer outro colaborador dentro de uma empresa".

Há diversos detalhes a serem observados e seguidos para começar bem a trajetória profissional. Veja alguns deles:

Cumprimento de horários e normas: Faltar ou atrasar na primeira semana, nem pensar, pois pode parecer falta de comprometimento! Programe-se para chegar com 15 minutos de antecedência.

Relacionamento: É comum o novo colaborador se sentir um pouco deslocado, porém, é importante superar a timidez e começar a se relacionar com as pessoas. Uma atitude de parceria contribui muito para a formação de um bom time de trabalho. Mas cuidado com o excesso de informalidade. Utilize sempre o português correto e mantenha a prática da leitura para aperfeiçoar cada vez mais o vocabulário.

Iniciativa: O ideal é sair em busca de novas tarefas caso o novato perceba que está com poucas atividades, isso evita a dispersão. Não é somente o empregador quem deve ensinar as tarefas ao colaborador, mas também o contrário. Quem não possui experiência sempre têm algo a agregar pela sua própria vivência.

Vestimenta: Algumas empresas adotam estilos formais e outras mais informais. Antes de ingressar em uma organização, já no período do processo seletivo, observe o tipo de roupa comum aos colaboradores e procure trajar-se de acordo. Lembre-se: independentemente do estilo da empresa ou até mesmo da função, roupas de passeio, muito coloridas e maquiagens fortes não são adequadas em ambiente corporativo.

Desenvolvimento de carreira: O mais importante é fazer atividades do seu gosto e não somente as oferecidas pela empresa. Caso não atue na sua área de interesse, intensifique o seu networking dentro da organização. É possível conseguir uma nova colocação em empresas parceiras ou até mesmo ser indicado para processos seletivos de clientes e fornecedores.

A importância da graduação: Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, cada ano a mais de estudo aumenta em 15% a remuneração. Tanto o nível superior quanto um segundo e até terceiro idiomas são importantes e benéficos para o desenvolvimento.

Com essas informações, o passo inicial para uma carreira de sucesso vai ficar mais fácil. Para concorrer a oportunidades de estágio e encontrar outras dicas, os estudantes podem cadastrar-se gratuitamente no site www.nube.com.br. "São aproximadamente 2,5 mil vagas disponíveis semanalmente em nosso banco de dados. Os candidatos mais preparados definitivamente terão chances maiores de conquistar um lugar no mercado", conclui Carmen.

Sobre o Nube
Há 11 anos no mercado, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário por meio de relatórios de atividades semestrais. Possui 5 mil empresas clientes, 8,5 mil instituições de ensino conveniadas em todo o país e já colocou mais de 220 mil estagiários no mercado de trabalho. Anualmente, são realizadas 6 milhões de ligações, enviados 1,2 milhão de SMS e 360 mil encaminhamentos de candidatos. O banco de dados conta com 2 milhões de estudantes cadastrados, que podem concorrer às milhares de oportunidades de estágio oferecidas mensalmente. O cadastro é GRATUITO e pode ser feito no site http://www.nube.com.br/

MONSTER BRASIL PARTICIPA DA XVII SEMANA DE RECRUTAMENTO NO MACKENZIE

Evento é especializado em recrutamento e seleção de estagiários e trainees. Monster Brasil participa pela primeira vez e quem visitar o estande do portal concorrerá a um iPod

O Monster Brasil, subsidiária do Monster, líder global em recrutamento e seleção online, participa nos dias 5 e 6 de abril, da XVII Semana de Recrutamento, evento especializado em recrutamento e seleção de estagiários e trainees. Realizado no campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, o evento reúne grandes empresas do mercado com o intuito de divulgar seus processos seletivos. É a primeira vez que o Monster Brasil participa de uma feira de estágios.
No evento, um dos mais tradicionais do mercado, o Monster Brasil terá um estande. Quem visitá-lo vai concorrer a um iPod. A feira é voltada a jovens universitários e recém-formados. Para participar, é preciso inscrever-se previamente no site http://wwwfiti.org.br/palestra.asp?id_palestra=676. A XVII Semana de Recrutamento é uma iniciativa da Empresa Junior Mackenzie Consultoria e para esta edição, é esperada a visita de 10 mil pessoas nos dois dias de evento.
O Monster Brasil possui mais de 400 mil usuários cadastrados. Entre as empresas que oferecem vagas no site estão Google, Page Personnel, Unisys, HP e Robert Half. O Portal Monster está entre os 50 sites mais visitados no mundo e o primeiro em carreira e recrutamento com mais de 91 milhões de visitas por mês.
Agenda:
Evento: XVII Semana de Recrutamento
Data: 5 e 6 de abril de 2010
Horário: 10h às 23h
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Endereço: Rua da Consolação, 930 - São Paulo - SP
Inscrições no site http://sec.adtevento.com.br/jrmackenzie/sis/formulario.asp
Sobre o Monster
O Monster, líder global em recrutamento e seleção online, é o principal site de empregos que por mais de uma década se dedica a inspirar as pessoas a melhorarem suas vidas. Com presença local em mercados-chave nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Monster trabalha para conectar empregadores e candidatos qualificados.
O Monster é um portal criado em 1994, com matriz em Nova York, e 5.200 empregados em 60 países. O Monster continua a definir e a expandir um mercado que não existia há 16 anos.

Sites
Monster Brasil - www.monster.com.br
Monster EUA - www.monster.com
Monster Worldwide - http://www.about-monster.com/

Royal Caribbean abre 800 vagas

Royal Caribbean realiza processo seletivo em abril e tem projeção de abrir 800 vagas para brasileiros em 2010

Companhia de cruzeiros seleciona profissionais para trabalho no Brasil e exterior

A Royal Caribbean International, uma das principais companhias de cruzeiros do mundo, realiza em abril processo de recrutamento e seleção com o intuito de identificar novos talentos interessados em iniciar uma carreira a bordo de navios.

As vagas são para as áreas de entretenimento, hotelaria, gastronomia, espetáculos, entre outras. Alguns dos cargos disponíveis são auxiliar de serviços gerais, assistente de cozinheiro, garçom, atendente de restaurante, camareiro, recreador adulto, recreador ou educador infantil, técnico de espetáculo, diretor de cruzeiro, recepcionista de hotel, caixa e dealer de cassino e supervisor e gerente de hotelaria.

Para ocupar a vaga, os candidatos devem ter os seguintes pré-requisitos: maior de 21 anos, inglês fluente, conhecimento na área desejada, 2º grau completo, dinamismo e excelência em serviços. Os aprovados irão trabalhar embarcados nos navios das companhias Royal Caribbean, Celebrity Cruises e Azamara Cruises, no Brasil e exterior.

Os interessados devem enviar currículo para recrutamento@rccl.com.br ou conferir as vagas em www.carreiraabordo.com


A Royal Caribbean Cruises Ltd. é uma empresa global de turismo que opera as marcas Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Pullmantur, Azamara Club Cruises e CDF Croisieres de France. A companhia tem atualmente 38 navios em serviço e quatro em construção. Ela também oferece excursões terrestres exclusivas no Alaska, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, Canadá, Dubai, Europa e América do Sul. Outras informações estão disponíveis em www.royalcaribbean.com, www.celebritycruises.com, www.pullmantur.es, www.azamaraclubcruises.com, www.cdfcroisieresdefrance.com ou www.rclinvestor.com.

UnG promove atendimentos de saúde gratuitos

No próximo dia 06 de abril, a Universidade Guarulhos (UnG), promoverá a ação Promoção da Saúde, organizada pela Vice-Reitoria, Cultura e Apoio Comunitário da Instituição. O evento acontecerá no pátio do Prédio G da Unidade Guarulhos-Centro, nos seguintes horários: das 9h30 às 12h30; 13h30 às 16h e 17h às 19h.

O evento é gratuito e será aberto a comunidade, que poderá receber orientações sobre amamentação, saúde do trabalhador, ressuscitação cardíaca, entre outros. Não há limite de vagas.

Serviço
Evento: Promoção da Saúde
Data: 06 de abril de 2010Local: Praça Tereza Cristina, 1, centro - Guarulhos/SP , Prédio G
Horários: 9h30 às 12h30; 13h30 às 16h e 17h às 19h
Temas: SUS e os Direitos dos Cidadãos, Higiene Bucal, Os Perigos da Automedicação, Alimentação Saudável, Saúde do Trabalhador, Ressuscitação Cardíaca, Amamentação, Como evitar doenças através da mudança de hábitos, Ginástica Laboral e Saúde do Trabalhador, Drogas e Álcool, O que devemos saber quando vamos ao dentista.
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