Nossos Vídeos

quarta-feira, 3 de junho de 2009

COMO FESTEJAR OS SANTOS JUNINOS E MANTER A BOA FORMA?

Como festejar os santos juninos e manter a boa forma?

“Um período que deveria ser marcado por um grande gasto energético através das danças das quadrilhas e de outras brincadeiras como subir no ‘pau de sebo’, pular a fogueira, passa a ser apenas um período de grande consumo calórico”, alerta Ellen Simone Paiva.

Durante o mês de junho, as bandeirinhas que festejam os santos mais populares aparecem nas escolas, igrejas e clubes, colorindo as cidades de todo o Brasil e prometendo festas animadas com quadrilha, música caipira, jogos, brincadeiras e muita comida gostosa.

Como o Brasil é um país muito grande, essa tradição mostra nuances diferentes nos vários estados e regiões, como é o caso da Amazônia, que inicia as festividades em junho, homenageando Santo Antônio e só termina em dezembro, com a festa de São Benedito. No Nordeste, as festas juninas são tão importantes que geram disputa entre as cidades, estimulam o turismo e unem as várias religiões em um grande culto. No Sudeste e no Centro-Oeste, a tradição caipira é incentivada com a realização de rodeios e festas do peão boiadeiro.

“Como tudo o que é bom na vida, devemos procurar preservar nossas tradições. O que estamos vemos, principalmente nas grandes cidades, é a redução dos festejos e brincadeiras e o aumento de festas que se resumem à venda de comidas típicas”, afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do CITEN.

Elementos como brincadeiras e danças juninas foram se perdendo com o passar dos anos, a médica aponta este fato como uma das características do estilo de vida sedentário que levamos atualmente, principalmente nos grandes centros urbanos. “Assim, um período que deveria ser marcado por um grande gasto energético através das danças das quadrilhas e de outras brincadeiras como subir no ‘pau de sebo’, pular a fogueira, passa a ser apenas um período de grande consumo calórico”, alerta Ellen Simone Paiva.

“Não há nada de mau em comer paçoca e pé-de-moleque, desde que estes não sejam o seu único feito durante a festa”, diz a médica. As comidas típicas das festas juninas são todas muito calóricas, mas, ao mesmo tempo, são irresistíveis. A base destes pratos, o amendoim, contém cerca de 625 calorias em 100g. “Uma opção gostosa e menos calórica seria consumir o milho. Servido cozido no pão de milho e no curau são opções com menor valor calórico do que a pamonha, por exemplo, e tão gostosas quanto”, alerta a especialista, que também é médica nutróloga.

Mudanças na hora de cozinhar...

Há também a possibilidade de alterar as receitas que serão servidas durante os festejos juninos, tornando-as menos calóricas, sem lhes tirar o sabor. “Medidas simples como trocar o leite integral pelo desnatado, a manteiga pela margarina light sem gordura hidrogenada, e o açúcar pela versão light ou pelo adoçante de forno e fogão contribuem com esse objetivo”, conta a nutricionista do CITEN, Amanda Epifânio.

“Na impossibilidade de um cardápio light, podemos dar preferência aos alimentos à base de milho, ao invés dos que são feitos à base de amendoim. Dançar muita quadrilha e forró, sem medo de ser feliz, também favorece o gasto calórico”, recomenda a nutricionista.

A seguir, a equipe do CITEN fornece algumas receitas típicas das guloseimas juninas que podem ser preparadas, priorizando a ingestão de menos calorias. “O que estamos sugerindo não compromete o sabor dos pratos. É preparar e conferir”, ressalta Amanda Epifânio.

RECEITA 1:
Pãozinho Salgado de Milho
Valor calórico: 175 calorias - porção de 100g

Ingredientes:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina light (15g)
1 xícara (chá) de leite desnatado (200ml)
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (180g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de orégano
1 colher (chá) de sal
100g de peito de peru defumado em cubinhos
1 xícara (chá) rasa de milho verde em lata, escorrido (150g)
100 gramas de mussarela light em cubinhos

Modo de preparo:
Coloque em uma batedeira os ovos, a margarina, o leite e a farinha de trigo e bata até a massa ficar consistente. Retire e adicione o fermento em pó, a salsa, a cebolinha verde, o orégano e o sal. Mexa novamente e acrescente o peru defumado, o milho verde e a mussarela. Coloque em forminhas de papel médias. Asse em forno médio por cerca de 20 minutos ou até dourar.

RECEITA 2:
Bolo de Milho Verde
Valor calórico: 165 calorias - porção de 100g

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de milho verde (400g)
1 xícara (chá) de açúcar (200g)
2 xícaras de chá de leite desnatado (400ml)
4 colheres (sopa) farinha de trigo (80g)
4 colheres (sopa) queijo minas ralado (40g)
4 ovos
2 colheres (sopa) margarina light (30g)
1 colher (sopa) fermento em pó (10g)

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje esta mistura numa assadeira média untada e enfarinhada. Asse em forno moderado até que esteja dourado.


RECEITA 3:
Doce de Abóbora

Ingredientes:
1 kg de abóbora madura, descascada, cortada em cubinhos
2 cravos da índia
2 canelas em pau
3 xícaras (chá) água (600ml)
1 xícara (chá) açúcar (200g)
1 colher (chá) suco de limão (20g)

Modo de Preparo (compota):
Em uma panela, coloque a abóbora, a água, o suco de limão, o açúcar, os cravos e as canelas. Leve ao fogo até cozinhar a abóbora, sem desmanchá-la (40min). Deixe esfriar e sirva gelado.
Valor calórico 60 calorias - porção de 100g

Modo de Preparo 2: (para corte)
Descasque a abóbora, corte-a em pedaços e coloque em uma panela. Adicione a água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos até que esteja bem macia. Assim que estiver cozida, retire do fogo e bata no liquidificador. Em seguida, coloque a mistura em uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo. Tampe parcialmente a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre até que o doce esteja soltando do fundo da panela. (Opção) Antes de açucarar, junte o côco ralado (200g), misture e retire do fogo. Despeje o doce em uma assadeira untada e deixe esfriar. Em seguida, corte em quadradinhos.
Valor calórico: 120 calorias - porção de 100g


RECEITA 4:
Curau
Valor calórico: 105 calorias - porção 100g

Ingredientes:
10 espigas médias de milho verde (3kg)
2 litros de leite desnatado
3 xícaras (chá) açúcar (600g)
1 pitada de sal canela em pó a gosto

Modo de Preparo:
Limpe as espigas de milho, lave-as e rale com um ralador não muito fino. Com cuidado, raspe os sabugos com a ajuda de uma colher e misture com o milho ralado. Coloque a massa em uma tigela grande e adicione 1 litro de leite. Coe a massa em um pano e aperte bem. Adicione o leite restante, aos poucos; vá apertando a massa com vigor. Se o caldo coado ainda estiver saindo bem amarelo, junte um pouco mais de leite e continue espremendo. Em uma panela grande, despeje o caldo de milho e acrescente o açúcar e o sal. Misture bem e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer, até que o curau esteja cozido ou com um aroma de milho bem acentuado. Coloque em tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente.

RECEITA 5:
Pé-de-Moleque
Calor calórico: 110 calorias- porção de 50g

Ingredientes:
3 xícaras (chá) leite desnatado (200ml)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) margarina light (15g)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (10g)
1 xícara (chá) de amendoim (150g)

Modo de Preparo:
Em uma panela grande, coloque o leite, o açúcar, a manteiga e o bicarbonato de sódio e leve ao fogo. Reduza o fogo e deixe ferver por 1 hora e meia, mexendo sempre, até formar uma calda grossa. Enquanto isso, coloque o amendoim em uma assadeira e leve ao forno médio por 30 minutos, mexendo sempre, até que esteja torrado e a pele saindo com facilidade. Para retirar a pele do amendoim, coloque-o em um pano de prato e esfregue. Separe a pele e reserve o amendoim torrado. Retire a calda grossa de leite do fogo e bata bem. Assim que começar a açucarar, coloque o amendoim, misture e despeje em um mármore untado. Corte em forma de losangos e deixe esfriar antes de separá-los.
*
*
*
*
Conheça mais sobre as Festas Juninas revendo o Programa Balada da Fada.
Se não estiver vendo o player abaixo, clique aqui:


Festa junina, balões e Biomas - Programa Balada da Fada 10

*
*
*
*
Mural:



REPELETRON
Este é o Repelente não tóxico, que afasta eletronicamente baratas, morcegos, pernilongos, ratos, carrapatos e muito mais!
Visite o site!