Nossos Vídeos

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Obra gigante de professor de origami da Vila Prudente será enviada ao Japão

O artesão João Del Valle, instrutor do curso de origami da Subprefeitura Vila Prudente/Sapopemba, terá uma de suas obras enviadas para o Japão.

Origami é a arte japonesa de dobrar papéis e a obra é um tsuru, (garça, em japonês) de mais de um metro de altura, feito em duas semanas com 8 mil pedacinhos de papéis dobrados. A obra foi exposta inicialmente em São Paulo, durante o 13º Festival do Japão, nos dias 16, 17 e 18 de julho. Agora, o tsuru segue para o Japão, onde será vendido e a renda doada para uma ONG de Hiroshima.
João começou a lidar com a arte aos 10 anos quando morava ao lado de uma família de japoneses, com quem aprendeu os princípios do origami. Depois deixou as dobraduras de lado. Em 1994, passou a ensinar o que sabia como voluntário, em diversos projetos.

CURSO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Cata-Bagulho recolhe 70 toneladas no São Lucas

O distrito do Parque São Lucas recebeu, neste final de semana (15/05), a operação Cata-Bagulho em diversas vias da região. No total, foram recolhidas 70 toneladas em 120 vias, numa área de 2,0 km², com 6.000 residências e uma população beneficiada de 36.000 pessoas.

O caminhão do cata-bagulho fez o seguinte percurso: início na Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, seguiu pela direita na Av. Oratório, direita na Rua Antonio Marques Julião, esquerda na Rua Costa Barros, à direita no Ribeirão Oratório, direita na Av. do Estado, direita na Av. Engº Tomas Magalhães, esquerda na Rua Costa Barros, direita na Rua Gaspar Barreto, segue à esquerda na Rua Rosário do Catete, em frente na Rua Brumado de Minas, em frente na Av. Jacinto Menezes Palhares, e retorno à direita, na Anhaia Mello.

O objetivo dessas operações é recolher materiais inservíveis em geral. Restos de obra não são recolhidos, nem lixos domésticos e hospitalares ou de jardinagem (resíduos de poda). Para isso, existem os Ecopontos na região, que são pontos de entrega voluntária de pequenas quantidades de até 1 m³ de entulho, que corresponde a uma caixa d' água de mil litros ou 25% de uma caçamba.

Caso a pessoa queira se desfazer de algum móvel, mas sua rua não tenha sido contemplada na última ação, ela pode se dirigir a qualquer um dos 36 Ecopontos da Capital.

A próxima operação está prevista para o dia 29 de maio, quando volta ao Sapopemba, e irá passar pelo Jardim Grimaldi e Parque São Lourenço.


Endereço dos ecopontos de Vila Prudente / Sapopemba:

-Ecoponto Anhaia Mello - R. da Prece, 296 - esquina com a Anhaia Mello
-Ecoponto São Lucas - R. Florêncio Sanches, 307
-Ecoponto Sapopemba - R. Francesco Usper, 550
O horário de funcionamento dos três ecopontos é de 2ª. a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Missa comemora 66 anos do Parque São Lucas

A missa do 66º Aniversário do Parque São Lucas, realizada pelo Padre Norival na Igreja de São Filipe Néri, que também celebra este mês seu padroeiro, teve um público participante de 3 mil moradores e convidados.
"É um momento especial para nós, pelo nosso bairro que completou 66 anos. Parabéns para o nosso Parque São Lucas, que Deu o abençoe e que ele continue esta grande família, que todos tenham harmonia, paz e serenidade", comentou o celebrante.
As próximas comemorações do aniversário acontecem na manhã do próximo dia 22 de maio, na praça 21 de março, com as ações do Dia da Saúde, com medição de pressão arterial e teste de glicemia.
As comemorações se encerram dia 23 de maio com um show musical que dura o dia todo na Avenida São Lucas, nº 200.
Todos os eventos contam com o apoio da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, da SPTuris, CET, GCM e Polícia Militar.
Além dos comerciantes do Parque São Lucas, viabilizaram o evento: Caixa Econômica Federal, Rádio Transcontinental, Clínica Dom Bosco e Avon.

Serviço:
Dia 22/05/10 - das 09h às 12h - Dia da Saúde
Medição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia
Praça 21 de Março

Dia 23/05/10 - das 09h às 20h - Show Musical
Av. São Lucas, nº 200
13h - sorteio de três participantes
para realização do Quadro "Transformação"

Confira a programação musical:
9h - Abertura
9h30 - D' Paula e sua Banda
10h30 - Pedro Henrique
(Apresentação e Animação: TINOQUINHO)
Das 12h às 18h - Rádio Transcontinental com os grupos de samba:
União Total, Nossa Poesia, Atitude 4, Fino Trato, Sou Moleke e Kaluana
18h15 - Banda JNR e Seres Humanos - Rock Nacional e MPB
19h15 - Brothers Swing Louco - Forró
20h -Encerramento da festa com a apresentação da Escola de Samba Unidos de São Lucas.

Educação Artística no Ensino Fundamental é tema de curso

Professores de Artes que atuam no Ensino Fundamental I e II podem participar do curso Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem - Artes. Promovido pela Diretoria de Orientação Técnica (DOT), a formação é uma oportunidade de os educadores aprofundarem o conhecimento sobre manifestações e produções artísticas e o ensino em sala de aula.
A Educação Artística ganhou importância na vida escolar do aluno, que valoriza cada vez mais as produções do segmento. Nesse sentido, o curso possibilita ao educador o desenvolvimento de um olhar mais sensível em relação aos temas trabalhados com a classe. Além disso, os professores refletirão sobre a didática e a organização de conteúdo das aulas.
As inscrições serão realizadas pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) até um dia antes do início das aulas. O curso terá duração de 12 horas, divididas em três encontros de quatro horas cada um. Serão oferecidas até 45 vagas por turma, distribuídas entre as DREs de cada pólo.

Confira o cronograma de encontros por Pólo:

Pólo A: Campo Limpo, Capela do Socorro e Butantã
N° de vagas: total de 45, sendo 15 para cada DRE
Local: CEU Campo Limpo - Avenida Carlos Lacerda, 678 - Jardim Pirajussara
Datas: 22/5, 12/6 e 26/6
Horário: 9h às 13h


Pólo B: Santo Amaro, Ipiranga e Penha
N° de vagas: total de 45, sendo 15 para cada DRE
Local: EMEF Cacilda Becker - Avenida Armando de Arruda Pereira, 2.013
Datas: 24/7, 31/7 e 7/8
Horário: 9h às 13h
Observação:

O Pólo C (Pirituba, Freguesia do Ó e Jaçanã) e o Pólo D (São Miguel, São Mateus, Guaianases e Itaquera) tiveram seus cursos iniciados nos dias 15 e 16, respectivamente).

CATs selecionam profissionais para vagas em funções curiosas e inusitadas

Você sabe o que faz um enólogo ou perfumista? Entre os dias 17 e 21, as unidades de atendimento do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, selecionam profissionais para o preenchimento de 827 vagas em funções curiosas e inusitadas que estão no sistema do CAT sem atrair candidatos. São oportunidades para enólogo, perfumista, cronometrista, topógrafo, cenógrafo de eventos, aplicador de serigrafia, cartazeiro, letrista e ceramista.
Além dessas vagas, existem oportunidades para funções com pouca mão-de-obra especializada. Faltam candidatos qualificados para o ofício de açougueiro desossador, peixeiro, tapeceiro de móveis, saladeira, modelista, mecânico de refrigeração, manicure, limpador de vidros, jardineiro, instalador de som e acessórios em automóveis, eletricista e cortador de couro.
A gerente da área de seleção do CAT, Silvia Helena Bim, explica que uma vaga passa a ser considerada de difícil preenchimento depois de uma semana sem nenhum encaminhamento de candidato para a empresa. "Em média, as oportunidades inseridas nos sistemas de intermediação levam de um a sete dias para serem preenchidas. As funções para essa seleção já estão disponíveis há mais de 15 dias, sem que tenha sido identificado um profissional para o perfil solicitado", explica Silvia.
A selecionadora atribui a falta de encaminhamentos à inexistência de mão-de-obra especializada, como no caso do açougueiro desossador, ou ao desconhecimento, porque profissionais como enólogo, especialista em vinhos, pode nem sequer imaginar que exista uma oportunidade para ele nos sistemas públicos de emprego.
Os salários para essa seleção variam de R$ 510 a R$ 1.900, conforme a carreira e a empresa contratante. Para participar é preciso experiência mínima de seis meses na função pretendida e ter concluído o ensino médio. Os interessados em uma das vagas podem procurar a unidade de atendimento do CAT mais próxima de sua casa, levando Carteira de Trabalho, RG e CPF.

Endereços:

Zona Sul/Interlagos
Avenida Interlagos, 6.122
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

*Zona Sul/Jabaquara
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Leste/Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Leste/Itaim Paulista
Avenida Marechal Tito, 3.012
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Oeste/Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Norte/Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Norte/Casa Verde
Avenida Ordem e Progresso, 1001
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 8h às 13h

Zona Central/Luz
Avenida Prestes Maia, 913
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

São Paulo ganha primeira Central de Informações Turísticas GLS do país

Nova e pioneira CIT funcionará na rua da Frei Caneca e será de grande auxilio a demanda turística na 14ºedição da Parada Gay

Nesta segunda-feira, 17 de maio, São Paulo confirma seu caráter vanguardista e inaugura a primeira Central de Informação Turística GLS do Brasil, resultado da parceria entre a São Paulo Turismo (SPTuris), o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads), a Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e o Casarão Brasil.

A pioneira CIT abrirá suas portas na Rua Frei Caneca, 1057, local onde funciona o Casarão Brasil, um centro de união da comunidade LGBT, e terá sugestões especializadas de bares, lojas, bistrôs, cafés, shopping centers, feiras, restaurantes e clubes gays friendly, além do roteiro com os principais pontos turísticos de interesse geral, mapas, calendário de eventos e informações sobre a cidade, como transporte, endereços e telefones úteis.

A SPTuris fornecerá o material promocional da cidade e o treinamento aos dois atendentes bilíngües, que estarão a disposição do público das 10 às 19 horas, mas a administração caberá a Abrat-GLS.

"São Paulo é uma cidade que abraça todos os povos, todas crenças, estilos e costumes. E é também a cidade da maior Parada LGBT do mundo. A inauguração de uma CIT voltada para esse público mostra como a cidade investe em seus visitantes, sem exercitar a palavra discriminação. No ano passado, lançamos um guia para o público GLS que também disponível para download no site oficial do turismo de São Paulo, o www.cidadedesaopaulo.com", destaca o diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luiz Sales.

Ele explica que a capital paulista é também um dos principais destinos GLS do Brasil e que possui centenas de estabelecimentos gay friendly. Em sua 13º edição, em 2009, a Parada LGBT atraiu milhares de pessoas para a Av. Paulista, sendo cerca de 400 mil de fora da cidade, o que significou uma movimentação de aproximadamente R$ 189 milhões na economia do município, de acordo com o Observatório do Turismo da cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris.

O diretor superintendente do SPCVB, Toni Sando, também ressalta a importância do projeto. "É mais uma iniciativa que comprova a capacidade de São Paulo de atrair todos os públicos. Ao mesmo tempo, observamos um engajamento cada vez maior das entidades ligadas ao turismo, para receber bem e fidelizar os mais de 11 milhões de visitantes que vêm à cidade anualmente", comenta.

"Criar uma Central de Informações Turísticas GLS demonstra mais uma vez a delicadeza da hospitalidade de São Paulo, que recebe cada um de seus visitantes, respeitando suas especificidades e antecipando as expectativas", destaca o coordenador geral da Cads, Franco Reinaudo.

O presidente do Casarão Brasil, Douglas Drumond, afirma que "a nova CIT GLS é mais um serviço para população e vem ao encontro da missão da nossa ONG, que visa o desenvolvimento de projetos com excelência que atendam a comunidade homossexual".

Com o crescimento expressivo nos últimos cinco anos do turismo GLS no Brasil, a criação de uma CIT direcionada a este mercado é uma mostra do alto grau de profissionalização do setor na cidade de São Paulo. "A criação da primeira Central de Informação ao Turista GLS vem coroar a vocação que a cidade de São Paulo tem em acolher, bem receber e respeitar a diversidade", lembra o presidente da Abrat-GLS, Almir Vieira Nascimento. A entidade é reconhecida por incentivar o turismo, lazer e entretenimento dos consumidores do mercado GLS, defendendo os interesses e estimulando o aumento no volume de negócios de seus associados.

Corporativa Brasil realiza, no dia 22 de Maio, em São Paulo, a 4ª Edição do Treinamento NBR ISO 10015.

O treinamento tem como objetivo fornecer aos participantes diretrizes para implementar programas e treinamentos eficazes de acordo com a norma ISO 10015, contribuindo para que estes sejam um investimento e não uma despesa para a organização.

Prof. Márcio A. Silva, business consultant training da Corporativa Brasil, com todo o seu dinamismo, didática e interatividade com os participantes discorrerá sobre assuntos como: Diretrizes para treinamento, Definição das Necessidades de Treinamento, Projeto e planejamento do treinamento, Avaliação dos resultados do treinamento, Responsáveis pela implementação da norma ISO 10015, Avaliação do Retorno do Investimento – ROI, Indicadores para avaliar resultados de treinamento, entre outros.

“Gostei muito do curso no sábado. Para mim não foi nem um pouco cansativo, pois tudo era novo e muito interessante. Será muito útil no meu trabalho”, comenta Neila de Faria Ribeiro Campacci da Portugal Telecom Inovação Brasil.

Público-Alvo: Gerentes de RH, Coordenadores e Analistas de Treinamento, Instrutores, Facilitadores, Supervisores, Líderes, Empresários, Estudantes e outros que tenham interesse na gestão de pessoas terão acesso a instrumentos eficazes para avaliar resultados do treinamento e o retorno do investimento.

Data: 22 de Maio de 2010
Horário: das 08:30 às 17:30
Local: Comfort Suites Oscar Freire, Atlantica Hotels International - Rua Oscar Freire, 1948 - Pinheiros -São Paulo/SP
Informações: http://www.corporativabrasil.com.br/cursos_abertos_3.html
Inscrições: http://www.corporativabrasil.com.br/page_13.html
Contato: (11) 3081-1156 / 3062-0761, ou através do e-mail contato@corporativabrasil.com.br

Vagas limitadas e desconto especial para grupos!