FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 13 de maio de 2010

GUAIANASES - Nome do bairro provém de um antigo aldeamento indígena

Bairro originado de aldeamento indígena, de onde provém seu nome. Por volta de 1820 os índios já estavam extintos e a terra encontrava-se em mãos de particulares. No Vale do Ribeirão Lajeado, em terras pertencentes à família Bueno, foi edificada uma pousada e uma pequena capela para recepção dos viajantes que cruzavam a região. Atualmente o Cemitério Lajeado localiza-se nas referidas terras.

A Capela de Santa Cruz do Lajeado, edificada por determinação do Sr. Manoel Joaquim Alves Bueno, foi inaugurada no dia 3 de maio de 1861. Em torno da capela o povoado de Guaianases desenvolveu-se, tendo ficado a data da inauguração do pequeno templo religioso como o início do bairro. A partir de 6 de novembro de 1857 a área em torno da capela passou a ser designada de Lajeado Velho e o entorno da Estação Ferroviária foi chamado de Lajeado Novo.

Neste último núcleo de povoamento construiu-se, ao final do século XIX, a Capela Santa Cruz. A primitiva Capela de Santa Cruz do Lajeado teve sua padroeira trocada para Santa Quitéria, a fim de que esta capela não fosse confundida com a capela do Lajeado Novo. Nas terras ocupadas por moradores dispersos pelo território eram cultivados produtos agrícolas - verduras, frutas, flores - e agropecuários.

O bairro encontrou algum desenvolvimento por volta de 1920. A instalação de olarias na região e a chegada da Estrada de Ferro Norte deram impulso à área. Pelos trilhos vieram os imigrantes italianos estabelecendo-se como comerciantes, fabricantes de vinho, fabricantes de tachos de cobre, ferreiros e carpinteiros. Os espanhóis também se fariam presentes a partir de 1912 para dedicar-se à extração de pedras através das Pedreiras Lajeado e São Matheus.

O crescimento de Lajeado foi lento e embasou-se na presença de imigrantes e de migrantes. A partir da segunda década do século XX a região começou a receber um grande número de migrantes nordestinos, que representariam parte significativa da população local. Mão-de-obra não especializada, os moradores passaram a desempenhar as diversas tarefas requisitadas pela cidade que crescia em ritmo frenético.

A baixa remuneração fez brotar um bairro embasado na autoconstrução, com residências muitas vezes erguidas em área de risco.

Em 30 de dezembro de 1929 Lajeado era elevado à condição de Distrito. Os primeiros loteamentos de Lajeado surgiram a partir da segunda década do século XX, como Vila Iolanda (1926), CAIC (1928), Princesa Isabel (1928) e parte da Fazenda Santa Etelvina (1926), que abrigou famílias alemãs e austríacas.

A Fazenda Santa Etelvina ligou-se à Estação do Lajeado através de um ramal particular, que funcionou de 1908 a 1937. Através dos trilhos da fazenda vários produtos eram escoados lenha, tijolos, pedras, carvão e produtos agrícolas. Mesmo com um crescimento populacional significativo (aproximadamente 1600 pessoas), em 1934 só havia um estabelecimento escolar: a Escola Reunidas de Lajeado (1837). A Agência de Correios data de 1837; em 1895 criou-se uma subdelegacia de polícia. Havia duas Agremiações esportivas, o Atlas Lajeadense F.C. (1915) e a União F.C. (1934). As duas agremiações fundiram-se em 1946, dando origem ao atual Guaianases F.C.

O bairro recebeu o nome oficial de Guaianases em 24 de dezembro de 1948. Em 1950 a população de Guaianases ultrapassava 10.000 habitantes, configurando-se naquela ocasião como bairro-dormitório. Por essa época a ligação com o centro da cidade dava-se através de uma Maria Fumaça, que perderia seu lugar para os trens elétricos a partir de 1958. O crescimento desordenado do bairro - alavancado sobretudo a partir de 1940, com a intensificação das migrações permitiu a ocupação de áreas de manancial e de regiões sujeitas a enchentes e de alto risco para o estabelecimento de moradias.

O déficit de moradias é um problema que reclama solução urgente,a fim de evitar a continuidade de áreas perigosas e insalubres.

Um comentário:

  1. Roubo nos condomínios dos Moradores
    Estamos sendo roubados descaradamente pelo homem que se diz síndico geral do conjunto, síndico esse que ninguém elegeu, o mesmo está usando o nome da COHAB -
    Cia Metropolitana de Habitação de São Paulo Cohab SP - indevidamente para roubar os moradores, Acredito que a COHAB não faz idéia do que está acontecendo, até porque a COHAB nunca administrou esse conjunto, todo condomínio pago por nós vai para uma conta pessoal desse síndico e possivelmente de outras pessoas que estão envolvidas nesse golpe com ele, estamos correndo o risco da sabesp vir cortar a água de todos por falta de pagamento. Pois o dinheiro não está sendo repassado para o pagamento dos 3 acordo que já existe na sabesp, está uma bagunça ninguém entende nada, porque ninguém avisa nada aos principais envolvidos e interessados que somos nós os moradores, a última é que o condomínio que está no valor de 48,00 vai para 120,00.
    Não recebemos nenhum tipo de prestação de contas, não fomos avisados o por que do aumento do condomínio.
    O conjunto é composto por 17 blocos, cada um com 20 apartamentos. Imaginem quanto dinheiro entra para a conta particular desse fraudador???
    O tal Síndico abriu uma inscrição de CNPJ 12.313.087/0001-36 e a partir disso abriu a tal conta, para a qual vai o valor pago pelos condomínios, e que só ele tem acesso.
    Vejam que consultando a Receita federal a data de abertura é recente é e 21/05/2010. E o condomínio existe à 14 anos.
    Como vamos pagar o condomínio que seria direcionado para o pagamento das dívidas com a sabesp??? Mas que na verdade esta indo para a conta pessoal desse cara que está roubado a todos. o mesmo é morador do desse conjunto - Na Estrada Dom João Nery N° 3.555 bloco 2 apt° 42 4° andar CEP 08452-340 - Vila Lourdes - Itaim Paulista.
    Nosso condomínio vem com a descrição de uma Prestadora chamada: Prest Service Administração de Condomínio LTDA. Telefone: 11 2072-5225 e 11 2071-2816 horário de atendimento 08:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
    Estamos precisando urgente de ajuda pois pagamos nossos condomínios com tanto sacrifício para uma pessoa dessa embolsar e nós sermos prejudicados, pois a qualquer momento a Sabesp virá fazer o corte de algo que era pra estar pago.
    Aguardamos a presença da imprensa para ajudar a solucionar esse problema.

    Em nome dos Moradores...
    Agradeço.

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.