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quinta-feira, 10 de setembro de 2009

LESÕES AUDITIVAS - ROTINA NOS EXPÕEM AO PERIGO

Quem vive nos grandes centros urbanos nem sempre se dá conta de quantos barulhos potencialmente perigosos nos rodeiam. A poluição sonora, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, tornou-se o terceiro problema ambiental que mais afeta a população em geral.

O excesso de ruído pode provocar uma série de distúrbios como agitação e insônia, mas sem dúvida o ouvido é o órgão mais atingido e na maioria das vezes é o que sofre mais lesões, como por exemplo, o trauma acústico. A doença, geralmente ocasionada por exposições únicas a um volume muito elevado como explosões, fogos de artifício e até mesmo danceterias, é mais suscetível em pessoas cujos ouvidos já apresentam outras doenças.

Não menos importante, a lesão PAINPSE - sigla de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, é ocasionada por uma exposição duradoura e atinge, na maioria das vezes, ambientes de trabalho de músicos, cantores, DJs, garçons, metalúrgicos, gráficos, engenheiros de obra e pedreiros. Atualmente, a legislação obriga as empresas a fornecerem EPI (equipamentos de proteção individual) e a exercerem o PCA (programa de conservação auditiva), com monitoramento periódico da audição.

Entretanto, outra situação vem ganhando destaque: a recente mudança de hábitos, que envolve o abuso dos fones de ouvido, está configurando uma forma particular de poluição sonora. Nesses casos, além do alto volume e do tempo prolongado de exposição a esses sons, existe ainda o problema de que 100% do som entra diretamente nos tímpanos, sem se dispersar pelo ambiente. Com isso, os ouvidos ficam ainda mais vulneráveis a apresentar lesões definitivas, principalmente em jovens.

Segundo a Profa. Dra. Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista e presidente do Instituto Ganz Sanchez, três fatores podem levar à lesão por ruído: o volume do som, o tempo de exposição e a sensibilidade de cada pessoa. Sair de uma balada com ouvidos tampados, zumbido ou perda auditiva, mesmo que temporariamente, é um sinal de alerta à exposição inadequada a sons muito elevados.

O zumbido pode ser o sintoma mais incômodo, que geralmente leva o paciente em busca de uma investigação mais profunda dessa perda auditiva. Ao contrário do que se pensa, o zumbido, assim como o trauma acústico, tem cura desde que seja tratado nas primeiras 48 horas após a lesão. O tratamento precoce tem chance de reversão total enquanto a demora em procurar ajuda pode diminuir a chance de melhora da perda auditiva.

Para prevenção, a otorrinolaringologista alerta, diminuir o volume do som ou usar protetor auricular durante o tempo que estiver exposto, e fazer intervalos periódicos de cinco a dez minutos a cada hora de exposição são algumas atitudes que fazem a diferença.

O Instituto Ganz Sanchez é um centro de diagnóstico e tratamento especializado em zumbido, que também desenvolve pesquisas na área e certifica produtos direta ou indiretamente relacionados ao tratamento. Para quem busca orientações, o Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido tem um programa de palestras educativas gratuitas em oito cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Brasília, Salvador, São José do Rio Preto e São Luis do Maranhão).

Serviço

Instituto Ganz Sanchez
Av. Padre Pereira de Andrade, 353 - Alto de Pinheiros
Tel.: (11) 3021-5251
http://www.institutoganzsanchez.com.br/

Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido
(11) 3068-9855
http://www.forl.org.br/gapz.asp
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450 vagas de estágio estão abertas no estado de São Paulo

Administração, Engenharia, Secretariado e técnico em Edificações, Mecatrônica e Informática são alguns dos 43 cursos solicitados
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Os estudantes que pretendem fazer estágio em uma das maiores empresas de transporte da América Latina têm agora uma grande chance. Iniciam à meia noite do dia 10 de setembro, as inscrições para o Processo de Seleção Pública para Estágio Curricular da CPTM, EMTU e METRÔ. São 450 vagas sendo 231 para preenchimento imediato e 219 para cadastro de reserva. As oportunidades são destinadas às cidades de São Paulo, Campinas, Praia Grande, Cotia e o ABCD.

Para participar, o estudante deve se inscrever no site do Centro de Desenvolvimento Profissional - Cedep (www.cedep.org.br), responsável pela seleção, até as 24 horas do dia 5 de outubro. Há oportunidades para estudantes de 29 cursos superiores, 6 superiores tecnólogos e 8 médio técnicos. Segundo Anessa Trassi, do Cedep, "essa é uma ótima oportunidade. Estagiar em uma empresa que atende mais de seis milhões de usuários diariamente e investe em tecnologia e inovação, dá aos estudantes a possibilidade de ter uma carreira de sucesso".

As provas acontecerão em Campinas, Osasco, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo no dia 18 de outubro. Os locais e horários serão divulgados aos inscritos posteriormente. O valor da inscrição é de R$ 14,00 para todos os níveis de escolaridade.

O estágio terá duração mínima de seis meses e máxima de 24 meses. Apenas poderão concorrer pessoas com um semestre ou mais para a conclusão do curso, no início do estágio.

A bolsa-auxílio oferecida é de R$ 5,25/hora para estagiários de ensino médio técnico e R$ 6,25/hora para os de ensino superior e superior tecnólogo. A data prevista para a divulgação dos resultados é 3 de novembro e, a partir desse dia, os classificados já podem ser chamados para iniciar as atividades.
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Coloração com segurança

A Hair Stylist Lilian Souza dá dicas para um tingimento certo e duradouro

Uma boa coloração exige três regras básicas, a escolha da cor, a aplicação correta e alguns cuidados no dia-a-dia.

APLICAÇÃO

CABELOS COM FIOS BRANCOS
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1ª Coloração – Aplicar a tintura em todo o fio, da raiz até a ponta, deixando agir de 30 a 45 minutos.
Retoque - O momento do retoque é o mais importante, sempre aplicar primeiro na parte crescida do cabelo, deixe agir por 30 minutos e em seguida puxar para as pontas, onde a ação deve durar 10 minutos.
Esse cuidado é essencial, pois o excesso de tinta nas pontas causa uma grande sobrecarga de pigmentos, por isso, é muito comum vermos cabelos mais claros na raiz e muito escuros nas pontas. Além disso, com o passar do tempo essas pontas ficam opacas e quebradiças, facilitando o aparecimento de pontas duplas.

CABELOS SEM FIOS BRANCOS
1ª Coloração – A aplicação deve ser feito em todo o comprimento dos fios a partir de um centímetro da raiz, deixando agir por 25 minutos. Em seguida aplicamos na raiz onde deverá agir por cerca de 10 minutos.
Retoque – Para retocar, o procedimento é o mesmo em todos os tipos de cabelos. Deve-se começar a aplicação pela raiz, deixando agir por 25 minutos, em seguida puxar para as pontas, deixando de 5 a 10 minutos.

MANUTENÇÃO

Os cuidados em casa após uma coloração são essenciais para garantir um resultado lindo e duradouro. Devemos prestar muita atenção na escolha dos produtos, para que a coloração não se desgaste antes do tempo.

SHAMPOO
Um erro frequente dos adeptos a tintura, é o uso de shampoos anti-resíduos. Estes produtos dilatam a cutícula, deixando as escamas do cabelo abertas. Quando ocorre a lavagem, os pigmentos escorrem literalmente pelo ralo.
A lavagem sempre deve ser feita com água morna ou fria, retirando bem o produto na hora do enxágüe, pois resíduos de shampoo causam ressecamento do bulbo, ocasionando queda e o desregular da glândula sebácea.

CONDICIONADOR
O uso do condicionador é essencial, mesmo que se tenha cabelos oleosos, pois ele consegue selar as escamas, reduzindo a sensação de fios ásperos deixada pelo shampoo, além de normalizar o PH. A dica é sempre aplicar deixando a raiz livre, pois nosso organismo já produz quantidade de óleo suficiente para hidratar o couro cabeludo.

HIDRATAÇÃO
Hidratar os cabelos é fundamental para quem quer fios saudáveis, brilhosos e esvoaçantes. Depois de colorações, alisamentos ou qualquer outro processo químico, o ideal é hidratar a cada 30 dias. Assim ocorre a reposição de alguns nutrientes perdidos. Se nós reanimamos depois de uma boa massagem, imagine os fios de cabelo.

CORTE
Cortar as pontas também faz parte do processo. Para cabelos médios o corte deve ser feito uma vez ao mês, mas para quem prefere longas madeixas, o corte pode ser feito de três em três meses.

Lílian Souza começou sua carreira de Hair Stylist há quinze anos, cinco dos quais tem sido também empresária do salão de beleza Quality Hair, em São Paulo. Ainda no Brasil, especializou-se nas áreas de make up, designer de sobrancelhas, permanente, tintura de cílios e técnicas de aplicação de escova progressiva. Estas especializações lhe renderam grande destaque no ramo de beleza e Lílian passou a ser referência para clientes e profissionais da área. Nos últimos anos participou de workshops e cursos profissionalizantes nas principais cidades do mundo, de onde trouxe as últimas tendências em visagismo, make up, colorimetria e penteados. No primeiro semestre de 2009, esteve presente no simpósio de aperfeiçoamento de cortes do Instituto Llongueras. Hoje é uma das profissionais mais requisitadas na área de cabelos.

Lílian Souza – (11) 3621-2008 / 3621-4101
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Coaching eficaz aprimora comunicação de políticos e habilidade de negociação

Dra. Marcia Dolores


Técnica de treinamento baseada na Programação Neurolinguistica (PNL), que faz sucesso nos EUA, é uma poderosa ferramenta de gestão e liderança

A vida de um político é repleta de desafios, conflitos e muita pressão. Além de ter que conviver com esse quadro caótico, é preciso ter habilidade para saber lidar com os adversários, liderar e manter uma alta taxa de aprovação. Para manter-se em equilíbrio e não descuidar das outras áreas da vida, é preciso treinamento e consultoria personalizados, que resultaram em uma alta performance na forma de atuar – e alcançar os objetivos propostos.

E para esses que vivem em constante disputa, há uma consultoria específica comprometida unicamente com o resultado, e que auxilia nessa jornada tão competitiva. Trata-se do Coaching Eficaz para Políticos. Coach, que nada mais é do que um “treinador” que atua por meio de aconselhamentos para que o seu coachee “aprendiz” potencialize habilidades e desenvolva aptidões que estão “adormecidas” em seu inconsciente.

A psicóloga Marcia Rezende, do Instituto Saber, empresa que é inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos, tanto no Brasil como no exterior, destaca que é comum os políticos sentirem-se pressionados, o que gera certa insegurança para enfrentar as tarefas e obrigações de seu dia-a-dia. “A proposta de Coaching Eficaz é de preparar os políticos para desenvolverem seu papel com maior aderência utilizando os seus talentos para conquistar os objetivos pessoais e da sociedade. Quanto mais capacitado for o político, maiores serão as chances de desenvolver-se e também contribuir para o desenvolvimento da sociedade, assim como é fundamental para uma empresa que os seus principais executivos tenham uma excelente atuação”, enfatiza.

Identificar que competências são imprescindíveis para a realização da função e para o alcance das metas, torna o profissional comprometido, algo primordial para um bom político. “O processo dispõe de ferramentas para realizar uma avaliação antes, durante e ao final. Logo no primeiro mês, já é possível identificar uma evolução expressiva”, explica a especialista.

Desde que a psicóloga se tornou advanced trainer em PNL, passou a ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis à conquista de objetivos. Ela mostra que é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas doutrinando a mente. Como resultado, o coachee passa a desenvolver uma liderança servidora, ser mais hábil com a comunicação. Torna-se mais pró-ativo, mais motivado e com um maior poder de persuasão.

Ao invés de fórmulas prontas e baseadas no conselho comum, a técnica da PNL aplicada por Márcia é indicada especialmente para pessoas que desejam desenvolver o potencial interno de habilidades emocionais. Desenvolvida pela psicóloga, as instruções transmitidas aos clientes são feitas a partir de explicações didáticas e exercícios passo a passo que ensinam, na prática, como utilizar o poder da mente a seu favor. Ela também dá dicas de como que as pessoas podem trabalhar as emoções e também como lidar com a raiva, angústia e ansiedade.

Sobre a Dra. Márcia Dolores
A psicóloga Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 25 anos. Já a Programação Neurolingüística (PNL) passou a fazer parte da sua vida desde 1989. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL. Possui a certificação do Internacional Coaching Certification Training e em Master Coaching - Integrated Coaching Institute.

Sobre o Instituto Saber

Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior. A equipe de 20 profissionais que atua no instituto atende pessoas físicas e dentro das organizações, com foco em gestão de pessoas, liderança, comunicação. O objetivo é o de facilitar o processo para que cada um alcance os seus estados de excelência através de processos de coaching para que cada pessoa atue no seu melhor, produzindo resultados tornando-se altamente produtivo e diferenciado dentro da organização. Mais informações (11) 3262 5272/ 3284 4446 ou pelo blog http://academiadepnldoinstitutosaber.blogspot.com/.
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Antienvelhecimento é prevenção e pode a acabar com o mito de que casamento engorda

Antienvelhecimento ajuda pessoas também a se redescobrirem após a separação, mas não é necessário chegar a esse ponto, o mais importante é manter-se equilibrado e centrado, evitando que fatores externos interfiram no emocional e no físico de cada um.

Quem não reparou como as pessoas mudam depois de um tempo de casadas, geralmente aparecem uns quilinhos a mais e o cuidado com a aparência diminui. Segundo a médica Dra. Edith Horibe, estudiosa e pesquisadora sobre Antienvelhecimento, não é o casamento que faz as pessoas engordarem e sim a acomodação.

"No começo do casamento é tudo um mar de rosas, o casal se arruma, vai a lugares românticos, se cuida, pratica exercícios, mas com o tempo isso muda. As pessoas se acomodam, sem se preocupar mais com a imagem, tudo acaba caindo na rotina", descreve a médica.
Muita coisa muda, o que antes servia de estímulo para a pessoa se arrumar, indo ao cabeleireiro ou a academia, hoje em dia não é mais. Com o tempo o parceiro se cansa e a separação é a solução para essa vida sem graça.
Quando a separação efetivamente acontece e as pessoas olham no espelho, o susto geralmente é grande! Surge a constatação de que a mudança foi para pior. Quase em desespero, alguns buscam ajuda de especialistas para recuperar o corpinho e quem sabe a autoestima.
Segundo a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica e presidente da ABMAE (Academia Brasileira de Medicina Anti Envelheicmento) as pessoas após a separação procuram melhorar seu lado externo, geralmente querem um cirurgião para tirar as gordurinhas que adquiriram com o casamento e arrumar tudo que caiu: mama, barriga, etc. A pessoa procura uma compensação e necessita se presentear, dar um giro de 180º na sua vida. Neste momento entra o antienvelhecimento, uma prevenção e também uma ciência que fará com que a pessoa regrida do ponto de vista da idade biológica.

Mas vale lembrar que como a gestão da idade, segundo a visão da médica, prioriza o equilíbrio emocional e psicológico, é importante praticar Meditação, manter a mente em estado de paz, pois quando se está equilibrado, fatores externos ou relacionados com o casamento, não alteram o bem estar físico e psicológico.
Outro ponto que a Dra. Edith coloca é a aplicação da Física Quântica, "uma nova ciência não só para alcançar a longevidade saudável, mas principalmente para se conseguir a evolução, o encontro do próprio SER, propiciando a paz interior e a paz mundial. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças da mente".
Para Dra. Horibe, ter os pensamentos conectados em realizações positivas desencadeia um comportamento que também refletirá em atitudes positivas. Com este estado de espírito, há uma abertura verdadeira para a vida, aí vale a pena procurar os procedimentos estéticos, as reposições hormonais, os exercícios físicoe alimentação saudável. Porém, acima de tudo, é preciso ter amorosidade na vida, cuidar de si mesmo, cultivar o prazer, estar ligado à natureza e as crenças positivas.
O trabalho de Gestão da Idade desenvolvido pela Dra. Edith Horibe Idade é uma iniciativa inédita criada para "gerenciar" a saúde, a beleza, o bem-estar e a longevidade com medidas preventivas do antienvelhecimento. O programa é aberto para pessoas de 0 a 120 anos, desde que estejam interessadas em qualidade de vida e para quem quer cuidar de si pensando no futuro.
O programa está calçado em seis pilares:
Pilar número 1: Bem-estar mental e espiritual.
Pilar número 2: Otimização hormonal.
Pilar número 3: Alimentação anti-aging.
Pilar número 4: Suplementação nutricional.
Pilar número 5: Exercícios regulares.
Pilar número 6: Estética.
Isto é Antienvelhecimento, portanto quem procurar viver sua própria essência, estará abrindo portas para uma longevidade com saúde, produtiva, com beleza e bem estar.
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Triplica o número de homens que faz cirurgia plástica

Os homens estão se encantando com os efeitos da cirurgia plástica – e suas mulheres também. O aumento da expectativa de vida ativa, a jovialidade de espírito dos “cinquentões”, os casamentos com parceiras mais jovens... Os motivos são vários, mas a verdade é que os consultórios especializados recebem cada vez mais pacientes do sexo masculino.

O objetivo é deixar o corpo de acordo com o estado de espírito e o estilo de vida. O conceito de “bem estar” para uma existência longa e saudável inclui agora, além da alimentação correta, os exercícios, a prevenção de doenças e a ausência de vícios, o rejuvenescimento ou correção de algum problema por meio de cirurgias plásticas.

A Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo, comprova a tendência. Nos últimos 13 anos, triplicou o número de homens que recorrem a seus serviços. Segundo seu titular, o dr. Alexandre Barbosa, em 1994, de cada dez cirurgias nove eram em mulheres e apenas uma em homem. Hoje, de cada dez três são feitas em pessoas do sexo feminino.

Essa estatística é confirmada por Raul Kury, porta-voz da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entidade que reúne os principais especialistas da área. Segundo ele, a tendência vem desde 2004, quando os homens já haviam alcançado a proporção atual. Foram realizadas 616.287 cirurgias, 31% em homens, ou seja, 191.060 procedimentos. A média de cirurgias, por ano, já alcança meio milhão.

A Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo, está sintonizada com os tempos modernos, nos quais o belo tornou-se objeto de desejo. E atenta à evidência de que os homens têm aderido, cada vez mais, à cirurgia plástica como um caminho fácil, seguro e eficaz na busca do almejado bem estar.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aponta três fatores, entre os que mais contribuíram para que os homens se aproximem do bisturi que promete rejuvenescimento e beleza: o refinamento técnico progressivo dos instrumentos utilizados; a dispensa de internação para a maioria das cirurgias; e a influência da mídia. Ela noticia, diariamente, a adesão ao método de políticos e artistas, o que acaba influenciando altos executivos e outros segmentos da sociedade

Essa tendência permanece de braços dados com a quebra de um velho preconceito: o de que a mulher jovem não deveria casar com um homem que tem idade suficiente para ser seu “pai”.

Quebra-se um preconceito antigo. Ao contrário do que aconteceu muito no passado, o que atrai as jovens candidatas ao altar não é o dinheiro de seus pretendentes, mas seu espírito jovem, sua postura dinâmica.

Para se mostrarem mais atraentes eles recorrem a todos os inesgotáveis recursos que criam ou ressaltam a jovialidade, com destaque para a cirurgia plástica. Em muitos casos, diz o dr. Alexandre, são as próprias eleitas que se antecipam aos seus parceiros, levando-os às clínicas e declarando: “quero uma cirurgia para o meu marido, aqui, aqui e aqui...!”

Serviço:
Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo
Tel: (11) 3887 0100

Sobre o Dr. Alexandre Barbosa:
Dr. Alexandre Barbosa formou-se em Medicina pela PUC Campinas, em 1991. Fez residência em cirurgia geral e plástica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e se tornou especialista em cirurgia plástica em 1996. Atualmente, é sócio-proprietário da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.
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BELEZA MASCULINA NO FASHION’S NIGHT OUT


A Alfaiataria Paramount, do shopping Market Place, preparou uma promoção especial para o Fashion’s Night Out. Na compra de qualquer produto da label, durante o evento, o cliente ganhará desconto de 50% no valor do perfume Collezione Paramount Pour Homme.
O Collezione Paramount Pour Homme tem notas refrescantes de lavanda, sálvia e alecrim que se harmonizam com nuances de madeira de cedro e musgo de carvalho. Toques quentes de especiarias como cardamomo e noz moscada conferem um exótico acorde de almíscar. Para acompanhar as compras, a Alfaiataria Paramount preparou um coquetel especial.

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Alfaiataria Paramount
Shopping Market Place
Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, Piso Térreo Vl. Cordeiro.
Tel: (11) 5181-6402
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COMO LIDAR COM O PRECONCEITO CONTRA A OBESIDADE

Como lidar com o preconceito contra a obesidade?


Somos mais tolerantes com as doenças ditas inevitáveis. Encaramos o câncer como uma fatalidade, as doenças cardíacas como decorrentes do estresse da vida moderna, mas somos implacáveis com a obesidade.


Quando o ato de se alimentar em público passa a ser uma preocupação para crianças e adultos obesos, podemos imaginar o quanto a obesidade interfere na vida das pessoas, estigmatizando e fazendo-as sofrer por causa deste grave preconceito. “A obesidade é vista como um estigma, que caracteriza um estilo de vida desregrado. Em muitos casos, a doença é entendida como um problema moral, uma falha de conduta ou como sinal de desorganização da vida pessoal”, diz a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Somos mais tolerantes com as doenças ditas inevitáveis. Encaramos o câncer como uma fatalidade, as doenças cardíacas como decorrentes do estresse da vida moderna, mas somos implacáveis com a obesidade. “Tratamos o obeso como um ser que carrega a culpa pelo seu mal. E o pior é que ele passa a assumir essa culpa e a agir como um grande vilão da doença”, explica a endocrinologista.

Assim, o obeso passa a vida se desculpando e assimilando todos os adjetivos e comentários que ouve a seu respeito, desde a infância, quando recebe os primeiros apelidos jocosos e nunca é escalado para jogar no time da escola... Na vida adulta, não consegue uma boa colocação no mercado de trabalho... “Com a experiência de quase três décadas no atendimento a pacientes obesos, já ouvimos e vivenciamos situações que comprovam que a obesidade traz muitas dificuldades, que vão além da esfera da saúde, dificultando o convívio social, impondo entraves à carreira e comprometendo a auto-estima do obeso, trazendo muito sofrimento”, afirma Ellen Paiva.

Casos de preconceito contra o obeso

Assim, num mundo onde a doença não é compreendida e o doente é o vilão, são muitas as situações preconceituosas vivenciadas pelo obeso, em todo o mundo. A endocrinologista Ellen Simone Paiva, comenta algumas delas, a seguir:

1) Multa para quem está fora do peso – É sabido que um dos maiores problemas de saúde nos Estados Unidos é a obesidade. Por lá, calcula-se que mais de 30% dos adultos estejam acima do peso. E para “enfrentar o problema”, o Estado do Alabama vai cobrar uma espécie de multa dos funcionários públicos que estiverem acima do peso. A partir de 2010, quem não fizer as pazes com a balança terá de pagar US$ 25 (cerca de R$ 45) a mais, por mês, pelo seguro-saúde. “Num caso como este, o Estado do Alabama deveria cobrar da indústria de alimentos tributos maiores, quando esses não estiverem de acordo com as recomendações de uma deita saudável, além de incentivar com menores taxas a industrialização de alimentos saudáveis. Da forma como foi proposta a multa, seria como taxar os fumantes que desenvolverem câncer de pulmão, ao invés de investir contra a indústria do cigarro”, afirma a endocrinologista;
2) Enterro mais caro - No condado inglês de Houghton Regis, o conselho de funerais decidiu cobrar 50% a mais para enterrar pessoas muito gordas. "O fundamento básico é que ocupam mais espaço", disse o conselheiro do local. A regra começou a vigorar em março deste ano. Em vez da tarifa normal de 129 libras (R$ 415), o sepultamento de um obeso custa 194 libras (R$ 625). “Aqui, amplia-se o ônus do obeso à sua família, que será obrigada a arcar com um gasto extra. Vejo essa estratégia como mais uma forma de preconceito contra as pessoas obesas”, argumenta Ellen Paiva;
3) Viajar ficará mais caro - A United Airlines cita reclamações de "cerca de 700 passageiros em 2008" que viajaram "espremidos" para justificar a criação da cobrança por poltronas extras para obesos em vôos lotados. “Será que esta atitude discriminatória em razão de um aspecto físico pode ser justificada de alguma maneira? Não seria mais coerente que as empresas aéreas, num país de obesos como os Estados Unidos, se preparassem melhor para atender seus usuários?”, pergunta a médica;
4) Obesos espalham obesidade para os amigos - A obesidade pode se espalhar entre as pessoas de modo semelhante a uma epidemia. É o que indica o resultado de uma pesquisa publicada pela revista Then New England Journal of Medicine. Segundo a publicação, quando alguém ganha peso, seus amigos próximos tendem a engordar também, conclui o estudo obtido a partir de uma análise detalhada sobre uma rede social de mais de 12 mil pessoas, num período de 32 anos (entre os anos de 1971 e 2003). De acordo com os cientistas, as pessoas ficavam mais propensas à obesidade quando um amigo delas engordava. Pela pesquisa, “um amigo gordo” aumenta, em 57%, o risco de uma pessoa se tornar obesa. “É bem conhecido que os hábitos aproximam as pessoas e esse é provavelmente o fato que influenciou o resultado do estudo acima. Além de todos os problemas de relacionamento conhecidos que enfrentam os pacientes obesos, eles não podem ser apontados como responsáveis por espalhar o ‘mal da obesidade’ ”, diz Ellen Paiva;
5) Menos oportunidades profissionais - De acordo com dados da POF do IBGE (Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 10,5 milhões de brasileiros com 20 anos ou mais são obesos - ou seja, 8,9% da população masculina e 13,1% das mulheres. Se considerada também a população que está acima do peso ideal, o número salta para 40,6% (quase 39 milhões de pessoas).Ao confrontar esses dados com a situação nas empresas, chega-se a uma conclusão: não é fácil para o obeso conseguir emprego. "Podemos citar as dificuldades das pessoas obesas para conseguir cargos que exigem uma exposição maior da imagem corporal, não porque as empresas exigem 'pessoas bonitas', mas porque a beleza parece estar ligada à idéia de saúde e de uma boa relação das pessoas com o próprio corpo. Além disso, os obesos têm muita dificuldade em acompanhar a agilidade motora dos magros, em cargos que exigem tal habilidade. Os profissionais obesos têm maiores índices de comorbidades, de faltas ao trabalho relacionadas aos problemas de saúde e maiores índices de licenças médicas. O preconceito existe e é um fator que complica a vida do obeso e estreita seu horizonte profissional ", afirma Ellen Simone Paiva, diretora do Citen;
6) Preconceito por parte dos profissionais de saúde - Uma pesquisa realizada em uma grande rede de saúde da cidade de Nova York, nos EUA, indicou que muitos médicos podem ter uma “reação negativa” a pacientes obesos. Nesse caso específico, 40% dos médicos revelaram ter esse tipo de comportamento, e muitos deles disseram se sentir muito frustrados quando tratam pacientes obesos. A pesquisa com 399 médicos – realizada entre pediatras, psiquiatras e clínicos – da Escola de Medicina da Universidade de Nova York indicou que um, em cada dez médicos, tinha reações negativas em relação ao paciente obeso – incluindo desconforto e preconceito; apenas 56% se sentiam qualificados para tratar a obesidade e 46% acreditavam ser bem sucedidos nessa tarefa. “Enquanto nosso arsenal terapêutico contra a obesidade tem se mostrado frágil, precisamos contar com povos esclarecidos e motivados, uma indústria de alimentos engajada no mesmo esforço e governos responsáveis e interessados em declarar guerra contra a doença que vem desafiando nações em todo o mundo. Investir numa melhor qualificação profissional da equipe multidisciplinar que trata a obesidade pode significar um grande avanço nesta luta. Por exemplo, No Brasil, nem todos os consultórios médicos estão equipados com cadeiras e balanças apropriadas para pacientes que passam dos 150 quilos. Podemos atender adequadamente a pacientes sem mobiliário apropriado?", pergunta a diretora do Citen.
Para combater o preconceito
Todos os fatos emergentes que comentamos reforçam situações cotidianas de estresse e sofrimento para as pessoas obesas. “Além dos exemplos que elencamos, há muitos mais... É só conversar com um paciente obeso por mais tempo. Eles já criaram uma couraça para enfrentar os problemas criados pelo preconceito em seu dia-a-dia, tais como a dificuldade de encarar um vendedor de uma loja de roupas, que, antes mesmo de ouvir a solicitação do cliente obeso, já diz que não tem a numeração extra-grande... Ou ainda o constrangimento de não ir ao cinema ou ao teatro, porque as salas de entretenimento não oferecem lugares seguros e confortáveis para eles”, conta Ellen Paiva.

Com um mundo jogando contra, é compreensível o surgimento de associações de obesos, como a americana Naafa (Associação Nacional para o Avanço da Aceitação dos Gordos), que busca defender os direitos de cidadão e do ser humano do obeso. “Eles não aguentam mais serem recusados por seguradoras de saúde, serem sinônimos de diabetes e doenças do coração, correrem o risco de pagar mais caro por passagens aéreas e serem alvo de gozação nas escolas. É importante o esclarecimento da sociedade, para que as pessoas compreendam que a obesidade é uma doença crônica e ainda sem cura, que está longe de ser uma fraqueza de caráter ou um desleixo com a vida pessoal”, argumenta a endocrinologista Ellen Simone Paiva.

Contato:
www.citen.com.br
faleconosco@citen.com.br

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SHOPPING METRÔ TATUAPÉ SERÁ PALCO DA ABERTURA OFICIAL EM COMEMORAÇÃO AOS 341 ANOS DO TATUAPÉ

O Shopping Metrô Tatuapé e o Conselho Comunitário de São Paulo – que há 55 anos organiza a Programação de Aniversário do Bairro – realizarão no próximo dia 12, a partir das 9h, a abertura oficial das comemorações alusivas aos 341 anos do Tatuapé. O evento contará com a presença de personalidades ícones da região e terá abertura solene conduzida pelos Grupos de Escoteiros São José e Mopyatã, com hasteamento de bandeiras e entoação dos Hinos Nacional, do Tatuapé e regiões adjacentes.

As celebrações não param por aí. Fogos e revoada de balões darão início às gincanas e apresentações dos trabalhos desenvolvidos por quatro escolas da região – Colégios Conde Domingos e Lumière, Escola Estadual Professora Benedita Ribas Furtado Silveira e a EMEF General Othelo Franco - com tema sustentabilidade e meio ambiente. O evento contará também com exposição dos trabalhos de reciclagem e esquete com atores de teatro. O encerramento ficará por conta da Escola de Samba Unidos de Vila Maria.
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ORKUT prejudica a sua imagem no Trabalho?

O QUE O SEU PERFIL NO ORKUT DIZ SOBRE O SEU LADO PROFISSIONAL?
As comunidades que participa e o que escreve podem prejudicar a sua imagem na empresa ou até em uma entrevista de emprego. Especialista em mercado de trabalho fala sobre o assunto e ajuda a identificar os pontos negativos na sua página pessoal

O Orkut é um site de relacionamentos muito utilizado pelos brasileiros e nele pode ser acrescentado ao perfil o que quiser. Além disso, também é possível participar das mais diversas comunidades que se tenha interesse e familiaridade. “Mas o problema é quando isso invade a vida profissional”, diz Renato Grinberg, diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com.br. “Comunidades como ‘Eu odeio trabalhar’ e ‘Detesto receber ordens’, por exemplo, podem agregar valor negativo à imagem do funcionário”, acrescenta.

Por isso, é preciso tomar cuidado com o que é colocado na internet, pois a visibilidade é muito grande. O Orkut, em especial, domina o mercado de redes sociais no Brasil com, aproximadamente, 18 milhões de usuários no país, segundo dados fornecidos pelo Google. Isso corresponde a 51% dos usuários da ferramenta em todo o mundo. E hoje não só jovens utilizam a ferramenta, como era quando ela surgiu, em 2004, mas também pessoas mais velhas, que já se comunicam por meio dele.

Para que seu Orkut não o prejudique, Renato Grinberg apresenta perfis comuns entre os usuários que precisam ter atenção redobrada para não gerar conseqüências à imagem profissional. E alerta: “Caso se identifique com alguns deles, cuidado! Pode estar na hora de mudar”.

• O preguiçoso – É aquela pessoa que diz odiar acordar cedo e assume não gostar de trabalhar. Normalmente, o preguiçoso participa de várias comunidades que visam confirmar essa característica. As mais comuns são: “Eu odeio acordar cedo” e “Se trabalho fosse bom não era pago”;

• O acomodado – “Se nada der certo viro hippie”. Quase 300 mil pessoas compartilham do mesmo desejo caso seus planos não vinguem no futuro. O acomodado não possui ambição de crescer profissionalmente e está feliz na posição que ocupa na empresa. A impressão que passa ao chefe ou recrutador é de que essa pessoa não tem visão de futuro que possa contribuir para o crescimento da companhia;

• O bitolado – Essa é uma pessoa que gosta somente de uma coisa em específico. Pode ser um gosto musical, ideais e até mesmo uma única visão para a área de atuação. Isso é revelado nas diversas comunidades que participa sobre o mesmo tema, nas fotos e também na descrição do perfil escrita pelo usuário. Todos temos preferências, mas é preciso tomar cuidado para não parecer inflexível;

• O baladeiro – Ele faz questão de mostrar a todos que gosta – e muito – de festas. Até então não há problemas, essa é uma questão pessoal que não influencia no trabalho. Mas a questão se agrava quando a situação é exagerada e as comunidades mostram irresponsabilidade. Como por exemplo: “Da balada ao trabalho” e “Eu trabalho de ressaca”. Com isso, essa pessoa mostra ser irresponsável e que não se importa com bom desempenho no dia seguinte;

• O reclamão – É aquela pessoa que reclama de tudo: da vida, do trabalho, dos compromissos, dos chefes e até mesmo dos amigos. Normalmente adere a diversas comunidades que começam com “Eu odeio”, é pessimista e nunca está satisfeita. Imagine se o seu chefe olha seu Orkut e, de repente, encontra a comunidade “Eu odeio meu chefe”. O mais curioso é que as pessoas já sabem que correm esse risco e aderem à “Socorro, meu chefe está no Orkut!”. Assim sendo, é melhor rever seu perfil para que seu trabalho não seja comprometido.

Como ressalta Grinberg, é importante esclarecer que não precisamos esconder nossas preferências aos amigos nas redes sociais, mas é importante ter cautela. “As informações pessoais tornaram-se públicas, uma vez que inseridas e disponibilizadas na internet. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode ter acesso”, diz. “Não vejo problemas em mostrar sua personalidade por meio desses sites de relacionamento, mas antes de tudo, use o famoso bom senso”, recomenda.
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Chuvas: HC alerta para os riscos das pessoas contraírem hepatite A

As fortes chuvas aumentam os riscos das pessoas contraírem hepatite A – doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus.

O alerta é da hepatologista Suzane Kioko Ono-Nita, do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a médica, as enchentes, ocasionadas pelas fortes chuvas, aumentam às chances de contaminação de rios, lagos, piscinas e mar com água de esgoto.

O consumo de alimentos e de líquidos de procedência desconhecida também são formas de contrair a doença, explica a médica.

A hepatite A acomete 1,4 milhões de pessoas a cada ano, em todo o mundo. A transmissão é via fecal-oral, ou seja, o vírus eliminado nas fezes chega à boca pela falta de lavagem das mãos da pessoa infectada.

Sintomas

A doença pode ser assintomática ou sintomática. O período de incubação do vírus da hepatite varia de 20-50 dias (ou mais em crianças). As pessoas infectadas podem transmitir a hepatite A antes dos sintomas aparecerem.

Quando sintomática, a doença pode apresentar-se como um quadro gripal ( febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada). Na fase avançada, os sintomas são náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga.

Geralmente a hepatite A não evolui para infecção crônica, embora a recuperação completa possa levar várias semanas e raramente se apresenta de forma fulminante.
Orientação
A médica enumera alguns cuidados básicos para a prevenção da doença.

. Lavar bem as mãos após ir ao banheiro e sempre antes de manusear os alimentos.

. Evitar tomar água não tratada ou tomar bebidas que contenham cubos de gelo feitos a partir dessa água.
. Evitar comer frutas, saladas e vegetais crus não higienizados adequadamente.

. Redobrar a atenção no consumo de carne crua ou mal passada e de mariscos, ostras e mexilhões.
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ZURICH ALCANÇA A LIDERANÇA NO SEGMENTO DE SEGUROS FINANCEIROS

Lançada em agosto de 2007, a área de Seguros Financeiros da Zurich (que abrange os produtos de D&O, Responsabilidade Civil Profissional, Fraudes Corporativas e Práticas Trabalhistas) foi uma das que mais cresceu no mercado. O volume de prêmios da área saltou de R$ 4,9 milhões no primeiro semestre de 2008 para R$ 15 milhões no mesmo período de 2009: uma expansão de mais de 300%.

Com esse desempenho, segundo o ranking das seguradoras divulgado no site da SUSEP com números referentes ao primeiro semestre de 2009, a Zurich alcançou a liderança do mercado de Responsabilidade Civil Profissional e a vice-liderança do mercado D&O.

Segundo Vinicius Jorge, responsável pela área de RC Profissional da Zurich, a conquista da liderança é um marco na historia da carteira, pois há vários anos que se tinha a mesma seguradora na liderança. “Esta conquista foi fruto de um trabalho de dois anos de atuação que teve seus objetivos muito claros. Desde o inicio sabíamos quais eram os Profissionais e empresas que queríamos atingir”, diz Vinicius. O executivo ainda acrescenta que o apoio do Grupo Zurich foi fundamental para conquista, “contamos com a capacidade de resseguro do próprio Grupo, o que foi essencial para atrair as grandes empresas, ademais conseguimos penetrar em setores inexplorados, como por exemplo, a área de Tecnologia, utilizando o know how de nossos colegas do exterior”.

A Zurich possui cerca de 1000 apólices até junho de 2009. A intenção da companhia é aumentar este numero através da expansão geográfica, utilizando as filais da Zurich Minas Brasil, e atuação no mercado de profissionais liberais (pessoa física) com parcerias estratégicas com entidades de classe do setor.

Segundo Rafael Yamato, gerente da área de Seguros Financeiras, a vice-liderança no mercado de D&O também é representativa. “Saímos do zero e conquistamos 17% de participação do mercado em apenas 2 anos”.

Rafael Yamato atribui o crescimento da área ”ao foco na melhor solução em termos de proteção para riscos financeiros, através da busca em reduzir ao máximo os riscos de nossos clientes e a extensa gama de produtos novos lançados pela Zurich no Brasil, produtos como Seguro para Práticas Trabalhistas (EPLI), Seguro para Oferta Pública de Valores Mobiliários (POSI) e Fraude Corporativa”.

Para conquistar a liderança neste segmento, a Zurich conta seguros de D&O costumizados para diferentes tipos de empresa, coberturas diferenciadas, além de atendimento personalizado a corretores e clientes.
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BID anuncia concurso de contos para jovens autores

Premiação busca estimular os jovens a desenvolver soluções de desenvolvimento para América Latina e Caribe. Primeiro lugar receberá US$ 3 mil.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) convida os jovens da América Latina e Caribe para participar do Concurso Regional de Contos: melhorfuturo@agora promovido pelo Centro Cultural do BID.
O objetivo da iniciativa é estimular a capacidade criativa dos jovens, buscando ideias inovadoras a respeito dos desafios socioeconômicos que afetam a América Latina e Caribe (ALC), e despertando a juventude da Região a criar alternativas para a melhoria das condições de vida da população.
Podem participar os jovens que tenham entre 16 e 20 anos de idade e que sejam de algum dos países membros mutuários do Banco. O conteúdo de cada conto deve estar alinhado com a realidade socioeconômica da Região e ter como foco uma das cinco iniciativas do BID que estão em andamento, no tocante a: redução da pobreza; educação; energia sustentável e mudança climática; água e saneamento e oportunidades para a maioria. Os contos deverão ter até mil palavras e estar em idioma português, inglês, espanhol ou francês.

Todas as composições deverão ser inéditas e escritas por um único autor. Não serão aceitos contos publicados previamente na imprensa. Os textos que se encontrarem dentro do gênero poesia ou ensaio não serão avaliados. O Centro Cultural do BID nomeará um jurado para selecionar os trabalhos e conceder os prêmios, além das menções honrosas.

O prazo para a entrega dos contos encerra no dia 1º de novembro de 2009. Os contos deverão ser criados no formato.doc e enviados para annev@iadb.org , junto com uma página adicional contendo as seguintes informações:

• Nome completo do escritor
• Data e lugar de nascimento
• Endereço de e-mail, endereço postal e telefone
• Uma foto tipo porta-retrato colorida
• Um parágrafo descritivo que explique o conceito do conto dentro do contexto do trabalho do BID.

Os vencedores serão anunciados via e-mail até o dia 1º de dezembro de 2009 e os prêmios serão distribuídos da seguinte maneira: o primeiro lugar receberá US$ 3000; o segundo colocado receberá US$ 2000; e o terceiro colocado receberá US$ 1000. Além dos prêmios em dinheiro, o jurado poderá conceder um número ilimitado de menções honrosas.

Informações

Regulamento do Concurso, clique aqui.

Para mais informacões sobre o Centro Cultural do BID e seus programas, visite: www.iadb.org/cultural

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OFICINA BRASIL ALERTA MOTORISTAS SOBRE PROBLEMAS QUE SÓ OS ESPECIALISTAS CONSEGUEM IDENTIFICAR

Consultor técnico ressalta que problemas silenciosos podem fazer o veículo parar repentinamente, causando muito prejuízo

Embora apaixonado por seu carro, nem sempre o proprietário consegue cuidar do precioso bem da melhor maneira possível. Isto acontece porque existem componentes que não fazem nenhum barulho quando estão prestes a parar de funcionar e, consequentemente, deixam o motorista na mão, como é o caso da bomba de combustível, filtros, bobina de ignição, correia dentada, fluido de freios, sistema de arrefecimento, dentre outros. Somente uma inspeção detalhada, feita sob a supervisão de um especialista na área mecânica, pode identificar possíveis falhas automotivas.
Segundo Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil – rede de franquias de serviços automotivos que possui mais de 60 unidades espalhadas pelo país, as tais falhas afetam principalmente o motor do carro, prejudicando o seu desempenho: “A falta de limpeza dos bicos injetores, que levam o combustível para dentro do motor, é um exemplo disso, já que impedem a livre passagem do combustível, fazendo o carro falhar. Isso acontece porque com os filtros de ar e combustível quando demasiadamente sujos, acabam deixando passar resíduos que entopem os bicos, forçando inclusive a bomba de combustível , diminuindo a potência do automóvel e aumentando o consumo”, diz.
Outros problemas silenciosos que podem danificar o automóvel causando muito prejuízo são:
- O desgaste da correia dentada, que pode romper-se e fazer o carro parar repentinamente, além de causar grande prejuízo para o motor e o bolso do proprietário.
- A falta de revisão do sistema de arrefecimento - que atua na refrigeração do motor - pode causar um superaquecimento levando inclusive a fundir as peças internas do motor levando até a rachadura do bloco.
- A falta de troca dos fluidos de freio, a cada 15 ou 20 mil km pode – pela contaminação da umidade contida no ar - provocar a formação de bolhas de ar durante um uso severo, o que causaria um funcionamento irregular dos freios, pondo em risco sua segurança e podendo também corroer as partes internas dos freios, diminuindo a vida útil dessas peças e aumentando o gasto com a manutenção do veículo.
- O desalinhamento nas rodas do carro tanto as dianteiras como traseiras, só é percebido pelo condutor quando o carro ‘puxa’ a direção mais para um lado. Um carro desalinhado que continue rodando pode, além de diminuir a segurança, desgastar prematuramente os pneus aumentar o consumo de combustível e, conseqüentemente, o índice de poluição nas cidades.
Para aumentar a segurança e minimizar os prejuízos, o motorista deve ficar atento ao calendário. “Recomenda-se a manutenção preventiva das peças uma vez ao ano e a troca dos filtros de ar, combustível e óleo a cada seis meses”, afirma Antonio Cesar.

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Especialistas criticam campanhas educativas de trânsito realizadas no Brasil

Chat da Perkons reuniu 30 especialistas, que sugeriram ações integradas a fiscalização

Poucas, ineficientes e pontuais. Assim são as campanhas educativas para o trânsito realizadas no Brasil, segundo a análise de especialistas em trânsito que participaram nesta quinta-feira (10) do chat organizado pela empresa Perkons S/A para debater a educação para o trânsito com foco em campanhas, mobilização e informação para a sociedade.
"São raros os espaços destinados a campanhas de educação para o trânsito em larga escala", afirmou a psicóloga Gislene Macedo, professora da Universidade Federal do Ceará/Sobral. Para ela, as campanhas de marketing são pontuais e não cumprem seus objetivos. "Para funcionar mesmo, são necessárias outras ferramentas que vão além de panfletagens e outdoors. O problema é que os recursos destinados à educação no Brasil são pouquíssimos e empobrece o caráter permanente das ações de longo prazo", advertiu.
A jornalista Ana Cláudia Freire, produtora da TV Paranaense/Rede Globo e coordenadora de pauta da campanha Respeito ou Morte, realizada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), concorda que as campanhas educativas para o trânsito ainda são poucas diante das necessidades de formação de um novo comportamento para motoristas e pedestres. "Os meios de comunicação só agora começam a se envolver de forma mais efetiva", admite.
A RPC iniciou em junho passado a campanha Respeito ou Morte. Além da veiculação de peças publicitárias em todos os seus canais de comunicação, os jornais, TVs, rádios e portal da RPC estão produzindo conteúdo relacionado ao tema. "Percebemos que só mostrar os acidentes não resolvia. Precisávamos discutir com a sociedade as causas e soluções", explicou Ana Cláudia. Segundo ela, desde que a campanha começou houve uma redução de 77% no número de mortes em acidentes de trânsito em Curitiba e a população está participando enviando sugestões de temas, imagens de flagrantes e usando os adesivos da campanha nos carros.
Para a publicitária Maria Amélia Franco, gerente de Marketing da Perkons S/A e responsável pelo portal www.educacaoetransito.com.br, a produção de conteúdo, como a RPC tem realizado, traz melhores resultados que somente a veiculação de peças publicitárias. Segundo ela, o conteúdo jornalístico tem melhor crédito da população.
Mas os participantes do chat, no total de 30 pessoas, lembraram dois exemplos de campanhas educativas para o trânsito: uma eficiente e outra sem resultados. Philip Gold, consultor em Segurança de Trânsito, lembrou que a campanha sobre o uso do cinto de segurança, em São Paulo, durou um ano e meio, foi constante e resultou em aumento do uso do equipamento de 8% para 98%, quando acoplada à fiscalização.
Em contraponto, foi lembrado que todo o esforço realizado de combate ao consumo de álcool pelos motoristas, com aprovação da lei de tolerância zero, campanhas educativas e aumento da fiscalização está sendo derrotado pelo simples fato dos motoristas se negarem a fazer o teste do bafômetro.
Por isso, Gold defendeu educação para as crianças e fiscalização e punição para os adultos. "Educação de trânsito começa com crianças. Através da lei, atingiremos os adultos", afirmou. Segundo ele, educação não funciona sem regras e punições.
A psicóloga Gislene Macedo completou a discussão lembrando que "super valorizar a educação é desconsiderar que há uma dimensão atravessando as formas de organização social. A educação é complementar a outras medidas em toda a sociedade. Um governo que incentiva a compra de veículos individuais como saída de mobilidade não está de fato comprometido com o trânsito e com a saúde pública", provocou.
314/09 - Os participantes do chat da Perkons também analisaram a Resolução 314/09 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu padrões e critérios para as campanhas educativas de trânsito. Para o publicitário Fernando Pedrosa, que trabalha há dez anos com esse tema, a resolução inibe a liberdade de criação e expressão das entidades. Já Paulo Cesar Marques da Silva, professor da área de tráfego na UnB, disse que a resolução orienta as boas práticas, estimulando a segurança, a promoção da cidadania, a identificação de públicos e a pesquisa. A publicitária Maria Amélia concordou. "A resolução é uma evolução, pois antes não havia diretrizes. Como comunicadora, vejo que planejar campanhas ajuda a criar os projetos de forma mais consistente.", destacou.
Todo o conteúdo do chat pode ser acessado pelo site www.perkons.com no link chat. Em www.perkons.com.br/boaspraticas é possível conhecer, promover, estimular e compartilhar ações e experiências de boas práticas no trânsito.
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Linde abre seleção de jovens talentos para o seu Programa Trainee 2010

A Linde, líder mundial em tecnologia e produção de gases industriais e medicinais, abre novamente o processo de seleção de jovens talentos para ingressarem no Programa Trainee da empresa em 2010. Sem fronteiras regionais, jovens de todo o País, com término do curso universitário entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009, podem se inscrever no programa até o dia 30 de setembro de 2009, . As inscrições são feitas no site da Dreves Associados, www.dreves.com.br/linde , consultoria especializada em recrutamento de jovens talentos e parceira da Linde neste programa.

Com um total de 10 vagas, o Programa Trainee da Linde visa preparar jovens recém-formados e em início de carreira para ocuparem posições-chaves, técnicas ou gerenciais, suprindo a demanda por profissionais qualificados e preparados para estratégias futuras na empresa. O programa terá início em janeiro de 2010, duração de 1 ano e é focado em formandos dos cursos universitários de Engenharia (Química, Mecânica, Metalúrgica, de Materiais, Mecatrônica, de Alimentos), Química, Farmácia, Administração de Empresas e Economia.

Áreas de abrangência: no decorrer do programa, o trainee terá a oportunidade de conhecer a Linde, participando de treinamentos, visitas, apresentações e atividades em todas as áreas da organização. Ele será acompanhado por um executivo da Linde, com foco em desenvolvimento e coaching e deverá identificar e desenvolver projetos de melhoria para a área em que será alocado.

Quesitos exigidos ao candidato

• Curso universitário concluído entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009;

• Idioma Inglês fluente;
• Disponibilidade para viagens e mudanças.
• Idioma espanhol avançado ou fluente é diferencial;

Processo Seletivo

O Programa de Trainee da Linde será conduzido pela Consultoria Dreves e coordenado pela área de Recursos Humanos da empresa, e terá as seguintes etapas:

• Inscrição de currículos
• Triagem eletrônica dos currículos
• Testes de inglês e lógica
• Dinâmicas de Grupos / Painel Situacional
• Entrevistas com Recursos Humanos e Gestores

Linde no Brasil

A Linde, com sede na Alemanha, é líder mundial do setor de gases industriais e medicinais com cerca de 52 mil funcionários, operações em mais de 100 países da Europa, Ásia, Oceania e Américas e vendas de mais de 12,7 bilhões de euros no ano de 2008. No Brasil desde 1915, a Linde (antiga marca AGA) é a segunda maior empresa do setor. O Grupo Linde adquiriu a AGA em 2000, mudando a marca das operações brasileiras em dezembro de 2006.

No País, a empresa opera com duas divisões: Gases Industriais (responsável pelo fornecimento de grande diversidade de gases para a indústria) e Gases Medicinais (fornecedora dos gases medicinais para hospitais e gases e equipamentos para suporte respiratório domiciliar). Além das operações no Brasil, a Linde atua também nos seguintes países da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, além de Aruba e Curaçao.

A Divisão Gases Industriais da Linde no Brasil possui uma estrutura especializada para atender as diferentes demandas dos processos de diversas atividades industriais: Alimentos e Bebidas, Metalurgia, Química, Soldagem e Corte e Gases Especiais. Possui cerca de 10 mil clientes atendidos por 24 unidades comerciais estrategicamente posicionadas nos principais centros consumidores do País, além de vasta rede de distribuidores autorizados.

Suas unidades comerciais estão localizadas nas seguintes cidades: Maceió/AL, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, Contagem/MG, Juiz de Fora/MG, Timóteo/MG, Uberaba/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, Jaboatão dos Guararapes/PE, Curitiba/PR, Cambé/PR, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Canoas/RS, Blumenau/SC, Chapecó/SC, São Paulo/SP, Bauru/SP, Jundiaí/SP, São José dos Campos/SP e Sertãozinho/SP.
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05 - Otimismo - Voz Feminina
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