FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DJ ALPISTE CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NA MARCHA PARA JESUS 2009

Quem gosta de Rap e acompanha todos os trabalhos do DJ Alpiste não pode faltar à "Marcha Para Jesus 2009". Alpiste, o pioneiro do Rap Gospel é uma das atrações mais esperadas do evento, ao lado de outros artistas, com quem vai dividir o palco. Já estão confirmados: Renascer Praise, Resgate, Perpétua Aliança, Banda do PA, Banda Cusm, Além do Véu, Militantes, Tempero do Mundo, Toque no Altar, Praise Machine, RM6, FLG, Katsbarnea, Cassiane, Soraya Moraes, Mara Maravilha, Priscilla Alcantara, Talita Pagliarin, Denyse Bittencourt, Régis Danese, Kleber Lucas, Marcelo Aguiar, X-Barão e Waguinho.

Sobre o evento, para quem desconhece detalhes, a “Marcha Para Jesus” é um evento internacional e interdenominacional, onde milhares de evangélicos se reúnem anualmente nas ruas das grandes metrópoles do mundo para expressar a comunhão dos cristãos e também a fé em Jesus Cristo. Hoje é o maior e mais importante evento do segmento gospel do Brasil. Esse ano, o evento vai acontecer no dia 02 de novembro, em São Paulo e promete ser a maior Marcha de todos os tempos. É só comparecer e conferir!


Serviço:
Evento: Marcha para Jesus 2009
Data: 02 de Novembro de 2009
Saída: Estação Tiradentes do Metrô
Início: 10 horas
Concentração: Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira
Término: 20 horas (previsão)
*
*
*
Publicidade:



domingo, 27 de setembro de 2009

Biodolce lança promoção que premiará consumidora com seis meses de cosméticos grátis

Ação será realizada até o dia 30 de setembro e terá o resultado divulgado no blog da companhia

A Biodolce Cosméticos, marca do Laboratório Vocatus, em parceria com o programa Ateliê na TV, lança um concurso que rende seis meses de cosméticos grátis para seus clientes. Para participar, basta responder à pergunta "Qual a marca de cosméticos que mais se preocupa com a pele da mulher brasileira?" para o e-mail concurso@biodolce.com, com nome, endereço e RG. A promoção é válida para todo o território nacional até o dia 30 de setembro.

A divulgação do vencedor será feita no dia 1º de outubro no blog da Biodolce (www.vivasuapele.blogspot.com) e no site www.atelienatv.com.br. O participante sorteado que responder corretamente à pergunta receberá em até 30 dias quatro produtos por mês, totalizando 24 ao final do concurso.

“O objetivo desta ação é estreitar o relacionamento com nossos consumidores, que terão a oportunidade de conhecer todos os produtos da linha, além dos lançamentos previstos para este semestre”, afirma Wellinton Marques, gerente geral da companhia.

Mais sobre a Biodolce Cosméticos

Com a missão de contribuir para a melhoria na qualidade de vida das pessoas por meio de produtos inovadores que proporcionam resultados efetivos e confiáveis em seus cuidados diários, a Biodolce Cosméticos foi fundada em 2006 e hoje se posiciona como uma excelente alternativa para quem procura uma beleza saudável. A marca pertence ao Laboratório Vocatus, dono também da linha de cosméticos Imageh.

Depois de três anos de pesquisas envolvendo dermatologistas, farmacêuticos e os estudos mais avançados da cosmética mundial, a Biodolce introduz no mercado brasileiro produtos de cuidados diários com a pele e com o corpo, todos dermatologicamente testados. A linha está disponível nas melhores farmácias e perfumarias do país

Visite o site da companhia: http://www.biodolce.com.br/
*
*
*
Publicidade:



CICLO DA PROSPERIDADE OU DA SOBREVIVÊNCIA: EM QUAL VOCÊ ESTÁ?

*Christian Barbosa

Os ciclos são as formas que escolhemos para viver, conduzir nossas escolhas e obter os resultados pessoais. Para entender melhor este conceito, é necessário imaginá-los em formato de espiral ascendente na prosperidade, descendente na frustração e circular na sobrevivência. Dessa forma, cada atitude tem uma consequência correspondente.

Assim, aqueles que prosperam, completam cada ciclo de sua vida num patamar mais elevado do que o inicial. Já os que estão frustrados terminam sua trajetória num nível mais baixo e aqueles que apenas sobrevivem jamais mudam. No livro Mais Tempo, Mais Dinheiro, escrito por mim e pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi, há um teste capaz de identificar em que ciclo a pessoa está e quais atitudes ela deve tomar para ascender rumo à prosperidade, nível de equilíbrio entre dinheiro e tempo que traz consigo qualidade de vida e satisfação profissional.

Abaixo, explico melhor cada um deles.

Ciclo da Frustração - Nele, a pessoa faz muito mas não obtém resultados, por isso a frustração. Também é caracterizado como a fase em que não temos perspectivas de melhora no trabalho e as relações familiares não andam boas. Alguns outros itens:
- Falta tempo para se planejar;
- Falta de planejamento = tudo sai mais caro;
- Atividades se tornam urgentes;
- Falta de tempo e de dinheiro = estresse;
- Ansiedade e estresse prejudicam o trabalho;
- Ameaça de perder o emprego, saúde prejudicada, dívidas crescem;
- Horas extras para compensar = problemas pessoais.

Ciclo da Sobrevivência
Quem vive neste ciclo não “sai do lugar”. Não aumenta seu consumo, não cresce na carreira. Está, enfim, estagnado num ponto e apenas sobrevive. Outras características deste momento:
- Se há tempo, não há vontade para se planejar;
- Colegas de trabalho são promovidos, mas continuamos na mesma;
- Termina o mês, contas em dia, mas nenhuma possibilidade de novos consumos;
- Falta poupança;
- Falta de qualidade de consumo;
- Trabalha-se muito, ganha-se bem, mas gasta-se tudo.

Ciclo da Prosperidade
É a evolução. O caminho ao qual devemos focar nossas atenções. Nele, o tempo e o dinheiro são usados de forma correta e equilibrada. Claro que os imprevistos também acometem os que vivem neste ciclo, a diferença é que aqui as pessoas sabem lidar com eles. Quem está no ciclo da prosperidade consegue atender a este tópicos:
- Dedicação de tempo para se planejar;
- Planos para ter mais tempo e mais dinheiro;
- Uso de tempo e dinheiro para se educar;
- Melhores condições de subir na carreira;
- Promoção e aumento de salário;
- Aumentam as condições de usar mais tempo e mais dinheiro;
- Educação + Qualidade de Vida = melhores condições de subir na carreira.

É fundamental salientar que as mudanças de patamar são possíveis e viáveis. Para isso, o primeiro passo é descobrir em que ciclo você está e, a partir daí, buscas novas atitudes e ferramentas que o ajudem a mudar.

*Christian Barbosa - Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e co-autor do Mais Tempo, Mais Dinheiro.
http://www.triadedotempo.com.br/ e http://www.maistempo.com.br/

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

25 mil itaquerenses participaram da 3ª Virada Esportiva no fim de semana

A grande festa esportiva, social, cultural e educativa envolveu 25 mil pessoas em Itaquera.

Descontração, benefícios à saúde e muito agito nos três clubes escola e ruas de lazer

A terceira edição da Virada Esportiva, organizada pela secretaria de Esportes, com apoio da SPTuris e dos agentes esportivos da região, aconteceu neste sábado e domingo, 19 e 20/9, nos três clubes escola (Rumi Ranieri, Gerdy Gomes e José Bonifácio), em quatro CDCs (Clubes da Comunidade), em quatro ruas de Lazer e na entidade Dom Bosco. Durante os dois dias de intensa programação esportiva, que resultou em várias premiações, não foi registrado nenhum acidente ou confusão. "Foi um fim de semana saudável com intensa maratona cívica e esportiva", adiantou o subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira.

Das 25 mil pessoas que participaram dos eventos, cerca de 18 mil se envolveram diretamente na prática de exercícios. Os demais se posicionaram como expectadores, torcedores e incentivadores dos atletas. "Estou gostando da oportunidade de oferecer aulas de tênis ao pessoal da Virada. É um grande incentivo à atividade esportiva", disse Diego Dias Freira, 23, professor desta modalidade. "É muito legal jogar tênis; já fiz bons amigos", concluiu Kenedy Brian Felício, 14, estudante que está curtindo acordar cedo. Como ele, famílias inteiras foram às quadras, escolheram seu esporte predileto e suaram as camisetas. De acordo com os organizadores, muita gente interagiu na programação, ajudando a montar seu roteiro próprio de participação.

No Clube Escola Gerdy Gomes, que fica no Jardim São Pedro, na Cohab José Bonifácio, aconteceram jogos de basquete, futebol de campo, futsal masculino e feminino, capoeira, karatê e taekwondo. "Pratico futsal há um tempão e ontem me chamaram pra fazer um teste no Clube Atlético Juventus; a Virada é pura diversão", comemorava o estudante e freqüentador do clube, Wesley Lucas Batista de Lima, de apenas 13 anos de idade. Ainda no conjunto habitacional José Bonifácio, os moradores e visitantes tiveram acesso a esportes como o jiu-jitsu, jogos de tênis, malha, vôlei e recreação. "É a segunda vez que participo da Virada, adoro esportes", afirmou Rafael Santos de Sá, 16 anos.

Já no Clube Rumi Raniei, privilegiado pela localização - ao lado do Parque do Carmo - os munícipes desfrutaram também de caminhada, passeio ciclístico, corrida (adulto e infantil) e aula de ginástica. Mas foi o pessoal da capoeira quem fez a maior festa. "Faço capoeira há três anos, esta Virada está melhor do que a do ano passado. Já conheci muitas pessoas e ganhei até uma medalha", disse Raul Carlos da Silva, 15 anos. Assim como o jovem estudante, outros atletas foram condecorados ao fim das competições. Quem saiu ganhando foram três milhões de pessoas que usufruíram da estrutura montada pela Prefeitura em toda a cidade.
*
*
*
Publicidade:





Por que Deus não me ajuda?

Muitos se perguntam: “Por que Deus não me ajuda? Por que Deus não me socorre? Por que Ele não faz alguma coisa por mim? Por que Deus não resolve a minha situação?”. Mas é importante que se compreenda a verdade das coisas: o Senhor está fazendo e vai fazer sempre tudo por você.
Se existe alguma falha, ela está em nós. Qual é essa falha? Respondo: a falta de confiança plena neste Deus que é pura misericórdia e está continuamente olhando por nós, para nossas necessidades. Para sermos auxiliados por Ele, precisamos estar com o nosso coração voltado para Ele, colocar a nossa vida em Suas mãos e acreditar que Ele tudo pode fazer por nós.
Na hora em que eu me decido a dar a Deus a condução da minha vida, Sua Palavra se torna realidade em mim: “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Romanos 8,28). Tudo se revolve com a mudança do nosso coração. Perceba que, uma vez que passamos a ser e a agir conforme a vontade de Deus, nunca mais nos sentimos abandonados em nossas tribulações.
Quando decido abandonar meu egoísmo e deposito minha fé e minha confiança no Deus-amor, e, ao mesmo tempo, decido ter um coração generoso como o do Senhor – mesmo não o sendo completamente – eu já estou dentro do plano Dele, da vontade Dele. É justamente nesse momento que tudo começa a concorrer para o meu bem. Por isso, não pergunte mais por que Deus não ajuda você em suas tribulações. Mas quando estará disposto a confiar sua vida a Deus.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib (http://www.cancaonova.com/)
*
*
*
Publicidade:






Estudos do Meio: aprenda brincando no Solar das Andorinhas

O Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, localizado em Campinas Mogi-Mirim, fica na centenária Fazenda Duas Pontes, importante palco da agricultura cafeeira da região. Por seu rico passado histórico, aliado a recursos naturais e infra-estrutura, o Solar das Andorinhas atrai escolas e alunos de todas as idades movidos pelo conhecimento e diversão, realizando programas de Estudos do Meio, Lazer Educacional e Atividades Recreativas. Uma ótima maneira de ensinar a garotada.
Os Estudos do Meio - Ciências Naturais, Ecologia, Meio Ambiente, História e Cultura - são uma investigação no próprio ambiente em que acontece ou aconteceu um fenômeno. É uma atividade pedagógica diferente das tradicionais, pois leva o aluno a campo, motivando e estimulando a pesquisa, observação, interação, sociabilidade e cooperação, resultando em um aprendizado muito mais significativo.
No Solar das Andorinhas, os alunos podem aprender com a riqueza natural do hotel, visitando a horta e o pomar, reparar nos detalhes do Pé de Banana, do Limoeiro, da Jaboticabeira e da Mangueira e aprender ainda mais com a abundante riqueza vegetal e rio com cachoeira.
Como patrimônio histórico, o hotel em si já é um grande aprendizado. Um passeio pela Fazenda de Café do Século XVIII revela construções ainda preservadas e arquitetura colonial tombadas como patrimônio. Possui o museu de antiguidades da fazenda, a cozinha dos escravos, a Casa Grande, a tulha, entre outros. Além disso, há também uma visita à Colônia que permite os alunos a conhecerem mais da colonização italiana no Brasil, significativamente enriquecedora. Aos sábados de manhã, há o Passeio de Trem Maria Fumaça, tão aguardado, que faz uma visita a antiga estação de trem, localizada a poucos minutos do hotel e que já foi cenário de inúmeras novelas. Reflexões interessantes são propostas como, por exemplo: a relação tempo/espaço entre o passado e a atualidade; o tempo do transporte do café do interior de São Paulo até o Porto de Santos; a poluição dos dias de hoje e a da era do vapor, os processos de reciclagem e reflorestamento; a história do trem e a sua importância para o Brasil.
Para enriquecer ainda mais esse aprendizado, o hotel dispõe de uma Estação de Tratamento de Água, onde as crianças poderão acompanhar o processo de tratamento e purificação. Há o planetário Edmund Halley, onde os alunos podem conhecer o universo mais de perto.
E para finalizar essa divertida aula de cultura, história e natureza, o aluno pode descansar e se divertir nas áreas de lazer do hotel, que contam com: um moderno parque aquático, composto por três piscinas interligadas com toboáguas, piscinas aquecidas, piscinas de biribol, biribinha, piscina infantil, sauna seca e à vapor, ampla área verde, play ground, quadras de tênis, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, mini golfe e salão de jogos (ping pong, pebolim e snooker). No Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, as refeições e os lanches são saudáveis, balanceados e preparados sobre um rigoroso controle de qualidade. O cardápio é montado com muito carinho e inclui os pratos mais apreciados pelos nossos pequenos visitantes.
Traga sua escola e alunos para ter essa incrível aula fora das salas e o Solar das Andorinhas garante um aprendizado inesquecível. Mais informações, entre em contato em: (11) 3675-0755 / (19) 3757-2700 / (19) 3257-1414 ou no site http://www.solardasandorinhas.com.br/
*
*
*
Publicidade:









Qual é a sua sombra?

Maquiadora do salão Ritz ensina como combinar a coloração da sombra com a cor dos olhos

Toda mulher se questiona sobre qual tom de sombra combina com a cor de seus olhos. Que coloração usar com olhos azuis? E com os olhos acinzentados? Calma! Não se desespere! A maquiadora Vivi Prado do badalado salão Ritz, localizado em Moema, São Paulo, esclarece essas dúvidas.

A profissional começa falando dos olhos azuis, que são valorizados pelo preto, cinza e prata. Ela ainda contou qual tom de sombra deve ser evitado. “O próprio azul não favorece, pois se quisermos dar destaque a sombra tem que ser de coloração diferente”, constata Vivi.

Já os olhos acinzentados combinam muito bem com o cinza e o verde e diferentemente dos olhos azuis que não caem bem com a sombra da mesma cor, o cinza pode ser utilizado sem nenhuma culpa.

Os olhos castanhos esverdeados ficam bem com o preto e prata. Os olhos verdes caem em perfeita harmonia com o preto e o cinza. “A sombra é um elemento fundamental na maquiagem, pois ele pode desviar a atenção para os olhos ou disfarçar alguma imperfeição. Cores contrastantes podem ficar lindas, mas depende do efeito desejado. Se a intenção for apostar no clássico, evite!”.

Por último, quem tem olhos castanhos pode abusar do dourado, cobre, preto, marrom e bege. Para os olhos negros, o preto e o cinza são ótimas pedidas. E para quem tem olhos mel use à vontade o cobre e o dourado. “A maquiagem dos olhos é importante para definir o rosto, já que o olhar é fundamental na hora de se expressar!” – finaliza Vivi.


http://www.ritzestetica.com.br/
*
*
*
Publicidade:





A ORIGEM DA KABBALAH EGÍPCIA E O SEU BENEFÍCIO PARA A HUMANIDADE


Hoje, o professor Gilberto Bacaro é o único nas Américas apto a realizar a Kabballah Egípcia

A Kabbalah Egípcia surgiu no antigo Egito, sob o reinado do Faraó Menés, e tem mais de 5.800 mil anos. O método, também conhecido como “Ciência de Tehuti”, não tem cunho religioso, mas científico, pois são utilizadas posições de estrelas regentes, num plano estelar dos deuses egípcios e nove posições iniciais fixas. Este método visa única e exclusivamente o conhecimento profundo da pessoa, como indivíduo, membros de família, grupo ou sociedade.

Modificada no ocidente, em meados do século XI, a Kabbalah referia-se à escola do pensamento judaico e tinha relação com seu misticismo. Com o tempo, ganhou força e foi utilizada por grupos diferentes, como cristãos, filósofos e neo pagãos. Isto fez com que ela sofresse sérias alterações em seu contexto original, e passasse a ser associada a grupos religiosos, escola mística e até mesmo filosófica.

No Brasil, a Kabbalah Egípcia é aplicada pelo professor Gilberto Bacaro, o único nas Américas, e um dos poucos no mundo. Para realizar o cálculo, Bacaro utiliza a data de nascimento da pessoa e, a partir daí, consulta três tabelas que resultam numa sequência de números. "Esses números compõe o pentagrama do destino desta pessoa e de sua família. A partir disso, é possível saber todos os karmas de vidas passadas e aos karmas familiares de cada encarnação, além da profissão, relacionamento, períodos positivos e negativos e saúde”, diz Bacaro.

O pentagrama é uma forma simples de estrela onde está representada as cinco fases da vida das pessoas: nascimento, infância, maturidade, velhice e morte. Cada espaço do pentagrama tem uma representação: o centro - elemento terra, representa o nascimento; ponta um - elemento terra, representa o espírito, a encarnação e se apoia nas outras quatro pontas; ponta dois - elemento ar, produz as forças do crescimento e desenvolvimento; ponta três - elemento ar, representa as forças dos elementos da natureza, inteligência e criatividade; ponta quatro - elemento metal, representa a energia, as mudanças, e as transformações na vida pessoal e a ponta cinco - elemento metal, representado pelo entardecer, o repouso merecido e as emoções do inconsciente.

Assim, após a realização da kabballah Egípcia, a pessoa consegue adquirir uma visão objetiva da vida, para que possa compreender melhor os períodos negativos e analisar a sua movimentação kármica.


GILBERTO BACARO
Gilberto Bacaro é mestre cabalístico egípcio. Possui doutorado pela Universidade Gregoriana do Vaticano (Roma) e em Filosofia das Religiões do Médio Oriente Antes e Pós Novo Testamento. É o único responsável pela aplicação da Kabbalah Egipícia na América do Sul e um dos 12 no mundo. O método descreve os períodos de transformações na vida das pessoas, auxiliando-as no autoconhecimento profundo, eliminando compulsões negativas e sofrimentos.
*
*
*
Publicidade:




PLANETA INSETO: Conheça este mundo

Desde sua primeira edição, ocorrida em 2004, o Instituto Biológico (IB) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o tema escolhido este ano pelo IB é "Planeta Inseto".
Entre os dias 19 a 25 de outubro de 2009, o IB abordará diversos aspectos do grupo mais diversificado de organismos que contém, aproximadamente, 1 milhão de espécies conhecidas. De forma lúdica e interativa, serão apresentadas sua biologia e comportamento variados; as diversas espécies de importância veterinária, agrícola, médica e econômica que influenciam, de forma direta ou indireta, a vida do ser humano; alguns aspectos da presença dos insetos em nosso cotidiano e as pesquisas desenvolvidas pelo IB utilizando este grupo de animais.
Período para agendamento: Até 9 de outubro de 2009

Veja as principais atrações!

• Não deixe de ver o jardim atrativo de borboletas, onde o colorido das flores está em equilíbrio com a beleza da natureza.
• Você teria coragem de escolher uma barata? Faria ela ganhar uma corrida? Teste seus limites e sua capacidade em nosso baratódromo.
• Veja minúsculas criaturas com auxílio de microscópios.
• Saiba quem são e como vivem os insetos sociais.
• Conheça a maior plantação de café em área urbana e os insetos que vivem nela.
• Assista vídeos sobre como vivem os insetos.
• Solte sua criatividade! Crie vários insetos em nossa oficina de origami.

Informações

Período para agendamento: Até 9 de outubro de 2009
Período do evento: 19 a 25 de outubro de 2009
Horário: das 9 às 12 h e das 14 h às 17 h
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Cons. Rodrigues Alves, 1252
Vila Mariana - São Paulo - SP
Fone: (11) 5087-1703
E-mail: planetainseto@biologico.sp.gov.br

OBS: Visitas e estacionamento gratuitos
*
*
*
Publicidade:




Itaquera comemorou o dia da árvore plantando mudas em clube e praça

Em homenagem ao Dia da Árvore (21 de setembro) realizou-se, em todo o Estado de São Paulo, no dia 20/9, às 11h, uma ação simultânea de plantio de árvores
O projeto estadual de plantio de árvores, coordenado pela ONG Brasil Eco Planetário, contou com a participação de várias instituições de ensino, sindicatos, movimentos sociais, empresas, ONGs, Câmaras Municipais e Prefeituras.

Com apoio da secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e, em Itaquera, da subprefeitura, o plantio sincronizado preocupou-se com três importantes questões ambientais: o combate ao aquecimento global, a ampliação das áreas arborizadas e o fortalecimento da cultura ecológica na sociedade. A meta prevista era o plantio de 100 mil novas mudas de árvores no estado.

Em Itaquera, o projeto foi operacionalizado pelos servidores que estão à frente da direção do Parque e da Casa de Cultura Raul Seixas, localizados no Conjunto José Bonifácio. Mas o plantio que contou com a presença de membros do Motoclube Itaquera, aconteceu no Distrito Parque do Carmo, onde 38 mudas fazem parte agora das dependências do Clube Escola Rumi de Ranieiri, local cedido à ação.

As outras 162 mudas, cedidas pela secretaria do Verde, em breve, vão florescer numa praça situada próxima ao clube, beneficiando a população da região. Entre as mudas estão pés de pitanga, cereja, ipê amarelo e roxo.

Em outros pontos da cidade, a ação também foi um sucesso. No famoso Parque Ibirapuera, por exemplo, além do plantio houve apresentações culturais. Em geral, os interessados participaram das seguintes maneiras: plantando individualmente uma muda, por meio do programa de incentivo à arborização urbana, que visa o plantio interno ou na calçada de residências; através do plantio em áreas públicas, organizado por instituições de ensino ou segmentos da sociedade; e, por último, do plantio em área de parques.

No segundo caso, os participantes contaram com o apoio das subprefeituras na indicação das áreas. As mudas foram solicitadas à SVMA pela subprefeitura e os insumos ficaram por conta dos parceiros do plantio comunitário. As solicitações para o plantio nos parques, por sua vez, foram encaminhadas ao Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave) responsável pela administração dos 32 parques municipais existentes em São Paulo; pela criação de novas áreas verdes; e pela emissão de pareceres sobre o impacto ambiental de obras no município.
*
*
*
Publicidade:






















Estão abertas as inscrições para o Desafio Oba

Estudantes de todo o Brasil podem participar do concurso universitário, concorrer a prêmios e ter sua campanha na mídia

O desafio está lançado: a partir de agora, universitários de todo o Brasil podem se inscrever no Desafio Oba e usar a criatividade para produzir a Campanha de Natal do Oba Hortifruti. As três melhores peças publicitárias serão premiadas com Iphone e Ipod, sendo que a melhor das três será veiculada na mídia. Voltada a estudantes de Publicidade e Propaganda, Marketing e Design, a campanha abraça a responsabilidade social para beneficiar a instituição Doutores da Alegria, que atua junto a crianças hospitalizadas em diversas cidades brasileiras. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no endereço http://www.desafiooba.com.br/.
A missão dos universitários é criar uma campanha composta por um selo com o tema e as peças outdoor e anúncio de jornal, para divulgar a campanha de Natal do Oba, que, neste ano, vai arrecadar recursos através da venda de cartões de natal com mensagens escritas pelos clientes, nas lojas da rede.
De acordo com a gerente de marketing do Oba Hortifruti Flávia Quintanilha, o objetivo do concurso é incentivar a criatividade, oferecendo uma oportunidade para que os estudantes mostrem seu talento fora das universidades. “Acreditamos no potencial dos universitários e decidimos unir criatividade e solidariedade para levar alegria e saúde às crianças em uma época tão especial como é o Natal”, afirma.
Os critérios para avaliação das campanhas são a criatividade (originalidade e clareza das ideias) e pertinência (adequação ao briefing e respeito ao posicionamento da marca). A comissão julgadora será formada por representantes do Oba Hortifruti, do Doutores da Alegria e da M51 Criatividade Estratégica, agência responsável pela conta publicitária do Oba.
Os integrantes do grupo classificado em primeiro lugar receberão, cada um, um Iphone 3G 8GB, além de troféu e certificado de participação no Desafio Oba. O segundo lugar receberá um 1 Ipod Nano Chromatic 8GB e certificado; e o prêmio para o grupo classificado em terceiro lugar será 1 Ipod Shuffle 1GB e cetificado.
*
Sobre o Doutores da Alegria
O Doutores da Alegria é uma instituição sem fins lucrativos, cuja missão é levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço. A equipe conta com 47 palhaços e 23 profissionais que atuam, diariamente, nas áreas artística, de pesquisa, formação, mobilização e comunicação. O grupo realiza cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.

Sobre o Oba Hortifruti
Especializada no segmento de Hortifruti a rede Oba possui 27 lojas em três estados Brasileiros (São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais). Com 30 anos de experiência neste setor a Rede prima em oferecer frutas, legumes e verduras de alta qualidade e variedade em todas as suas unidades. Também conta com diversos outros setores como açougue, mercearia, frios, adega, floricultura, etc. Tudo para oferecer mais qualidade, conforto e praticidade aos seus clientes.
http://www.redeoba.com.br/
Siga o Oba Hortifruti no Twitter: twitter.com/oba_hortifruti
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

PALESTRA: ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL no Hospital São Luiz - Tatuapé > 30/09

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É TEMA DE PALESTRA PROMOVIDA PELO HOSPITAL SÃO LUIZ ANÁLIA FRANCO
*
A iniciativa faz parte do projeto “Encontro com Sua Saúde”, que traz eventos mensais sobre qualidade de vida
*
A unidade Anália Franco do Hospital São Luiz promove a palestra “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”, em 30 de setembro, às 19 horas. Aberto ao público, o evento, ministrado pelo nutrólogo Andrea Bottoni, acontece no auditório do Centro de Estudos da unidade. Para participar, basta que o interessado se inscreva gratuitamente com antecedência pelo telefone 11. 3386-1584. As vagas são limitadas.

A palestra abordará a importância de manter hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada, para promover a saúde e, por conseqüência, a qualidade de vida. Incorporar esses hábitos ajuda no bom funcionamento do organismo, traz bem-estar e combate doenças como a obesidade, hipertensão e diabetes tipo II, por exemplo. “É preciso ter consciência de que a má alimentação rotineira a longo prazo pode ocasionar danos irreparáveis ao organismo”, enfatiza dr. Bottoni, porém, lembrando de que não é preciso riscar as tentações do cardápio, mas sim se atentar à periodicidade da ingestão e buscar o equilíbrio.

O médico abordará também a funcionalidade dos alimentos – quais suas propriedades –, a busca pela ingestão de diferentes nutrientes essenciais para a saúde e como manter a alimentação equilibrada para quem faz suas refeições na rua. Essa é a oitava palestra sediada na unidade – a iniciativa já abordou temas como câncer de mama, obesidade infantil, diabetes e colesterol.

Palestra “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”
Dr. Andrea Bottoni
Gratuita
Data 30 de setembro (quarta-feira)
Horário 19 horas
Endereço Rua Francisco Marengo, 1.312, Tatuapé
Inscrições gratuitas 11. 3386-1584

Sobre o Hospital e Maternidade São Luiz
Um dos mais avançados e maiores hospitais do país, o São Luiz é composto por três unidades (Itaim, Morumbi e Anália Franco) e é referência nacional como hospital geral, pronto-atendimento, diagnósticos e maternidade. A rede tem 803 leitos, 11 mil médicos credenciados e 4,5 mil funcionários. Por mês, realiza 4,4 mil internações, 3,4 mil cirurgias, 45 mil pronto-atendimentos e 56 mil exames através de seus centros de diagnósticos, além de 13 mil partos ao ano. A maternidade está entre as principais do país e a UTI Neonatal é referência na América Latina. A rede foi a primeira do Brasil a implementar o conceito de hotelaria hospitalar e possui avançado centro cirúrgico, referência em cirurgias neurológicas, urológicas, cardiovasculares e torácicas. Desde 2001, é o hospital oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O Hospital ainda conta com programas de Gestão de Qualidade e três Centros de Estudos, um em cada unidade. http://www.saoluiz.com.br/
*
*
*
Publicidade:



Transição da carreira esportiva

O sonho de tornar-se um atleta começa a despertar, geralmente, ainda na infância ou no início da adolescência. Isso acontece porque a vida esportiva tem duração e tempo útil, é preciso empenho e muitas horas de treino, o que leva inúmeros jovens a abandonar os estudos e se dedicar apenas ao esporte.

Durante alguns anos, esses profissionais tornam-se conhecidos, desfrutam de salários razoáveis e passam a maior parte do dia dentro das quadras. Muitos deles, quando chegam ao final da carreira, não possuem bagagem para seguir outra profissão e arrependem-se de não terem investido e cursado o ensino superior. Pesquisas apontam que essa transição pode se r dolorosa e levar o atleta a graus preocupantes de estresse, dependência química, depressão e até mesmo de suicídio.

O que fazer para incentivar os jovens atletas a continuar os estudos e obter, além da profissão esportiva, outra fonte geradora de renda? Como prepará-los da melhor forma possível, a fim de evitar sofrimentos físicos e psicológicos, tão comuns no final da carreira?

A Universidade Guarulhos (UnG), por meio de uma parceria com a Secretaria de Esportes da cidade de Guarulhos, oferece bolsas de estudos integrais em diversas áreas, visando oportunizar que os atletas tenham uma opção de carreira no momento da transição. “É uma chance única de aprendizado. Só exigimos que eles se dediquem ao máximo na formação”, afirma a diretora do curso de Educação Física da UnG, profa. Rosemeire de Oliveira
*
*
*
Publicidade:



Massagem facial: é possível rejuvenescer


Técnica exclusiva da AZ Massoterapia age de forma não invasiva, e é aplicada de forma personalizada para cada cliente
Rugas, flacidez, perda de tônus muscular e até mesmo da expressão e dos traços da juventude incomodam a maioria das mulheres que já passou dos 40 anos – hoje, preocupa até mesmo as de 20 ou 30 e poucos. Dificilmente encontramos mulheres que não investem em cremes e uma infinidade de outros cosméticos, e numa época onde a cirurgia plástica é tão comum, que não tenha cogitado a hipótese de se submeter a um botox ou ao bisturi. Porém, poucas sabem que é possível rejuvenescer por meio de massagem.

Desenvolvida em 1999 por Artur Alexandre Vetorazzo, a técnica exclusiva apresentada pela AZ Massoterapia vem se mostrando como um tratamento revolucionário em matéria de rejuvenescimento facial. A grande vantagem fica por conta de se tratar de um método sem invasivos, sem nenhum tipo de injetáveis e, o que é melhor, sem riscos de resultados indesejáveis e irreversíveis, ou de danos para a saúde.

As massagens são bem direcionadas aos músculos faciais, e aplicadas de forma personalizada, pois cada pessoa tem um tipo de pele e de musculatura, o que resulta em uma forma de aplicação exclusiva para cada pessoa. Desta forma, independente das particularidades de cada um, o resultado é sempre o mesmo: pessoas felizes com sua nova aparência, e um rosto muito mais rejuvenescido.

A AZ Massoterapia fica na Rua Dr. Augusto de Miranda, 990, na Pompéia, e o atendimento pode ser agendado pelo telefone (11) 3672-2498. Para saber mais, acesse o site http://www.andreazicarelli.com.br/.
*
*
*
Publicidade:



Semana do Professor - Uma homenagem grandiosa na internet

"Esta digna profissão reconhecidamente nobre/ faz o mundo prosperar, mas se o professor falhar o mundo será mais pobre...o professor é a base que constrói uma nação/ transmite conhecimento, vem dele o fundamento que forma o cidadão...o que seria de nós se não fosse o professor/ parava a educação, não havia formação e muito menos doutor..." (trechos da poesia "professor" de Edisio Araújo)
Entrará no ar no próximo dia 9 de outubro o portal interativo - SEMANA DO PROFESSOR (2ª edição) - iniciativa da Estudo, Estratégia e Informação, por meio dos sites EscolaNet, AMcC Serviços e Ao Mestre com Carinho.
O portal ficará disponível para a interatividade dos mestres internautas entre os dias 9 e 15 de outubro, com encerramento na data oficial de comemoração ao DIA DO PROFESSOR.
Para Gumercindo Milhomem Neto, diretor da Estudo Estratégia e Informação e ex-presidente da APEOESP, a iniciativa de criar o portal teve como objetivo homenagear e valorizar os mestres de todo o Brasil com calendário mais amplo, que apenas um dia. "Em 2008 lançamos a primeira edição do site, que teve sucesso absoluto. E a pedido dos muitos internautas da edição passada, a versão do portal Semana do Professor 2009 foi aprimorada com seções interativas e de entretenimento", diz Milhomem.
*
PORTAL: SEMANA DO PROFESSOR 2009
Para compor a área musical, professores de vários cantos do Brasil participaram do Concurso Talento de Mestre, que selecionou as melhores canções (de autoria dos professores) e produziu um CD inédito. As músicas estarão disponíveis para download, assim como a história de cada professor - músico-compositor, e possibilidade de aquisição do CD.
Em audiovisual, os professores poderão acessar o projeto Curta na Escola, da Petrobras, que disponibiliza na internet vídeos de curtas-metragens brasileiros e incentiva os professores a trabalharem com o cinema nas escolas. O espaço também apresentará propagandas televisivas e vídeos caseiros (Youtube) que têm o professor como protagonista.
A interatividade no espaço ficará a cargo dos internautas, que poderão postar questões relativas ao próprio cotidiano do professor. "Podem enviar dicas sobre temas variados - viagens, culinária, livros e etc. - e participar do Fórum (dentro da ferramenta Moodle) onde serão abordados temas voltados à profissão do docente", diz Mônica Santos, responsável pela área de Gestão do Conhecimento.
No item Enquete, o professor poderá indicar seu candidato a destaque do ano de 2009. "Não há categoria definida: o professor pode indicar instituição, personalidade, livro ou aquilo que achar que merece destaque", diz Mônica.
Na seção Memória, dois temas relacionados à vida do professor serão contemplados: "Meu professor inesquecível" e "Fato marcante em sua vida profissional". A semana de homenagem ao professor também contará com boa dose de humor (tirinhas e piadas); promoção e venda de produtos de interesse dos mestres.
Para saber mais e ter acesso à SEMANA DO PROFESSOR, clique em http://www.amccservicos.com.br/Semana_professor/home.html
*
*
*
Publicidade:





4º aniversário do Fórum Cidadão do Idoso em Itaquera

Mais de 300 líderes comunitários, representantes da terceira idade da região leste, comparecem ao 4º aniversário do Fórum do Cidadão Idoso realizado nesta segunda-feira, 21/9, no auditório da subprefeitura de Itaquera. Juntos cantaram, dançaram, fizeram exercícios de relaxamento e reafirmaram suas principais reivindicações, entre elas: a criação do Centro de Referência do Idoso. "É importante a presença de todos na comemoração do aniversário do Fórum do Cidadão idoso em Itaquera" declarou o subprefeito Laert de Lima Teixeira.
Durante a celebração os grupos ressaltaram a importância do conhecimento. "Sempre organizamos palestras para informar os idosos de seus direitos" afirmou a presidente do Fórum do Cidadão Idoso de Itaquera, Deise Genazio. Participaram do aniversário os seguintes grupos: Centro Cultural José Bonifácio, Grupo Energia, Grupo Vitória, União Cidade Líder, Luta pela Igualdade, Jovem Bem Viver Dom Bosco, Nossa Senhora de Lurdes, entre outros.

O Fórum, aberto à comunidade, se reúne periodicamente para debater questões de cidadania e inclusão social. Participam dele os idosos que desejam saber sobre os seus direitos ou sugerir mudanças na sociedade. O objetivo maior é a busca de idéias que melhorem a vida dos idosos da zona leste.

A Coordenadoria do Idoso é uma das sete Coordenadorias que compõem a Secretaria Municipal de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo. Ela busca incentivar políticas sociais que preparem a sociedade para a mudança da pirâmide populacional e conscientizem a população sobre as especificidades do idoso.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 20 anos o Brasil será o sexto país no mundo com o maior número de pessoas idosas. O papel dessa coordenadoria é articular e coordenar o setor público, o privado, o voluntariado e a sociedade civil organizada, em prol de ações que melhorem o bem-estar e a qualidade de vida do cidadão de terceira idade.
*
*
*
Publicidade:

Frutas, legumes e vegetais: como eles podem garantir espaço em nossa dieta?

Pais que normalmente não comem esse tipo de alimento, querendo ou não, transmitem esse mau hábito aos filhos

A Brazos Nutricional, pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), divulgada em 2007, nos deixou perplexos... Apesar das várias opções de frutas, legumes e verduras que o Brasil planta e exporta todos os anos, não aproveitamos essa riqueza de nutrientes. O estudo envolveu 150 municípios brasileiros e entrevistou 2.240 pessoas de todas as classes sociais e descobriu que o consumo de vitaminas e sais minerais está abaixo das recomendações em 90% da população.

“Os vegetais, incluindo frutas, verduras e legumes, ainda são as melhores fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e outras substâncias essenciais para melhorar o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes, por serem calculados em miligramas e microgramas, são conhecidos como micronutrientes. Eles são tão importantes para a nossa saúde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) concluíram que, pelo menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser adiadas, ou mesmo evitadas, se as pessoas adotassem posturas mais saudáveis diante da vida, dentre elas, o consumo de no mínimo cinco porções (ou 400 gramas) dessa categoria de alimentos por dia”, afirma a endocrinologista e nutróloga, Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

O desafio de colocar verduras no prato

Frutas e hortaliças são mais facilmente incorporadas ao cardápio, quando fazem parte dele desde a infância. “Pais que normalmente não comem esse tipo de alimento, querendo ou não, transmitem esse mau hábito aos filhos e não são inventivos, não sabem como prepará-los ao gosto infantil, aceitam a primeira negação da criança de que não querer a maçã, concordam com o consumo do biscoito recheado, do salgadinho em pacote industrializado, da barra de chocolate...”, alerta a médica.

Para estas crianças, os últimos alimentos são muito mais gostosos, mais salgados ou mais doces, são ricos em gorduras, o que faz tudo ficar mais saboroso. Esse sabor exacerbado dos alimentos industrializados faz com que a maçã pareça sem graça e sem atrativos. Logo, é nessa fase da vida que mais facilmente se constrói os bons hábitos alimentares.

Passado a primeira infância e perdida a primeira chance de incorporar as frutas e vegetais ao cardápio, ainda há esperanças de mudarmos essa história. Entretanto, os esforços deverão ser maiores por parte dos pais de adolescentes ou até mesmo por parte do indivíduo, já adulto. “É uma questão de educação alimentar e esclarecimento. Inicialmente, quando nos deparamos com um paciente adulto, tentamos incorporar o alimento saudável ao seu cardápio, mesmo que não consigamos abolir aqueles considerados deletérios, como as frituras, o excesso de gorduras e de carboidratos. Incorporar frutas e hortaliças será o primeiro passo de uma grande mudança alimentar”, conta a nutróloga.

“Um exemplo dos benefícios com a mudança dos hábitos alimentares foi comprovado com a Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension). Essa dieta se baseia na importância de se adicionar alimentos saudáveis, independente de se conseguir abolir os demais alimentos que uma pessoa consome. Essa experiência foi feita nos Estados Unidos e os pacientes eram orientados a ingerir a dieta americana convencional - rica em gorduras e carboidratos - mas deveriam adicionar uma quantidade estabelecida de frutas, hortaliças e cereais. O resultado foi a redução da pressão arterial, mesmo sem redução do sal dos alimentos e sem haver perda de peso”, conta Ellen Paiva. Essa dieta comprovou o efeito benéfico das frutas e hortaliças para a saúde, levando os pesquisadores a ampliarem a pesquisa, no sentido de incluírem outras medidas nutricionais saudáveis, como a redução do sal. “Logo, o envolvimento e a motivação das pessoas em um plano nutricional poderá evoluir para a implementação de uma dieta que atenda às outras recomendações. É nisso que acreditamos...”, reforça a médica.

Porções de saúde

De maneira prática, para alcançar o número de porções recomendadas de frutas, legumes e verduras é necessário que esses alimentos façam parte de todas as refeições e lanches que fizermos ao longo do dia. Lembrando que variar garante a descoberta de novos sabores e o alcance de todos os nutrientes. “Assim, não pode haver um café da manhã sem frutas ou suco de frutas, almoço e jantar sem saladas ou verduras e legumes refogados ou cozidos, sopas sem vegetais e lanches de pão, laticínios e embutidos sem a salada. A ordem é acrescentar os alimentos saudáveis, antes de tentarmos abolir os menos saudáveis”, ensina a nutróloga.

Quando nos acostumamos com a praticidade dos alimentos industrializados, temos dificuldades no manuseio inicial das frutas e hortaliças, pois elas requerem certo conhecimento e habilidade. Mas vale a pena. Com o tempo, aprendemos a dominar essa nova forma de alimentação saudável e sentiremos o quanto podemos ganhar com esta atitude. Eis algumas dicas da equipe de Nutrição do Citen para facilitar este processo:

(1) Prefira as frutas e hortaliças da estação, pois são mais baratas e favorecem a diversificação. Assim, a cada época do ano, teremos alimentos diferentes em nosso prato;

(2) Uma forma de utilizar o potencial das frutas é adicioná-las às saladas e a alguns pratos salgados, que além de sofisticar o prato, garante o alcance das recomendações. O mesmo pode ser feito com verduras e legumes, que podem ser preparados com arroz ou massas. Veja uma sugestão do Citen: Salada de Arroz Integral (http://www.citen.com.br/citen-na-cozinha/saladas/salada-de-arroz-integral.aspx);

(3) Procure cozinhar os legumes com pouca água, adicioná-los na água já em fervura e no menor tempo possível. Algumas vitaminas se perdem com o calor e se diluem na água. O sabor e a textura também ficam melhores;

(4) Utilize a água do cozimento dos vegetais no preparo de outros alimentos como arroz, ensopados e molhos. As vitaminas e minerais diluídos são reaproveitados;

(5) Não utilize o bicarbonato de sódio para deixar os vegetais mais verdes, pois ele destrói algumas vitaminas;

(6) Use muito tomate, pimentão e cebola frescos, cozidos ou como molhos, principalmente no preparo de carnes magras e duras. Veja uma sugestão do Citen: Carne Fria com Pimentões (http://www.citen.com.br/citen-na-cozinha/carnes/carne-fria-com-pimentoes-.aspx);

(7) Sopas podem ser pratos versáteis, práticos, saborosos e nutritivos, pois podem conter todos os grupos de alimentos. Devemos escolher uma proteína (carne bovina magra ou frango), um carboidrato (arroz, mandioquinha, batata, macarrão ou pão) e vários legumes e verduras. As folhas podem ser adicionadas ao prato individualmente, no momento de servir. É bom lembrar que esse tipo de sopa deve ser o prato principal e nunca uma entrada. Veja uma sugestão do Citen: Sopa de Legumes com Frango (http://www.citen.com.br/citen-na-cozinha/sopas/sopa-de-legumes-com-frango.aspx);

(8) Uma salada também pode ser uma refeição completa, desde que, assim como as sopas, contenham todos os grupos de alimentos. Assim, além dos legumes e verduras, a salada deve conter um carboidrato (milho, croutons, batatas, macarrão e até o arroz) e uma proteína (lagarto na forma de carpaccio e rosbife, frango, atum, ovo, salmão);

(9) Adicione frutas às saladas, isso torna esses alimentos mais atraentes para crianças e adolescentes, além de tornar seu sabor mais exótico e agradável aos adultos mais exigentes. O figo, a manga, o quiwi e as uvas são irresistíveis para este fim;

(10) Sucos de frutas feitos na hora são mais nutritivos, a polpa congelada perde alguns nutrientes, embora, esta opção ainda seja melhor do que sucos artificiais ou refrigerantes. Veja uma sugestão do Citen: Suco de Cenoura, Mação, Limão e Gengibre (http://www.citen.com.br/citen-na-cozinha/sucos-bebidas/suco-de-cenoura--ma-a--limao-e-gengibre.aspx);

(11) Dê frutas de presente ao invés de bolos ou chocolates. Capriche na embalagem e arrase na originalidade.
*

Programa repassa orientações nutricionais

Atividade denominada Menos Peso Mais Saúde orienta participantes sobre mudanças saudáveis
As doenças crônicas figuram como principal causa de mortalidade e incapacidade no mundo sendo responsável por 59% dos 6,5 milhões de óbitos anuais. São os chamados agravos não-transmissíveis, que incluem doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e doenças respiratórias.
Mudanças nos hábitos alimentares e a prática de atividade física podem contribuir para dessas doenças, muitas vezes num período de tempo relativamente curto. Para auxiliar e estimular as pessoas nesta mudança e melhorar a qualidade de vida, a Fundação Mokiti Okada inicia no dia 29 mais uma turma do programa "Menos Peso Mais Saúde".
O curso repassa orientações de exercícios, atividades físicas e nutrição abordando temas como: a diferença entre atividade e exercício físico, processo natural de eliminação de toxinas, reeducação alimentar, entre outros.
O Programa consiste em sete encontros ministrados pelo professor de Educação Física João Baptista Gil Junior e a nutricionista Andrea Jurski. As aulas são realizadas às terças-feiras, 19h30, na sede da Faculdade Messiânica, na Vila Mariana, em São Paulo, e as vagas estão abertas. Para mais informações Buck ou Thais pelo e-mail: buck@fmo.org.br ou pelos telefones: (11) 5087-5049/5045.
*
*
*
Publicidade:




Jovens poderão ser deputados por uma semana

Inscrições podem ser enviadas até o dia 29 às secretarias estaduais de Educação
*Estudantes do ensino médio com 16 a 22 anos podem inscrever-se até 29 de setembro para a sexta edição do Parlamento Jovem. O encontro, marcado para 9 a 13 de novembro, permitirá que 78 alunos de escolas públicas e particulares tenham uma experiência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.
Integrante do primeiro grupo do Parlamento Jovem em 2004, João Martim, de 21 anos, diz que o encontro mudou sua visão sobre a política. "Com o Parlamento percebi que a democracia brasileira é possível de ser exercida e alcançar a todos sem barreiras. Isso só é possível com pessoas comprometidas e com seriedade. Aprendi muito. Na época não sabia o que cursar na universidade, e o parlamento foi decisivo para escolher o curso de direito", diz.
Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. "Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes", explica. "Recomendo que os deputados do Parlamento Jovem de 2008 aproveitem todos os momentos, pois essa experiência ficará para sempre em suas vidas."
Inscrições
Os deputados jovens serão pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. As escolas têm até 29 de setembro para encaminhar os projetos de seus alunos para as secretarias de Educação.
As propostas devem ser apresentadas para diretoria de cada escola, com temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Seleção
Após a seleção nos estados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, definirá os participantes. O resultado da seleção será divulgado em 26 de outubro.
O número de trabalhos selecionados em cada estado será proporcional à representação das bancadas dos deputados federais. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados para participar do evento são custeadas pela Câmara.
Outras informações podem ser obtidas no portal da Câmara (www.camara.gov.br) ou pelo telefone 0800-619-619. Para conferir a programação do evento, acesse http://www2.camara.gov.br/conheca/progrinstitucionais/parlamentojovem/2009/vi-parlamento-jovem

*
*
*
Publicidade:

G 20 deve mostrar clareza no financiamento do combate ao aquecimento global

Chefes de Estado se encontraram nas últimas quinta e sexta-feiras (24 e 25/09) na reunião do G20. Para a Rede WWF, eles precisam definir uma estratégia de financiamento para traçar uma saída verde para a crise financeira, criando empregos, novos investimentos e assegurando crescimento sustentável.
A reunião do G20 representa uma oportunidade importantíssima para o sucesso da 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, em dezembro, em Copenhague. Um elemento chave na reunião é desenhar um pacote de longo prazo de financiamento para que seja tomada uma ação global para combater as mudanças climáticas.
"Os chefes de Estado em Pitsburg têm a oportunidade de apresentar um pacote que: estimule investimentos em tecnologias limpas, crie novos empregos e nos conduza a uma economia de baixa emissão de carbono," afirma Kim Carstensen, líder da Iniciativa Global de Clima da Rede WWF.
Em julho, esses mesmos líderes globais estiveram reunidos no Fórum das Maiores Economias e pediram a seus ministros de Economia que recomendassem antes da conferência de Copenhague as melhores maneiras de mobilizar recursos financeiros para estimular a economia e combater o aquecimento global. Eles ficaram de dar uma resposta aos chefes de Estado nesta reunião do G20 em Pitsburg.
"Os recursos públicos podem ser cruciais para prover o capital inicial para o desenvolvimento de uma economia limpa e de baixa emissão de carbono," aponta Carstensen. "Ações de combate às mudanças climáticas oferecem um enorme potencial para novos investimentos privados e geração de mais empregos, mas os governos devem abrir o caminho para isso. Um sucesso no G20 pode destravar as negociações globais em Copenhague."
O financiamento público é fundamental para ações de combate ao aquecimento global em países em desenvolvimento como adaptação aos impactos das mudanças climáticas, redução do desmatamento - grande fonte de emissão de gases de efeito estufa - e estabelecimento rápido de eficiência energética e geração de energia limpa, bem como estímulo do uso de tecnologias limpas.
"O custo de não fazer nada neste momento é muito mais alto que o de agir agora", afirma Carstensen. "Os países mais pobres e mais vulneráveis têm necessidade urgente de apoio financeiro para salvar suas populações dos efeitos das mudanças climáticas."

Em seu discurso de abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas nesta quarta-feira (23/09), o presidente Lula cobrou a responsabilidade histórica dos países desenvolvidos e uma ação equivalente da parte deles. "O Brasil deve aproveitar essa reunião e pressionar por compromissos financeiros dos países ricos", afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. "O aquecimento global é um desafio de todos, mas aqueles que poluíram mais o planeta até agora é que devem mostrar que estão dispostos a dar o primeiro passo e disponibilizar recursos financeiros para ajudar quem emitiu menos gases de efeito estufa."
A Rede WWF estima que o investimento público em países em desenvolvimento será superado logo pelo capital privado se a conferência de Copenhague conseguir estabelecer com clareza como uma nova regulação climática irá se desenvolver nos próximos 10 a 20 anos.
Relatórios da Rede WWF mostram que os países em desenvolvimento precisam de aproximadamente 160 bilhões de dólares por ano e devem começar a receber esse valor até 2015. O G20 deve reconhecer sua magnitude e também o nível de ambição a ser atingido em Copenhague. O grupo deve também dar o mandato ao processo da Organização das Nações Unidas sobre clima para propor um escopo financeiro para gerenciar esses recursos.

Em números:

ENERGIA: Cerca de 2,3 milhões de pessoas já estão empregadas na indústria de energias renováveis. Os investimentos de 630 bilhões de dólares projetados para 2030 devem se transformar em pelo menos 20 milhões de empregos a mais ao redor do globo: 2,1 milhões em eólica, 6,3 milhões em fotovoltaica e 12 milhões relacionados a biocombustíveis. O estudo Agenda Elétrica Sustentável 2020 do WWF-Brasil aponta é possível gerar 8 milhões de empregos, economizar 33 bilhões de reais e diminuir o desperdício de energia de até 38% da expectativa de demanda, estabilizar as emissões de gases de efeito estufa e afastar os riscos de novos apagões se o cenário Elétrico Sustentável for aplicado no Brasil até 2020.
CONSTRUÇÃO CIVIL: Investimentos em eficiência energética podem gerar de 2 a 3,5 milhões de novos postos de trabalho somente na Europa e nos Estados Unidos. Na Austrália, uma proposta de 3 bilhões de dólares para construção de "casas verdes" em 4 anos deve reduzir emissões de gases de efeito estufa em 3,8 milhões de toneladas ao ano e criar 160 mil novos empregos nas áreas de auditagem e serviços de instalação.
TRANSPORTE: Nos Estados Unidos, um programa federal de investimento de 10 anos em trens de alta velocidade pode gerar 250 mil novos postos de trabalho. Na Coréia, 7 bilhões de dólares devem ser investidos em transporte de massa e ferrovias nos próximos 3 anos e isso deve criar 138 mil empregos.
*
*
*
Publicidade:




Programa forma jovens para enfrentar mundo real do trabalho

Construção de casas populares e mergulho autônomo: formação integral de estudantes

Durante cinco dias, 14 estudantes, meninos e meninas, do 2º ano do ensino médio da escola Suíço-Brasileira, em São Paulo, rumaram ao Guarujá, litoral paulista, para participar da construção de casas populares. Por meio da parceria entre a escola e a Ong Habitat for Humanity, os jovens, sob a orientação de um mestre de obras, trabalharam em média 6 horas por dia fazendo o que fosse necessário para levantar a moradia: preparar cimento, assentar tijolo, montar telhados. Os alunos foram sozinhos e ficaram hospedados em um hotel que também tem parceria com a Ong. Cabe destacar que as casas não são doadas pela Ong, mas sim vendidas a preços baixos (até 20% da renda familiar) e com a possibilidade de pagamento em até 10 anos. A intenção é dar dignidade às famílias.
Todo esse trabalho dos alunos faz parte do CAS (Criativity, Action and Service), mais especificamente do Service, que é um dos eixos que compõe o currículo do IB (International Baccalaureate), um programa internacional que permite ao aluno obter um diploma aceito em universidades ao redor do mundo. "A ideia é que saiam do ambiente escolar e vivenciem outras realidades. É uma filosofia pedagógica que propõe o aprendizado por meio da experiência. Inverte o caminho didático tradicional em que a teoria deve preceder a prática. Aqui a prática vem primeiro.", afirma André Barreto, coordenador do CAS. Dentro dessas três áreas, os estudantes têm que cumprir aproximadamente 250 horas de trabalho, que culminará em um relatório final. "Brinco que nosso trabalho voluntário é obrigatório. Se o aluno não cumprir essa etapa não consegue o diploma IB". Perguntado sobre se vale a pena obrigar os alunos, Barreto é categórico: "se não fossem obrigados, não fariam, e se não fizessem, não teriam a oportunidade de ter essa experiência. Muitos deles reclamam no começo, mas, no final, gostam".
No eixo Criativity, os estudantes focam em fotografia, artes e música. "Além disso, vão fazer um sarau literário com montagem cênica", conta Barreto. Mergulho autônomo foi a atividade escolhida em 2009 para cumprir o eixo Action. Importante destacar que no programa CAS não há notas. A avaliação é feita pelo coordenador e pretende verificar se o aluno aprendeu os conceitos básicos do programa descritos em um documento. São eles: conhecer seus pontos fortes e fracos; encarar novos desafios; planejar e iniciar atividades; trabalho em colaboração com os outros; perseverança e compromisso com a atividade; engajamento em temas de importância global; consideração ética de suas ações e desenvolvimento de novos talentos e habilidades. Ingredientes fundamentais encarar futuramente o real mundo trabalho.
Segundo Barreto, estudos atestam que aprendemos mais quando temos a experiência viva de algo, ao invés de apenas o conhecimento teórico. "A partir da prática, aceita-se o erro, o imprevisto, o desafio. A questão central é menos o sucesso da proposta inicial e mais como o aluno lida com o que lhe acontece. Daí se extrai o aprendizado, por meio da reflexão".
*
*
*
Publicidade:




COCHILOU, o CACHIMBO CAI > Exposição de 06/10 a 19/12 no MAB


No próximo dia 06 de outubro, o Museu de Arte Brasileira - Centro inaugura a exposição Cochilou, o cachimbo cai. São 11 artistas formados no semestre passado pelo curso de bacharelado da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado.

Essa exposição coletiva representa, para a maioria desses artistas, a primeira experiência profissional fora do ambiente acadêmico. As obras foram criadas para o espaço expositivo e mostram a trajetória de cada um deles.

Inauguração: 03 de outubro de 2009, para convidados.
Início: 06 de outubro de 2009
Término: 19 de dezembro de 2009
Funcionamento: De Terça a sabado das 10:00 às 18:00h. Não abre domingo e feriados.

Local: Edifício Lutetia - MAB-Centro
Praça do Patriarca, 78 - Centro
Sala de exposição - 2º andar

Curadoria: Marcos Moraes
Museografia / Produção / Montagem: Equipe MAB
*
*
*
Publicidade:

O FIM DO FANTASMA DA DISFUNÇÃO ERÉTIL

A Cirurgia Robótica, que chegou no Brasil há pouco mais de um ano, veio para acabar com o medo dos homens em relação a disfunção erétil, pois ela consegue operar um câncer de próstata com risco zero.

A modalidade é uma verdadeira revolução na medicina. Há pouco mais de um ano o Brasil começou a trabalhar com robôs e hoje já temos um número muito bom de adeptos. Uma cirurgia minimamente invasiva, que causa menos dor, menos sangramento, preserva órgãos e possibilita ao paciente uma recuperação mais rápida, é o que mais chama atenção dos homens numa cirurgia de próstata, por exemplo.

O maior medo do homem num caso constatado de câncer de próstata é perder sua virilidade, o que realmente pode acontecer numa cirurgia convencional de ritirada da próstata, pois os nervos ficam expostos, mas a cirugia robótica diminui em 99% qualquer tipo de risco, pois essa tecnologia permite que o cirurgião tenha total controle de suas ações. Porém, além de todas essas vantagens ainda existe uma resistência.

O Dr. Roberto Colombo Jr., é urologista especialista em cirurgias robóticas, e no mês passado ele foi aos EUA para participar do World Robotic Urology Symposium, evento importantíssimo de robótica, para mostrar os avanços desta tecnologia aqui no Brasil. Dr. Colombo, é um dos únicos médicos brasileiros capacitados a realizar cirurgias robóticas.
*
*
*
Publicidade:



Adicionar imagem

ROSANA JATOBÁ, a moça do tempo sustentável, apresentou o 1° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Foto: Rosana Jatobá com Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu e jurado do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. Iniciativa mostra aos empresários a importância de adotarem responsabilidades sócio-ambientais.

Rosana Jatobá, 38 anos, foi mestre de cerimônia do 1° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, uma iniciativa que visa fomentar a criação de soluções práticas e viáveis que contribuam com a preservação ambiental.
Rosana, que é conhecida como a moça do tempo, faz hoje mestrado em Gestão e Tecnologias Ambientais na USP, e anunciou ontem os vencedores do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade: Grupo Pão de Açúcar, na categoria Grande Empresa, Projeto Terra, na categoria Micro Empresa, Editora Mol, na categoria pequenas e médias empresas e Sincoquim, na categoria Entidades.
Rosana se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e começou a sua carreira na Band, em 1996. Quatro Anos depois foi convidada para ser repórter do Jornal o Globo, no mesmo ano passou a apresentar o Globo Rural e, em 2006, tornou-se responsável pela editoria de Meteorologia do Jornal Nacional, posição que ocupa até hoje.
Devido a seu interesse na área e sua preocupação com a sustentabilidade, Rosana tem uma ligação perfeita com o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que além de chamar a atenção dos empresários sobre a importância de assumirem responsabilidades sociais e ambientais, ressalta a possibilidade de uma empresa de pequeno ou médio porte, que possua recursos limitados, realizar grandes projetos sustentáveis.
*
*
*

Publicidade:






Saúde bucal: cuidados começam mesmo antes dos primeiros dentinhos nascerem

Em que idade começam a nascer os dentes de leite? Quando ir ao dentista? Como fazer a higiene adequada? Quando os dentinhos começam a cair?

A preocupação dos pais com a saúde bucal da criança é justificada. Afinal de contas, sabemos que cerca de 98% da população brasileira tem ou já teve cáries. E a principal causa para o surgimento da doença é a falta de cuidados preventivos. “Por isso, é importante que os pais saibam que a prevenção das doenças bucais deve começar muito antes de a criança ter seu primeiro dente”, afirma Celina Gavini, odontopediatra da Clínica Genesis.

A amamentação é fator importante de proteção neste sentido, pois, além dos benefícios para a saúde, a sucção estimula o crescimento dos ossos da face, a formação da arcada dentária e o perfeito posicionamento da língua. “É muito importante que esse desenvolvimento seja bastante harmonioso para que o bebê não apresente problemas de fala, de crescimento facial, prevenindo até o uso de aparelho para correção dos dentes posteriormente”, diz a odontopediatra. A posição correta e mais usada para a amamentação é a oblíqua, na qual o bebê realiza a sucção e a deglutição de forma fisiologicamente normal, evitando até mesmo o aparecimento de otites.

Se por algum motivo, o bebê for alimentado apenas com a mamadeira, “o bico mais recomendado é o ortodôntico de silicone, pois o tamanho da abertura do orifício deste tipo de bico e a sua posição fazem com que o bebê realize a sucção quase da mesma forma que no seio materno. O silicone é o material mais adequado pela sua menor deformação e facilidade de higienização, acumulando menos restos alimentares e microorganismos. É válido lembrar que a posição correta para se posicionar o bebê que utiliza a mamadeira é a mesma dos que mamam no seio materno. Não se deve amamentar o bebê deitado”, explica a odontopediatra.

Higiene mesmo antes dos dentinhos nascerem

A higiene da boca do bebê que mama no peito ou na mamadeira deve ser feita desde o nascimento. “Antes mesmo da erupção do primeiro dente, a higiene da boca deve ser realizada com uma gaze enrolada firmemente no dedo da pessoa que realiza a higienização, de preferência no dedo indicador. A gaze deve ser umedecida em água mineral ou filtrada e ela deve percorrer os roletes gengivais (rebordos gengivais), ou seja, o local onde os dentes irão nascer, a região entre roletes e a bochecha, entre roletes e língua, língua e palato”, explica Celina Gavini.

Caso a mãe prefira, pode utilizar uma “dedeira”, aparato de silicone com pequenas elevações, imitando as cerdas de uma escova de dentes, que é encaixado no dedo, como se fosse um dedal, para passar nas gengivas da criança. É importante lembrar que essa “dedeira” só deve ser utilizada enquanto os dentes não estão presentes, após o nascimento da dentição, ela deve substituída pela escova dental.

O primeiro dentinho

O nascimento dos primeiros dentinhos varia de 4 meses até 1 ano de vida. “Quando os dentinhos demorarem mais de 8 meses para nascer, vale a pena investigar por meio de radiografias o motivo do atraso”, diz Celina Gavini. Os sintomas de que o primeiro dentinho está chegando são fáceis de detectar: o bebê fica muito com a mão na boca, baba bastante e fica muito irritado. “É um período em que o organismo todo sofre uma baixa de sua resistência e, assim, podem surgir diarréias e febres”, afirma a dentista.

“Quando o bebê apresenta pouca irritabilidade, os mordedores aliviam os sintomas incômodos como a coceira que a erupção dos dentes provoca. Aqueles que contêm líquido no seu interior, quando levados previamente à geladeira, produzem um benefício ainda maior para o alívio da inflamação gengival provocada pela erupção dental”, explica Celina. Quando a irritabilidade é exacerbada, alguns pediatras recomendam analgésicos para diminuir o incômodo da criança.

Depois do primeiro dentinho

Após a erupção do primeiro dentinho, inicia-se uma nova fase da higienização bucal da criança com o uso de uma escova dental adequada. Atualmente, existem no mercado várias marcas destinadas a esta fase da infância. “Um cuidado que deve ser observado na hora de escolher a escova de dentes refere-se ao formato das cerdas, que devem ser arredondadas, e ao formato da cabeça, que deve ser pequena, permitindo a higienização adequada”, complementa a dentista.

Os pais devem ter cuidado com o tipo de pasta dental utilizada. O flúor em excesso pode causar fluorose dental, que é uma doença caracterizada por deixar manchas acastanhadas nos dentes. Mas, na medida certa, o flúor é um grande aliado, pois ajuda na prevenção da cárie dental. “Depois da erupção dos dentes, as crianças e os pais devem fazer, pelo menos, uma consulta anual para que o odontopediatra possa realizar um exame clínico na criança e orientá-los sobre higiene bucal, pasta e escova dental, uso do flúor, tipos de alimentos cariogênicos, ou seja, todas as dúvidas relacionadas com a saúde bucal infantil”, recomenda Celina Gavini.
*
http://www.clinicagenesis.com.br/
*
*
*
Publicidade: