Nossos Vídeos

quinta-feira, 25 de março de 2010

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA E FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO (FAAP)

“Tão longe, tão perto” - As Telecomunicações e a Sociedade
 
De 21 de março a 23 de maio de 2010

· Com curadoria do físico Peter Schulz, a exposição instiga o visitante a pensar sobre o futuro das tecnologias de telecomunicações, ao mesmo tempo em que revela sua influência na sociedade

· Interatividade promove aproximação do visitante com a era da comunicação

Refletir sobre o passado e apontar as possibilidades do futuro das telecomunicações é a proposta de “Tão longe, tão perto” - As Telecomunicações e a Sociedade, exposição organizada pela Fundação Telefônica, com curadoria do físico e professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Peter Schulz. A mostra, que acontece entre 21 de março e 23 de maio no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, possibilitará abrir para o público paulista, pela primeira vez, o acervo do Núcleo Memória Telefônica e, ao mesmo tempo, estimular o visitante a expressar suas expectativas em relação às telecomunicações e como estas podem contribuir para melhorar sua vida no futuro.

O “futuro do passado” e o “futuro contemporâneo”, visões do futuro ontem e hoje, pontuam as bases conceituais da mostra. Assim, a exposição revela como as invenções muitas vezes aconteceram bem antes de sua concretização na sociedade, e como alguns experimentos antigos abriram caminhos para as novas tecnologias. Também revela como o presente já está construindo o futuro das descobertas científicas, que serão assimiladas ou não, conforme os anseios sociais – comportamental e econômico – de cada época.

A exposição parte da primordial voz humana e avança até as principais inovações tecnológicas que promoveram o encurtamento das distâncias geográficas e, ainda hoje, redefinem relacionamentos sociais e estruturas urbanas. A interatividade do visitante com experimentos científicos, equipamentos, aparelhos e um fórum central que prevê a sua manifestação quanto ao futuro das tecnologias são questões relevantes da abordagem curatorial, que trata ainda dos três pilares da comunicação: o conceito de rede, a convergência tecnológica e a inovação.

Entre aparelhos, centrais telefônicas, as primeiras listas, fotos de época e documentos históricos, serão exibidas cerca de 100 peças, que ajudam a compor o painel da evolução da telefonia e das diferentes formas de comunicação das sociedades. “É uma grande oportunidade para o público conhecer um pouco mais da história das telecomunicações no país e refletir sobre como a evolução tecnológica nesta área poderá influenciar a vida no futuro”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefônica no Brasil. “Nosso objetivo é que a exposição promova um debate com a sociedade sobre o impacto das telecomunicações no seu dia a dia”, afirma Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica.

Com coordenação geral da Expomus e apoio da Lei de Incentivo à Cultura, “Tão longe, tão perto” já passou pelo Museu da República, em Brasília, de agosto a outubro de 2009.

Uma viagem pelo universo das comunicações

Composta por núcleos temáticos, a exposição começa pela Linha do Tempo, que perpassa toda a mostra. Ela resgata a época em que a fala era um dos poucos instrumentos do homem para estabelecer vínculos sociais, passa pelos primeiros códigos sonoros e visuais, como o uso de tambores e sinais de fumaça.

Para vencer rapidamente longos caminhos e receber e enviar mensagens ao mesmo tempo, novos veículos tornaram-se essenciais. Assim, surgiram o telégrafo óptico, o elétrico e o fax, que foi patenteado em 1843. A invenção do telefone, creditada ao italiano Antonio Meucci, em 1860, e registrada por Graham Bell 16 anos depois, revolucionou a comunicação e foi o ponto de partida para novos desenhos da estrutura social e urbana. A expansão das redes de telefonia, o surgimento do rádio, microondas, satélites, fibra ótica, celular, internet, todas essas inovações possibilitaram as conexões humanas, cada vez mais rápidas, eficientes, econômicas e presenciais.

No Núcleo Arte e Cultura Popular, o visitante poderá constatar por meio de vídeos, áudios e documentos, entre outros meios de comunicação, como as culturas são influenciadas pelas inovações tecnológicas, gerando diferentes manifestações estéticas na música, na poesia, na literatura, nas artes visuais. O núcleo terá um projeto de net-arte, especialmente criado para a mostra, pelos artistas Giselle Beiguelman e Rafael Marchetti. Denominado Tele_bits 2.0, trata-se de um ensaio visual dinâmico e on-line sobre a relação das telecomunicações com o cotidiano, mediado pela ação do público.

O Núcleo Ciência e Tecnologia ressalta que todos os inventos tecnológicos são de autoria coletiva. Nele, o público conhecerá experimentos simples, que podem ser facilmente reproduzidos e que demonstram princípios básicos da comunicação, como funcionam um microfone e um autofalante, por exemplo. A ideia é mostrar ao visitante de que forma dados e voz atravessam grandes distâncias. No Núcleo Comunicação e Educação, serão lembradas as profissões que surgiram com as novas tecnologias e as que virão por aí, além da retomada da importância da educação à distância e suas possibilidades.

O centro da exposição é um Fórum no qual o visitante pode expressar suas considerações sobre o futuro das telecomunicações e seu impacto na sociedade, escrevendo sobre uma mesa touchscreen, de próprio punho, uma mensagem que será projetada ao lado de frases de grandes pensadores.

Haverá ainda o Espaço Educativo, onde educadores coordenarão brincadeiras e oficinas que destacam princípios da comunicação. O projeto educativo, que oferecerá visitas orientadas e temáticas sob agendamento, distribuirá materiais para alunos e professores e estará preparado para o atendimento a públicos especiais.

A visita se encerra no Espaço da Fundação Telefônica, uma área que apresenta a instituição através de seus projetos e programas.

Destaques do Acervo

A Fundação Telefônica é responsável pela manutenção e divulgação de um grande acervo histórico da telefonia no Brasil. Em “Tão longe, tão perto”, cria a oportunidade de apresentar parte desse conjunto ao público.

Entre os aparelhos telefônicos, destaque para o “Ericsson de parede”, de 1884, um dos primeiros modelos a chegar ao Brasil em escala comercial; ou o “Pé de Ferro”, de 1892, pioneiro por permitir que se falasse e ouvisse numa mesma peça. Há ainda um fax utilizado em 1950, um videofone da década de 70 e um dos primeiros modelos de celular, fabricado nos anos 90. Também estarão no museu uma mesa operadora com mais de 100 anos, a Central Automática Passo a Passo Strowger, conhecida como “Velha Senhora”, de 1928, que ainda funciona.

Entre os documentos históricos, uma seleção de revistas Sino Azul, uma pioneira publicação institucional da extinta Companhia Telefônica Brasileira (CTB), precursora da Telesp, que circulou de 1928 a 1989; reproduções de patentes de algumas das principais invenções tecnológicas; uma lista telefônica de 1911 de São Paulo, além de fotos históricas que registraram a rotina de trabalho de funcionários da CTB.

O curador

Estreando na função de curador, Peter Alexander Bleinroth Schulz é doutor em Ciências pela Unicamp e pela Universidad Autônoma de Madrid. Atua como professor de graduação e pós-graduação em Física e é pesquisador na área de Física da Matéria Condensada. Teve diversos artigos publicados e acaba de lançar o seu primeiro livro, “A Encruzilhada da Nanotecnologia: Inovação, Tecnologia e Riscos”.

Sobre a Fundação Telefônica:

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede, Pró-Menino, Arte & Tecnologia e Voluntários Telefônica.

Exposição “Tão Longe, Tão Perto”
Local: Museu de Arte Brasileira FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo
Fone: (11) 3662-7000
Abertura: 21 de março - até 23 de maio de 2010
Horários: terça a sexta-feira, das 10h às 20h ; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Informações: www.taolongetaoperto..org.br
Visitas orientadas: (11) 3662-7200
Entrada franca
Acesso e atendimento a portadores de necessidades especiais

Moda ganha do futebol‏

Neste último final de semana, a segunda etapa do Monange Dream Fashion Tour teve 11 mil espectadores que lotaram a Pacha de Florianópolis para conferir o time de beldades que integra o casting do evento. Já o clássico do futebol carioca Botafogo x Flamengo, contou com um público que não atingiu 9 mil pessoas. O mega show em Florianópolis ganhou com um time bem mais bonito: entre as suas 20 tops, Izabel Goulart, Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros, Ana Claudia Michells, Marcelle Bittar, Renata Kuerten, Fernanda Tavares e Daniella Sarahyba. Placar final: venceu a beleza!

Todas as etapas

Curitiba (06/03) – Curitiba Master Hall
Florianópolis (20/03) – Pacha Floripa
Porto Alegre (10/04 – Pepsi on Stage
Rio de Janeiro (24/04) – Fundição Progresso
Brasília (08/05) – Bay Park
Salvador (15/05) – Cais Dourado
Belo Horizonte (22/05) – Chevrolet Musica Hall
Campinas (29/05) – Red Eventos
Vitória (05/06) – Ginásio Álvares Cabral
São Paulo ( 07/08) – HSBC HALL
Recife (14/08) – Chevrolet Hall

Com o padrinho Giba, a 8ª edição do Bazar do Bem Possível‏

O tradicional Bazar do Esporte Clube Pinheiros reunirá mais de 90 ONGs, nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Salão de Festas do Clube.

O campeão olímpico de Vôlei e padrinho do evento, Giba, participará da cerimônia de abertura, que acontecerá às 11h30, do dia 8. Atletas pinheirenses de renome internacional, como Daiane dos Santos e Tiago Camilo, também marcarão presença, distribuindo fotos e autógrafos.

Para Giba, atleta que representa a equipe Pinheiros/SKY, o convite para apadrinhar o Bazar foi muito bem recebido. “Para mim, foi uma grande honra receber o convite para apadrinhar um evento dessa grandeza. O Brasil é um país de muitas diferenças sociais e o Bazar do Bem Possível vem com a intenção de amenizar um pouco essa situação. Nós atletas tentamos passar um bom exemplo. Estar à frente dessa iniciativa é uma grande satisfação.”

Desde sua primeira edição, com o objetivo de arrecadar renda para as entidades, o Pinheiros preserva a tradição de oferecer, gratuitamente, toda a infraestrutura e divulgação necessárias para a realização do evento.

O Bazar oferece diversos produtos originais de artesanato, brinquedos, bijuterias, roupas e objetos de decoração e, ainda, uma Praça de Alimentação e apresentações artístico-musicais, produzidas pelas comunidades atendidas por essas instituições.

Para a frequentadora do Bazar do Bem Possível, Maria Elóisa Liberado, o motivo do sucesso conquistado é o bom preço e a originalidade dos produtos. “O que mais me chama a atenção é que as pessoas buscam conhecer as ONGS e se surpreendem com o universo de produtos artesanais de bom gosto e preços ótimos. Eu saio daqui carregada de presentes e feliz por ter ajudado essas instituições.”

Entre as diversas e criativas opções, encontram-se à venda: toalhas de mesa com bordados da Caatinga (R$ 45,00), camisetas estilizadas de diversas ONGs (R$ 20,00), artigos para decoração como luminárias confeccionadas com bagaço de cana (R$ 40,00), mandalas feitas de jornal (R$150,00), flores de meia de seda e/ou jornal a (partir de R$ 10,00) e colares produzidos com recicláveis (R$ 15,00).

Um dos principais sucessos da última edição foi o estande de Adoção de Cães, que, por meio da ONG Aliança Internacional do Animal - AILA, conseguiu uma nova casa para oito cachorros, meta que, segundo os organizadores, pretende ser superada nesta edição.

Participam do evento renomadas instituições como: Fraternidade Irmã Clara (portadores de paralisia cerebral), Casas André Luiz (portadores de deficiência mental), Instituto Criança Cidadã e Casa José Coltro (comunidade carente), Fundação Ruralista (moradores da Caatinga), Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos.

O Bazar do Bem Possível, com duração de três dias, 8, 9 e 10 de abril, das 10 às 19h, terá entrada franca e acesso pela Rua Tucumã, 36.

Eu acredito no jovem

*Dunga


Existem pessoas que decidiram não envelhecer, apesar do tempo, das rugas, dos cabelos brancos e da visão turva. Existem jovens que mantiveram seus ideais intactos e levaram para a vida adulta, e até mesmo anciã, todos os seus sonhos, ideais e inspirações da adolescência, uma época em que “dói” crescer. Estes hoje são presidentes, médicos, esportistas, professores, comunicadores, pessoas que nos causam admiração e que se tornaram referenciais nacionais e internacionais.

Mas olhando para os “cronologicamente” jovens, também percebemos que uma “nova safra” surgiu. Aliás, estas safras nunca deixaram de surgir. Porém, hoje, as drogas, a violência e, especialmente, a afetividade deturpada, tem sufocado esta geração, colocando verdadeiramente em risco esta juventude que sempre trouxe uma esperança aos problemas contemporâneos da humanidade.

Se dermos uma passada em cadeias públicas ou de segurança máxima, unidades terapêuticas no combate e prevenção às drogas, casas de apoio ao soropositivo em fase terminal e em outros ambientes similares, veremos um quadro assustador. Muitos jovens inteligentes e cheios de dons estão ali, tentando não desistir dos sonhos e inspirações. Mas esses sonhos muitas vezes se transformam em pesadelos. Na mensagem para a XXV Jornada Mundial da Juventude, o Papa Bento XVI afirmou: “Apesar das dificuldades, não vos deixeis desencorajar nem renuncieis aos vossos sonhos!”

É preciso um “levante”! É preciso que esses adultos que hoje decidem, formam opinião, ditam ritmos e velocidade da moda, do câmbio, das notícias e que não perderam seus ideais de juventude unam-se aos jovens que, por milagre, por boa educação familiar e religiosa, não se corromperam. É preciso que esses adultos façam algo realmente significativo, pois existem, ouso dizer, milhares e milhares de jovens que não desistiram desse desafio de mudar as faces distorcidas da sociedade.

Por onde passo, vejo o brilho nos olhos dos jovens. De um lado, vejo jovens de 18 anos servindo no Exército israelense, com suas metralhadoras penduradas no pescoço, enquanto degustam seus sanduíches, sorrindo e se abraçando. Do outro lado de um muro, que traz divisão, jovens palestinos. No fundo, todos querem paz. No Paraguai, vi jovens que, apesar de toda humilhação das gerações anteriores, por causa de uma guerra violenta, não desistem e querem ver o país com alta “autoestima”. Em tantos países, vejo jovens brasileiros morrendo de saudades de seu país, enquanto batalham por uma vida melhor.

Os jovens que rezam, que estudam, que lutam para se manter castos, que sonham, que honram os pais, que erram, que caem, mas, se levantam, que saem das drogas, que cantam, que dançam, que votam – são esses os jovens que têm o direito de errar tentando acertar, que precisam ser corrigidos e orientados por uma sociedade que precisa aprender a amar a juventude.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já declarou 2010 como o Ano Internacional da Juventude. Essa juventude pode mudar o rumo do mundo, da consciência ecológica, ética, política, sociológica e antropológica. É o jovem que pode, agora, tocar nisto e mudar o destino do planeta. As visões escatológicas, de fim de mundo, são baseadas no que muitos anciãos fazem por interesses pessoais e econômicos. Mas ao jovem o que interessa é viver, ter tempo para crescer. O jovem é o maior interessado em mudanças. Este é o momento para quem está vivo, e bem vivo, agir.

É muito difícil e triste imaginar jovens que não queiram viver. Se eles estão nas drogas, no crime, ou até mesmo na depressão, é porque os adultos não os valorizaram, não acreditaram que aquela criança ou adolescente teria a chance real de ser alguém que, nos planos de Deus, pudesse mudar o mundo. É assim que devemos pensar. Basta um jovem. Apenas um! E o mundo pode ser melhor.

Por causa de alguns homens, pessoas que não tiveram a chance de ser um bom jovem, o rumo da história e da humanidade eclipsou-se por um tempo. O que fará um adulto que na sua juventude não foi incentivado, educado com o bem, com religião, família, cultura, ciência, ética etc.? Está em nós pais, professores, educadores, padres, pastores e políticos a responsabilidade de formar e esperar “novos” Ayton Senna, Pitanguy, Ziraldo, Chico Mendes...

Se esses jovens estão hoje com 16, 17, 18 anos, nem sabem o que espera por eles. É nossa a missão de plantar, regar e colher. Que o Criador nos ilumine para não desistirmos de nós mesmos ao esquecer que um dia fomos jovens e que hoje, como adultos, podemos acreditar que a vida continua nos filhos que geramos e que são sem dúvida uma versão melhorada de nós mesmos. Eu acredito no jovem..

* Dunga é missionário da Comunidade Canção Nova, apresentador do programa PHN transmitido pela TV Canção Nova e locutor da Rádio Canção Nova AM e FM. É autor de quatro livros e já gravou oito CDs. Seus recentes trabalhos são o livro "Abra-se a Restauração” e o CD "Transfiguração”.

SP inaugura centro integrado de saúde mental

Pavilhão de 1933 é restaurado para abrigar unidade com 40 leitos

A Secretaria da Saúde entregou nesta quarta-feira, 24, o Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism) de Franco da Rocha. A unidade irá funcionar em uma área de 2,3 mil m2 que já abrigou o antigo Pavilhão de Tuberculosos do Complexo Psiquiátrico do Juquery no século passado. "Este centro psiquiátrico vai ser tocado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o que vai significar qualidade no atendimento", afirmou o governador José Serra durante a cerimônia de entrega do centro.

Em seu discurso, o governador também falou sobre outros investimentos na região: o Hospital Estadual de Franco e uma Faculdade de Tecnologia. "É um hospital que deve ficar pronto nos próximos três meses. Eu também anunciei o início das tratativas para a implantação de uma Faculdade de Tecnologia, aqui para Franco da Rocha - na verdade para toda a região", disse.

O investimento foi de aproximadamente R$ 7 milhões, entre obras e equipamentos. O edifício, construído em 1933 e em processo de tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), passou por um cuidadoso processo de restauro das fachadas internas e externas, além de recuperação dos elementos arquitetônicos, portas, janelas e cobertura.

No local há 40 leitos, dos quais 20 para cada sexo, destinados a internações psiquiátricas de curta permanência, para casos agudos, além de ambulatório com nove consultórios para adultos e outros quatro para crianças. Foi construído um prédio anexo para abrigar a unidade de pronto-socorro, com mais 14 leitos para observação e quatro consultórios de pronto-atendimento.

O Caism terá capacidade para realizar cerca de 500 internações por ano, além de 24,3 mil consultas ambulatoriais e 7,8 mil atendimentos de urgência. Cerca de 250 profissionais irão atuar na unidade, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e equipes de apoio. O serviço será referência para cerca de 500 mil habitantes da região de Franco da Rocha.

"Sem dúvida trata-se de um moderno conceito de atendimento integrado em saúde mental, que reúne internações curtas e acompanhamento ambulatorial dos pacientes psiquiátricos", afirmou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Novo hospital

Ainda neste ano será entregue à população o Hospital Estadual de Franco da Rocha, em substituição ao antigo hospital de clínicas, também no Complexo do Juquery. O investimento da Secretaria na nova unidade irá totalizar R$ 52 milhões entre obras e equipamentos.

O novo hospital, que está em fase de conclusão da obra física, irá funcionar em uma área de 15,9 mil m2. Com cinco andares, terá 120 leitos de internação e 14 de UTI adulto, além de centro cirúrgico com seis salas, hospital-dia, ambulatório e pronto-socorro adulto e infantil.

Brasil reduz a fome, diminui taxa de mortalidade na infância e reverte avanço de doenças endêmicas

Avaliação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostra que país conseguirá cumprir metas dos objetivos do milênio na área de saúde

O Brasil tem 100% de chance de atingir três metas dos Objetivos do Milênio (ODM) ligadas direta e indiretamente à saúde – erradicar a extrema pobreza e a fome (ODM1); reduzir a taxa de mortalidade na infância (ODM4) e combater o HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase (ODM9). Os dados fazem parte da avaliação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que mede o avanço dos indicadores do milênio nos países em desenvolvimento. Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da solenidade de entrega da 3ª edição do Prêmio ODM Brasil e do lançamento do Relatório Brasileiro de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (4ª edição), & agrave;s 18h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Ministério da Saúde estima que a meta de redução da mortalidade infância (ODM4) - crianças menores de cinco anos, será atingida três anos antes do prazo-limite estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2012, o Brasil terá chegado à taxa de 17,9 mortes por mil nascidos vivos, índice que deveria ser cumprido até 2015, segundo o organismo internacional. Esse objetivo será alcançado caso seja mantido o ritmo de queda de, pelo menos, 4,6% no número de óbitos infantis em todo o país.

O primeiro objetivo do milênio (erradicar a pobreza e a fome) teve um dos melhores desempenhos no país. A meta da ONU era reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015. De 1990 a 2008, a porcentagem da população sujeita a essas condições caiu de 8,8% para 4,8%. Já o ODM 6 (combater o HIV/aids, a malária, a tuberculose e a hanseníase), por sua vez, deve ser atingido até 2015. O Brasil conseguiu estabilizar a incidência de AIDS, que foi crescente até o ano de 2000.

Em relação ao ODM 5, que se refere a melhoras na saúde materna, o PNUD reconhece os avanços da política brasileira na área e diz que o país tem 50% de cumprir a meta nos próximos três anos, caso continue investindo na assistência à população feminina. Para somar esforços e cumprir o ODM 5, o Ministério lançou, em 2003, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em que União, estados e municípios se unem para realização de série de ações para aumentar a qualidade da prevenção e do atendimento da brasileira. Outras três políticas foram importantes para melhora da assistência à saúde materna: O Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal (2004), premiado pela ONU como modelo de mobilização social e de diálogo para a promoção dos ODMs; a Política Nacional de Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (2005) e a Política Nacional de Planejamento Familiar (2007).

Os esforços já têm retorno: o número de consultas de pré-natal, por exemplo, atingiu 19,4 milhões em 2009 – aumento de 126,2% em relação a 2003, quando foram registradas 8,6 milhões. Dentre as diversas ações, o Ministério aumentou, entre 2003 e 2009, 73% a cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família, que atua na prevenção de doenças, no diagnóstico e na promoção da saúde.


ODM 1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome
A redução da desnutrição infantil é um dos principais indicadores para cumprir o primeiro Objetivo do Milênio. Segundo o relatório, de 1996 a 2006, houve uma expressiva redução nos níveis de desnutrição energético-protéica e crônica (déficits de peso para idade e altura para idade, respectivamente) para crianças menores de cinco anos de idade. Em termos nacionais, nesse período, o percentual de crianças com déficit de peso para idade diminuiu de 5,9% para 1,7% e, com déficit de altura para idade, de 10,5% para 7%. O conjunto de resultados apresentados, incluindo a queda da desnutrição infantil, demonstra que o Brasil superou a meta internacional de reduz ir a fome pela metade até 2015.
Esse resultado só foi possível graças às ações realizadas na área de saúde, como a suplementação alimentar. O processo ajuda no combate à desnutrição e à mortalidade de crianças de seis meses a cinco anos. Em 2009, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados 450,5 milhões de comprimidos e 9 milhões de frascos de suplemento de ferro e vitamina A - beneficiando 10,9 milhões de pessoas. Também no ano passado, 172 municípios passaram a receber incentivo para fortalecer a promoção e a orientação para alimentação saudável, com verba estimada de R$ 6,3 milhões.
O fortalecimento de Banco de Leite Humano é outra política importante no combate à desnutrição infantil. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Materno conta hoje com 270 unidades de coleta, processamento e distribuição de leite humano. São 197 Bancos de Leite Humano e 73 Postos de Coleta de Leite Humano distribuídos em todo o território nacional.

ODM 4 – Reduzir a mortalidade na infância
A atual taxa de mortalidade infantil (criança menor de um ano) é de 19 por mil nascidos vivos (dados de 2008) – 60% menor que a observada em 1990, quando estava em 47,1. A mortalidade na infância (crianças até cinco anos) também foi reduzida significativamente nos últimos 18 anos. De 1990 a 2008, caiu de 53,7 óbitos para 22,8 por mil nascidos vivos, uma redução de 58%.
O declínio da mortalidade na infância no Brasil é resultado do aumento da cobertura vacinal da população, além da ampliação dos serviços de saúde e de saneamento básico. A Estratégia Saúde da Família, ferramenta importante na prevenção de problemas da mãe e da criança, atinge atualmente 94,2% dos municípios brasileiros. O aumento do número de postos de coleta de leite humano também colaborou para a redução de mortes de crianças. Em 2005, eram 29 postos de coleta; atualmente são 73. Isso contribuiu com um aumento de 56% do estoque de leite materno, passando de 99 mil litros para 154,8 mil.

ODM 5 - Melhorar a saúde materna
A mortalidade materna também apresentou uma queda acentuada nos últimos 18 anos, de acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira. De 1990 a 2007, a Razão da Mortalidade Materna (RMM) foi reduzida de 140 para 75 óbitos por 100 mil nascidos vivos – o que representa quase 50% a menos. Para cumprir o quinto Objetivo do Milênio, o Brasil deverá apresentar RMM igual ou inferior a 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos até 2015, o que corresponde a uma redução de três quartos em relação ao valor estimado em 1990.
As condições de vida e a saúde das mulheres brasileiras melhoraram nos últimos anos. O número de consultas de pré-natal, por exemplo, atingiu 19,4 milhões em 2009 – aumento de 126,2% em relação a 2003, quando foram registradas 8,6 milhões. Em 1990, a média da quantidade de consultas pré-natal em mulheres durante a gravidez era de 2,2, enquanto, em 2006, chegou a 7,4.
O investimento em planejamento familiar foi outro fator importante para a redução da mortalidade materna. Em 2008, o acesso a métodos contraceptivos alcançou todos os municípios brasileiros – 5.563, totalizando mais de 34,5 milhões de usuárias do SUS de 10 a 49 anos. Isso causa impacto direto na redução da quantidade de abortos em condições inseguras. De 2003 a 2009, o número de procedimentos de curetagem realizados em mulheres que sofriam complicações decorrentes de aborto caiu de 236,4 para 200,6 mil procedimentos, uma queda de 17,8%.
Também foram qualificados 2.360 obstetras para atendimento às urgências e emergências. O numero de pessoas cobertas pelo SAMU, por sua vez, saltou de 10 milhões para 106 milhões em seis anos - aumento de 969,3%. Em todo o país, o SAMU 192 alcança 1.347 municípios, contribuindo para o transporte adequado de gestantes em situações de risco obstétrico.O número de ambulâncias rodando no Brasil saltou de 177, em 2003, para 3.800 até o fim de 2010.

ODM 6 – Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças
As taxas de incidência da aids foram crescentes até 2000 e estabilizaram desde então. Em 2007, a taxa de incidência observada foi de 17,9 casos para cada 100 mil habitantes. Até 2015, o Brasil deverá ter detido a propagação do HIV/aids e começado a reduzir os casos. A meta específica de oferecer acesso universal ao tratamento de HIV/aids para todas as pessoas que necessitam já foi alcançada. Em 2009, o Ministério da Saúde disponibilizou antirretrovirais para 197 mil pessoas com indicação de tratamento para aids. Além disso, foram distribuídos 466,5 milhões de preservativos masculinos e 2,06 milhões de preservativos femininos.
Desde 2004, a taxa de incidência da tuberculose está diminuindo no Brasil. No começo da década passada, a taxa era de 41,2 casos novos por cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2008, a taxa foi de 37,2. O percentual de cura dos casos de todas as formas de tuberculose diagnosticados em 2007 foi de 72%.
No caso da malária, o Brasil registrou uma importante diminuição de casos a partir de 2006, passando de 549 mil para 314 mil casos em 2008. No intuito de melhorar os indicadores de controle da malária no Brasil, o Programa Nacional de Controle da Malária será beneficiado com recursos do Fundo Global de Luta contra aids, Tuberculose e Malária. O Fundo aprovou, em 2008, para o Projeto para Prevenção e Controle da Malária na Amazônia Brasileira recursos da ordem de R$ 100 milhões, que serão repassados em cinco anos.
Em relação à hanseníase, os coeficientes de detecção de casos novos apresentam estabilidade – porém, em patamares altos nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Em 2008, foram notificados 39.047 casos novos no país, o que corresponde a um coeficiente de 20,59 casos por 100 mil habitantes. Por outro lado, o percentual de cura de hanseníase alcançou, em 2008, 81,2%. O Ministério da Saúde ampliou em 21% o número de unidades de saúde com pacientes em tratamento de hanseníase, passando de 7.828 em 2007 para 9.473 em 2009.

Governo de SP lança o Programa Consciência Alimentar

Ação vai conscientizar alunos e mães sobre a importância de alimentação saudável

Primeira-dama e presidente do Fussesp, Monica Serra, orienta crianças durante o lançamento do Consciência Alimentar, no CEU Cidade Dutra, zona sul da capital



A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Mônica Serra, lançou o Programa Consciência Alimentar nesta quarta-feira, 24, no Centro de Educação Unificado (CEU) Cidade Dutra. O objetivo do programa é conscientizar alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos e nas crianças como agentes de formação de novos hábitos de consumo por meio das atividades realizadas na escola. O decreto que cria o programa em todo o Estado foi assinado pelo governador José Serra também nesta quarta-feira.

Monica Serra discursa durante a cerimônia; objetivo do programa é conscientizar alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável


"É um programa revolucionário, mágico. Podemos fazer dele um programa de todo o Estado, assim todos teremos uma qualidade de vida melhor" disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

O projeto piloto do programa está sendo realizado em 30 Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs da zona sul da Capital, com aproximadamente 9 mil crianças entre 5 e 6 anos.

Na oficina realizada com as crianças, há aulas teóricas e práticas abordando a importância da alimentação saudável, além da elaboração de receitas nutritivas para o público infantil. Cada criança recebe um kit de avental, livro com atividades lúdicas e receitas direcionadas, além de vídeos de Consciência Alimentar para Família e para as Crianças. Na palestra para as mães, são fornecidas dicas de compra e conservação de alimentos, higiene dos alimentos e consumo de leite, frutas e verduras, além da elaboração de receitas e degustação de pratos saudáveis.

Prefeito da capital, Gilberto Kassab, participa do lançamento; projeto piloto do programa está sendo realizado em 30 Escolas Municipais de Educação Infantil

"Identificamos o problema e o atacamos de todos os lados", disse a primeira-dama do Estado Mônica Serra, referindo-se à desnutrição e à obesidade. "O Governo poderá criar a partir desse programa políticas publicas de alimentação saudável", completou.

O programa, coordenado pelo Fussesp, foi desenhado em conjunto com as Secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento e Secretarias Estaduais e Municipais da Educação e Saúde. A equipe técnica do Programa é formada por nutricionistas e técnicos em nutrição da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O programa poderá ser implantado em outros municípios interessados mediante assinatura de convênio com o Fussesp para capacitação de Agentes Multiplicadores para expandir essa ação em todo o Estado.

Dentro do programa, foi realizado no último dia 18, o primeiro encontro com representantes de Fundos Sociais de Solidariedade de 70 municípios do interior, dos quais 35 manifestaram interesse em participar do programa Consciência Alimentar.

Gisele Bündchen causa frisson em lançamento da nova Coleção Pantene®

Como não poderia deixar de ser, a tão aguardada presença da übermodel Gisele Bündchen na tarde de ontem, 23 de março, causou furor nos convidados reunidos no restaurante Leopolldo para conhecer, em primeira mão, a nova linha Pantene Pro-V®.

A modelo, que é garota-propaganda de Pantene, estava ainda mais bela e radiante na apresentação da nova linha desenvolvida para restaurar e proteger os cabelos contra danos - tanto os causados pela chapinha, secador e baby-liss, como aqueles ocasionados pela exposição ao sol, vento e poluição. Além da nova formulação, a marca também remodelou todas as embalagens da linha e promoveu uma mudança na fragrância dos produtos. Outra novidade de Pantene que empolgou a top foi o lançamento do primeiro creme preventivo da marca: Tratamento Preventivo Pantene®, um produto que, segundo a modelo, não sai da sua nécessaire.
“Adoro novidades! E esse é o meu mais novo segredinho para cuidar da saúde e da beleza dos meus cabelos. Seja no meu dia-a-dia ou em função do meu trabalho, aplico o creme antes do secador, chapinha ou baby-liss e assim garanto uma proteção única contra danos”, confidenciou a top entre os convidados.

Mais bela do que nunca, Gisele arrasou no quesito simpatia, arrancando sorrisos e aplausos dos convidados em diversos momentos. Divertida e sorridente, a modelo brincou com os jornalistas e até desfilou para ressaltar o brilho, a leveza e a beleza indiscutível das suas madeixas. Também chegou bem pertinho de alguns jornalistas para demonstrar a eles a nova fragrância da linha Pantene. Pois com ela mesma disse “além de funcionar, é preciso ser cheiroso, né?”, ressaltou. Com o astral lá em cima, a modelo posou para fotos e se despediu rapidamente da imprensa e dos convidados.

O evento contou ainda com um desfile com looks estilosos e que esbanjaram criatividade, glamour e ousadia – claro que toda a produção contou com o cuidado prévio do creme de Tratamento Preventivo Pantene® e de toda a linha Pantene Pro-V® que assegura cabelos 10 vezes mais protegidos em uma semana.

SAC P&G: 0800 70155515 - http://www.pantene.com.br/

Oficina de Páscoa Gratuita

marca infantil Baby Basics, em parceria com a La Vie Em Douce, realiza uma tarde em homenagem a Páscoa nos dias 25 e 27 de março (das 14h às 18h) na loja da Joaquim Antunes, no Jardim Paulistano. Todas as crianças que passarem na loja, durante esses dois dias, participarão de uma atividade lúdica em que poderão pintar os ovos de páscoa. Na ocasião, eles ainda recebem uma sacolinha personalizada da marca (foto anexo). Oficina grátis para crianças de 2 a 10 anos. Baby Basics Joaquim Antunes - Rua Joaquim Antunes, 59 – Jardim Paulistano – SP. Tel: (11) 3167-7643. Manobrista no local. www.babybasics.com.br

Serviço:

Baby Basics Joaquim Antunes
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 59 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP.
Dias: 25 e 27 de março (quinta-feira e sábado, respectivamente)
Horários: das 14h ás 18h (nos dois dias)
Telefone: (11) 3167-7643
Manobristas no local
http://www.babybasics.com.br/

Adeus bactérias: Pertech lança revestimentos com nova tecnologia

Reconhecida por oferecer produtos com o máximo em inovação e design, Pertech aposta na tecnologia antibacteriana

Pensando no bem estar, na saúde e na proteção, a Pertech, referência na América Latina em laminados decorativos de alta pressão, apresenta sua nova tecnologia antibacteriana. Além de beneficiar consumidores preocupados em trazer para suas casas o que há de mais seguro em termos de higiene e qualidade de vida, o lançamento é uma opção para demandas na área de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, que precisam de soluções que garantam maior assepsia. Para estes casos, a Pertech disponibiliza alguns padrões com a tecnologia antibacteriana incorporada.

Empreendimentos comerciais do setor de alimentação e residências também podem se beneficiar desta novidade. Desenvolvida pela própria Pertech, a tecnologia antibacteriana inibe a proliferação de bactérias, oferecendo superfícies mais seguras para o contato humano. Todos os laminados da empresa, que podem ser aplicados em paredes pisos e móveis, estão aptos a receber a tecnologia.

Sobre a Pertech:

A Pertech é líder latino americana em laminados decorativos de alta pressão. Com uma trajetória rica em desenvolvimento de design e manufaturas, a empresa tornou-se referência. Seu grande diferencial é o desenvolvimento de padrões, texturas, cores e desenhos que atendem projetos contemporâneos, sofisticados, práticos ou convencionais e ainda possibilita aos profissionais criarem móveis e espaços exclusivos, como fachadas de prédios, divisórias para sanitários, revestimentos de móveis, paredes e pisos, entre outros. A Pertech é uma empresa comprometida com a qualidade de seus produtos e serviços, devido a isso, foi certificada com ISSO 9001:2000.

Unifesp realiza fórum sobre Fibromialgia

Debate abordará temas relacionados a pesquisas e tratamentos para a doença

No próximo dia 17 de abril acontece o I Fórum Nacional de Debates sobre a Fibromialgia. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Extensão da Unifesp e pelo Grupo de Apoio a Pacientes com Fibromialgia (Gafibro) – ligado aos departamentos de Reumatologia e Psicobilogia da instituição –, discutirá a ciência e integração a Fibromialgia, novidades científicas e novos rumos para o tratamento da doença.

Voltado para profissionais da saúde e pessoas interessadas no tema, o encontro tem como objetivo promover a integração e a troca de informações sobre a síndrome.

Informações sobre o evento e inscrições, que podem ser realizadas até o dia 8 de abril, estão disponíveis na página da Gafibro: http://www.unifesp.br/grupos/fibromialgia.

Sobre a UNIFESP

Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), primeira universidade especializada em saúde no País, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.

Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação, a Unifesp implantou os campi de Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 26 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos), exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). Atualmente, a Instituição conta com 4.545 alunos matriculados nos cursos de graduação, além de 17.400 nos cursos de pós-graduação e demais programas de especialização, residência, mestrado e doutorado. A Unifesp possui 883 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela maior universidade federal do País. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, hoje localizado junto ao Campus São Paulo, instalado no bairro Vila Clementino.

Ovos de Páscoa no Vidro

Durante a Páscoa muita gente prefere fazer o seu próprio Ovo de Chocolate, presenteando amigos e parentes de forma personalizada. Pensando nisso, a Santa Marina acaba de lançar um conjunto de Bowl com Espátula, perfeito na hora de derreter chocolates e confeccionar ovos. A tigela de vidro, que é redonda e funda, vai direto ao forno de microondas e auxilia no derretimento da matéria-prima. Já a espátula finaliza o trabalho sem desperdícios. Preço sugerido: R$ 16,90. http://www.santa-marina.com.br/.

Bolinho de Milho com Tofu

Não é porque seu dia é intenso e agitado que você não precisa comer bem. Pensando nisso, a JOSAPAR, através da SUPRASOY indica uma receita muito simples e nutritiva, indicada para crianças e adultos tanto no lanchinho da tarde quando para agradar as visitas.

Acompanhe como preparar deliciosos bolinhos de milho com tofu com SupraSoy sem Lactose.

Bolinho de Milho com Tofu
Ingredientes

2 colheres (sopa) de SupraSoy Sem Lactose
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
1 colher (sopa) de açúcar
½ colher (sopa) de fermento em pó químico
½ colher (café) de sal
pimenta-do-reino moída na hora
1 ovo
¼ de xícara (chá) de azeite
½ xícara (chá) de milho em conserva (75 g)
100 g de queijo tofu em cubos pequenos
2 talos de cebolinha lavados e picados

Modo de Preparo

Bata no liquidificador 1/2 xícara (chá) de água (100 ml) com todos os ingredientes, exceto o tofu e a cebolinha, até virar uma massa lisa. Transfira para um vasilha e adicione o tofu e a cebolinha.
Unte e enfarinhe 6 forminhas para petit gateau e distribua a massa entre elas enchendo-as ¾ da capacidade.
Asse em forno, preaquecido, a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que fiquem firmes e dourados.

Tempo de Preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 unidades
Sobre a Josapar

A Josapar é a fabricante do arroz Tio João, líder do mercado brasileiro. Com mais de 85 anos de tradição, a empresa possui sede em Pelotas (RS) e filiais em Recife (PE) e Itaqui (RS). Além do tradicional Arroz Tio João, a empresa produz, entre outras marcas, o arroz Tio Mingote, o arroz e o feijão Biju e a linha SupraSoy, produzida com proteína isolada de soja de alta tecnologia, o que lhe proporciona o melhor sabor do mercado.

Soapex Espuma Antisséptica combate o vírus A (H1N1) e não resseca as mãos

Higienização das mãos é fundamental para a não propagação da doença

Nos próximos meses, mais de 100 milhões de brasileiros serão vacinados contra a gripe causada pelo vírus Influenza-A (H1N1), que por seu caráter mutante e bastante agressivo, deixou o mundo em estado de alerta no ano passado. Mas, apesar de um recente relatório do comitê de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS) haver apontado um declínio no número dos casos desta gripe em todo o planeta, não se pode descuidar nas ações de combate à propagação do vírus.

Por mais que não possamos vê-lo, o vírus está por toda parte e a forma mais frequente de infecção é pelo contato com pessoas ou superfícies contaminadas, como maçanetas, cédulas de dinheiro, papéis diversos. O principal conselho dos médicos para a prevenção é manter as mãos limpas e evitar levar a mão à boca, ao nariz ou aos olhos, que são a porta de entrada para o vírus no organismo.

Como lavar as mãos com a frequência necessária (ao menos 10 vezes ao dia) é mais difícil, a população aderiu amplamente à cultura de higienização das mãos, utilizando produtos antissépticos. Uma opção é o álcool gel, porém esses produtos, muitas vezes, causam o ressecamento das mãos e deve ser aliados ao uso de hidratantes. A Galderma Brasil apresenta uma alternativa ao álcool gel, o Soapex Espuma Antisséptica.

Basta aplicar e esfregar a palma das mãos para livrar-se de impurezas, vírus e bactérias – a ação do triclosano é comprovadamente eficaz inclusive contra o influenza-A.

Além disso, por possuir em sua fórmula ingredientes como o Dimeticonol, o Soapex Espuma Antisséptica cria uma película protetora, deixando as mãos com um toque suave, sem causar o ressecamento da pele.

Em embalagem que cabe na bolsa (50 ml), o produto pode ser utilizado facilmente no dia a dia para a limpeza das mãos antes das refeições, no escritório ou na rua, já que não exige enxágue.

Apresentação: 50 ml
Preço sugerido: R$ 14

Sobre a Galderma:

Galderma é uma companhia farmacêutica exclusivamente dermatológica, criada a partir de uma joint-venture entre Nestlé e L’Oréal, em 1981. Presente em 65 países, é líder mundial no segmento e, no Brasil desde 1995, já conquistou o segundo lugar no ranking nacional da dermatologia. Especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de soluções terapêuticas, corretivas e estéticas para doenças de pele, unhas e cabelos, a Galderma possui centros dedicados à inovação em dermatologia em Sophia Antipolis (sudeste da França), Princetown (New Jersey, EUA) e Tóquio (Japão), além das fábricas localizadas na França, Canadá e em Hortolândia, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, visite http://www.galderma.com.br/

Venda Especial Cartier

A Joalheria Cartier realiza venda especial de relógios, jóias e acessórios, em benefício à Instituição Cruzada Pró-Infância, nos dias 25 e 26 de março (das 12h às 20h) e 27 de março (das 10h às 14h), no Jockey Club de São Paulo. O relógio Tank Française Chronoreflex tamanho XL de aço baixou de R$ 13.700,00 por R$ 7.500,00. Já a bolsa Marcello tamanho pequeno de couro azul midnignt preto que antes era R$ 3.500 agora sai por R$ 2.450,00. Imperdível!

Serviço:

Venda Especial Cartier
Dias: 25 e 26 de março (quinta e sexta-feira das 12h às 20h) e 27 de março (sábado das 10h às 14h).
Local: Jockey Club de São Paulo - Avenida Lineu De Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim – São Paulo – SP - Informações: (11) 3081-0051. - Formas de pagamento: 3 vezes / à vista

FEIJÃO VERMELHO DA LINHA BIJU ESBANJA SABOR E DÁ ÁGUA NA BOCA

Este tipo de feijão conta com ferro, fibras e vitaminas que formam a combinação perfeita para uma alimentação balanceada


Com safra disponível para todas as estações do ano, o Feijão Vermelho da Linha Biju é a escolha certa para quem deseja um prato delicioso e nutritivo. Super cremoso, esse feijão de grãos lisos e arredondados é o acompanhamento perfeito no preparo de cozidos, pois absorve sabores e temperos dos alimentos que são preparados com ele. Também faz ótima combinação com saladas e carnes, e é preferência nas mesas de paranaenses e catarinenses. Esse alimento além de ser bastante nutritivo, garante energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso. Já as proteínas presentes no feijão são construtoras de tecidos no organismo. A boa qualidade dos Feijões da Linha Biju é conseqüência do rigoroso processo de seleção de grãos que conta com tecnologia de ponta.
Os Feijões Biju podem ser encontrados em cinco variedades: preto, carioca, vermelho, branco e rajado.

Sobre a Josapar

A Josapar, empresa com quase 90 anos de tradição no mercado, é a maior beneficiadora de arroz da América Latina e líder brasileira de vendas por meio da marca Tio João. Referência em qualidade e no investimento em tecnologias de ponta, a Josapar possui sede em Pelotas (RS), e filiais em Recife (PE) e Itaqui (RS), produzindo o tradicional Arroz Tio João, o arroz Tio Mingote, o arroz e o feijão Biju e a linha SupraSoy, com produtos elaborados com proteína isolada de soja, que possuem expressivo diferencial em sabor e nutrição.

RECEITA: SANDUICHE ORIGINAL DE ATUM

MAIONESE CERES OFERECE DICA DE LANCHES PARA FÉRIAS DA GAROTADA COM PRATICIDADE E SABOR

Fáceis e muito práticos de preparar, os lanches são a alegria da garotada e por que não dos adultos, na hora das refeições. Para deixá-las com um sabor especial, a Vida Alimentos disponibiliza uma receitas super nutritiva para matar a fome e repor as energias. Elaborados com ingrediente de alta qualidade, como a Maionese Ceres, o sanduínche deixa a refeição mais leve, saudável e muito mais gostosa.

SANDUICHE ORIGINAL DE ATUM

Ingredientes
1 lata de atum sólido escorrido
1 cenoura pequena picadinha
2 colheres (sopa) de amêndoas picadinhas
1 xícara (chá) de Maionese Ceres
4 pães tipo sírio levemente torrados
2 xícaras (chá) de alface picadinha


Modo de Preparo
Misture bem os quatro primeiros ingredientes. Reserve. Abra o pão, coloque a alface e recheie generosamente com a pasta de atum reservada. Sirva a seguir.


Rendimento: 4 porções
Dica: Querendo acrescente ½ xícara (chá) de uva passa.

Sobre Vida Alimentos

A Vida Alimentos tem 10 anos de experiência no mercado de óleos e gorduras. A empresa é detentora das marcas de azeites italianos Riserva D'oro e Azeitto e da marca de azeite português Torre de Belem. Além dos azeites, a Vida Alimentos possui uma linha de produtos que inclui margarinas (com 80%, 70% e 50% de lipídios), óleo composto, gordura vegetal culinária, maioneses, óleo vegetal e gorduras industriais, que compõem as demais marcas da empresa, como Ceres, Colméia, Margarella, Baker e Gilda. Sua fábrica está localizada no tradicional bairro paulistano do Ipiranga, de onde distribui produtos para todo o Brasil, além de exportar para diversos países do Mercosul. O principal diferencial da Vida Alimentos se deve à sua estrutura dinâmica, sempre pronta a responder com agilidade e pioneirismo às principais demandas dos públicos aos quais dirige seu trabalho, seja o consumidor final das redes varejistas, as redes de alimentos que utilizam os produtos de Food Service, ou as grandes indústrias produtoras de alimentos.

Instituto Central do HC firma acordo, durante visita da Rainha da Suécia à FMUSP‏

Na próxima sexta-feira, 26, o Instituto Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Getinge Group, da Suécia, assinam protocolo de intenção de compra que permitirá ao hospital a instalação de um avançado sistema robotizado de lavagem, esterilização e desinfecção de artigos médicos hospitalares, inédito em todo o continente americano.

A assinatura do protocolo acontecerá durante a visita da Rainha Silvia, da Suécia, à Faculdade de Medicina da USP, na próxima sexta-feira, 26, às 9h00. A Getinge faz parte da delegação de empresas que acompanha a Rainha no Brasil.

O investimento deverá inaugurar no Brasil um novo conceito de limpeza e esterilização de materiais por garantir maior prevenção e controle das infecções hospitalares e total segurança do paciente internado, explica Carlos Suslik, diretor - executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Para a aquisição da inovação, o Instituto Central investirá R$ 3 milhões de reais. Profissionais do hospital também serão capacitados na Suécia para operação dos equipamentos. O treinamento será baseado no controle de infecção sob os conceitos europeus.

Em paralelo, a central de material esterilizado do Instituto Central passará por obras de reforma e adaptação para receber a tecnologia. O projeto executivo encontra-se em andamento e as obras deverão custar à instituição mais R$ 3 milhões de reais. A previsão do hospital é que o sistema entre em funcionamento no mês dezembro.

O sistema inclui quatro autoclaves, sendo uma híbrida, para esterilização a altas e baixas temperaturas, quatro lavadoras/termodesinfectoras de última geração, com produtividade superior e sistemas únicos automatizados para carga e descarga, e lavadora de carro, com respectivos acessórios e equipamentos.

A inovação é importante porque colocará a instituição em outro patamar de destaque, explica Suslik. “Qualquer instituição de saúde que queira se manter a frente de seu tempo deve ter a preocupação com investimento em tecnologia de ponta que priorize a segurança do paciente”.

O Instituto Central do Hospital das Clínicas realiza 2.500 procedimentos cirúrgicos por mês em 48 salas cirúrgicas, além pequenos procedimentos ambulatoriais.

Ao todo, o Instituto conta com 121 leitos de UTI, 799 leitos de enfermaria e 100 leitos de urgência e emergência.

FENATEMA APOIA AÇÃO HORA DO PLANETA, PROPOSTA PELA WWF-BRASIL

No próximo sábado, 27 de março, 117 países e 2.383 cidades participarão da Hora do Planeta, desligando as luzes das 20h30 às 21h30. O movimento, promovido pela Rede WWF, tem o intuito de alertar a população mundial sobre os problemas ocasionados pelas mudanças climáticas e pela degradação do meio ambiente ao Planeta.

No Brasil, 42 cidades participarão do movimento, adesão superior a do ano passado, que foi de 22. Para o presidente da Fenatema, Eduardo Annunciato “Chicão”, “ essa proposta é essencial para lembrar à população o quanto o mundo precisa de atitudes sustentáveis para suprir as necessidades vitais nas próximas décadas. Entretanto, ações responsáveis como consumo consciente de água, energia e reciclagem devem tornar-se mais presentes, para amenizar as consequências negativas ao laneta”.

Liderado no País pela WWF-Brasil, o movimento apagará as luzes de 145 monumentos e locais públicos como, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada em São Paulo, o Palácio de Cristal, Curitiba, o Palácio Dante Martins de Oliveira, em Cuiabá; o Palácio Rio Branco, em Rio Branco; o Arco da Praça Portugal, entre outros.

Chicão ressalta que movimentos como esse, são essenciais para que a população inicie uma mudança nos hábitos cotidianos. “Movimentos como este é que fazem com que todos reflitam sobre o caos que o mundo está se tornando e comecem a adotar no dia a dia medidas ecologicamente corretas”.

O movimento Hora do Planeta é um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global e acontece pela segunda vez no Brasil.

Um ano de Sonique


Em vias de inaugurar mais uma unidade em Campinas, o Sonique comemora um ano com uma casta diferente de DJs para o line up. Donos das casas mais representativas de São Paulo vão comandar as picapes da noite do dia 30 de março. São eles: Renato Ratier – D-Edge, Ale Youssef - Studio SP, André Hidalgo - Clube Glória, Tibiriçá aka Açougueiro - Z Carniceria, VOLT, Lions e Vegas, Michel Saad - Clube Disco, Andre Almada - The Week. Para a festa de aniversário, a proposta também é começar cedo: às 20h. Por lá, os convidados vão degustar seus melhores pratos e drinks.
Nesse primeiro ano, o Sonique se firmou no Baixo Augusta como esquenta para outras baladas, constantemente mostrando o que rola na noite de São Paulo em seus LEDs, incluindo a programação de seus parceiros convidados a compor o line up de aniversário – motivo que levou o clã Sonique a tal convite. Além disso, o cardápio do bar que apresenta drinks especiais e finger food, já tem sua lista de mais pedidos: o Trio de Cheeseburger e o Mojito estão entre os que mais tem saída.
O ambiente do Sonique, cujo projeto é assinado pelo clã franco-brasilieiro Triptyque, já recebeu festas de parceiros, como Oi FM, Casa de Criadores, Triton, Mix Brasil etc. Também foi responsável por abrir espaço a projetos musicais de DJs e seletores de renome, entre eles, Bispo, Thiago Ney, Cris Pantojo e Rafael Moraes. Além deles, Elza Soares, Copacabana Club, Gui Boratto, DJ Chernobyl, DJ Sultan e até mesmo as apresentadoras Adriane Galisteu e Luciana Gimenez já figuraram nas picapes do bar, que assopra velas de um ano de sucesso.

Wet Leggins - Conheça a nova cara da legging

Wet Leggins





É difícil folhear uma revista de moda, navegar por sites e blogs ou circular pela noite das grandes metrópoles e não encontrar com elas: as wet leggins.

Feitas de látex, lamê, lurex, couro, vinil ou poliéster com elastano, a peça virou febre entre as mais descoladas e promete arrasar na temporada de inverno.




Com cara de anos 80, a calça pode entrar em inúmeras produções: do rock glam a looks mais sofisticados.







Uma dica: o tecido mais estruturado aumenta as coxas, opte por coordenar a legging com shorts boyfriend, t-shirts longas ou vestidinhos.



www.scalasemcostura.com.br

www.trifil.com.br

www.cityblue.com.br

www.pernambucanas.com.br

Estudo traça perfil do mercado de agrotóxicos no Brasil

Em 2009, 65% dos agrotóxicos registrados no Brasil não chegaram a ser comercializados. Dos mais de 2 mil produtos disponíveis, apenas 783 chegaram às mãos dos agricultores. Os dados fazem parte do estudo “Monitoramento do Mercado de Agrotóxicos”, organizado pelo professor da Universidade Federal do Paraná Victor Pelaez.

Outro dado apresentado pelo estudo é de que as dez maiores empresas do setor de agrotóxicos concentram mais de 80% das vendas no país. “A criação de um portfólio de registros não utilizados adquire uma lógica mais financeira do que produtiva, ao se constituir como reserva de valor para as empresas”, explica Pelaez.

Para o diretor da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares, a não utilização dos novos registros apontam para uma contradição do setor. “À medida que somos cada vez mais cobrados para dar agilidade aos processos de avaliação dos registros de agrotóxicos, os produtos que são autorizados não são colocados no mercado”, afirma Álvares.

Os dados também apontam a consolidação do Brasil como maior mercado e com maior ritmo de expansão no consumo de agrotóxicos em todo mundo. Ao longo desta década, o mercado brasileiro cresceu 176%, quase quatro vezes mais do que a média mundial.

De acordo com Álvares, os números apresentados comprovam o alto grau de comprometimento que as indústrias de agrotóxicos devem ter com o Brasil. “O setor do agronegócio deve praticar uma concorrência honesta, de modo que proporcione preços acessíveis para os pequenos produtores e agrotóxicos da forma mais limpa possível para toda população”, explica o diretor da Anvisa.

Mercado

O mercado brasileiro de agrotóxicos é o maior do mundo, com 107 empresas aptas a registrar produtos, e representa 16% do mercado mundial. Só em 2009, foram vendidas mais de 780 mil toneladas de produtos em nosso país.

O Brasil também ocupa a sexta posição no ranking mundial de importação de agrotóxicos. A entrada desses produtos em território nacional aumentou 236%, entre 2000 e 2007.

INSCRIÇOES DO CONCURSO FACES 2010 VAO ATÉ 21 DE ABRIL

O concurso de modelo Faces, promovido pela Pernambucanas em parceria com a agência Ford Models está com inscrições abertas para jovens que sonham com uma carreira nas passarelas do mundo da moda. Até 21 de abril, candidatos de 14 a 25 anos, podem se inscrever nas Lojas ou baixar pelo site www.pernambucanas.com.br/faces a ficha de inscrição e entregar em uma unidade Pernambucanas. Junto com a ficha, os candidatos devem enviar uma foto de rosto e outra de corpo inteiro.

Como nas edições anteriores, as categorias juvenil e adulto serão premiadas. Os quatro vencedores, um menino e uma menina de cada categoria, assinarão contrato de um ano de agenciamento pela Ford Models e levarão para casa um “book” e cem “composites”. Já os adolescentes de 14 a 17 anos participarão também da final do concurso SuperModel Brazil 2010.

Sobre a Pernambucanas

Fundada em 1908, a Pernambucanas é uma instituição pioneira no comércio e que muito contribuiu para o desenvolvimento do varejo brasileiro. Após cem anos de sua fundação, está presente em sete Estados por meio de 269 lojas e 14,4 mil colaboradores. Sua estrutura inclui três modernos centros de distribuição, escritório central e uma central de relacionamento com o cliente. No escritório central, os funcionários contam com vários benefícios, entre os quais se destaca a creche Helena Lundgren. Por meio da área de Responsabilidade Social (Pernambucanas Cidadã) atua junto à comunidade com campanhas, projetos de meio ambiente e de voluntariado. Desde 2005, conta com a Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren, que tem como objetivo ser um polo de disseminação das melhores práticas comerciais junto a seus funcionários e parceiros, além de promover o alinhamento da cultura e gestão empresarial que fazem da Pernambucanas uma das principais redes varejistas do Brasil.

www.pernambucanas.com.br/faces
http://www.pernambucanas.com.br/

FLORESTA DOS COELHOS NO SHOPPING METRÔ TATUAPÉ

Empreendimento uniu magia da Páscoa a atividades esportivas monitoradas para garantir a diversão dos visitantes mirins


A Páscoa deste ano no Shopping Metrô Tatuapé não vai ser só de chocolate. O complexo preparou uma novidade prá lá de radical para a garotada que adora se movimentar: a Floresta dos Coelhos, com diversas atrações de arvorismo indoor. De 23 de março a 17 de abril, a Praça de Eventos, no piso Térreo, irá se transformar em uma verdadeira floresta repleta de coelhinhos. Crianças a partir de três anos poderão se divertir nas atividades esportivas, como parede de escalada, tirolesa, circuito de arvorismo.

Para fazer com que os visitantes mirins se aproximem da realidade dos bosques, o empreendimento investiu na cenografia diferenciada e inédita em São Paulo. A decoração, montada em uma estrutura com eucalipto de reflorestamento, contará com plantas naturais e artificiais, coelhos de pelúcia, cenouras, pegadas e ovos de páscoa cenográficos – tudo isso para criar um clima de mata divertido e, ao mesmo tempo, lúdico. “Procuramos inovar em todos os nossos eventos. Desta vez, unimos a magia da Páscoa às atividades esportivas e educativas, pois buscamos surpreender nossos visitantes”, revela Flavia Tegão, gerente de Marketing do Shopping Metrô Tatuapé.
A caracterização com plantas naturais e artificiais foi desenvolvida estrategicamente para ir além da ambientação. A intenção é possibilitar também uma reflexão sobre as riquezas que o meio ambiente oferece e a importância da sua preservação. Tudo isso agregado ao tema da Páscoa. A executiva conta ainda que o complexo espera que o evento seja referência durante a Páscoa da capital paulista.

O clima de aventura do arvorismo, tirolesa e escalada - atividades normalmente realizadas em ambiente abertos - permeará as atrações do Shopping. Os visitantes poderão participar individualmente das brincadeiras, que têm duração média de 10 minutos e custam entre R$ 5,00 e R$ 20,00. Para proporcionar muita diversão com segurança e informação, monitores serão responsáveis por conduzir as atividades, contando um pouco da história do arvorismo e garantindo a segurança dos participantes.

Confira o circuito da Floresta dos Coelhos:

Parede de escalada: o participante escala uma parede com cerca de 6 metros de altura.
Tirolesa: o visitante desce por um cabo de aço de 6 metros de comprimento.
Circuito arvorismo: o participante inicia a atividade em uma base de apoio, e, logo em seguida, começa a aventura tendo que passar por um tronco de madeira suspenso. Depois, passará por uma ponte e fará uma travessia com rede de cordas, chegando a uma outra ponte com graus suspensos. A última etapa, e a mais emocionante, é a passagem pela rede horizontal de cordas. O visitante irá finalizar o circuito descendo pela tirolesa com 6 metros de comprimento.
Combo adventure: circuito arvorismo e tirolesa.
Combo Xtreme: circuito arvorismo, tirolesa e parede de escalada.

Cenografia e comunicação

O evento foi desenvolvido em parceria com a agência Mplus, especializada em merchandising e marketing estratégico há mais de 8 anos. A campanha publicitária, por sua vez, fica por conta da agência FabraEQuinteiro. A comunicação para mídia externa envolve anúncios nas sancas e nos painéis de trem e nas estações do Metrô. As ações internas contemplam peças criativas nos principais pontos do Shopping, além de material para o homesite do complexo e a newsletter.

Sobre o Shopping Metrô Tatuapé

Inaugurado em 1997, o Shopping Metrô Tatuapé oferece aos freqüentadores mais de 300 lojas, oito salas de cinemas, ampla praça de alimentação, além de uma grande variedade de serviços e redes bancárias. Com um mix diversificado de produtos e serviços, o Shopping oferece a solução ideal para quem busca em um único lugar convivência, opções de compras e diversão. Além de todos os atrativos, o shopping conta ainda com uma passarela que liga o empreendimento à Estação Tatuapé do Metrô, e está localizado na Av. Radial Leste, esquina com a Rua Tuiti. http://www.shoppingtatuape.com.br/

Serviço:
Data: de 23 de março a 17 de abril de 2010
Horário: De segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h
Local: Praça de eventos do Shopping Metrô Tatuapé, localizado na Radial Leste com a Rua Tuiuti, integrado à estação Tatuapé do Metrô

Carne de Cordeiro vira prato especial para domingo de Páscoa

Churrasco de Páscoa

Se a tradição é comer peixe na Sexta-Feira Santa, a regra para o almoço de domingo é completar o feriado com um cardápio de carnes.

O almoço de Páscoa é sempre uma ocasião de festa para os países com tradição católica. Após as restrições alimentares da Sexta-Feira Santa – em respeito à crucificação de Cristo –, o Domingo de Páscoa torna-se o momento de reunir a família para celebrar a ressurreição de Jesus. É habito entre os cristãos comer carne de Cordeiro nesse dia. Segundo os religiosos, o animal simboliza a aliança entre Deus e o povo judeu após a libertação do Egito e também representa Jesus, que morreu e ressuscitou na Páscoa. Os restaurantes da rede Fogo de Chão mantêm a tradição pascal e servem cortes frescos de Cordeiro jovem (costela e paleta) com o autêntico sabor do churrasco gaúcho.

Para quem deseja fugir dos tradicionais pratos feitos com bacalhau e frutos do mar, a casa oferece mais de 15 cortes diferentes de carnes, que além de cordeiro incluem opções bovinas, porco e aves. O buffet segue com saladas, vegetais, queijos importados, pães frescos, acompanhamentos variados e pratos típicos da culinária brasileira como polenta e pão de queijo quentinho. Contudo, as estrelas da Páscoa são os cortes de Cordeiro servidos pelos churrasqueiros diretamente no espeto à mesa.



Quem decidir reunir a família em uma das lojas Fogo de Chão para comemorar a tradição católica terá a oportunidade de experimentar uma combinação perfeita de comida, bebida e serviço, num agradável e aconchegante. A seleção das melhores carnes é também acompanhada pelos mais prestigiados vinhos do mundo. As casas têm adegas climatizadas, com mais de 300 rótulos, reunindo uma variedade constituída pelas melhores safras dos produtores das mais renomadas regiões da Europa, Américas do Norte e Sul e Austrália.

Tradição à mesa

O cordeiro traz um significado tanto na Páscoa cristã quanto na judaica. Para os judeus, o cordeiro significa a própria manutenção da vida e da raça. Cada família judia sacrificava um cordeiro, marcando a porta da casa com o sangue do animal, enquanto, pelas ruas, um anjo exterminador distribuía morte entre os infiéis, poupando apenas os ocupantes das casas assinaladas por aquelas marcas de sangue. Em seguida, à meia-noite, as famílias judaicas reuniam-se em volta da mesa para provar o cordeiro sacrificado - macho, de um ano e sem defeito. O cordeiro era servido assado, inteiro, sem quebrar os ossos, acompanhado de ervas amargas, pão ázimo, caldo de maçãs, amêndoas, figos e outras frutas cozidas. Esse ritual se repetia todos os anos na noite da passagem, ou seja, durante a Páscoa. Para os cristãos, o cordeiro simboliza o próprio Cristo, que se sacrificou em favor de seu rebanho.


Fogo de Chão
A Fogo de Chão é o lugar ideal para quem aprecia o bom Churrasco. É um ambiente agradável, aconchegante, onde o destaque é a excelência gastronômica. A seleção das melhores Carnes, em 15 diferentes cortes é acompanhada pelos variados itens do Buffet de Saladas e pelos mais prestigiados Vinhos do mundo, tornando a refeição na Fogo de Chão uma experiência única.
Quem vai à Fogo de Chão tem a oportunidade de experimentar uma combinação perfeita de comida, bebida e serviço, num ambiente onde a equipe de colaboradores tem o compromisso de manter viva e próspera a saga dos churrasqueiros gaúchos pelo mundo.
A primeira Fogo de Chão foi fundada em 1979 e teve sucesso surpreendente. Tornando-se muito freqüentada e comentada pelos clientes da cidade, foi também indicada aos visitantes como um ponto de referência para saborear o tradicional Churrasco Gaúcho. Atualmente, após três décadas, são 6 as unidades no Brasil e 16 nos Estados Unidos.

Serviços

São Paulo – Moema
Av. Moreira Guimarães, 964 – Moema
(11) 5556-1795

São Paulo – Santo Amaro
Av. Santo Amaro, 6824 – Santo Amaro
(11) 5524-0500

São Paulo – Vila Olímpia
Av. dos Bandeirantes, 538 – Vila Olímpia
(11) 5505-0791

Minas Gerais – Belo Horizonte
R. Sergipe, 1208
(11) 3227-2730

D. F. - Brasília
SHS Quadra 5, Bloco E – Asa Sul
(61) 3322-4666

Bahia – Salvador
Praça Colombo, 4 – Rio Vermelho
(71) 3555-9292

Horários: segunda a sábado 12h às 16h (almoço) e 18h às 00h (jantar); sábado 12h às 00h (almoço e jantar); domingo e feriado 12h às 22h30 (almoço e jantar)
Capacidade media por loja: 120 lugares
Estacionamento com manobrista R$ 8,00
Cc: Visa, Amex e Mastercard
Cd: Visa e Mastercard

NOVOS CURSOS DE MODA

Prazo para inscrições de trabalhos do Congresso SAE BRASIL termina dia 30

Foto: Ano passado, 122 ‘papers’ foram apresentados no Congresso

Engenheiros e profissionais da área da mobilidade são convidados a apresentar trabalhos técnicos (papers) no XIX Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL e têm até o dia 30 de março para o envio dos resumos (abstracts). As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br, que fornece todas as informações necessárias para o procedimento.

Serão aceitos trabalhos nos segmentos de veículos em geral, veículos de passeio, veículos comerciais, veículos fora-de-estrada e para os setores aeroespacial, ferroviário e hidroviário, divididos entre os temas: chassis/cabine, combustíveis, lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio ambiente, ruídos, motores, transmissões, suspensões, ergonomia, segurança, além de qualidade, produtividade, projetos e tecnologia da informação.

Os resumos aprovados nesta primeira etapa serão divulgados no dia 19 de abril, também pelo site, e os autores terão até o dia 20 de junho para o envio do trabalho final. A lista dos trabalhos aprovados para serem apresentados no Congresso SAE BRASIL 2009 será publicada no dia 26 de agosto. Em 2009, foram apresentados 122 ‘papers’, de um total de 237 inscritos.

Foto: Congresso conta também com Mostra Tecnológica

O XIX Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL será realizado de 5 a 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, sob o comando do engenheiro Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil, e com o tema ‘Competências da Engenharia Brasileira para a Mobilidade do Futuro’.

Segundo mais importante encontro da engenharia da mobilidade do mundo – o principal é o SAE Congress, de Detroit -, o Congresso SAE BRASIL 2010 contará ainda com apresentações de diversos fóruns e painéis temáticos. Os debates irão abordar a fundo as competências da engenharia brasileira, seus desafios e as soluções inovadoras para a mobilidade do futuro.

Além das apresentações dos “papers” e da programação especial de fóruns e painéis, haverá a Exposição Tecnológica, na qual os principais nomes da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, apresentarão sua tecnologia em seu estado de arte.

Para o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Congresso contribui significativamente para ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam na área da mobilidade ao reunir, em um só espaço, serviços e tecnologias em seu estado da arte. Fóruns e painéis debatem os mais importantes temas em desenvolvimento na área, enquanto trabalhos técnicos (papers) desenvolvidos por profissionais da indústria e da academia mostram os rumos da tecnologia e os novos desenvolvimentos do setor. “É um período concentrado e muito intenso de aprendizagem. Por isso, é muito importante que as empresas estimulem o comparecimento e a participação de seus profissionais no Congresso SAE BRASIL”, diz.

TIM alerta clientes sobre vacinação contra H1N1

A TIM entrou na campanha de vacinação contra o vírus influenza H1N1, promovida pelo Ministério da Saúde. A operadora está enviando mensagens de texto para mais de 14 milhões de clientes de sua base, informando sobre o início da administração das vacinas. A empresa alerta, inclusive, sobre as datas para vacinação especial de gestantes, crianças de seis meses a dois anos e portadores de doenças crônicas, que vai até o dia 2 de abril.

A TIM também disponibiliza, em sua página na Internet (www.tim.com.br), o calendário com as datas de vacinação para outras faixas etárias da população e o link para o hotsite www.vacinacaoinfluenza.com..br, com mais informações sobre a campanha. O objetivo é prestar um serviço voluntário de utilidade pública: com a população bem informada, os postos de vacinação têm a possibilidade de receberem a demanda de forma mais organizada nos respectivos períodos de vacinação.

Diego Pretel e Paulo Amaral lideram com folga em suas categorias após vencerem as duas etapas do SBK Series

Foto: Donini Produções/ Y.Sports
O piloto paulista Diego Pretel foi o grande vencedor da estreia do TNT SuperBike na categoria Pro Amador. A prova foi realizada no último domingo (21.03) no autódromo de Interlagos, em São Paulo, SP. Com a vitória, Pretel somou dois primeiros lugares no SBK Series e já começa a despontar como uma das principais revelações da competição.

Em segundo lugar ficou Fábio Adas e em terceiro Marcelo Barros. Na disputa pelo quarto lugar, o duelo entre o paulista Anderson Fernando e o carioca Helder Shad chamou a atenção do público. Depois de uma disputa emocionante, o paulista levou a melhor e conquistou o quarto posto. O sexto e o sétimo colocados, Josivaldo Gomes e Ricardo Pelosini, foram os últimos da categoria a terminarem a prova na mesma volta do vencedor geral, Murilo Colatreli.

Foto: Bira Sportspeed/ Y.Sports
Na disputa pelo oitavo lugar, Júlio Checchia e Nelson Tomilheiro também protagonizaram um belíssimo duelo. Checchia vinha andando entre os ponteiros da categoria durante grande parte da prova, mas acabou errando e perdendo a chance de brigar pela vitória. No final, levou a melhor sobre Tomilheiro, conquistando o oitavo lugar por apenas um décimo de segundo.

A categoria foi a que contou com mais motos no grid. Ao todo, vinte pilotos competiram na categoria Pro Amador, confirmando a vocação do SBK Series, de revelar novos talentos para o esporte no país.
Foto: Bira Sportspeed/ Y.Sports
Pro Master

Na categoria Pro Master, Paulo Gabriel, o Paulinho, também conquistou a vitória e somou primeiros lugares consecutivos nas duas etapas do SBK Series. Mais uma vez, o piloto bateu Ricardo Gornati, que ficou com a segunda colocação. Marcelo Moraes foi o terceiro. Sérgio Morsa, que chegou em terceiro na abertura, sofreu uma queda logo no início da prova e não conseguiu completar a corrida.

A próxima etapa do SuperBike Series acontece no dia 04 de abril. Será a segunda etapa do Pirelli SuperBike, evento que está revolucionando a motovelocidade brasileira e será transmitido ao vivo pela ESPN Brasil. O SuperBike Series é uma realização da MotoSchool. Patrocínio de Pirelli, Kawasaki, L´acqua di Fiori, Maxima Racing Oils, Alpinestars, Alemão Pneus, Shark. Apoio São Paulo Turismo e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Garfield é o novo garoto propaganda do Copão de Pão de Queijo do Rei do Mate

Iniciativa será associada a um dos campeões de vendas da rede; são 500 mil copos mensais, ou seja, 100 toneladas do produto vendidas mensalmente em 280 lojas em todo o Brasil

O Copão de Pão, segundo produto mais vendido nas lojas do Rei do Mate – maior rede de casa de mate do país – ganhará pela primeira vez em sua história um ‘Garoto Propaganda’: o carismático Garfield, personagem licenciado exclusivamente pelo Rei do Mate para a ação. Os copos ilustrados chegarão às lojas nas próximas semanas. São modelos diferentes que revelam a preferência do Garfield por pães de queijo do Copão com frases como “Eu adoro Copão de Pão de Queijo”; “Copão de Pão de Queijo, só no Rei do Mate” e “Eu amo Copão de Pão”.

O Garfield foi o desenho escolhido para a iniciativa por sua simpatia e afinidade com o público do Rei do Mate. “Além disso, ele é divertido e adora comer. É querido por jovens, crianças e também por adultos”, explica Antônio Carlos Nasraui, diretor comercial do Rei do Mate. O Copão de Pão com 12 mini pães de queijo foi criado pela rede em 1996 e hoje é conhecido por todo o País. Pode ser puro ou acompanhado com cheddar, requeijão e doce de leite, acompanhamentos que vêm num copinho acoplado no Copão de Pão.

Outras novidades para 2010

O Rei do Mate está preparando outras novidades e parcerias, entre elas uma ação especial para a Copa do Mundo, com inicio previsto para maio. A rede segue em ritmo de expansão e deve repetir o bom desempenho e fechar 40 novos contratos até dezembro, passando de 300 lojas em operação em todo o país.

Sobre o Rei do Mate
O Rei do Mate foi fundado em 1978, como uma pequena loja próxima a Avenida São João e a Avenida Ipiranga. Atualmente, as 280 lojas estão espalhadas por 17 estados brasileiros e apresenta mais de 100 combinações a base de chá mate; opções de bebidas quentes como cappuccinos e também linha de lanches saudáveis e, claro, o famoso copão de pão de queijo, com doze mini unidades que podem vir também com acompanhamento como cheddar, requeijão ou doce de leite.

VOCÊ ESTÁ EM DIA COM A SAÚDE?

Especialista aponta os ‘TOP 10’ do check up feminino

Final e começo de ano é a época mais agitada nas clínicas especializadas em exames laboratoriais e diagnósticos por imagem. É grande o número de pessoas acostumadas a terminar ou iniciar o ano com a saúde em dia. Se você pertence ao grupo de mulheres que aproveitam o começo do ano para descansar e viajar, e dão início a assuntos realmente relevantes só quando acaba o verão, está na hora de recordar o que é necessário para ter certeza de que a saúde está em dia.

A médica radiologista Maria Thereza Natel, do Centro de Diagnósticos Brasil, lista abaixo os TOP 10 exames mais importantes para mulheres de faixas etárias variadas:

Mamografia. “Trata-se de um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos”.
Papanicolau. “Independentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Segundo o Inca, este ano devem surgir mais de 18 mil novos casos da doença. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar também a ultrassonografia transvaginal.”
Exame colesterol e triglicerídeos. “Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto. Hoje, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, sendo metade mulheres.”
Exame de glicemia em jejum. “Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com a paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada. Mulheres com mais de 45 anos – ou antes, se houver histórico da doença na família –, com taxas altas de colesterol e triglicérides, obesas, sedentárias e idosas pertencem ao grupo de risco.”
Controle da tireóide. “Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireóide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia.”
Densitometria óssea. “Depois dos 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose, que é uma doença silenciosa e ainda assim bastante agressiva para com a terceira idade, quando uma fratura pode comprometer totalmente a qualidade de vida da paciente.”
Eletrocardiograma. “Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deverá ser acompanhado dos exames abaixo.”
Teste ergométrico. “Também chamado de teste de esforço, esse tipo de eletrocardiograma é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, frequentemente associadas à doença arterial coronariana e à angina, uma vez que muitos desses pacientes apresentam resultado normal no eletrocardiograma em repouso.”
Ecodopplercardiograma. “Trata-se de um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo. Com esse exame é possível diagnosticar alterações relacionadas à hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções nas válvulas do coração, por exemplo.”
Autoexame da pele. “O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. Somente neste ano, mais de 60 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença, embora apenas uma parcela ínfima vá apresentar o tipo mais agressivo. O uso diário de protetor solar e autoexame ainda são os melhores amigos das mulheres, que devem estar sempre atentas à presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas. Em caso de dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. É comum os médicos encaminharem material para biópsia, a fim de fazer um diagnóstico o mais preciso possível.”


Fonte: Dra. Maria Thereza Natel, médica radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo (http://www.cdb.com.br/)