FIQUE POR DENTRO

domingo, 11 de abril de 2010

Prefeito inaugura exposição e o Pavilhão das Culturas Brasileiras no Ibirapuera

Representantes da cultura hip hop se apresentam na mostra - Foto: Luiz Guadagnoli/Secom

O prefeito Gilberto Kassab abriu neste domingo (11) a exposição "Puras Misturas", que é a atração de estréia do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. A instituição ocupa o Pavilhão Engenheiro Armando Arruda Pereira, um edifício de 11 mil metros quadrados projetado por Oscar Niemeyer nos anos 50 e tombado pelos órgãos de patrimônio histórico municipal, estadual e federal.

Após ser cenário da Bienal de Artes de São Paulo (1953) e do Pavilhão dos Estados durante o IV Centenário de São Paulo (1954), o prédio deixou de ser utilizado como espaço cultural para abrigar, por quase quatro décadas, a Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo). Agora, o espaço volta a oferecer eventos culturais para a cidade

Para o prefeito Kassab é muito importante que o prédio volte às suas origens. "Fico feliz não apenas pela exposição em si, mas pela nova utilização do equipamento que há décadas estava à disposição da administração pública. O correto é o que está acontecendo agora, que o local seja aberto para a cidade com exposições, mostrando a nossa cultura".

Na mostra de estréia do Pavilhão das Culturas Brasileiras podem ser vistas peças de arte erudita, popular e indígena adquiridas recentemente pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico, ou vindas de outras coleções públicas, com destaque para o acervo do antigo Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima. A exposição reúne a riqueza e a diversidade da cultura brasileira, apresentando um diálogo entre variadas formas de criações artísticas produzidas em diferentes tempos e lugares.

Segundo Kassab, essa exposição ratifica São Paulo como centro principal da cultura brasileira. "São Paulo proporciona cada vez mais diversas oportunidades de cultura, como apresentação de exposições seja da cidade, do Estado ou do país. São Paulo já é um centro de serviços e procura oferecer esta mesma diversidade na área cultural".

A exposição "Puras misturas" ficará aberta de 13 de abril a 12 de setembro, das 9h às 18horas, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10 - Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.