FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de março de 2010

Laminados cerâmicos: são alternativas para construir um belo sorriso.


A técnica reestabelece forma, cor, contorno, textura e alinhamento dos dentes anteriores, superiores e/ou inferiores que estão comprometidos.

Os laminados cerâmicos, também denominados facetas de porcelana, são alternativas para a restauração de sorrisos saudáveis, funcionais e estéticos. O sucesso da restauração com os laminados, dependerá do respeito a saúde dos tecidos circundantes, função mastigatória correta, ausência de sintomatologia, estética e estabilidade a longo prazo, e também da destreza técnica do cirurgião-dentista, bem como dos cuidados promovidos pelo paciente.

Com os laminados cerâmicos, é possível reestabelecer forma, cor, contorno, textura e alinhamento dos dentes anteriores, superiores e/ou inferiores, comprometidos principalmente por fratura, alterações congênitas ou adquiridas, diastemas, alguns tipos de alteração de cor e forma e substituição de restaurações antigas insatisfatórias. Uma das vantagens do laminado cerâmico é que o preparo da estrutura dental, quando necessário, é relativamente pouco se comparado ao preparo dos dentes que receberão coroas totais. Esse mínimo desgaste, realizado na parte da frente dos dentes a serem restaurados, permite que o laminado seja colado diretamente ao esmalte dental. A preservação do esmalte é fundamental para o sucesso da adesão entre a restauração e o dente, e portanto da longevidade clínica do laminado.

Obviamente, se a estrutura natural dos dentes é falível em diversas situações, qualquer material proposto pelo ser humano também o será. Por isso, é necessário entender as limitações que um dente restaurado com os laminados cerâmicos impõe. O cliente precisa entender que a responsabilidade do profissional abrange o conhecimento, a destreza técnica e a experiência clínica, que automaticamente se traduzem em diagnóstico, indicação e execução adequada dos laminados

Após a cimentação dos laminados, o cliente passa a ser o maior responsável pelo preservação do desempenho clínico dessas restaurações. Além da correta higiene oral, ausência de hábitos parafuncionais (como roer as unhas, morder canetas e lápis, ranger e/ou apertar os dentes), o indivíduo deverá evitar o tabagismo, a ingestão freqüente e excessiva de alimentos corados (vinho, café, chá preto, suco de uva, refrigerantes à base de cola e etc.), e deverá visitar o seu dentista a cada quatro meses para fazer os controles clínicos. São restrições consideradas leves, mas que exigem disciplina. Quando respeitadas, promovem a manutenção de um sorriso saudável, funcional e belo por muitos anos.

O dentista, por sua vez, deve conhecer e entender profundamente a biologia dos tecidos orais, a anatomia dental e as propriedades dos materiais restauradores, além de possuir destreza técnica e perfeccionismo em sua atuação clínica. É o dentista que vai eleger um técnico ceramista de sua confiança para confeccionar as lâminas, cujo nome revela a fina e delicada espessura da restauração. O ceramista, além da arte de esculpir, deverá deter o conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais com os quais trabalha, para que possa otimizar a resistência dos mesmos quando submetidos à função mastigatória. Nesse contexto, é imprescindível estabelecer a perfeita comunicação entre o paciente, o dentista e o ceramista, para transformar todas as expectativas e anseios em apenas um resultado final: o sorriso desejado pelo paciente.

Dr. MARISTELA MAIA LOBO
ÁREA DE ATUAÇÃO: ODONTOLOGIA ESTÉTICA
(DENTÍSTICA, PERIODONTIA E IMPLANTES)
SITE: www.maristelalobo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.