FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 2 de março de 2010

NO DIA DA MULHER, ESPECIALISTA ALERTA...

Filhos, trabalho, casa, um ritmo de vida acelerado ocasionado pelo novo estilo de vida da mulher moderna. Uma rotina desgastante, mas que exige cuidados preventivos com a saúde, empenho e muita força de vontade, já que muitas doenças estão relacionadas ao estilo de vida.

Para a ginecologista Emanuelli Alvarenga Silva, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, um hábito que deve ser mantido é visitar regularmente o Ginecologista, já que a rotina acelerada associada ao tabagismo, estresse, obesidade, má alimentação, poucas horas de sono e sedentarismo exige cuidados redobrados.

Atualmente a maior causa de óbitos entre as mulheres são as doenças do coração, seguida do câncer de mama. Estas e outras doenças podem ser detectadas e tratadas de forma eficaz a partir da prevenção, principalmente pelo fato de muitas doenças surgirem de forma silenciosa como a hipertensão, diabetes, depressão e alguns tipos de câncer.

E para que não haja esquecimento, diante de tantos afazeres é importante que a mulher crie uma agenda com os principais exames periódicos como colpocitologia oncótica (Papanicolaou), colposcopia, exame pélvico, mamografia, ultrassonografia e HIV. Também é importante consultar periodicamente um Clínico geral ou Cardiologista para outros exames como glicemia, hepatite, hemograma completo, colesterol, triglicérides, ácido úrico e exames complementares que o médico julgue necessários.

Segundo a ginecologista, os exames ajudam a garantir boa saúde, mas alguns cuidados devem ser tomados para evitar doenças. “O uso do preservativo é extremamente importante já que previne desde o câncer de colo uterino a outras infecções. Outros cuidados também são importantes como não utilizar anticoncepcionais sem o conhecimento médico, evitar o uso de calcinhas de material sintético e os absorventes internos que facilitam as infecções vaginais” esclarece Emanuelli.

Um mal que atinge boa parte das mulheres é a TPM (Tensão Pré Menstrual) que pode ter seus sintomas diminuídos com cuidados simples como evitar o consumo de alimentos com cafeína, refrigerantes, chocolates e diminuir a ingestão de sódio, em razão da retenção de líquidos.
Outras dicas são importantes como não consumir bebidas alcoólicas, pois elas são calóricas, provocam inchaço e desidratam; na hora do almoço se não tiver tempo para uma refeição completa, opte por um lanche saudável e evite ficar em jejum por mais de 4 horas; não fumar; evitar o sedentarismo; acrescentar na alimentação nutrientes como o Ômega 3, Vitamina E e o Selênio que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, agem como antioxidante, combatem os radicais livres, envelhecimento, câncer, artrite, doenças autoimunes, doenças do coração e câncer de mama, agindo na melhora do humor, depressão, fadiga, ansiedade e motivação.
O acompanhamento de um médico especializado é fundamental para que a mulher tenha tratamento correto conforme a idade e patologia. Uma boa alimentação pode tornar todos os períodos da vida da mulher mais tranquilos e desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde.
Já que é inevitável falhar a rotina de trabalho, de levar filhos à escola, enfrentar filas de trânsito e no fim do dia chegar em casa e ainda ter as tarefas domésticas pela frente é normal que as mulheres sejam atingidas por um cansaço interminável, também conhecido por estresse. Portanto procure aliar ao dia a dia: hábitos saudáveis, descansar, praticar atividades físicas e de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.