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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Disgrafia mostra o que está por trás da escrita

Por Raquel Caruso*

A Disgrafia (dis=dificuldade e grafia=grafar/escrever) é um transtorno da escrita resultante de um distúrbio de integração visual-motora, que afeta a capacidade de escrever ou copiar letras, palavras e números. Trata-se de um transtorno funcional e apresenta-se em crianças com capacidade intelectual normal, sem transtornos neurológicos, sensoriais, motores e/ou afetivos que justifiquem tal dificuldade.

Apesar de alguns autores terem visões diferentes quanto ao termo disgrafia e disortografia, abordaremos a disgrafia como sendo um prejuízo que o indivíduo possui na execução do ato motor destinado à escrita e não das trocas, omissões, inversões e contaminações de letras/palavras, que seriam características da disortografia.

De modo geral, a escrita é uma linguagem visual expressiva, que faz uso de uma série de operações cognitivas, tais como percepção auditiva, visual, discriminação tátil, cinestésica. Ou seja, é um sistema visual simbólico, que converte pensamento, sentimento e idéias em símbolos gráficos, que envolve análise de todos estes subsistemas.

Para o desenvolvimento da escrita adequada, existem alguns pré-requisitos, como aspectos cognitivos, afetivo, motor e linguagem que são necessários observar:

. Esquema corporal (planta do indivíduo) é a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo em relação ao mundo exterior;
. Lateralidade (dominância=força e precisão) conceito de direita e esquerda será mais fácil de ser interiorizado a medida que sua dominância for mais homogênea;
. Estruturação espacial: o indivíduo deve ser capaz de situar-se e situar objetos uns em relação aos outros;
. Orientação temporal: envolve a capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos (antes, após, durante), duração dos intervalos, noções de tempo longo e curto (hora, minuto), ritmo regular, irregular (aceleração, freada);
. Pré-escrita: domínio do gesto e da direção gráfica (da esquerda para direita).

Quando realizamos uma avaliação psicomotora, observamos algumas características que podem auxiliar no diagnóstico, e que diferenciam os subtipos de disgrafia: Pura (inconsciente): quadro disgráfico em crianças com conflitos emocionais importantes, que usam a escrita para chamar a atenção pela "letra defeituosa".

Conflito emocional importante: escrita instável, com proporções inadequadas e deficiente espaçamento e inclinações mista: apresenta conflitos emocionais associados a déficits perceptivo-motor (tipo de disgrafia mais freqüente); dificuldade na forma, tamanho da letra; inclinação defeituosa (inicia uma frase no canto superior esquerdo e acaba no canto inferior direito); deficiente espaçamento entre letras, margens; ligamento defeituoso entre letras da palavra; não direciona o giro da escrita; pressão do lápis ou caneta na escrita ou falta desta; rasuras; transtorno de ritmo; alteração de postura; letra ininteligível; lentidão; alteração dos fatores psicomotores; impulsividade; transtorno da atenção; transtorno do esquema corporal.

Há ainda a Disgrafia caligráfica ou motora, que ocorre alteração na forma das letras e na qualidade da escrita em seus aspectos percepto-motores. Em crianças menores, podemos observar dificuldades motoras de ritmo. Porém, somente após a alfabetização pode ser feito o diagnóstico. Para tanto é fundamental uma avaliação com profissional especializado na área.

Os exercícios de pré-escrita e grafismo são necessários para aprendizagem das letras e números. Sua finalidade é fazer com que a criança atinja o domínio do gesto e do instrumento, a percepção e a compreensão da imagem a reproduzir. É importante que o indivíduo seja estimulado a realizar exercícios para o ombro, como movimentos de abrir e fechar com o brinquedo vai-e-vem e bolas; cotovelo (peteca), punho, mão e dedos.

Estes exercícios poderão ser feitos utilizando técnicas de percepção corporal, como por exemplo relaxamento, massagens, prancha de equilíbrio e com a utilização de alguns materiais (argila, massinha, tinta , jogos).

A seguir exercícios de grafismo para professores trabalharem em sala de aula:
. Gestos no plano vertical (utilizando lousa, papel, pincéis, giz de cera e canetas hidrocor) para aprender a segurar corretamente o lápis;
. Grandes desenhos que vão diminuindo à medida que a criança desenvolve habilidade de ombro, cotovelo e passa a adquirir destreza de punho e dedos;
. O trabalho deve ser realizado sempre da esquerda para a direita.

*Raquel Caruso é coordenadora da Clíinca EDAC ( Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínic) Fonoaudióloga/Psicopedagoga/Psicomotricista

CGC Educação
(11) 3722-1164
ou 3722-3624
http://www.cgceducacao.com.br/

A vida é bela proporciona experiências relaxantes para o Dia da Mulher

A comemoração do Dia Internacional da Mulher acontece em oito de março, data em que lembramos as manifestações femininas para melhores condições de trabalho e direito a voto.
Neste dia tão especial, surpreenda as mulheres da sua vida. Convide-as para revolucionar seu dia com momentos de bem-estar. a vida é bela, empresa européia que mudou o conceito de presentear, criou o kit Spa e Beleza, com mais de 150 opções de experiências em 11 Estados brasileiros.
Ao invés de brindar a pessoa querida com um presente convencional, a vida é bela simplifica a ideia com criatividade, e oferece em um kit a oportunidade dela experimentar algo diferente, que proporcione momentos de bem-estar, como sessões de beleza e massagens.
O Kit Spa e Beleza d’a vida é bela é composto por um voucher que dá direito a um desses momentos relaxantes e todas as informações sobre as experiências. O kit está disponível nas lojas da Fnac e pelo site www.fnac.com.br, pelo valor de R$ 99,90.

Oficina culinária gratuita

Oficina culinária gratuita ensina receitas de biscoitos e docinhos saudáveis
Beijinho de cenoura e bolinho especial são algumas das receitas ensinadas na oficina


Para quem procura uma alternativa na hora de consumir biscoitos e doces, substituindo por alimentos mais saudáveis, a Fundação Mokiti Okada promove no próximo dia 23, uma oficina culinária gratuita que ensinará receitas de beijinho de cenoura, bolinho especial e cookies de aveia com maça,
Mel, açúcar mascavo, nozes ou castanha-do-pará, uvas-passas, farinha integral, maças orgânicas e extrato de soja, são alguns dos componentes das receitas.
A atividade acontece na sede da Fundação Mokiti Okada, na Vila Mariana, a partir das 19h30. Para participar, basta confirmar presença, ligando para (11)5087-5049/5045 - responsável: Buck / Thais ou através do e-mail: buck@fmo.org.br.  
Local: A Fundação Mokiti Okada está localizada na rua Morgado de Matheus, 77 - Vila Mariana - São Paulo - SP

O risco da obesidade infantil

Pesquisa desenvolvida recentemente na Holanda mostra que a maioria dos pais de crianças pequenas não percebe quando o filho está acima do peso ou obeso. O estudo foi desenvolvido com mais de 800 pais e mães de 439 estudantes de quatro e cinco anos. Os dados revelam que 75% das mães e 77% dos pais de crianças com sobrepeso disseram que consideravam o filho com peso normal, o que significa que mais da metade dessas crianças foram tidas por seus pais como tendo peso normal.

Um dos motivos que explicam a falha na percepção é a de que as crianças gordinhas são mais saudáveis, enquanto as magras passam a i magem de desnutrição. Vale ressaltar que o reconhecimento do sobrepeso é o primeiro passo crítico que leva à participação em programas de prevenção e tratamento da obesidade.

Para àquelas que já compreenderam o problema e desejam auxiliar os filhos na luta contra o excesso de peso, a Universidade Guarulhos (UnG), através do Goami (Grupo Obesidade Atendimento Interdisciplinar Infantil), desenvolve há alguns anos diversas atividades voltadas para o público entre 07 e 10 anos de idade, que estimulam hábitos alimentares saudáveis na criança e na família. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 2464-1737, das 08h às 13h, ou pelo e-mail paddac@ung.br.  A mensagem deve conter nome completo, telefone para contato, peso e altura da criança.

Utilizando o método “Pense Magro”, o Goami têm atuação interdisciplinar, ou seja, os pacientes recebem atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, fisioterapia, educação física e enfermagem. “Seguimos um modelo cognitivo-comportamental. Nosso trabalho visa orientar para uma mudança de pensamento (o pensar magro) e comportamento. Isso ajuda a ter melhores respostas quanto à introdução de novos hábitos alimentares”, salienta o psicólogo José Cândido Cheque de Moraes, coordenador do Paddac (Programa de Ação Docente-Discente Assistencial Comunitário), idealizador do Grupo.
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Os novos tempos das farmácias

Por: Marcos Morita


Entrou em vigor esta semana a resolução 44/2009 da ANVISA. Com ela, várias mudanças serão sentidas em sua próxima visita à farmácia. Sorvetes, comidas, revistas e guloseimas não mais farão companhia a antibióticos, antidepressivos e antialérgicos. Os mais saudosistas devem se lembrar do tempo em que farmácia tinha balcão de madeira, expositores de vidro e cheiro de remédio.

Naquele tempo - e nem faz tanto assim - os farmacêuticos diagnosticavam e receitavam medicamentos e dosagens. Muitas vezes sem formação específica, acertavam pela experiência acumulada. Conhecíamos o estabelecimento pelo nome do proprietário, o qual invariavelmente de branco e com medidor de pressão nas mãos fazia muitas vezes, o papel de médico da família.

Os tempos passaram, chegaram as grandes redes e com elas a padronização no atendimento. Lojas com temperatura controlada, mostradores luxuosos, promotores de vendas, programas de relacionamento e descontos, uniformes e discursos padronizados. Estratégias utilizadas para construir a lealdade do consumidor à marca e sustentar este novo modelo de negócios.

Ir a farmácia é hoje pura diversão. Passear por seus corredores largos e bem iluminados, conferindo os lançamentos virou programa. Batons, perfumes, sabonetes, xampus e medicamentos estão sempre à mão. Ou melhor, estavam. E vêm mais mudanças. Antigripais, antiácidos, antitérmicos e outros remedinhos que compõem nossa farmácia caseira serão transferidos para trás do balcão, como antigamente.

Não que eu queira voltar ao passado, até porque não me acostumaria às instalações espartanas, nem teria tempo para prosear com o farmacêutico. Como consumidor, tenho receio do impacto que esta medida trará ao ponto de venda. Sinto dor de cabeça só de pensar em mais uma fila, agora na farmácia. Se já não fosse suficiente o martírio vivido nos bancos, supermercados, shoppings e restaurantes.

Existem diferentes tipos de fila, para os mais variados gostos. Única com etapas sequenciais, paralelas para múltiplos atendentes, específicas para atendentes específicos, em formato de cobra e aleatórias com a distribuição de senhas. As empresas utilizam um ou mais modelos, adequando a demanda à capacidade do sistema. Embora muitas vezes pareça o contrário...

Antes de escolher o modelo de fila a ser utilizado, é importante levantar sua real necessidade. Seguem algumas dicas:

- Avalie os horários de pico, por dia e por loja. Monitore o fluxo de clientes, o tempo médio gasto e as áreas da loja com maior concentração. Coloque as informações numa planilha ou gráfico, até que uma tendência seja estabelecida.
- Estude o comportamento de compra dos consumidores. Verifique se há algum padrão entre os medicamentos que foram para trás do balcão versus horário, clima, dia da semana ou tipo de loja. Correlações interessantes podem ser encontradas.
- Considere as vendas cruzadas de produtos. Descubra qual produto leva o consumidor ao ponto de venda. A venda de um barco de pesca pode começar pelo anzol.

Se depois desta análise, a implantação de algum sistema de fila seja inevitável, lembre-se que para um consumidor:

- O tempo desocupado parece mais longo do que o ocupado.
- A espera incerta é mais longa do que a espera conhecida, finita.
- A espera fisicamente incômoda parece maior do que a confortável.
- A espera injusta é mais longa do que a equitativa.
- A espera sem explicação é mais longa do que a explicada.

Com base nestas premissas, lembre-se que você só terá a ganhar investindo no bem estar de seus clientes. Conforto, tecnologia, funcionários preparados e transparência são o mínimo que se espera de alguém em quem um dia confiamos tanto.

Marcos Morita é mestre em Administração de Empresas e professor da Universidade Mackenzie. Especialista em estratégias empresariais, é colunista, palestrante e consultor de negócios. Há mais de quinze anos atua como executivo em empresas multinacionais.

Contato: professor@marcosmorita.com.br  / http://www.marcosmorita.com.br/

De menina para mulher

No Dia internacional da Mulher (8 de março) é importante fazer uma reflexão sobre a educação, a saúde e os cuidados com a menina que vai se tornar mulher, entrar para a idade reprodutiva. A menarca acontece entre os 10 e 13 anos. É importante que essa menina cuide de sua saúde desde cedo para que seja aluna, profissional, esposa, mãe, avó sadia; tenha uma vida com qualidade.
A ginecologista e obstetra Denise Coimbra, com mais de 20 anos de consultório, explica que é necessário que a mãe leve a filha ao gineco quando se aproximar da menarca: "é importante a informação e a confiança entre mãe-filha e entre médico-paciente".
A médica responde as perguntas mais freqüentes das mães e filhas nesse processo de passagem que marca o roteiro de vida de todas as mulheres:

1. Como o corpo da criança indica que a menstruação está próxima?

Antes da menarca (primeira menstruação) acontece a pubarca, o aparecimento e o engrossamento dos pelos em região pubiana com distribuição triangular que recobre o Monte de Vênus, em seguida acontece o desenvolvimento mamário com crescimento das mamas muitas vezes com assimetria.

2. Qual é a idade natural para começar a menstruar?

Entre 12 e 15 anos, mas hoje tem meninas que menstruam aos 9 anos.

3. Ao menstruar, o que muda no corpo da menina?

Muda tudo! Alterações na distribuição de gordura para coxas e quadris, que dão o formato arrendondado, e o afinamento da cintura. É comum depois de alguns ciclos anovulatórios (sem ovulação) a menina apresentar um muco cervical, que faz apresentar umidade na calcinha no período ovulatório, que se confunde com um corrimento. Modificações psicossociais com o aparecimento do interesse pelo sexo oposto, fazendo a menina ter atitudes mais delicadas e sensuais.

4. Quais as conseqüências da menstruação precoce?

Menarca precoce pode atrasar o crescimento, além de gerar conflitos com o papel social da menina.

5. Em quais casos é recomendável retardar a menarca?

Se a estatura não está adequada, respeitando o padrão genético dos pais, ou se ela ocorrer muito precocemente entre 5 e 9 anos.

6. como é feito o retardamento da menstruação?

Com o uso de hormônios para bloquear a ação da hipófise sobre os ovários por meio de medicação oral ou implantes subcutâneos.

7. É verdade que as meninas estão menstruando mais cedo?

Sim, é fácil constatar. A poluição e os agrotóxicos devem ter uma interferência direta nesta mudança de idade para a precocidade da menarca.

8. Como a mãe deve proceder se está preocupada com a menarca da filha?

É importante saber das mulheres da família (irmãs, tias e mãe) qual foi a idade da menarca. Não tenha preocupação se acontecer entre os 12 e 15 anos, mas a mãe deve se preocupar se: o histórico familiar apontar antecipação para 10 anos, vendo também a estatura e o desenvolvimento de caracteres secundários; bem como a menarca tardia, depois dos 16anos. Nesses casos, deve-se procurar um ginecologista para orientação e investigação, necessitando muitas vezes de um cariótipo por causa de mosaicismo (alteração cromossômica) em algumas síndromes.

* Dra Denise Coimbra é ginecologista, obstetra e especialista em fertilidade humana- http://www.dradenisecoimbra.com.br/

Vagas de estágio em Nutrição

Estudantes de Nutrição tem muitas oportunidades de estágio

O Nube está com diversas oportunidades abertas para estudantes de Nutrição em Porto Alegre - RS, São Paulo - SP, Curitiba - PR, Recife - PE, Salvador - BA, Santo André - SP e Brasília - DF. As bolsas-auxílio variam de R$ 1.000,00 a R$ 1.300,00 e oferecem auxílio transporte, recesso remunerado e possibilidade de efetivação.


Para concorrer, o candidato deve se cadastrar no site do Núcleo Brasileiro de Estágios (www.nube.com.br) gratuitamente. É importante também fazer o teste ortográfico on-line para aumentar as chances de conseguir uma oportunidade.


Sobre o Nube

Há 11 anos no mercado, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário por meio de relatórios de atividades semestrais. Possui 5 mil empresas clientes, 8,5 mil instituições de ensino conveniadas em todo o país e já colocou mais de 220 mil estagiários no mercado de trabalho. Anualmente, são realizadas 6 milhões de ligações, enviados 1,2 milhão de SMS e 360 mil encaminhamentos de candidatos. O banco de dados conta com 2 milhões de estudantes cadastrados, que podem concorrer às milhares de oportunidades de estágio oferecidas mensalmente. O cadastro é GRATUITO e pode ser feito no site http://www.nube.com.br/

CIEE CADASTRA ALUNOS PARA ESTÁGIO NA ALSTOM

CIEE CADASTRA ALUNOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ELETRÔNICA E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PARA ESTÁGIO NA ALSTOM


O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está recrutando candidatos para o Programa de Estágio de 2010 da Alstom, uma das líderes mundiais em infraestrutura para geração de energia e transporte ferroviário. Podem se inscrever estudantes do penúltimo e do último ano dos cursos de engenharias elétrica ou eletrônica e de administração de empresas, com conhecimento intermediário de inglês. Os aprovados atuarão no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista. O valor de bolsa-auxílio é de R$ 8,00 por hora para estudantes do penúltimo ano, para jornada de seis horas diárias. A empresa oferece ainda vale-refeição e os benefícios previstos na Lei do Estágio.

Os interessados devem entrar em contato com a Central de Atendimento do CIEE, pelo telefone (11) 3046.8220 e mencionar o código da vaga: 265112 para a vaga de engenharia e 265078 para a de administração de empresas.

O processo seletivo compreende três etapas: avaliação presencial, com entrevista coletiva, redação e testes de raciocínio lógico e de língua portuguesa; dinâmica de grupo; e entrevista individual com gestor na empresa. O estágio terá duração de um a dois anos, com possibilidade de efetivação.

Sobre o CIEE

Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

DICAS DE EDUCAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES

PORTAL CLUBINHO FABER-CASTELL DISPONIBILIZA DICAS DE EDUCAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES


O Portal Clubinho Faber-Castell, criado em parceria com a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), apresenta novidades para pais e professores. Foram postados conteúdos didáticos e paradidáticos exclusivos sobre geração net, pesquisa na internet, importância de escrever à mão e como desenvolver o gosto pela leitura.
No link Pais, é possível encontrar informações sobre como fazer os pequenos desenvolverem gosto pela leitura, que é essencial para as crianças se expressarem melhor, pois acabam adquirindo um vocabulário mais rico e percebem as diferentes aplicações de uma mesma palavra em contextos distintos, articulam ideias com mais facilidade e coerência, entre outros benefícios.
No portal há uma série de dicas para esse estímulo, como passeios em livrarias e livro como presente em datas comemorativas.
Já no link Professores existem diversas dicas para serem trabalhadas em salas de aula como geração net, pesquisa na internet e a importância de escrever à mão.

Geração Net

Existem dicas de como trabalhar com essa nova geração, que já nasceu com a Internet. Mesmo com tantas habilidades e conhecimento no uso das tecnologias, eles têm dificuldade em criticar e selecionar a informação e, por outro lado, os professores, que não são Nativos Digitais (são Imigrantes Digitais), têm dificuldades em adequar suas aulas a um formato que atraia mais.

Pesquisas realizadas com alunos da Geração Net nos Estados Unidos comprovaram que eles são mais visuais do que textuais. Portanto, giz, lousa e livros não são muito atraentes. Ao mesmo tempo, essa mesma pesquisa provou que, quando pesquisam algum dado na internet, a maior parte deles aceita o primeiro resultado que aparece na ferramenta de busca. Não se importam com a autenticidade da fonte e usam artigos da Wikipédia, sem checar a autoria.

Pesquisa na Internet

São dicas de como orientar os alunos a pesquisar na era da Internet. É importante ensinar as crianças a pesquisarem com o uso desses suportes, mas é preciso entender que a internet é uma realidade e, em algum tempo, todos os livros serão digitalizados.

Escrever à mão

A ciência mostra que a escrita à mão desenvolve músculos, articulações e tem ligação direta com o cérebro. A caligrafia individual revela distúrbios nervosos em estágio inicial e é fundamental para o desenvolvimento das crianças.
De acordo com Steve Graham, pesquisador educacional da Vanderbilt University de Nashville – Tenesse, escrever à mão tem um papel fundamental no processo de aprendizagem. Para testar a influência da escrita na habilidade cognitiva, ele fez com que um grupo de estudantes tivesse aula de redação três vezes por semana. Ao final do curso, eles escreviam mais rápido e expressavam suas ideias com mais facilidade do que os outros estudantes.

FABER-CASTELL
SAC: 0800 701 7068
http://www.faber-castell.com.br/
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28 DE FEVEREIRO - DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS

14 milhões de brasileiros são vítimas de doenças raras

As doenças raras ou doenças órfãs são aquelas que afetam um pequeno número de pessoas, em comparação com a população global. Ocorrem com pouca frequência ou raramente e por não serem muito conhecidas, o diagnóstico muitas vezes é feito tardiamente. Para o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos uma doença é classificada como rara quando ocorrem 200 mil casos ou menos no país. Já a União Européia define como rara qualquer doença que acometa cinco ou menos pessoas a cada 10 mil. São cerca de sete mil doenças raras que acometem milhões de pessoas diariamente. Não existem registros exatos das vítimas, mas estima-se que no mundo 6 a 8% dos habitantes sejam portadores dessas doenças. Na União Européia somam 24 a 36 milhões de pessoas e no Brasil entre 11 e 14 milhões de habitantes.
“As origens dessas doenças podem ser: hereditárias; consequentes de mutações genéticas casuais ou ainda causadas por organismos microscópicos que se desenvolveram para viver dentro do corpo humano”. (fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/doencas-raras.htm ). As mais conhecidas são: Esclerose Múltipla, Gaucher (doença genética relacionada com o metabolismo dos lípidos, causada por uma deficiência na enzima glucocerebrosidase), Doença de Fabry (provocada por uma anomalia genética) dentre outras. As doenças raras encontram toda sorte de obstáculos, a começar pela falta de preparo da maioria dos médicos para fechar o diagnóstico e pensar em um tratamento. São ainda relegadas ao segundo plano, tanto pelos governos como pela indústria farmacêutica.

Preocupada com o tema, a SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica – convidou a Prof. Dra. ANA MARIA MARTINS do Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo - IGEIM /Unifesp – para debater o assunto no XI Encontro Nacional de Profissionais de Pesquisa Clínica, que acontece no dia 20 de março, das 08h00 às 18h00, no NOVOTEL São Paulo Center Norte, SP. (informações: http://www.sbppc.org.br/ )

Para amenizar o problema, pela falta de opção de tratamento, entidades privadas e órgãos governamentais têm investido em pesquisas clínicas para a fabricação de produtos biológicos, que são medicamentos caros, pontuais e desenvolvidos a partir de processos envolvendo organismos vivos, cuja complexidade para síntese é muito grande. As dificuldades em fabricar esses produtos biológicos ou biofármacos ou medicamentos biológicos estão principalmente no custo, na manipulação e na conservação. Temos tido resultados importantes. Imagino que no futuro muitos produtos tendam a ser biológicos focados nas necessidades específicas de cada pessoa.

Nosso objetivo é ampliar o conhecimento, chamar a atenção para os impactos na vida das pessoas vítimas da doença. Reconhecendo a importância de toda atividade que visa o bem estar do sujeito de Pesquisa Clínica e portadores de doenças raras a SBPPC - Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica - apóia e participa da “Primeira Caminhada de Doenças Raras”, que acontece dia 28 de fevereiro - Dia Mundial de Doenças (Rare Disease Day) – a partir das 8h30 no Parque da Juventude, Av. Cruzeiro do Sul, 2500, Santana, SP. Informações: http://www.guida.com.br/

(*) Autora: Dra. Greyce Lousana, Bióloga, Mestre em Neurociências, Médica Veterinária e Presidente Executiva da SBPPC.

CONCURSO AVISTAR ITAÚ BBA - ATÉ SEGUNDA-FEIRA

Último fim de semana para fotografar aves brasileiras e se inscrever até segunda-feira no 4º Concurso Avistar Itaú BBA

Defensores do Meio Ambiente, fãs de fotografia e observadores de aves têm até as 24h do dia 22 de fevereiro podem fazer inscrição com até 6 fotos digitais através do site www.avistarbrasil.com.br/concurso; internautas continuam votação nos cliques preferidos para influenciar no resultado final do prêmio ‘Vox Populi’

São Paulo, 19 de fevereiro de 2010 – Termina às 24h da próxima segunda-feira, 22 de fevereiro próximo, o prazo para inscrições no 4º Concurso Avistar Itaú BBA de fotos de aves. Birdwatchers, defensores da preservação do Meio Ambiente e fotógrafos, amadores ou profissionais, adultos ou crianças, sejam brasileiros ou estrangeiros, têm neste final de semana pós-Carnaval a chance para clicar qualquer espécie de ave brasileira em liberdade para tentar um dos vários prêmios, que somam R$ 62 mil.

Neste ano, internautas poderão escolher suas fotos preferidas que irão concorrer ao prêmio “Vox Populi”, de R$ 4 mil. “Não esperávamos uma repercussão tão grande do concurso em tão pouco tempo.Até agora, já temos praticamente 1,7 milhão de votos de internautas que escolhem entre quase 5,3 mil fotos inscritas para este prêmio”, diz Guto Carvalho, organizador e birdwatcher.

No total do concurso, cerca de 2,5 mil pessoas inscreveram até agora 5,8 mil fotos. E a qualidade das fotos é surpreendente, revela Carvalho.

Ele acredita que neste final de semana haverá um pico de inscrições que se estenderá até o último segundo da segunda-feira, o que deverá elevar o número de fotos inscritas para 10 mil. “Estamos muito felizes”, complementa.

O concurso tem patrocínio do Banco Itaú BBA e escolhe os melhores cliques de aves nativas em liberdade e em território nacional. Este ano, inovou com o Prêmio Especial “Vox Populi”, que será concedido pelo júri por escolha entre as dez fotos mais votadas entre os internautas participantes.

As inscrições foram abertas em 25 de novembro passado. As inscrições para o prêmio especial “Vox Populi” irão até o dia 31 de março. Entretanto, ele lembra, o interessado precisa, necessariamente, se inscrever para o concurso dentro do prazo, que termina dia 22 de fevereiro, às 24h.

Quem quiser votar pode eleger suas fotos preferidas através do site www.avistarbrasil.com.br/concurso/2010/voxpopuli. As dez fotos mais votadas concorrerão ao prêmio “Vox Populi”.

O 4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia - “Aves Brasileiras” tem três categorias: “Melhor Fotografia” (escolhida pela qualidade fotográfica), “Melhor Registro” (serão considerados a raridade da espécie e o momento especial da foto) e “Primeiras Aves” (específica para iniciantes). Há prêmios para “Menção Honrosa” e mais dois “Prêmios Especiais” do júri.

O fotógrafo, amador ou profissional, brasileiro ou estrangeiro, deve escolher a categoria, sendo excludentes entre si as categorias “Melhor Foto” e “Primeiras Aves”. Carvalho ressalta que na categoria “Primeiras Aves” não serão aceitas imagens feitas com câmara SLR _câmaras profissionais de lentes intercambiáveis.

Adultos ou crianças poderão inscrever até 6 (seis) fotos em cores, digitais _ou convencionais digitalizadas. O participante deve enviar as fotos em formato jpg no tamanho de até 2 Megabytes para o site www.avistarbrasil.com.br/concurso. Se a foto for convencional, deve ser scanneada na mesma resolução dos arquivos digitais.

As fotos vencedoras irão ser expostas durante o Avistar 2010, 5º Encontro de Observação de Aves, feira e congresso que vai acontecer de 14 a 16 de maio próximo no Parque Villa-Lobos, zona oeste de São Paulo.

O júri para o 4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografias “Aves Brasileiras” é formado, entre outros, pelo brasileiro Roberto Linsker, publisher da editora Terra Virgem, especializada em natureza, e o editor espanhol Josep Del Hoyo, publisher da “Handbooks of the Birds of the World”, enciclopédia de aves do mundo da Lynx Edicions, de Barcelona, além do norte-americano Arthur Morris, mundialmente reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de aves.

Com patrocínio do Banco Itaú BBA, realizado pela AvistarBrasil, o concurso tem apoio da BirdLife/SAVE Brasil e do site O ECO.

4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia - “Aves Brasileiras”:
* Aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros ou não;
* Tema: ave(s) brasileira(s) em liberdade fotografada(s) em qualquer lugar do Brasil;
* As fotos devem ter até 2 Mb, em cores, resolução mínima de 3,6 Mpixel e ser enviadas em arquivos na extensão jpg;
* Os escolhidos para premiação deverão apresentar o arquivo original.
* Inscrições: até 22 de fevereiro de 2010 no site www.avistarbrasil.com.br/concurso
* Votação para o prêmio “Vox Populi”: www.avistarbrasil.com.br/concurso/2010/voxpopuli
* Categorias: “Melhor Fotografia”, “Melhor Registro”, “Primeiras Aves” (iniciantes);

Prêmios:
“Melhor Fotografia” e “Melhor Registro”:
1º lugar R$ 8 mil
2º lugar R$ 5 mil
3º lugar R$ 2 mil

"Primeiras Aves" (Iniciantes):
1º lugar R$ 5 mil
2º lugar R$ 2 mil
3º lugar R$ 1 mil

Menção honrosa: R$ 500

Prêmios Especiais a critério do Júri: R$ 4 mil
Prêmio “Vox Populi” : R$ 4 mil

Comissão julgadora:
* Arthur Grosset, fotógrafo escocês especializado em aves reconhecido internacionalmente;
* Arthur Morris, fotógrafo norte-americano mundialmente reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de aves;
* Edson Endrigo, fotógrafo brasileiro especializado em aves e autor de livros sobre pássaros;
* Josep Del Royo, editor e criador do Handbook of Birds of the World e integrante do Conselho Mundial da BirdLife International;
* Luiz Fábio Silveira, professor do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo e curador associado do Museu de Zoologia da USP;
* Pedro Ferreira Develey, biólogo e diretor de conservação da BirdLife/SAVE Brasil;
* Roberto Linsker, fotógrafo e publisher da Terra Virgem Editora, premiado com o “Picture of the Year 2002”, da revista National Geographic, e com 31º Prêmio Abril de Jornalismo na Categoria Cultura (2006).

Inscrições para o vestibular da UnG seguem abertas até o dia 26

Provas para preenchimento de vagas remanescentes acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro


A Universidade Guarulhos (UnG) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2010 – vagas remanescentes. O prazo encerra-se no dia 26 de fevereiro. Os candidatos podem escolher o dia 27 ou 28 para realizar a prova.

As inscrições são recebidas pelo site http://www.ung.br/ ; através do telefone 0800 15 88 22; ou pessoalmente em uma das unidades da Instituição e nos quiosques instalados no Internacional Shopping Guarulhos, Shopping Light (São Paulo) e Suzano Shopping. A taxa é de R$ 20.

O vestibular eletrônico, realizado diariamente e em diversos horários, é alternativa ao candidato.

Serviço
Vestibular UnG
Inscrições: até 26 de fevereiro
Provas: 27 e 28 de fevereiro – o candidato escolhe uma das datas
Taxa: R $ 20 – doados a entidades assistenciais
Tel.: 0800 15 88 22
Site: http://www.ung.br/

L'OREAL PARIS TRANSFORMA AS MUSAS NO CAMAROTE DA BRAHMA

Nos dois dias de desfiles na Sapucaí, cerca de 400 convidados vips se maquiaram no estúdio montado por L’Oréal Paris no Camarote da Brahma. Esse ano, o espaço foi decorado pelo arquiteto José Antônio de Castro Bernardes. Comandados por Elisson Punzmann, quatro maquiadores embelezaram homens e mulheres como Paola Oliveira, musa do camarote, Grazi Massafera, Luana Piovani, Carol Castro, Fiorella Matheis, Lica Oliveira, Branca e Bianca Feres, Fernanda Abreu, Luiza Mariani, Juliana Baroni, Bia Antony, Samantha Schmutz, Natália Anderle, Daniela Escobar, Carol Magalhães, Danni Carlos, Bárbara Borges, Luísa Valdetaro, Myrian Martin, Xuxa Lopes, Luana Carvalho, Nanda Costa, Virna Dias, Úrsula Corona, Olívia Byington, Eduardo Galvão, Thiago Mendonça e David Brazil.

Esta é quarta vez consecutiva que a L’Oréal Paris monta a Maison Du Beauté no Camarote, que funcionará ainda no sábado das campeãs.


Confira a receita da ração humana e Sorvete sem gordura animal

Hoje o Globo Repórter apresentou a receita de Ração Humana  e Sorvete sem gordura animal que estamos reproduzindo aqui.

Abaixo está a receita da ração humana usada pela corretora de imóveis Léa Fornazzari. Conforme o nutrólogo da UNIFESP, Mauro Fisberg, e a nutricionista da USP, Sônia Tucunduva Philipi, para quem tem uma alimentação equilibrada durante o dia, a substituição do café da manhã por três colheres de sopa da receita misturadas ao leite ou suco não faz mal à saúde e pode enriquecer a dieta.

Os especialistas alertam que as pessoas não devem se alimentar somente desta mistura, nem exagerar na quantidade usada. Os especialistas recomendam ainda que pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tomem cuidado. Estas pessoas devem eliminar o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau.

500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó
100g de farinha de maracujá

SORVETE À BASE DE INHAME

Vamos acompanhar, passo a passo, a receita do sorvete de inhame que o Globo Repórter mostrou. As porções são para 15 pessoas.
Primeiro, vamos mostrar como fazer o sorvete de inhame tipo picolé ou sacolé, cristalizado, com gelo. Depois, o sorvete cremoso, que leva creme de leite.

Ingredientes
- 400g de inhame;
- 400 ml de kefir. Se não tiver kefir, pode ser iogurte natural;
- 200 ml de leite condensado;
- 300 ml de creme de leite;
- duas colheres de sobremesa de emulsificante.
 
Modo de preparo

Primeiro, descasque e cozinhe o inhame. Depois, bata no liquidificador o inhame cozido e cortado em pedaços médios, com o kefir ou o iogurte natural e o leite condensado.
Se preferir tomar picolé, já pode levar a mistura ao congelador.

Mas, se você quiser o sorvete cremoso, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante e junte as duas partes. Ponha em um recipiente plástico, leve ao congelador e deixe de um dia para o outro, por, no mínimo, quatro horas.
Antes de servir, deixe um tempo fora do congelador. Pode acompanhar com frutas da época ou castanha.
Importante: quem não tiver inhame em casa pode usar outro tubérculo, como a batata-doce e a macaxeira ou aipim.

Leite condensado diet

Se você está preocupado com o peso, não tem problema. Anote a receita do sorvete de inhame em versão diet, sem açúcar. Basta substituir o leite condensado comum pelo diet.

Ingredientes

- 1 xícara de chá de leite desnatado em pó;
- ½ xícara de chá de água fervente;
- ½ xícara de chá de adoçante dietético para uso culinário;
- 1 colher de sopa de margarina light.

Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata de cinco a 10 minutos, até obter um creme homogêneo. Conserve na geladeira antes de utilizar.


Sorvete de inhame sem leite de vaca
Agora, aprenda a receita do sorvete de inhame sem leite vaca que é substituído por leite de soja:

- 400g gramas de inhame;
- 400 ml mililitros de kefir fermentado em leite de soja;
- 200 ml mililitros de leite condensado de soja;
- 1 colher de sobremesa de emulsificante.

O modo de preparo é o mesmo da versão padrão.

PARA ASSISTIR O VÍDEO: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1497488-16619,00.html

Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia: inscrições abertas

A Universidade Metodista de São Paulo está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – 1º semestre de 2010 na área de Fisioterapia. As inscrições vão até 23 de fevereiro.

Os candidatos podem optar entre Fisioterapia Cardiorrespiratória, Fisioterapia nas Disfunções Músculoesqueléticas e Fisioterapia Neurológica. Todos serão ministrados no Campus Rudge Ramos da Universidade, em São Bernardo do Campo.

Os interessados devem realizar as pré-matrículas na Secretaria de Pós-Graduação, Sala 303, 3º andar, Edifício Capa (Rua Planalto, 106 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo – SP), de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30, e no sábado, das 8h às 11h, exceto feriados. Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração.
Além de Fisioterapia, a Metodista também oferece cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Biológicas, Comunicação, Humanidades, Gestão e Negócios, Gestão e Serviços e Tecnologia.

Mais informações: http://www.metodista.br/lato  / latosensu@metodista.br  / (11) 2464-2222.

Rede Metodista de Educação - Criada oficialmente em 2006, a Rede Metodista de Educação é um sistema integrado entre instituições de Ensino Metodistas de todo o País. São escolas centenárias, pioneiras na aplicação de inovações pedagógicas, e também as mais novas, todas comprometidas com princípios e valores cristãos e com a busca de qualidade em todos os níveis. Atualmente, são mais de 50 instituições educacionais em dez estados brasileiros, chegando a mais de 60 mil alunos na educação básica, ensino técnico e educação superior, no ensino presencial e a distância. Mundialmente, a educação metodista está presente em mais de 60 países.

Mente-Corpo-Espírito: A Verdadeira Beleza

Clínica Horibe desenvolve Programa Gestão de Idade

Cirurgia plástica por dentro e por fora - esta abordagem holística aos procedimentos cirúrgicos estéticos convencionais tem como objetivo renovar o corpo, a mente e a alma. Uma teoria embasada no conceito de que o ser humano é um ser multidimensional, com os três itens interligados e influenciando-se mutuamente, portanto eles devem ser levados em consideração para que qualquer procedimento seja bem-sucedido.

A cirurgia plástica convencional ensinada nas Universidades ocidentais enfatiza principalmente, os aspectos técnicos dos procedimentos e nem sempre levam em conta os psicológicos e energéticos do ser humano.

Por outro lado, a sociedade vive a banalização do ato cirúrgico com finalidade estética no Brasil. Uma das conseqüências foi o aumento do número de pacientes, acima da capacidade de muitos serviços de cirurgia plástica, levando ao comprometimento da qualidade dos resultados por falta de tempo e pessoal disponível para um tratamento adequado.

Cientes de que a medicina ocidental somente é incompleta no que diz respeito à mente e espírito, os cirurgiões plásticos Dr. Kose Horibe e Dra Edith Horibe, dirigentes da Clínica Horibe tratam de seus pacientes de forma holística, ou seja, do ser humano global. A filosofia da medicina oriental e cura quântica fazem parte da rotina dos procedimentos cirúrgicos, devido aos benefícios imensuráveis já conquistados e comprovados cientificamente. Segundo a médica, "através de um preparo cirúrgico adequado não só do ponto de vista orgânico, o paciente atinge um estado energético otimizado para a realização de cirurgias com mais segurança, o que influencia diretamente na sua recuperação pós-operatória, que é muito mais confortável".


Várias técnicas podem ser adotadas para potencializar o nível bioenergético de uma pessoa que deseja submeter-se a uma cirurgia, oferecendo maior segurança e conforto no período antes, durante e após o procedimento. Os médicos Prof. Dr. Kose e a Profa. Dra Edith foram buscar estas técnicas em clínicas consagradas de gestão antienvelhecimento dos EUA, recebendo certificações pela Cenegenics, uma das mais respeitadas instituições americanas especializadas na área. Como resultado dessa empreitada, fundaram a Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento em 1999, que ministra cursos de pós-graduação em gestão antienvelhecimento chancelados pelo MEC há 5 anos. Na prática, o Programa Gestão da Idade, inicia-se com uma consulta inicial personalizada em que o paciente, além de tirar suas dúvidas, passa também por uma avaliação da capacidade funcional de seu corpo. Isso possibilita fazer um R-X do estado atual de saúde da pessoa, com informações mais refinadas, incluindo avaliação hormonal, do que só as que os exames laboratoriais convencionais podem mostrar. Em uma segunda etapa da consulta, é feita uma avaliação do nível bioenergético da pessoa, além de ter sua qualidade de vida quantificada através de questionários.

Estas ferramentas possibilitam avaliar se a pessoa está em boas condições físicas, emocionais e energéticas para procedimentos estéticos, sejam eles cirúrgicos ou não. Se for necessária uma melhora em qualquer uma destas áreas, é realizado um tratamento específico para otimizar o estado de saúde pré-operatório, o que significará uma cirurgia plástica com mais segurança. Após a cirurgia, a equipe especializada do Programa Gestão da Idade continua a estimular o organismo da pessoa operada a manifestar sua capacidade vital mais rapidamente, o que se traduz em um período pós-operatório mais confortável.

Clínica Horibe
Endereço: Rua Afonso Brás, 525, cj. 61 - Vila Nova Conceição
Telefone: (11) 3842-0744
http://www.clinicahoribe.com.br/

Curso de Língua Brasileira de Sinais tem inscrições abertas na UnG

Extensão é um grande diferencial para o currículo. Preços são populares
Até o dia 27 de fevereiro a Universidade Guarulhos (UnG), na Grande São Paulo, receberá inscrições para o curso de extensão em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dividido por módulos (básico, intermediário e avançado), com duração de 60 horas cada um, o curso é aberto a todos os interessados na comunicação de sinais, independentemente do grau de escolaridade. As aulas serão ministradas aos sábados, das 9h às 13h, em Guarulhos.
O processo de inscrição deve ser feito pessoalmente, no Setor de Atendimento Comunitário da Unidade Guarulhos-Centro da UnG. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 15h30. O valor é de R$ 75 para a comunidade acadêmica da Universidade (alunos, professores, egressos, funcionários) e R$ 150 para o público externo.

Segundo especialistas, ter a extensão no currículo é um grande diferencial no momento da contratação – hoje, de acordo com o último Censo Populacional realizado pelo IBGE, há 24,5 milhões de deficientes no País. Desse total, 16,7% tem deficiência auditiva e a única comunicação é por sinais.

Serviço
Unidade Guarulhos-Centro da UnG
Praça Tereza Cristina, 01, Centro, Guarulhos
Informações (11) 2464-1252

Pós-Graduação da UnG tem inscrições abertas até o dia 26

São 20 cursos entre especialização e MBA. Veja como se inscrever

A Universidade Guarulhos (UnG) anunciou o prazo das inscrições para os cursos de pós-graduação: 26 de fevereiro. A Instituição, que completa 40 anos no ensino superior, oferece 20 cursos entre especialização e MBA (Master in Business Administration), com aulas em seu novo Centro de Pós-Graduação, na cidade de Guarulhos, e na Unidade Itaquá. Educação Ambiental, Enfermagem Obstétrica, Fotografia, Gestão Escolar, Língua Inglesa, Gestão de Pessoas e Engenharia de Sistemas Computacionais são alguns deles.

O candidato deve se inscrever pela internet, acessando www.ung.br ou www.universidadecompleta.com.br.

Além de professores qualificados (mais de 65% são mestres e doutores) e infraestrutura ímpar, outra vantagem da UnG é o desconto de até 50% nas mensalidades oferecido aos alunos graduados pela Universidade.

Também seguem com as inscrições abertas o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia, que inclui mestrado e doutorado, e o mestrado em Análise Geoambiental. Informações: 0800 15 88 22.

Mercado
O headhunter Constantino Cavalheiro diz que o crescimento e a consolidação da educação continuada vêm se manifestando de forma cada vez mais intensa nos últimos anos. “Isso se deve ao reconhecimento por parte do mercado de trabalho. Hoje, por exemplo, uma especialização conta um quarto do total da avaliação. Mas é preciso que o curso tenha relação com a carreira do profissional. Especializar-se em uma determinada área e almejar posição em outras é mau negócio”, salienta.

Na UnG, os métodos de ensino valorizam a capacidade de mobilizar, integrar, transpor e aplicar conhecimentos e experiências de vida na elaboração de respostas para situações e desafios que não mais admitem modelos mentais simples e acabados. “Afinal, criatividade, flexibilidade e coerência de atitudes são palavras-chave que definem o sucesso profissional”, acredita a reitora da Universidade, profa. dra. Dumara Sameshima.

Cursos oferecidos

Especialização
Educação Ambiental
Direito do Trabalho e Previdenciário
Educação Matemática
Enfermagem Obstétrica
Farmacologia Clínica
Fotografia
Geografia e Planejamento urbano
Gestão de Resíduos
Gestão escolar
História e Análise da Obra de Arte
História: Política, Cultura e Sociedade
Língua Inglesa
Psicopedagogia
Urgência e Emergência em Saúde
Vigilância Sanitária

MBA

Economia e Finanças Empresariais
Engenharia de Sistemas Computacionais Gestão da Qualidade
Gestão de Pessoas
Gestão Industrial