FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARNAVAL ANTI-AGING

É possível prevenir e reverter alguns dos processos de envelhecimento, até mesmo no Carnaval
Segundo a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, pesquisadora da Gestão Antievelhecimento, é possível prevenir e reverter alguns dos processos de envelhecimento, até mesmo no Carnaval. "Uma vez que desenvolvemos o Programa Gestão da Idade, que propõe uma mudança de estilo de vida supervisionado por médicos que querem preservar a saúde de seus pacientes por uma vida inteira, porque não começar no Carnaval?"

Algumas medidas são essenciais, por exemplo: comer adequadamente, cuidar da hidratação e da ansiedade para não cometer todos os excessos concomitamente, aumentando os radiciais livres e acelerando o processo de envelhecimento. Assim, é importante evitar dormir pouco, fumar, ingerir grande quantidade de bebida alcoólica, exagerar na exposição solar e na atividade física, principalmente para quem está fora de forma e só fazer sexo de maneira consciente e segura, com o uso da camisinha.

Para Dra Edith Horibe as bases para uma alimentação adequada incluem proporções equilibradas de proteínas, carboidratos e fibras, lipídeos (gorduras), vitaminas, minerais, e água. "É importante lembrar que as diversas fases da vida merecem cuidados especiais, só assim pode-se obter saúde, beleza, prazer e longevidade".

Uma orientação preciosa está em evitar os fast foods, que geralmente são mais gordurosos e calóricos. Para tanto, a equipe multidisciplinar da Clínica Horibe recomenda uma dieta balanceada para garantir a energia dos foliões.


Cardápio Para Carnaval

1. Peixe e Frango (Proteína Magra)

Possuem baixas calorias, mantenedores da massa magra e de um sistema imunológico saudável.
As proteínas são fundamentais em ocasiões agitadas como o Carnaval que exige muito samba no pé. Assados, cozidos ou grelhados são indicados.
Outras opções são: peito de frango ou de peru, salmão, atum, sardinha, truta, cação, linguado, pescada branca e omelete que deve ser feito com 1 gema e 2 claras.

2. Vegetais crus ou cozidos no vapor
Eles são ricos em fibras, importantes para a reposição de minerais, que são eliminados pelo suor e pelo consumo de bebida alcoólica. A reposição de minerais é importante, pois hidrata e mantém o pique na hora da folia.
Algumas indicações: abobrinha, aipo, alface romana, rúcula, agrião, alho, pimentão, broto de feijão, aspargos, brócolis, cebola, cogumelos, tomate, couve de bruxelas, abóbora, couve-flor, berinjela, escarola, couve, gengibre (raiz) e pepino.

3. Frutas pouco calóricas
Prefira as de baixo índice glicêmico, ou seja, as que alcançam a corrente sangüínea de forma lenta e contínua. Desta forma, fica mais fácil gerar energia durante um prolongado período de tempo.
As frutas devem ser ingeridas cruas. Além de hidratar são excelentes fontes de carboidrato.
Algumas opções: ameixa, frutas cítricas, maçã com casca, melão amarelo e melão cantalupo, pêra com casca, pêssego.

4. Grãos Sempre Integrais
Eles são fontes de fibras, garantem uma sensação de saciedade e auxiliam o funcionamento intestinal.
Alguns exemplos: aveia, feijões, incluindo lentilha, soja.


5. Bebidas Permitidas
Água, água de coco, sucos de frutas naturais, chá verde gelado e chá erva cidreira (capim santo) devem ser consumidos sem adoçante e sem açúcar. O açúcar é considerado alimento pró-inflamatório, rouba energia e vai deixar o folião cansado no meio da folia.

6. Gorduras do Bem - Use com moderação.
Azeite de oliva extravirgem, castanha do Pará, nozes e amêndoas (sem sal) são alimentos com atividades antioxidante e antiinflamatória, ajudam o organismo a ter resistência nos dias de muito gasto calórico prevenindo infecções.

7. Ervas e temperos antioxidantes
Eles devem ser usados preferencialmente frescos, mas pode-se optar pela versão desidratada.
Tipos de temperos: açafrão, manjericão, canela, cominho, erva-doce, pimenta vermelha, gengibre (fresco), hortelã, louro, orégano, páprica, tomilho, mostarda (dê preferência à versão sem açúcar).


Alimentos antioxidantes equilibram o organismo de maneira geral.

Cuidado com Bebidas Alcoólicas e Refrigerantes
Eles desidratam, é importante sempre estar acompanhado por uma garrafinha de água. Cuidados as serem observados:
-Evitar beber diariamente a medida de 1 lata de refrigerante. Além de não possuír valor nutricional, interfere na ingestão de outros líquidos mais saudáveis;
-Dar preferência aos sucos vendidos quando registram "100% suco". Os vendidos em supermercados que escrevem "fabricados com verdadeiro suco de frutas" podem conter menos de 10% do verdadeiro suco de fruta;
-Ingerir iogurtes magros e leite;
-Bebidas energizantes são calóricas e não devem estar acompanhadas de bebidas alcoólicas; uma vez que um copo de vinho tem cerca de 100 calorias, uma lata de cerveja tem 150 calorias e drinks tipo daiquiris tem 500 ou mais;

Sucos Diferenciados

Revigorante muscular:

Laranja com morango:

suco 2 laranjas (de preferência a Lima)
5 morangos pequenos
1 copo de água

Bata no liquidificador o suco das 2 laranjas e coloque os morangos e a água. Adoce com mel se necessário.

Abacaxi, laranja e limão:

1 rodela de abacaxi preservando o miolo
1 laranja (descascada preservando a parte branca) picada
1 copo e ½ de água
suco de 1 limão

Bata no liquidificador e adoce com 1 colher (chá) de mel.

Sucos para serem tomados pela manhã ou antes da atividade física

Para hidratar a pele e manter o bronzeado:

Frutas vermelhas:

3 framboesas
3 morangos
1 copo de água de côco

Bata no liquidificador e adoce com 1 colher (chá) de mel.

Alaranjados:

1 pedaço pequeno de abóbora
½ cenoura
½ mamão papaia ou 1 fatia pequena de mamão formosa
1 copo e ½ de água

Bata no liquidificador e adoce com 1 colher (chá) de mel.
"O ideal é não deixar de comer nenhum tipo de alimento, beber bastante líquido e cuidar da pele, com protetor solar e hidratante. Para não prejudicar seu corpo, descanse bastante após os dias de folia, relaxe e tome um longo banho (de preferência morno para não prejudicar a elasticidade da pele) e dê uma folga para seus pés, pois eles merecem", aconselha Dra.Edith Horibe.

Clínica Horibe
Endereço: Rua Afonso Brás, 525, cj. 61 - Vila Nova Conceição
Telefone: (11) 3842-0744
http://www.clinicahoribe.com.br/
*
*
*
PUBLICIDADE:
MINI PROJETOR - Preço e estoque por tempo limitado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.