Nossos Vídeos

sábado, 3 de outubro de 2009

CORPO E MENTE EM SINTONIA: QUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Em tempos estressantes em que a emoção, auto conhecimento e relaxamento perdem espaço à razão e tecnologia do mundo globalizado, nada melhor do que investir em bem estar e saúde como recursos efetivos na gestão empresarial.

É perceptível aos olhos do empresário o desempenho do profissional motivado. Porém, para se chegar a um bom nível de integração entre funcionário, atividade, equipe e empresa é necessário aliar sensibilidade, uma certa sutileza, com sua respectiva força motriz. Geralmente o resultado é sinônimo de uma união de sucesso, mérito para quem sabe aplicar empresarialmente técnicas consagradas e validadas pela sabedoria milenar do Oriente.

A filosofia oriental move a médica Dra. Edith Kawano Horibe, proprietária da Clínica Horibe, que é pesquisadora, pioneira em ciência atienvelhecimento, que a diferencia em seu dinamismo de ações para a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual de sua equipe, pacientes e clientes empresariais.

Com grande experiência e visão analítica, Dra Edith resolveu investir num projeto maior que não se limita a qualidade de vida de seus pacientes, levando um programa multidisciplinar voltado a medicina antienvelhecimento, um novo paradigma direcionado à prevenção da saúde que promove a longevidade produtiva, um novo olhar para o profissional que faz diferença para as empresas .

A valorização do fator humano na gestão estratégica e participativa das empresas é o foco do Programa Internacional de Gestão da Idade Empresarial, formatado pela Clínica Horibe. Seus objetivos visam a melhoria de resultados, assegurando mobilização e comprometimento, além do controle estratégico de qualidade, frutos de uma mente sã e competitiva, exigida pela cultura atual de alto desempenho e ainda propõe uma política de saúde preventiva.

O projeto aborda, entre outras metodologias, a qualificação humanizada para o rendimento eficaz dos funcionários, por meio de avaliação bioenergética, exercícios físicos, alimentação saudável, equilíbrio hormonal e principalmente por cuidar da mente e do espírito através da física quântica e das terapias orientais como a meditação, excelente para melhorar a concentração, disciplina, força de vontade, que privilegiam todos os setores da vida - pessoal, familiar, social, e profissional.

"A meditação ajuda na harmonização do ser humano com os ritmos do universo. Assim, ela facilita o auto conhecimento e a manifestação dos ritmos do corpo: respiração, batimento cardíaco, etc. Deixar essas informações estimular o ser humano é permitir o equilíbrio natural das forças que contribuem para a qualidade total", explica Dra. Edith, que considera essa ferramenta com uma excelente opção para a melhoria do ambiente profissional.

Um exemplo de sucesso é a Clínica Muti Esthétique, dirigida pela Dr. Marco Cassol, que há mais de um ano, proporciona aulas de Yoga para seus funcionários. Segundo o Médico que trabalha com saúde e beleza "é muito importante termos uma equipe de colaboradores centrada, unida e preparada para enfrentar com equilíbrio as questões do dia a dia que nem sempre são fáceis, estamos nos aperfeiçoando para atender da melhor forma possível nossos pacientes."

Para Dra. Edith Horibe, o Programa Internacional de Gestão da Idade Empresarial pode ser um mecanismo bem completo e eficaz, pois vislumbra a longevidade com saúde, uma realidade que merece ser considerada até pelo Governo que pode diminuir ônus, investindo numa contínua minimização de problemas com saúde física e emocional, com uma maior efetivação de ações de preparação para o futuro.

Dra. Edith Kawano Horibe/CRM 18528: Cirurgiã Plástica especializada em Medicina Antienvelhecimento

Cirurgiã Plástica com Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Coordenadora e Professora do Curso de Pós-Graduação lato Sensu sobre Gestão Antienvelhecimento na Universidade Cruzeiro do Sul

Professora de Pós Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo-EPM de 1999 à 2005.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro da International Confederation for Plastic Reconstructive Aesthetic Surgery

Presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento (ABMAE)

Autora de Livro e inúmeras pesquisas científicas publicadas em revistas internacionais

Pesquisadora e Conferencista Nacional e Internacional

Clínica Horibe
Endereço: Rua Afonso Brás, 525. Cj 61. Vila Nova Conceição.
Telefone: (11) 3842-0744
Está localizada em uma região nobre e de fácil acesso, próximo ao bairro de Moema, Itaim, e ao Shopping Ibirapuera
*
*
*
Publicidade:


EXPO NOIVAS E DEBUTANTES NO ESPAÇO SÃO PAULO > 25/10

Making Reality Noivas e Debutantes Espaço São Paulo O melhor Workshop de Noivas e Debutantes do ANO!

Data e Horario: 25 de Outubro das 14:00hs ás 19:00hs Entrada : cadastre-se no site e receba o convite VIP ou no dia R$ 5,00 (Bilheteria no local) Estacionamento opcional no local

Local: Espaço São Paulo – AV. Salim Farah Maluf, 1400 – Tatuapé Próximo ao Shopping Tatuapé e Mêtro Tatuapé Ao Lado do Cabral

O Espaço: Com uma localização privilegiada — na Avenida Salim farah Maluf,que faz parte do anel viário de São Paulo e próximo ao Jardim Anália Franco —o Espaço São Paulo conta com uma arquitetura moderna, objetivando atendera qualquer tipo de decoração.

Programação: Desfile de vestidos de Noivas e Debutantes, Apresentações Musicais, Degustação de Bolos e Doces

Presença Especial: Estilista da Alta Costura Ronaldo Esper Out Let de Vestidos Exclusivos de Noivas e Debutantes da Grife Ronaldo Esper a partir de R$ 500,00. Veja catalogo:





O que você encontrará: Foto e Video, Lembrancinhas, Vestidos de Noivas,Assessoria, Locação de Carros, Bartenders, Djs, Convites, Bem Casados,Coral e Bandas, Alianças, Buffet, Bolos, Alianças, Príncipes de Honra,Decoração, Topo de Bolo…

Acesse http://www.exponoivasedebutantes.com.br/
*
*
*
Publicidade:










Sem rugas no pescoço!

A papada pode ser melhorada através de um processo de emagrecimento ou com a realização de uma lipoaspiração

Diferente da pele da face, a pele do pescoço é mais fina, delicada e pobre em lipídeos, o que caracteriza uma derme seca, menos resistente às agressões do meio ambiente e mais propensa à formação de rugas. Para prevenir o envelhecimento precoce do pescoço é fundamental a utilização de um bom creme hidratante, bem como a aplicação diária de um protetor solar, o que evita a danificação das fibras dérmicas pela radiação do sol. São essas fibras que garantem a firmeza e hidratação da pele.
Cada pessoa, evidentemente, envelhece à sua maneira, mas é geralmente na faixa dos 50 que muitas mulheres consideram fazer o primeiro lifting parcial, cirurgia plástica feita para rejuvenescer o pescoço e remover a pele flácida na linha da mandíbula. Antes disto, há vários recursos para tratar a pele do pescoço a fim de reduzir a papada, proveniente do acúmulo de gordura nesta região e do avanço da idade. “A papada pode ser melhorada através de um processo de emagrecimento ou com a realização de uma lipoaspiração”, informa o cirurgião plástico, Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

A gordura não é considerada um fator determinante para o envelhecimento, mas as pessoas que emagrecem e engordam com muita facilidade apresentam uma flacidez maior da pele na região do pescoço. “O efeito sanfona faz com que a região apresente deficiências de colágeno e elastina. Com o tempo e devido ‘ao eterno engorda e emagrece’ essas substâncias vão sendo produzidas em menor quantidade pelo organismo”, explica Penteado.

Para os casos em que a gordura fica acumulada no pescoço (região cervical) e abaixo do queixo (submento), o cirurgião plástico deve avaliar a indicação de uma lipoaspiração de papada. “O procedimento esculpe e realça o ângulo e a linha da mandíbula, ajudando a corrigir a flacidez e desfazendo o queixo duplo”, explica o médico, que é membro da Sociedade Brasileira da Cirurgia Plástica.
A cirurgia, geralmente, dura menos de uma hora e é feita com anestesia local ou sedação. São feitos pequenos botões anestésicos com lidocaína, onde serão introduzidas as cânulas - duas atrás de cada orelha e duas atrás do queixo - para aspirar a gordura em excesso. Não ocorre descolamento da pele e as cicatrizes são imperceptíveis. Em relação aos cuidados pós-cirúrgicos, os pontos podem ser retirados em uma semana. “São indicadas também sessões de drenagem linfática facial e, obviamente, deve-se evitar a exposição ao sol”, diz Ruben Penteado.
Cautela com a aplicação de botox
Recentemente, o rejuvenescimento do pescoço ganhou “outra arma”: injeções de botox. “O alvo das injeções é o platisma, um músculo bilateral que desce da mandíbula até a saboneteira, a depressão cercada de ossos logo abaixo do pescoço. À medida em que a idade avança, o platisma salta à vista e ainda puxa mais para baixo a pele já flácida do contorno do rosto, formando a papada pregueada”, explica Ruben Penteado.
A aplicação de botox numa área triangular, bem no centro do músculo, faz com que ele relaxe. Sem tração, as pregas do pescoço se suavizam e a região logo abaixo da mandíbula se eleva. O tratamento vem sendo vendido como ‘uma alternativa temporária à plástica tradicional’. “Esta região, no entanto, é uma área delicada, onde uma aplicação malfeita de botox pode causar alterações da sensibilidade e problemas motores, como dificuldade de engolir, por exemplo. Sem falar no risco do rosto ficar mais puxado de um lado que do outro... É sempre bom ouvir muitos especialistas antes de decidir...”, alerta o médico.
*
SERVIÇO:
www.medintegrada.com.br
http://dicadebeleza.wordpress.com/

Lipoaspiração light sem dor

Primavera: estação ideal para os últimos retoques que antecedem o verão

Só de pensar na primavera já nos preocupamos com a chegada do verão, afinal quem é que não quer ter a barriguinha chapada, bumbum certinho e corpo em cima para desfilar nas ruas sem se preocupar com aquelas gordurinhas indesejáveis que saltam para fora da calça? Na luta por um corpo perfeito, às vezes é preciso um empurrãozinho a mais.

Segundo Dr. Marco Cassol, cirurgião plástico, a primeira recomendação para quem almeja alcançar a barriguinha dos sonhos, é necessário, primeiramente, submeter-se a uma dieta alimentar acompanhada de exercícios físicos diários e, se possível, freqüentar a academia.

Mesmo com dietas alimentares balanceadas e a prática regular de exercícios físicos, nem sempre aquela gordurinha localizada é eliminada. Muitas pessoas optam em não fazer a lipoaspiração tradicional nesses casos, pois a cirurgia envolve diversos fatores, como internação, recuperação prolongada e resultados tardios.

Nessas circunstâncias, A HLPA (Hidrolipo Aspirativa) surgiu há mais ou menos quatro anos como uma alternativa menos dolorida de reduzir medidas e acabar com a gordura localizada, que tem demonstrado resultados satisfatórios.

A HLPA consiste em injetar líquido no local na gordura, fazendo com que a área fique inchada. A célula gordurosa absorve o líquido e aumenta de tamanho, facilitando sua explosão, que é feita por ultra-som estético sob a pele local. As ondas ultra-sônicas promovem uma vibração que provoca uma fissura na membrana da célula e a explode.

A gordura fica mais liquefeita e pronta para ser eliminada do corpo, sendo aspirada por uma micro-cânula acoplada a uma seringa de 10 ml. A gordura extraída pode ser reaproveitada para preenchimento de rugas, sulcos, aumento de lábios e glúteos, entre outras utilizações estéticas, diz o especialista.

Dentre as vantagens do procedimento, para se realizar a HLPA não é necessário internação, nem anestesia geral e pode ser aplicada em qualquer região do corpo. Cada intervenção demora em média uma hora e os resultados podem ser surpreendentes: com a técnica é possível reduzir até 6 cm de barriga!

A recuperação é rápida, e o paciente pode retornar ao seu trabalho no dia seguinte, bem como às atividades físicas com exercícios mais leves. Mesmo sendo simples, trata-se de uma técnica invasiva e requer alguns cuidados básicos, ressalta Dr. Cassol.

O tratamento é ideal para quem quer resultados rápidos, e não teve tempo de fazê-lo no inverno. A estação das flores já chegou, basta agora aproveitá-la para estar bem no verão. Afinal, as pessoas almejam estar com o corpo ideal, com tudo em cima para desfilar nas praias, e até usar aquela sunga ou biquíni, sem constrangimento ou incômodo.

Dr. Marco Cassol, CRM 122.955, é graduado pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Cirurgia Geral onde realizou residência no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e especialista em Cirurgia Plástica que obteve residência no Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre.

É idealizador e diretor da Multi Esthétique, uma clínica que une a beleza, bem estar, e conta com uma equipe de cirurgiões altamente qualificados, membros da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Multi Esthétique: Rua Alves Guimarães, 187, Pinheiros, São Paulo, SP. Telefone (11)3809-0800 - site www.multiesthetique.com.br
*
*
*
Publicidade:



O infantil Ilha do Tesouro fará sessão extra no Dia das Crianças > 12/10 a 05/12

Com quatro anos de história e várias temporadas de sucesso, voltou à cena o teatro-aventura O Ilha do Tesouro, de Ricardo Karman. No dia 12 de outubro (segunda-feira), Dia das Crianças, haverá apresentação extra, às 15 horas. O espetáculo itinerante e participativo integra adultos e crianças em jogos lúdicos de aventura e de teatro. A reestreia aconteceu dia 29 de agosto e segue até 5 de dezembro, no Teatro do Centro da Terra, somente aos sábados, às 15 horas.

A montagem é uma experiência real e emocionante que oferece ao imaginário infantil (e também aos adultos) uma vivência única e inesquecível. O público, alçado as categorias de piratas e heróis, percorre durante uma hora e meia um grande “cenário-instalação” (500m), feito de madeira, lona e barro, em busca de um tesouro. Muito mais do que um baú cenográfico cheio de ouro, balas ou doces, este tesouro é bastante verdadeiro e absolutamente surpreendente.

A aventura se inicia numa taverna de época, vizinha ao Teatro do Centro da Terra, onde um velho pirata conta a sua história. De repente, abre-se um alçapão no chão e a dona da taverna convida as crianças, separadas de seus acompanhantes, a descerem para a caçada ao tesouro.

Por suas características particulares e originais, O Ilha do Tesouro é um espetáculo inédito no Brasil. Neste gênero de teatro o espectador não fica sentado na poltrona assistindo de longe ao que se passa. O público é próprio herói. Ele é o ator da aventura, envolvendo-se fisicamente com a história. A missão das crianças é superar os obstáculos, fugir do inimigo, achar o tesouro e enfrentar os terríveis piratas. Depois de muitas aventuras, elas finalmente encontram o tesouro: o carinho e a segurança oferecido por aqueles que às acompanharam, durante toda a viagem (pais, avós, tios, amigos, etc).

Eles - adultos e crianças - ficam juntos na caça ao tesouro, um ao lado do outro, apoiando-se, tocando-se e brincando durante a travessia. Eis o verdadeiro tesouro que o diretor quis revelar: no baú do tesouro, a aventura afetiva do relacionamento. Por isso, a importância de as crianças comparecerem ao teatro, acompanhadas por pessoas com as quais tenham um vínculo especial.

O espetáculo foi agraciado, em 2005, com os Prêmios APCA (Melhor Direção de Teatro Infantil) e Coca-Cola Femsa (Melhor Produção), além ser citado como um dos três melhores infantis do ano pelo Guia da Folha e cotado com quatro estrelas pela Revista Veja S. Paulo.

Ficha Técnica
Espetáculo: O Ilha do Tesouro
Texto, criação, direção Ricardo Karman
Elenco: Yunes Chami, Mário De La Rosa, Xande Mello, Carolina Borelli, Ellen Regina e Renato Souza.
Cenografia geral das instalações: José Anchieta e Ricardo Karman
Figurinos/cenografia da estalagem: José Anchieta
Adereços e cenotécnica: Fernando Brettas
Dramaturgia: Mário De La Rosa
Assistente de direção: Bernardo Galegale
Contra-regra: William Souza e Antonio Lima
Operador de som e luz: Antonio Lima
Trilha sonora estúdio: Fine Tuning
Administração: Bernardo Galegale
Design gráfico: Keren Ora Karman
Produção e realização: Kompanhia do Centro da Terra

Serviço
Local: Teatro do Centro da Terra - Rua Piracuama, 19 - Vila Pompeia/SP
Temporada: Sábados – às 15 horas - Até 5/12/09
Apresentação extra: 12 de outubro (Dia das Crianças) - segunda (15 horas)
Ingressos: R$ 60,00 (adulto individual); R$ 30,00 (criança individual); R$ 60,00 (adulto acompanhado de uma criança) – Bilheteira: 2ª a 6ª (10h às 17h) ou 2h antes das sessões. Aceita cheque e dinheiro. Recomendado somente para crianças entre 7 e 12 anos
Reservas/informações: (11) 3675-1595 ou (11) 9424-4593 - Lotação: 25 duplas
Duração: 1h45 min – Gênero: Teatro-aventura - Estreia oficial: 14/05/2005
Acesso universal - Estacionamento grátis, sujeito à lotação - www.centrodaterra.com.br
Eventos: apresentações extras ou exclusivas para aniversários, inclusive com locação de salão de festas,
informações pelo (11) 3675-1595 com Geondes ou Joana.

Observações e recomendações:
• O Ilha do Tesouro é um espetáculo participativo no gênero teatro-aventura, portanto, todos farão alguma atividade dentro dele;
• Pede-se que os adultos venham com camiseta preta, uma vez que serão “transformados” em Piratas;
• Pede-se às crianças que tragam lanterna pequena no bolso da calça;
• O espetáculo foi dimensionado para crianças entre 7 e 12 anos. Crianças fora desta faixa etária podem comprometer as atividades propostas e a diversão dos demais;
• À Produção reserva-se o direito de não permitir a entrada de crianças menores de 7 anos ou maiores que 12 anos;
• O Ilha do Tesouro foi concebido para um público reduzido, 25 duplas (uma criança e um adulto). Com este número a integração do grupo é muito maior e a participação mais intensa e organizada.
• Sugere-se que a criança esteja acompanhada do pai ou mãe ou de parente ou pessoa com quem ela tenha um relacionamento afetivo, uma vez que o espetáculo criará situações em que o amparo desta pessoa terá um significado especial;
• Adultos ou crianças desacompanhadas, devido à mecânica do espetáculo, não terão acesso a todos os ambientes para os quais o mesmo foi projetado;
• As crianças e alguns adultos percorrerão caminhos escuros com terra, barro, água e cordas. Possivelmente, algumas crianças ficarão sujas de terra e um pouco molhadas;
• Haverá atividade física de deslocamento por obstáculos, portanto não é recomendado para pessoas que não possam fazer atividades físicas.
• A expedição conta com monitores, que acompanham as crianças durante o percurso;
• Recomendam-se roupas de caminhada: tênis, jeans e camiseta;
• Adultos e crianças devem evitar trazer bolsas, brincos, pulseiras, sapatos de salto alto e outros objetos que possam atrapalhar os movimentos e a caminhada;
• As crianças participam da aventura, separadas dos adultos, portanto, não é aconselhável para aquelas que não aceitam se separar de seu acompanhante;
• Para qualquer eventualidade, os adultos, apesar de separados, estarão sempre nas imediações e muito próximo das crianças.
• Atenção: Espetáculo não recomendado para grávidas, pessoas com dificuldades de locomoção, claustofóbicas ou crianças com medo de ficarem sozinhas.
*
*
*
PUblicidade:



Adicionar imagem

Esther Góes volta ao palco com peça sobre a vida e a obra de Heléne Weigel > 24/10

No dia 24 de outubro, sábado, a atriz Esther Góes reestreia o monólogo Determinadas Pessoas - Weigel, na Sala B do Teatro Alfa, em São Paulo, às 21 horas. Escrita pela própria Esther e por Ariel Borghi, também diretor da montagem, a peça trata da vida e obra de Heléne Weigel - atriz, militante política na Alemanha dos anos 20 do século passado, mulher do dramaturgo Bertold Brecht e uma das fundadoras do Berliner Ensemble.

O espetáculo conta com participação especial em vídeo dos atores Renato Borghi e Henrique Schafer (ambos como Bertold Brecht) e Eucir de Souza (como Emigrado), além do próprio diretor Ariel Borghi, este ao vivo. Esta é a primeira vez que Ariel a mãe Ether atuam juntos. Ambos concordam em dizer que é muito bom trabalharem em parceria, pois pensam a arte da mesma forma.

Para Esther Góes, a Determinadas Pessoas - Weigel tem uma importância significativa, enquanto resgate de uma figura universal do teatro, que propõe, por sua simples postura profissional e de vida, uma reflexão sobre nosso papel no mundo. “Ela promove, com humor e naturalidade, a quebra do autodeslumbramento, da vaidade e do narcisismo”, comenta.

A nova temporada, apesar de evoluções técnicas, traz a mesma montagem, mas com muitas transformações internas, estimuladas pelas apresentações anteriores. “Toda a vivência interpretando Weigel me fez perceber a realidade atual da arte e compreender seu processo. Esta sensação me fez retomar o trabalho e reviver essa mulher, esse ser humano de primeira grandeza, que ousou experimentar tudo que achava importante na vida”. Comenta a atriz.

Esther ainda afirma que algumas citações e sentimentos de Heléne Weigel, nas primeiras décadas do século passado, são reflexões que se encaixam nos tempos atuais. “Vivemos numa época diferente, mas detectamos também características nefastas no universo da arte e da cultura de hoje. Na Alemanha, naquele momento, a arte se propunha ser uma verdadeira trincheira cultural, interrompida pelo nazismo; debatiam-se idéias e conceitos artísticos, sociais e políticos. Hoje, já sabemos que tanto a esquerda quanto a direita falharam, em termos de política cultural, e o debate foi substituído pelo vazio. Brecht e Heléne sonharam com o comunismo/humanismo, acreditando que o homem poderia ser esclarecido pela cultura. Mas a ideologia e a utopia foram substituídas pela simples vaidade ou pelo amor ao dinheiro”. Para Ariel e Esther, o artista, atualmente, tem poucas oportunidades de exercitar o seu papel de observador e crítico da sociedade e da própria conduta artística.



O enredo

Determinadas Pessoas - Weigel narra a trajetória de Heléne, a partir de sua juventude, durante a República de Weimar (1919-1933), época em que atua ao lado de segmentos da esquerda, como o Teatro Proletário de Erwin Piscator e o Partido Comunista Alemão. Nesse ambiente de criação política e estética ela encontra seu parceiro de toda a vida: Bertold Brecht. Com a chegada de Adolf Hitler ao poder, em 1933, o casal se exila em vários países da Europa e nos EUA, onde Brecht acaba realizando trabalhos para Hollywood. Em 1948, eles retornam à Europa e se estabelecem definitivamente na República Democrática Alemã, onde fundam, em 1949, a companhia Berliner Ensemble.

A encenação de Determinadas Pessoas é apresentada sob forma de recortes na vida de Heléne Weigel. Uma cena retrata seu encontro, aos 24 anos, com Brecht, na Itália, para decidirem se ela terá o filho que espera dele. Nessa época, já era uma mulher independente, liberada e comunista. Outra se passa no camarim, após a encenação da peça A Mãe, quando Weigel já está engajada no teatro épico e assume postura contra o nazismo. O exílio, passando pela Dinamarca, aparece junto com a crise conjugal do casal, antes de chegarem aos Estados Unidos, quando estão sem dinheiro, vivendo com muita dificuldade à base de uma pensão. Esther também retrata a faceta debochada da atriz, interpretando Hitler na peça Schweik na Segunda Guerra Mundial, e revive seu retorno à Alemanha, quando foi convidada para fazer Mãe Coragem e Seus Filhos; na sequência aborda a fundação do Berliner Ensemble. A parte final do espetáculo traz Weigel aos 70 anos. Brecht já está morto, e fica claro o esforço que ela fez para levar, incólume, à Alemanha Ocidental a obra do dramaturgo.

A montagem

Para escrever o texto, diretor e atriz realizaram uma extensa pesquisa, que acabou levando Esther Góes à Alemanha, onde se encontrou com Sabine Kebir, biógrafa de Heléne Weigel (que esteve no Brasil, na temporada carioca, para ver a montagem). "No Brasil, não encontramos material suficiente. Então fui à Berlim, em 2006. Lá pesquisei no Arquivo Brecht que Heléne criou em sua casa, conheci o Berliner Ensemble e assisti a representações de A Mãe e Mãe Coragem. Estive ainda em Buckow, casa de campo dos Brecht, em cujo porão encontrei, emocionada, a carroça de Mãe Coragem”.

Na história de Weigel, contada como ficção, a própria “história” funciona como um segundo protagonista em cena. "Desde o início, ficou claro que Heléne teria que contracenar com seu século e que a tela de cinema poderia representar este difícil conteúdo”. Explica o diretor. "A utilização de duas telas, exibindo vídeos encenados, propõe o contraponto entre cinema e teatro, o duelo entre tecnologia e artesanato cênico, progresso e humanismo; questões que tanto marcaram o universo sócio-político e as artes no Século XX e também a história de Weigel e Brecht”. O resultado deste artifício é o casamento da tela com o palco, sem perder a simplicidade. Esther e Ariel buscaram transpassar a idolatria e fazer um teatro mais visceral, como o de Heléne Weigel.

Ariel e Esther buscaram, então, superar a mera idolatria por um ícone do teatro e se propuseram a encontrar a verdadeira Heléne, atrás do vulto histórico. O diretor comenta: “Nosso objetivo foi construir a pauta de traços psicológicos, características pessoais, o desenho gestual e vocal, a forma de olhar, refletir, andar e pensar, nos diferentes momentos da vida de uma mulher. Essa Heléne quotidiana, em grande parte do tempo exausta, mas sempre vital e resistente na luta, preservadora da ternura e da compaixão e, tantas vezes, solitária. Seu silêncio é comovente e, quase sempre, mal compreendido. A relação com Brecht, incompleta. Depois do primeiro intenso período de paixão, ela deve dividi-lo com as inúmeras amantes. Mas a cumplicidade permanece”. Sobre como foi construída esta possibilidade, que jamais fez concessões à mentira, Ariel explica: “trabalhei com minha mãe um feminino particular, expressado por Heléne, que jamais se confunde com o de uma mulher que não tenha pensado sobre o fato de sê-lo”. E completa dizendo que “de fato, em Heléne, tudo isto passou pela auto-observação e escolha de papéis e do seu significado, desde os anos 20 do século passado, quando ela já se escolheu mãe solteira”.

"Weigel é uma verdadeira representante da sua geração, que pretendeu mudar o mundo, inclusive o mundo das mulheres", diz Esther Góes. Atriz magistral, Heléne Weigel revolucionou junto com Brecht a arte do teatro e com ele fundou o Berliner Ensemble, companhia que buscava o exercício de um teatro crítico, épico. Para Ariel e Esther, falar dela é uma forma de refletir sobre a utopia socialista vivida no passado. Determinadas Pessoas – Weigel propõe que o espectador reflita sobre os fatos deste passado próximo e se aposse deles por meio da personalidade de Heléne Weigel.

Ficha Técnica
Espetáculo: Determinadas Pessoas - Weigel
Texto e concepção geral: Esther Góes e Ariel Borghi
Direção: Ariel Borghi
Interpretação: Esther Góes
Participação especial: Ariel Borghi
Participação especial em cenas gravadas: Renato Borghi, Henrique Schafer e Eucir de Souza
Figurinos: Beth Filipecki
Música original: Lincoln Antonio
Desenho de luz: Lúcia Chedieck
Cenografia: Ulisses Cohn
Fotografia: Gal Oppido
Serviço
Reestreia: 24 de outubro – sábado – 21 horas
Local: Teatro Alfa – Sala B
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro/SP – Tel: (11) 5693-4000
Temporada: Sábados (21 horas) e domingos (20 horas) – Até 29/11/09
Ingressos: R$ 40,00 (¹/2 entrada: R$ 20,00) – Capacidade: 200 lugares
Duração: 80 min – Classificação etária: 16 anos – Gênero: Drama
Bilheteria: 2ª à sáb (11h às 19h) e dom (11h às 18h) ou até o início do espetáculo, aceita cartões de crédito (Amex, Visa, MasterC, DinersC), de débito (VisaE e RedeS) e dinheiro.
Ingressos/telefone: 5693-4000 e 0300-789-3377 (serviço exclusivo do Alfa), aceita cartões (Amex, Visa, MasterC e DinersC), de 2ª à sáb (11h às 19h) e dom (11h às 17h) ou até 1h antes das sessões.
Ar condicionado e acesso universal - Estacionamento: R$ 20,00 (valet) e R$ 12,00 (self).
Site - http://www.teatroalfa.com.br/
*
*
*
Publicidade:

BAZAR BENEFICENTE DE MODA EM PROL DO COMBATE AO CÂNCER INFANTIL > 7, 8 e 9/10

Moda solidária - Estudantes, grifes e celebridades se unem em prol do combate ao câncer infantil e realizam evento beneficente

Com o intuito de arrecadar fundos para o GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, a ESPM Social organiza um bazar beneficente de moda, o MFB – Brechó Bazar Leilão, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, na ESPM.

A campanha mobiliza cerca de 60 alunos e membros da comunidade ESPM como também grifes e celebridades que doaram roupas e acessórios para serem vendidas e leiloadas.

Os estudantes arrecadaram roupas usadas, mas em bom estado, que estarão disponíveis no Brechó. Já no Bazar beneficente, as pessoas poderão adquirir peças novas doadas por grifes famosas como Daslu, Cris Barros, NK Store, Huis Clos, Mandi, Trinitá, Bagga, Fility, Gola, Saad, Banca de Camisetas, Adriana Degreas, Dzarm, Hering, Forum, Triton e multimarcas, todas com descontos entre 40 e 80%.

Já no dia 8 de outubro, quinta-feira, às 20h30, acontece o leilão beneficente, apresentado por Rafael Cortez do CQC, com várias peças autografadas como macacão Ferrari Felipe Massa, camisa do Corinthians/Ronaldo, camisa Romario, camisa Giba/seleção brasileira, boné Ingo Hoffman, camisa do São Paulo, camisa do Palmeiras, chapéu e CDs Daniel, canetas do Faustão. Além de outras peças doadas por Eliana, Luana Piovani, Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Helio Castro Neves, Abílio Diniz, Cristiane Torloni, Tom Zé e Toquinho, entre outros.

Toda a renda acumulada será revertida para o GRAACC. Mais informações sobre o projeto pelos telefones: (11) 5085-6672 / 5085-6674 ou pelo e-mail: espmsocial.projetosespeciais@espm.br.

Informações MFB – Brechó Bazar Leilão
Dias: 7,8 e 9 de outubro – quarta, quinta e sexta-feira.
Horário: das 9h às 21h30
Informações leilão: dia 08 de outubro, quinta, às 20h30
Local: Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana.
Telefones: (11) 5085-6672 ou 5085-6674
E-mail: espmsocial.projetosespeciais@espm.br
*
*
*
Publicidade:




EDUCAÇÃO SEXUAL ONLINE NO MSN

O Instituto Kaplan, que desenvolve estudos e metodologia para educação sexual focada em adolescentes, ampliou a abrangência de seu Serviço de Orientação Sexual - o S.O.Sex. Agora além de receber por email, disponibiliza o atendimento por MSN, com a intenção de sanar dúvidas sexuais para os jovens. O endereço eletrônico é: sosex@kaplan.org.br Mais informações: (11) 5092-5854 ou http://www.kaplan.org.br
*
*
*
Publicidade:



Aberta a votação para a categoria Aprender pela Experiência

Está aberta a votação para a escolha do vídeo vencedor de “Aprender pela Experiência”, nova categoria criada por Omo dentro do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, evento que celebra a cultura latinoamericana e premia as melhores produções audiovisuais com histórias e personagens para o público infanto-juvenil. Os cinco vídeos finalistas estão disponíveis no site www.omo.com.br para visualização e votação até o dia 14 de outubro. Esse é o único prêmio do Prix Jeunesse Iberoamericano com votação online e aberta ao público.
Os cincos vídeos selecionados para concorrer ao prêmio são: Alfonso Descubre (Televisión Nacional do Chile - Chile), Permitido Estacionar (Sistema Nacional de Médios Públicos – Television Pública), Godofredo (UM Filmes), Meu Amigãozão (Breakthrough Filmes&Television/Televisión Nacional de Chile - Brasil) e Achú, musiexplorando com Alegría y Gracia (Soló por lãs Niñas Audiovisual).
Para a categoria, foram inscritos 25 vídeos, avaliados por uma banca examinadora, seguindo critérios como: originalidade temática, originalidade de abordagem, nível de identificação com o espectador, estilo visual, edição, trilha sonora, movimentação de câmera, estrutura narrativa, desenvolvimento das personagens, coerência temática, coerência narrativa, qualidade dos diálogos e incentivo ao aprender pela experiência e aos brinquedos não estruturados. O autor da melhor produção receberá um macbook e uma handcam, para ajuda em futuros trabalhos.
De acordo com Priya Patel, diretora de marketing de Higiene e Limpeza da Unilever, o objetivo de Omo na participação de um festival como o Prix Jeunesse é incentivar a importância do desenvolvimento infantil por meio da brincadeira e da imaginação em produções audiovisuais. “Omo vem discutindo o tema em várias iniciativas como fóruns, pesquisas e projetos sociais desde 2001. E essa é mais uma forma de fomentá-lo. Abrir para votação popular, especialmente para mães, público-alvo da marca e do nosso site, é oferecer a elas a oportunidade de participar, votando, em movimentos que têm como missão contribuir para o desenvolvimento de suas crianças.”
Prix Jeunesse Iberoamericano
O Prix Jeunesse Iberoamericano será realizado de 12 a 15 de outubro, em São Paulo, no SESC Consolação. Profissionais de mídia, cultura e educação estarão reunidos para assistir a uma maratona de programas, palestras e workshops com especialistas internacionais. O evento é realizado pelo SESC SP, o Midiativa e o Inst. Goethe, sendo uma versão do Prix Jeunesse International Festival, que possui sede em Munique (Alemanha) e há mais de 40 anos vem premiando produções internacionais de alta qualidade para o público infanto-juvenil. Para mais informações, acesse http://www.prixjeunesseiberoamericano.com.br/.
*
*
*
Publicidade:



Adicionar imagem

“Jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho” e a nova lei de estágio.

A nova edição da obra chega ao mercado ampliada, atualizada e com um capítulo especialmente direcionado às mudanças, exigências e responsabilidades impostas pela lei de estágio 11788/08.


A segunda edição do livro chega às livrarias mais encorpado, com maior conteúdo e novo título, “Jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho- Condutores do Amanhã”.
O sucesso da obra de Ruy Leal fez com que o consultor fosse procurado para efetuar palestras aos principais grupos informais de recursos humanos do país, universidades e empresas. Ruy Leal tem prestado esclarecimentos sobre as dúvidas, adequações e responsabilidades dos envolvidos em um programa de estágio. Seu livro foi a primeira obra a desvendar todos os aspectos da nova lei de estágio, servindo como fonte de consulta para os veículos de comunicação, universidades e empresas abordarem o assunto. Também está servindo de referência aos mentores de estagiários e trainees no processo de desenvolvimento profissional dos jovens. Diversas universidades de todo o país optaram por adotar o livro em seu currículo como forma de orientação aos seus alunos.
O livro é um guia prático direcionado aos jovens, pais e mentores que buscam orientações sobre o atual mercado de trabalho competitivo e globalizado. O que difere essa obra das demais é a sua linguagem inovadora e de fácil compreensão. Ruy Leal utiliza personagens para aproximar o leitor de situações descritas no enredo que poderão ser vivenciadas pelos jovens ou por seus mentores, diante do mercado de trabalho. Dicas de como se posicionar diante do mundo globalizado, como preparar seu filho para as dificuldades do mercado atual de forma inteligente, como fazer os jovens se sentirem capazes e capacitá-los de maneira eficiente, como aprimorar competências, como despertar o sentido de responsabilidade em novos gestores, entre outras questões, nos levam a uma profunda reflexão sobre o mercado atual.

O livro apresenta ainda um capítulo específico e detalhado sobre como buscar e organizar um programa de estágio, segundo a ótica da nova lei 11788/08. Nesse capítulo, o autor apresenta os caminhos mais adequados para o estudante encontrar uma vaga de estágio. Aborda como a empresa deve estruturar seu programa de estágio, a participação incisiva das instituições de ensino e as responsabilidades dos agentes de integração.

A segunda edição da obra é novamente endossada por profissionais consagrados no meio, como Antonio Geraldo Wolff, César Romão, Max Gehringer Reinaldo Polito, Robert Wong e Simon Franco. O livro é uma publicação da Editora Saraiva e já está disponível nas livrarias do país.


Sobre o autor
Ruy Leal é formado em Publicidade, Propaganda e Marketing pela FAAP, cursos de especialização em direção de marketing pela FGV/SP, economia pela FIPE/USP e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM. Foi Diretor da APARH/DF e Conselheiro da APARH/SP. Tem artigos publicados em jornais e revistas de RH. Atua há mais de 30 anos no trabalho de capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e na orientação de profissionais de Recursos Humanos e educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring. Com obras publicadas em diversos países, é autor dos livros “Condutores do amanhã” e “Superdicas para empreender seu próprio negócio”.
Atualmente é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, organização da Sociedade Civil de caráter sócio-educacional e de assistência social de Interesse Público.

JOVENS QUE ENTRAM E DÃO CERTO NO MERCADO DE TRABALHO
Ruy Leal
Editora Saraiva, 2.ª edição, 2009, brochura, 168 páginas, R$ 27,00
ISBN: 978-85-02-08205-2
*
*
*
Publicidade:



Dia das Crianças tem o espetáculo Circo de Bonecos na Funarte SP > 10, 11 e 12/10

Dia das Crianças tem o espetáculo Circo de Bonecos, 16h, na Funarte SP

A Cia. Circo de Bonecos apresenta o espeáculo infantil Circo de Bonecos nos dias 10, 11 e 12 de outubro (sábado, domingo e segunda), na na Sala Guiomar Novaes da Funarte São Paulo, às 16 horas. A sessõa do Dia das Crianças é excepcional e os ingressos custam 10,00 com meia entrada a R$ 5,00.

O espetáculo integra a programação do projeto Cia. Circo de Bonecos - 10 anos composta pela encenação de seis espetáculos de repertório e exposição dos bonecos-personagens criados pelo grupo ao longo de sua história. A temporada teve início no dia 12 de setembro e segue até 1º de novembro.

A exposição é formada 15 bonecos feitos em papel machê, fibra de vidro e látex, que acompanham a Circo Bonecos ao longo desses 10 anos, que agrupam diferentes mecanismos de manipulação: bonecos de luva, de fio, de manipulação direta, de varas e bonecos de vestir, além do Teatro de Brinquedo (utilizado no espetáculo O Vôo – A Viagem de Teco-Teco). Todos os bonecos foram feitos com os materiais que melhor traduzem suas expressões no palco. A mostra conta também com textos sobre processos de criação dos espetáculos, fotos, desenhos técnicos e artísticos e um filme de um minuto que explica as diversas etapas de construção de um boneco.

• Espetáculo: Circo de Bonecos
Idéia original e coordenação geral: Claudio Saltini
Direção: Teka Queiroz
Elenco: Claudio Saltini, Raniere Guerra, Josy Nascimento e Sandro Gattone
Coreografia (Hipopótamo): Ana Carolina Arruda
Criação de cenas, trilha Sonora, bonecos e iluminação: Claudio Saltini, Raniere Guerra, Erik Tranquelin e Sandro Gattone.
Duração: 50 min - Classificação etária: 3 anos.

O espetáculo conta a história de dois amigos, Claudio Saltini e Rani Guerra, que decidem brincar de circo na sala de visita, recriando o mundo maravilhoso do circo dentro do universo das fantasias e brincadeiras infantis. Basta brincar para tudo virar um circo. O ritmo é acelerado e contagiante; as brincadeiras e atividades se transformam em números circenses; esses tradicionais e grandiosos quadros do circo dão lugar à divertidas e emocionantes trapalhadas entre os amigos. Assim, o cômico pega-pega se transforma em número acrobático; o esconde-esconde, em mágica de desaparecer e reaparecer; e um patinho de pelúcia arrisca um grande salto num vaso de flores. Sem ditar regras e com muito humor a montagem discute questões éticas, importantes, sobre o que é ou não legal, durante uma brincadeira, e sobre o próprio ato de brincar, que permite o fortalecimento do contato consigo mesmo para garantir uma relação mais amorosa, ética e verdadeira com o outro. Circo de Bonecos obteve duas indicações para o Prêmio FEMSA.


Mostra de teatro de bonecos: Cia. Circo de Bonecos – 10 Anos
Direção geral: Claudio Saltini
Temporada: de 12 de setembro a 1º de novembro
Local: Funarte São Paulo – Sala Guimar Novaes - www.funarte.gov.br
Al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos/SP – Tel: (11) 3662-5177
Horários/espetáculos: sábados e domingos – às 16 horas
Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) - Bilheteria: 1h antes das sessões
Capacidade: 80 lugares – Classificação etária: 3 e 4 anos – Duração: 50 min
Não aceita cheque/cartão - Ar condicionado e acesso universal.
Próximos/espetáculos:
10, 11 e 12 de outubro – Circo de Bonecos
17 e 18 de outubro – O Vôo – A Viagem de Teco-Teco
24 e 25 de outubro – Guarda Zool
31 de outubro e 1º de novembro – Circo de Bonecos

Espetáculos – ourtas sinopses

Espetáculo: Guarda Zool
Idéia original: Claudio Saltini, Henrique Sitchin e Verônica Gershman
Roteiro: Claudio Saltini e Henrique Sitchin
Direção: Henrique Sitchin
Atuação/1ª equipe: Claudio Saltini, Rani Guerra e Teka Queiroz
Atuação/2ª equipe: Kleber Brianez, Ligia Correa e Nelson Polinário
Figurinos, cenário, adereços e bonecos: Claudio Saltini
Reestreia: Dias 12 e 13 de setembro – sábado e domingo – às 16 horas.
Duração: 50 minutos – Classificação etária: 3 anos.

Dois amigos divertidos, atrapalhados e irreverentes (Cláudio Saltini e Raniere Guerra) se encontram em uma passeio à praia. A confusão começa ao pisarem na areia e só termina no fim do espetáculo, sem que os atores saiam de cena um só instante. A brincadeira entre eles é de tirar o fôlego da platéia. O jogo que conduz as cenas com os atores, transita entre o humor sutil do clown e o pastelão dos palhaços. Os movimentos dos atores são delicados e suaves, mas eles esbanjam alegria em cada gesto. Os limites entre “isso pode” e “isso não pode”, tão caros aos pais e filhos, temperam de forma hilária os conflitos de uma das cenas mais poéticas do espetáculo: à sombra do guarda-sol, a dupla anima diversos objetos em cena; uma toalha e um balde se transformam em Gene Kelly, que baila ao som de “Cantando na Chuva”. A peça não somente recria o ambiente da praia, mas lança um novo olhar sobre as diversidades lúdicas com as quais as crianças representam o mundo em suas inocentes brincadeiras. Ganhou os prêmios APCA (Melhor Direção) e Coca-Cola Leva ao Teatro.
• Espetáculo: O Voo - A Viagem de Teco-Teco
Idéia original e roteiro: Claudio Saltini
Criação texto: Claudio Saltini
Direção: Cláudio Saltini e Teka Queiroz
Elenco: Teka Queiroz, Giseli Lourenço, Josy Nascimento e Nelson Polinário.
Figurinos, cenário, adereços e bonecos: Claudio Saltini (coordenação), Sandro Gattone, Giseli Lourenço e Erik Tranquelin
Duração: 50 min - Classificação etária: 3 anos.

A montagem é um conto de fadas bem-humorado e poético, livremente inspirado na peça O Vôo Sobre o Oceano - Peça Didática Radiofônica Para Rapazes e Moças, de Brecht. Teco, o herói da história, é um menino sonhador e corajoso que se inspira em Santos Dumont para conquistar seu grande sonho: voar. Depois de muitas tentativas frustradas ele consegue construir um avião, e junto com seu melhor amigo, o pássaro Maçarico, parte para uma grande aventura: cruzar o Oceano Atlântico em direção a Paris. Eles enfrentam terríveis vilões: o velho Nevoeiro tenta camuflar o caminho dos heróis; o implacável Sono faz de tudo para derrubá-lo no mar; a maléfica Bruxa da Tempestade procura atingir o avião com raios e tempestades de neve. O texto aborda com humor a dicotomia entre a tecnologia, representada por Teco e seu avião, e as forças do pássaro Maçarico, com a capacidade natural de voar. Quando o pequeno boneco chega a Paris em seu avião de sucata, os adultos se lembram de seus sonhos, muitas vezes esquecidos em função das exigências do dia-a-dia. Para as crianças Teco mostra que as dificuldades podem ser vencidas e os sonhos alcançados. A peça ganhou o Prêmio APCA de Melhor Cenário e obteve seis indicações ao Prêmio Pananco.
*
*
*
Publicidade:



Fundação SOS Mata Atlântica recebe inscrição para Casa Aberta Especial em comemoração ao Dia das Crianças

No próximo dia 15 de outubro (quinta-feira), a Fundação SOS Mata Atlântica promove, em sua sede, Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso, São Paulo, às 14h, a Casa Aberta Especial em comemoração ao Dia das Crianças. O encontro (gratuito) tem o objetivo de trazer ao conhecimento de crianças e adolescentes - entre 7 e 12 anos - um pouco mais sobre a Mata Atlântica, Bioma mais ameaçado do País, e os programas da Fundação. Como outubro é o mês das crianças, essa é uma oportunidade para a comemoração da data com uma atividade diferente.
Durante a visita serão realizadas atividades com todo o grupo, mas os pais seguirão para conhecer a sede da Fundação, onde os profissionais apresentarão os projetos realizados pela SOS Mata Atlântica. As crianças terão atividades lúdicas de educação ambiental como o Jogo da Memória Ambiental, a Casa Sustentável e o Abraço do Muriqui.
O destaque dessa edição fica por conta do teatro de fantoches realizado pelos voluntários da Fundação SOS Mata Atlântica. O teatro conta com personagens como o pau-brasil, o mico-leão-dourado, o papagaio e outros. A apresentação aborda temas lúdicos como preservação da meio ambiente e conscientização ecológica.
A Casa Aberta acontece desde agosto de 2008 uma vez por mês, porém para participar é necessário fazer inscrição antecipadamente, pelo e-mail info@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7896 e as vagas são limitadas.

SERVIÇO
Casa Aberta Especial em comemoração ao Dia das Crianças
Data: 15 de outubro de 2009
Local: Fundação SOS Mata Atlântica – Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso, São Paulo
Horário: às 14h
Informações e inscrição: info@sosma.org.br ou (11) 3055-7896
Quem pode participar: Crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos acompanhadas por um responsável.
*
*
*
Publicidade:





Grupo Votorantim prorroga inscrições para o Programa de Trainees 2010

São vagas para jovens talentos nas áreas de Engenharia, Mineração e Metalurgia, Geologia, Administração, Agronomia e Finanças

Jovens de todo o Brasil ganham mais alguns dias para se inscrever no Programa de Trainees do Grupo Votorantim, o maior grupo empresarial privado do país. As inscrições foram prorrogadas até o dia 6 de outubro. Com vagas distribuídas nas áreas Industrial, Comercial, Financeira, Logística e de Recursos Humanos, o candidato que for aprovado poderá trabalhar nas diversas unidades de negócio da empresa: Metais, Cimentos, Celulose e Papel, Agroindustrial, Siderurgia, Energia, Metais e Química.

As oportunidades estão distribuídas por todo o Brasil. Podem participar jovens formados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009, nos cursos de Engenharia, Mineração e Metalurgia, Geologia, Agronomia, Administração, Comunicação, sistemas de informação, marketing.

O processo seletivo está dividido em diversas fases. A primeira é a triagem dos currículos recebidos via internet. Em seguida, os candidatos realizam provas online de lógica, atualidades e língua estrangeira. Na sequência, passam por uma dinâmica de grupo e entrevista, avaliação oral de inglês, avaliação comportamental, painel e entrevista com unidade de negócio requisitante. A previsão de admissão é entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010.

Desde o primeiro dia de trabalho, os trainees já são funcionários da empresa e desempenham uma função. Durante os primeiros 18 meses, participam de um programa de formação inserido nos programas da Academia de Excelência Votorantim. Ao longo deste período, os participantes desenvolvem competências técnicas, humanas, de gestão de pessoas e de liderança. Além disso, são certificados em Six Sigma, uma metodologia de gestão e melhoria de processos e projetos. “Este é um diferencial muito valorizado no mercado de trabalho”, afirma Gilberto Lara Nogueira, diretor corporativo de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Votorantim.



SERVIÇO
Programa de Trainees 2010 do Grupo Votorantim
Inscrição: www.votorantim.com.br
Data: até o dia 6 de outubro
Quem pode participar: Recém-formados entre dezembro de 2007 e dezembro de 2009, nos cursos de Engenharia, Mineração e Metalurgia Agronomia, Geologia, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social.


Sobre o Grupo Votorantim

Fundado em 1918, o Grupo Votorantim é um dos maiores conglomerados empresariais privados da América Latina e está presente em 15 países. O Grupo possui unidades industriais nas áreas de cimento e concreto, mineração e metalurgia (alumínio, níquel e zinco), siderurgia, celulose e papel e suco de laranja concentrado. Também atua nas áreas de finanças e de novos negócios (venture capital).
*
*
*
Publicidade:





VEJA LANÇA CONCURSO CULTURAL PARA JOVENS

O vencedor ganhará uma viagem internacional cultural

Após o sucesso do lançamento da Campanha Jovem da revista VEJA, que atualmente circula em quatro títulos da Editora Abril, Capricho, Superinteressante, Mundo Estranho e Loveteen, a revista lançou nesta sexta-feira, dia 02, o Desafio Futuro. Trata-se de um concurso cultural vinculado à campanha, voltado para jovens. O objetivo é estimular o interesse do público dessa faixa etária em temas atuais e questões importantes para o futuro. Os assuntos abordados terão links diretos para o conteúdo do Acervo Digital de VEJA relacionado àquele tema.

Para participar, os interessados devem acessar o hotsite interativo - http://www.desafiodofuturo.com.br/ , criar um avatar e iniciar uma aventura pelas etapas do concurso. Haverá um Quiz com perguntas de conhecimentos gerais. Quanto mais acertos, maior a pontuação e maior as chances de levar prêmios.

“A partir do momento que a VEJA está de olho no país que queremos ser, nada melhor do que trabalharmos os jovens, que farão o futuro do Brasil. Esta é a proposta de VEJA”, afirma Cláudio Ferreira, diretor comercial e administrativo da revista. “Queremos fazer parte da vida destes jovens em momentos como optar por uma profissão, prestar vestibular e tantos outros acontecimentos importantes na vida de uma pessoa”, completa o executivo.

O grande vencedor do Desafio Futuro ganhará uma viagem de 14 dias ao exterior. Ele pode escolher qual curso quer realizar em um dos três destinos diferentes. Se escolher Inglaterra, ele poderá realizar um curso de Business English. Se a escolha for Itália, o vencedor terá a oportunidade de estudar italiano com produção de cinema. E por fim, se a escolha for Espanha, o ganhador cursará espanhol com gastronomia.

Além da viagem, o Desafio Futuro também entrega uma série de prêmios aos demais vencedores de acordo com cada etapa. Na colocação geral, do 2º ao 5º colocado ganharão um notebook . Os dez primeiros colocados na etapa semanal, ganharão uma assinatura anual de VEJA e mais uma assinatura de uma das revistas do núcleo jovem Abril como Capricho, Aventuras na História, Superinteressante e Mundo Estranho. O primeiro colocado na etapa mensal ganhará um iPod. Ao todo serão mais de 680 assinaturas, oito iPods Touch, quatro notebooks e uma viagem cultural ao exterior.

A Campanha Jovem, que integra o Desafio do Futuro, foi desenvolvida pela área de Projetos Especiais do Núcleo Jovem Abril, e tem como objetivo mostrar como o conteúdo de VEJA é importante para a formação profissional e a aquisição de conhecimento entre os jovens. Cada peça da campanha traz uma narrativa dos jovens personagens Diego e Verinha, que revela detalhes de suas vidas, relacionando-os aos conteúdos das reportagens de VEJA.
*
*
*
Publicidade:



Mural:

O sonho olímpico realizado!

Rio de Janeiro é escolhida sede dos jogos de 2016

Após dois anos de campanha e muito esforço em torno do projeto olímpico, o Rio de Janeiro pode enfim comemorar. A cidade foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Em uma votação apertada, a cidade eliminou Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).

Pela primeira vez, uma cidade brasileira – e da América do Sul – receberá os jogos. O grande apoio popular e o legado deixado na cidade após os Jogos Pan-Americanos de 2007 foram fundamentais para convencer os membros do Comitê Olímpico Internacional a apostar na cidade para a organização das Olimpíadas.

Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, que foi a Copenhague com a comitiva brasileira para acompanhar a eleição, a escolha do Rio é um marco para todo o turismo nacional. “Parabenizo a todas as pessoas e entidades envolvidas nesse projeto vitorioso. É um dia de muita comemoração para todos nós brasileiros, que pela primeira vez organizaremos um dos mais importantes eventos de todo o planeta. As Olimpíadas vão proporcionar uma exposição e promoção não só da cidade, mas de todo o Brasil no exterior. Será um ganho incalculável para nosso turismo e nossa economia em longo prazo”, afirmou.

A previsão é de que R$ 28,8 bilhões, em investimentos públicos e da iniciativa privada, sejam destinados ao Rio de Janeiro para a organização das Olimpíadas. De acordo com um estudo solicitado pelo Ministério do Esporte, serão mais de 2 milhões de empregos no País até 2027: 120 mil empregos por ano até a realização dos Jogos e 130 mil anuais a partir de 2016.

Além disso, programas de qualificação de mão-de-obra serão impulsionados. Os Jogos Olímpicos vão acelerar projetos de modernização de hotéis, bares, restaurantes e pontos turísticos da cidade.
*
*
*
Publicidade:





Tanto, peça de João Fábio Cabral, reestreia Teatro do Centro da Terra > 7/11

O espetáculo, que fala de amor e amizade entre homens, volta à cena em novembro.

Depois de uma temporada de sucesso no Teatro Augusta, em junho deste ano, o espetáculo Tanto, de João Fábio Cabral, reestreia dia 7 de novembro, no Teatro do Centro da Terra, às 21 horas. Discussões sobre amor, saudade e amizade entre homens é o tema desta montagem que tem o próprio autor à frente da direção.

Um escritor recém separado (Gustavo Haddad), um enfermeiro que trata suas fraquezas por meio da bebida e pela adoração à Elis Regina (Guilherme Gonzalez) e um jovem cheio de sonhos, recém chegado à cidade (Fábio Rhoden) entram em cena para construir a narrativa de Tanto e levantar as questões abordadas por João Fábio Cabral.

A história se passa em uma época, próxima ao final do ano, quando três homens verbalizam e vivenciam suas inquietudes e angústias, por meio de histórias que se cruzam, e criam entre eles um princípio unificador: o amor. São três homens, três vidas e uma só história. Em foco está a reflexão sobre o verdadeiro valor da amizade, sobre o medo de se entregar ao amor e também sobre a saudade, como sinônimo de melancolia.

A peça mostra o quanto pode ser dilacerado o íntimo de alguém, que se percebe cheio de saudade, amor e desejo, quando vai chegando o fim do ano. O drama das personagens está inserido no contexto deste período, no qual é comum que muitas pessoas coloquem em xeque suas vidas e seus valores.

Um livro de Caio Fernando Abreu - como presente - serve como fio condutor para o despertar de uma paixão. As diferenças na personalidade de cada um afloram, fazendo crer que a amizade pode ter o valor de um amor incondicional.

O autor mergulha profundamente na alma humana e mostra como os homens podem ser carentes e vulneráveis, diante da solidão. Este é o primeiro texto de João Fábio Cabral voltado para discutir o amor e a amizade entre homens. Em 2008, entrou em cena a sua peça Flores Brancas, que mostrava com bom humor e delicadeza a paixão entre duas mulheres.

Ficha técnica
Espetáculo: Tanto
Texto e direção: João Fábio Cabral
Elenco: Fábio Rhoden, Guilherme Gonzalez e Gustavo Haddad
Assistente de direção: Fabiana Carlucci
Cenografia e direção de movimentos: Rogério Harmitt
Figurino: André Lama
Iluminação e vídeo: Gustavo Haddad
Projeto gráfico: Marcelo Meniquelli
Fotografia: Fábio Medeiros
Trilha sonora original: Thiago de Almeida Moraes
Sonoplastia e produção musical: Fernanda Galetti
Produção: Guilherme Gonzalez
Produtor associado: Kelly Naomi
Serviço
Reestreia: Dia 7 de novembro – sábado - às 21 horas
Local: Teatro do centro da Terra – www.centrodaterra.com.br
Rua Piracuama, 19 - Vila Pompeia/SP – Tel: (11) 3675-1595
Temporada: sábados (21 horas) e domingos (20 horas) - Até 06/12/09
Ingressos: R$ 40,00 (sábados) e R$ 30,00 (domingo) – com ¹/2 entrada.
Classificação etária: 16 anos – Duração: 60 min - Capacidade: 100 lugares
Bilheteria: 2h antes das sessões. Aceita cheque e dinheiro. Não aceita cartões. Acesso universal
Ar condicionado. Estacionamento grátis (vagas limitadas).
Ingressos antecipados: www.ingressorapido.com.br (tel: 4003-1212)
*
*
*
Publicidade:



Nova data do Enem pode atrasar início das aulas em 2010

Resultados da prova devem ser publicados após o dia 8 de fevereiro, restando pouco tempo para organizar as vagas e realizar as matrículas

Apesar de alterar pouco o calendário dos processos seletivos das universidades federais e estaduais, a mudança na data do Enem poderá provocar um atraso no ano letivo de 2010.
Uma pesquisa feita pela CGC Educação nos sites da instituições e nos jornais de todo o País nesta sexta-feira, dia 2, mostra que a maioria delas ainda espera uma decisão do Ministério da Educação sobre a nova data do exame nacional, mas aquelas que aderiram ao Enem e tem segunda fase já admitem adiar o início das aulas em 2010.
Isto porque os resultados do Enem devem ser publicados por volta do dia 8 de fevereiro, restando pouco tempo para organizar as vagas e realizar as matrículas
De um total de 27 universidades pesquisadas pela CGC Educação e mencionadas pela imprensa, cinco confirmaram alterações nos calendários. As outras vão esperar a nova data da prova para tomar uma posição. Ao anunciar em entrevista o adiamento da prova, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que as federais tinham "uma pequena folga no calendário".
Veja a posição das universidades
AMAZONAS
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) mantém o vestibular, mas informa que poderá ocorrer um atraso na apresentação da relação de aprovados ou nos prazos para as matrículas. Na Ufama, a nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas, além das remanescentes.
Já na Universidade do Estado (UEA) o calendário está manito. O Enem serve para compor a nota final da primeira fase dos candidatos.
PERNAMBUCO
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) considera que o calendário acadêmico sofrerá atraso de 20 dias. Com isso as aulas da universidade poderão ter início em março e não em 22 de fevereiro como previsto. Ela vai manter o Enem como nota da primeira fase do vestibular. fase.
Nas universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf) não há previsão de mudanças. Nas duas instituições, o Enem é a única forma de ingresso.
BAHIA
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirmou que vai manter as datas já definidas para o vestibular 2010, mas poderá ocorrer atraso no início das aulas, a princípio marcadas para o dia 26 de fevereiro.
Já a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que utilizará o Enem como fase única para 70% das vagas, informou que deve alterar a data para a seleção dos estudantes, antes prevista para 8 de janeiro, mas ainda não divulgou prazos.
No caso das universidades estaduais da Bahia, não houve adesão ao Enem como forma de ingresso nos cursos.
PARAÍBA
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) não aderiu ao Enem e todo o cronograma do processo seletivo será mantido.
MARANHÃO
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informa que, como todo o cronograma e conteúdo do exame é de responsabilidade do MEC, a universidade não pode fazer nada até o ministério tomar alguma decisão.
GOIÁS
A Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que na próxima semana decidirá manter a nota do Enem como parte da seleção deste ano ou se só vai adotar o exame a partir de 2010. Ela utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do seu processo seletivo.
DISTRITO FEDERAL
A Universidade de Brasília (UnB) não será afetada com o adiamento, já que a instituição optou por utilizar as notas do Enem somente a partir de 2011.
MATO GROSSO DO SUL
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) não fará alteração no processo seletivo, marcado para o dia 11 de dezembro de 2009. A instituição utilizará o resultado do Enem como primeira etapa do vestibular 2010.
Na Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) o processo seletivo não será afetado pelo novo calendário de provas do Enem. A universidade vai usar a nota do Enem apenas para as vagas remanescentes.
RIO DE JANEIRO
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu temporariamente as inscrições para o vestibular 2010. Uma reunião na reitoria definirá a situação. As notas do Enem seriam utilizadas como primeira fase do processo seletivo.
A Universidade Federal Fluminense (UFF), que tem a primeira fase do vestibular marcada para o dia 15 de novembro, emitiu nota informando que os candidatos inscritos não terão prejuízo.
SÃO PAULO
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) informou que, em princípio, não haverá alteração na programação do processo seletivo. A nota do Enem vale 50% da nota final do vestibular da instituição.
A Universidade Federal do ABC (UFABC) informou que o problema não deverá alterar o calendário letivo nem a realização do Enem. Ela adotará Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
A Universidade de São Paulo (USP) informa que irá entrar em contato com o Inep para verificar a possibilidade de compatibilizar os calendários e avaliar se a nota do Enem será viável no vestibular 2010. Antes do adiamento, a nota obtida no Enem poderia ser usada na primeira fase do vestibular e como um bônus de 6% para o candidato que cursou todo o ensino médio em escolas públicas do Brasil.
A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) informou que vai aguardar pela definição da nova data da prova do Enem para se manifestar sobre possíveis mudanças no calendário do vestibular deste ano. O Enem tem o peso de 10% na nota final do processo seletivo, mas só em cursos em que não há prova de habilidade.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também informou que vai esperar pelo anúncio das novas datas de provas e da disponibilização das notas do Enem. Na Unicamp, a nota do Enem tem peso de 20% na primeira fase do processo seletivo.
MINAS GERAIS
A Universidade Federal de Ouro Preto informa que o vestibular 2010 será realizado nas datas já previstas. Ela utilizará o Enem como primeira fase do vestibular.
A Universidade Federal de São João del-Rei manterá todas as datas pré-definidas no edital do seu processo seletivo. A universidade reservará 10% das vagas de cada curso para os que fizerem a prova do Enem.
ESPÍRITO SANTO
Universidade Federal do Espírito Santo decidiu manter as normas do processo seletivo 2010, até que o Ministério da Educação se posicione sobre o novo calendário
PARANÁ
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) não alterará a programação do seu processo de seleção, que está baseado exclusivamente na nota do Enem.
RIO GRANDE DO SUL
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) deverá prorrogar a data de divulgação dos resultados do vestibular 2009, inicialmente prevista para o dia 19 de janeiro. O Enem vale 50% da nota para o ingresso.
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre informa que mantém sua convicção sobre a qualidade da prova e que aguardará orientações do Ministério da Educação.
SANTA CATARINA
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ainda avalia a situação. O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O vestibulando poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo.

*
*
*
Publicidade: