FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Centenário de Aurélio Buarque de Holanda

Lexicógrafo criador do dicionário mais vendido do Brasil completaria 100 anos em maio


No próximo dia 3 de maio, o lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda, criador do mais importante dicionário de Língua Portuguesa do Brasil, completaria 100 anos de vida.

Para homenagear e comemorar este momento, a Editora Positivo, empresa detentora dos direitos de publicação, edição, distribuição e comercialização do conjunto das obras Aurélio, prepara uma edição comemorativa e limitada do dicionário, que será lançada no segundo semestre deste ano.

O dicionário Aurélio é a obra de referência mais consultada no país. Ele é utilizado por pessoas de todas as classes sociais, de vários meios e profissões. Sua primeira edição foi em 1975 e, desde lá, milhares de pessoas adquiriram e expandiram seus conhecimentos em língua portuguesa.

Nascido em Passo de Camaragibe, no interior do Estado de Alagoas, Aurélio Buarque de Holanda formou-se em Direito em Recife e tornou-se professor de Língua Portuguesa, Francesa e de Literatura. Em 1938, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde continuou sua carreira no magistério. Publicou artigos, contos e crônicas na imprensa carioca. Em 1941 deu início a seu trabalho de lexicógrafo, colaborando com o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Em 1975 publicou um dicionário próprio: O Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido como Dicionário Aurélio ou Aurelião. Logo depois, publicou o Miniaurélio, o Médio Dicionário Aurélio e o Dicionário Aurélio Infantil da Língua Portuguesa. Até hoje, sua leitura é obrigatória para estudantes, educadores e para aqueles que buscam escrever corretamente.

Em 2002, a Editora Positivo adquiriu os direitos de publicação dos dicionários Aurélio e, em 2003, a empresa paranaense conquistou os direitos de edição, distribuição e comercialização de todo o conjunto de sua obra. Hoje, a Editora Positivo mantém produtos da chamada família Aurélio, entre os dicionários impressos, suas versões digitais em CD-ROM e on-line e a Caneta Digital Aurélio. Toda essa variedade de produtos rendeu ao público leitor e consulente, novas formas de acesso ao dicionário. Além do suporte tradicional, que é de papel, hoje as pessoas podem consultar a obra pelo computador, com a instalação ou utilização dos CDs. Outra vantagem foi a adequação dos títulos para diferentes públicos e faixas etárias. Há dicionários para crianças em fase de alfabetização (Aurelinho), para adolescentes (Aurélio Mania), para estudantes universitários, que precisam realizar consultas rápidas (Miniaurélio) e para profissionais das mais diversas áreas (Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa).

SOBRE A EDITORA POSITIVO – Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e concentra toda a produção editorial do Grupo Positivo. A empresa está presente em mais de 3,8 mil escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com o Sistema Positivo de Ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. A Editora Positivo também edita, publica e comercializa livros didáticos, paradidáticos e de literatura, atlas e dicionários, com destaque para o dicionário mais importante da língua portuguesa, o Dicionário Aurélio. Na base de produção, conta com um centro de pesquisas próprio, no qual mais de 200 especialistas da mais variadas áreas do conhecimento prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e de novos produtos. O Grupo Positivo, do qual a Editora Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e mantém negócios em países da América, da Ásia, da África e da Europa. (Na Internet: www.editorapositivo.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.